Autor Tópico: Restauro Fiat 126 - bomba de óleo  (Lida 6029 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Restauro Fiat 126 - bomba de óleo
« Responder #15 em: 17 de Outubro, 2013, 23:19:36 »
não deveria acontecer... mas pelos vistos sucedeu!
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

luis moreira

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 1017
  • Karma:
    +0/-0
Re: Restauro Fiat 126 - bomba de óleo
« Responder #16 em: 17 de Outubro, 2013, 23:30:29 »
Ando há 10 dias às voltas com a falta de óleo no motor do meu 126 e só ontem é que dei com o gato. :charge:
E foi com a ajuda do meu pai, um mecânico da velha guarda, hoje com 83 anos e uma cabecinha de ouro.
Eu não sou mecânico e por isso é que vos pedi ajuda.
Passo a explicar: voltei a tirar o carter fora para verificar a anilha do chupador e ao lavar o carter deparei-me com uma anilha tipo moeda no fundo do carter.
O meu paizinho olhou para aquilo e disse: Isto é uma rela!!!
Como é que a porra de uma rela se foi soltar da cambota é que eu não sei. :SaiyanSmilie_anim:
Bem, foi só voltar a colocá-la no sítio e tudo voltou ao normal.
Isto será normal? O meu pai não se lembra de tal coisa.

Eu sinceramente também não , mas ás vezes acontecem coisas que parecem impossíveis .

luis moreira

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 1017
  • Karma:
    +0/-0
Re: Restauro Fiat 126 - bomba de óleo
« Responder #17 em: 17 de Outubro, 2013, 23:47:11 »

Mas isso também aconteceu por muita falta de cuidado , quando se tira um cárter fora normalmente, se muda o óleo ,e se lava o cárter ,para tirar as sujidades que estejam depositadas , o qual não aconteceu . 

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7114
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Restauro Fiat 126 - bomba de óleo
« Responder #18 em: 18 de Outubro, 2013, 08:12:06 »
Perdoem-me a ignorancia, mas (SIM PODEM-SE RIR COMO SE N HOUVESSE AMANHA)  o que e uma rela?!!! Acho que ja fiz esta pergunta mas n sei a resposta.
Pra mim rela e um veiculo de duas rodas motorizado nao untrapassando os 50cc  :point:

Quanto ao desmontar um motor e nao lavar o carter, e como ir de proposito ao cafe pra beber um copo de agua  :huh:

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Re: Restauro Fiat 126 - bomba de óleo
« Responder #19 em: 18 de Outubro, 2013, 09:15:28 »
São tampas para selar galerias... aquelas tampinhas redondas metalicas que ha no bloco são relas

Sent thru Tapatalk
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7114
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Restauro Fiat 126 - bomba de óleo
« Responder #20 em: 18 de Outubro, 2013, 13:53:01 »
Ando há 10 dias às voltas com a falta de óleo no motor do meu 126 e só ontem é que dei com o gato. :charge:
E foi com a ajuda do meu pai, um mecânico da velha guarda, hoje com 83 anos e uma cabecinha de ouro.
Eu não sou mecânico e por isso é que vos pedi ajuda.
Passo a explicar: voltei a tirar o carter fora para verificar a anilha do chupador e ao lavar o carter deparei-me com uma anilha tipo moeda no fundo do carter.
O meu paizinho olhou para aquilo e disse: Isto é uma rela!!!
Como é que a porra de uma rela se foi soltar da cambota é que eu não sei. :SaiyanSmilie_anim:
Bem, foi só voltar a colocá-la no sítio e tudo voltou ao normal.
Isto será normal? O meu pai não se lembra de tal coisa.

Sendo uma rela uma tampa metalica (ao que percebo sem rosca e a forma de fixaçao da mesma e atravez da pressao da aba da rela ao postiço (parede)) so me resta dizer 2 coisas:
1 - Se nao foi mexida, tiveste um galo do caraças... Daquelas coincidencias que nem ao diabo lembra.
2 - Se nao foi mexida podes ter uma maior pressao de oleo agora que o motor foi todo revisto e a rela saltou.
3 - Se foi mexida foi mal colocada e deveria ter sido substituida ou no minimo "aberta" um pouco de forma a encaixar a força.
E estas sao as 2 coisas que tenho pra dizer.  :t_up:

Augusto Fernandes

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 21
  • Karma:
    +0/-0
Re: Restauro Fiat 126 - bomba de óleo
« Responder #21 em: 21 de Outubro, 2013, 19:38:01 »
Volto a frisar que não mexi no motor e volto a dizer que não sou mecânico, devo ter algum desconto nas asneiras.
Apenas lhe mudei o óleo e limpei o filtro mas posso ter errado ao não lavar o carter da primeira vez que o tirei.
Quanto à rela, não tem aba como as do bloco tem a borda ligeiramente cónica e eu mesmo a cravei com um punção.
Quanto à pressão, a bomba de óleo tem uma válvula que regula o excesso de pressão caso haja algum impedimento no circuito e devolve a pressão para o carter.
E este forum é para troca de ideias e de experiências, nem que partam de algum maluco armado em mecânico, que é o meu caso  :palmas:

