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Ando há 10 dias às voltas com a falta de óleo no motor do meu 126 e só ontem é que dei com o gato. E foi com a ajuda do meu pai, um mecânico da velha guarda, hoje com 83 anos e uma cabecinha de ouro.Eu não sou mecânico e por isso é que vos pedi ajuda.Passo a explicar: voltei a tirar o carter fora para verificar a anilha do chupador e ao lavar o carter deparei-me com uma anilha tipo moeda no fundo do carter.O meu paizinho olhou para aquilo e disse: Isto é uma rela!!!Como é que a porra de uma rela se foi soltar da cambota é que eu não sei. Bem, foi só voltar a colocá-la no sítio e tudo voltou ao normal.Isto será normal? O meu pai não se lembra de tal coisa.
Volto a frisar que não mexi no motor e volto a dizer que não sou mecânico, devo ter algum desconto nas asneiras.Apenas lhe mudei o óleo e limpei o filtro mas posso ter errado ao não lavar o carter da primeira vez que o tirei.Quanto à rela, não tem aba como as do bloco tem a borda ligeiramente cónica e eu mesmo a cravei com um punção.Quanto à pressão, a bomba de óleo tem uma válvula que regula o excesso de pressão caso haja algum impedimento no circuito e devolve a pressão para o carter.E este forum é para troca de ideias e de experiências, nem que partam de algum maluco armado em mecânico, que é o meu caso
O carro tem 50000 km, as peças não parecem ter desgaste.Agora a fixação de origem da rela é que acho pouco fiável, reparem na foto, tem apenas 3 entalamentos.E o entalhe tem de ser sempre feito do lado da rela, cujo material é mais macio do que a cambota, que é de aço e lasca se a tentarmos puncionar.O que importa é que se me voltar a acender a luz do óleo já sei aonde é que anda o culpado.Já agora, tenho o manual de oficina completo deste carro em francês e inglês, caso alguém precise.E já agora o manual de utilizador, mas só em inglês.Em português tenho em papel mas é o que veio de origem com o carro e é para manter lá.