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Re: Restauro Fiat 126 - bomba de óleo
« Responder #22 em: 21 de Outubro, 2013, 20:06:55 »
E foi isso que sucedeu... mas o problema é algo que á distancia é impossivel de diagnosticar

Sent thru Tapatalk
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7114
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Restauro Fiat 126 - bomba de óleo
« Responder #23 em: 21 de Outubro, 2013, 20:31:14 »
Volto a frisar que não mexi no motor e volto a dizer que não sou mecânico, devo ter algum desconto nas asneiras.
Apenas lhe mudei o óleo e limpei o filtro mas posso ter errado ao não lavar o carter da primeira vez que o tirei.
Quanto à rela, não tem aba como as do bloco tem a borda ligeiramente cónica e eu mesmo a cravei com um punção.
Quanto à pressão, a bomba de óleo tem uma válvula que regula o excesso de pressão caso haja algum impedimento no circuito e devolve a pressão para o carter.
E este forum é para troca de ideias e de experiências, nem que partam de algum maluco armado em mecânico, que é o meu caso  :palmas:

E acho que estamos todos na mesma onda.  :t_up:

Qt a rela perdoa-me se estou enganado mas se tiver a aba conica a sede de assentamento (o local onde a rela fixa) tem de estar em perfeitas condiçoes caso contrario salta.

Augusto Fernandes

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 21
  • Karma:
    +0/-0
Re: Restauro Fiat 126 - bomba de óleo
« Responder #24 em: 21 de Outubro, 2013, 23:07:33 »
O carro tem 50000 km, as peças não parecem ter desgaste.
Agora a fixação de origem da rela é que acho pouco fiável, reparem na foto, tem apenas 3 entalamentos.
E o entalhe tem de ser sempre feito do lado da rela, cujo material é mais macio do que a cambota, que é de aço e lasca se a tentarmos puncionar.
O que importa é que se me voltar a acender a luz do óleo já sei aonde é que anda o culpado.
Já agora, tenho o manual de oficina completo deste carro em francês e inglês, caso alguém precise.
E já agora o manual de utilizador, mas só em inglês.
Em português tenho em papel mas é o que veio de origem com o carro e é para manter lá.

luis moreira

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 1017
  • Karma:
    +0/-0
Re: Restauro Fiat 126 - bomba de óleo
« Responder #25 em: 21 de Outubro, 2013, 23:49:04 »

Isso é assim de origem . Na minha opinião ,isso poderia ter acontecido quando, meteste ar do compressor ,digo eu ,nunca me aconteceu ,nem nunca me passou pela cabeça , que pode se acontecer.

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Re: Re: Restauro Fiat 126 - bomba de óleo
« Responder #26 em: 21 de Outubro, 2013, 23:55:53 »
Os proverbiais 7 a 8 bar... pode ser...

Sent thru Tapatalk
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

TwinThema

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 7114
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Restauro Fiat 126 - bomba de óleo
« Responder #27 em: 22 de Outubro, 2013, 08:31:31 »
O carro tem 50000 km, as peças não parecem ter desgaste.
Agora a fixação de origem da rela é que acho pouco fiável, reparem na foto, tem apenas 3 entalamentos.
E o entalhe tem de ser sempre feito do lado da rela, cujo material é mais macio do que a cambota, que é de aço e lasca se a tentarmos puncionar.

O que importa é que se me voltar a acender a luz do óleo já sei aonde é que anda o culpado.
Já agora, tenho o manual de oficina completo deste carro em francês e inglês, caso alguém precise.
E já agora o manual de utilizador, mas só em inglês.
Em português tenho em papel mas é o que veio de origem com o carro e é para manter lá.

Apesar das ramelas inda me impedirem de ver claramente consigo perceber que a fixaçao da rela e muito dubia.
Nao poderes puncionar a cambota tb e estranho porque nessa imagem ela foi puncionada pra fixar a rela, mas aceitando que isso seja tal como dizes dou um conselho.
Podias aquecer a cambota antes de montar a rela no sitio e quando esta estivesse quente metias a rela e a contracçao ia-se encarregar de fazer o resto. Neste caso tenho receio de duas coisas a cambota empenar ou perder caracteristicas de tepera etc e tal.
Entao podes sempre tentar fazer outra coisa (ha quem use a banheira para lavar o IC) a ti sugiro-te usar o congelador do frigorifico para, num recipiente com oleo, meteres la a rela e deixar no congelador dum dia pro outro no maximo de frio possivel.
A rela vai entrar mais folgada mas vai sofrer a descontraçao e se os entalhes da cambota ainda existirem parece-me que a rela nao volta a sair de la.

E uma ideia que podes aproveitar ou nao. Num garanto que funcione mas parece-me o mais exequivel dadas as informaçoes disponiveis. ;)