Este tópico foi criado num outro site e eu apenas fiz o copy past dos textos e alojamento das imagens para puder inseri-las aqui conforme estava no topico original!
Teste de longa duração - 100.000 km em Fiat Grande Punto 1.3 Multijet Emotion --------------------------------------------------------------------------------
Nota introdutória: Porque não domino o idioma alemão e os tradutores online são duvidosos retirei elementos do site da Auto Bild e da revista congénere polaca, a Auto Świat. Determinadas citações e frases não são da minha responsabilidade nem reflectem opiniões pessoais acerca da marca ou modelo.
A revista alemã Auto Bild concluiu mais um dos seus reputados testes de longa duração (Dauertest) ao modelo Grande Punto da Fiat, no teste em questão trata-se da motorização diesel 1.3 Multijet 16V (90 CV) em versão Emotion.
Pachorrento, contudo fiável. Equipado com o pequeno motor diesel 1.3 Multijet de 90 CV o Fiat Grande Punto não é na realidade um "demónio de velocidade", mas na distância de 100.000 km não teve grandes problemas.
Um pequeno carro com um grande turbo-lag. O maior aborrecimento durante este teste de longa duração foi a pronunciada fraqueza no arranque do motor diesel 1.3. Para manter uma velocidade moderada o pequeno diesel tinha de ser constantemente forçado entre quarta, quinta e sexta para ser devidamente pressionado.
Em trânsito urbano o Grande Punto não obteve pontuação pelas dificuldades de resposta do motor. Apenas gradualmente, em particular em longas viagens com velocidade moderada, o italiano obteve aceitação. Design agradável, poucos ruídos gerados pelo vento, handling seguro. Tudo in su sitio.
O Grande Punto é um carro de design pequeno e sólido, trouxe a fiabilidade de novo a casa. Não se registaram avarias e apenas uma visita extra ao concessionário, à parte das visitas programadas. Contudo não se situa nos primeiros lugares na lista de fiabilidade (...).
Na inspecção dos 60.000 Km um cabo do aquecimento ficou isolado (recall) e também levou um novo fecho da porta, em contrapartida recebeu um novo update do software de controlo do motor. Pouco antes do fim da maratona de quilómetros os rolamentos dos amortecedores dianteiros e os punhos de abertura das portas apresentam sinais de desgaste. Tudo pequenos pormenores, que não beliscam a boa opinião geral.
Intervenções e custos (Km e Euros):
12.530 - Mau contacto no cabo positivo - Garantia
35.126 - Substituição da lâmpada de iluminação do isqueiro no cinzeiro - 18,34 Euro
42.615 - Fecho da tampa do porta-luvas não prende - Garantia
50.500 -Substituição da lâmpada de stop esquerda na frente - Garantia
61.270 - Válvula no esguicho do limpa-para-brisas - Garantia
66.701 - Discos e pastilhas de travões dianteiras - 518, 22 Euro
O cabo do aquecimento fica isolado - Serviço
Puxador da porta esquerda de trás substituído - Garantia
83.079 - Lâmpada dos mínimos substituída - 12,28 Euro
90.558 - Lâmpada esquerda traseira substituída - 21,94 Euro - Tomada do cinzeiro - 18,15 Euro
Intervenção no forro do pilar B - 24,50 Euro
97.392 - Rolamento do amortecedor substituído - Garantia
100.755 - Puxadores das portas traseiras substituídos - Garantia
Particularmente impressionante: No habitáculo nao se ouvem ruidos parasitas. Apesar dos ouvidos atentos nos últimos quilómetros dos teste, os nossos experientes pilotos-de-teste só ouviam um ruído na traseira. Provavelmente derivado do plástico usado no pneu sobressalente, o qual está apertado apenas por um parafuso.
Um Happy end: A Fiat fala a sério quando hoje em dia se referem acerca da qualidade. Depois do Panda também o Grande Punto se mostra melhor que muitos dos seus competidores. Um processo difícil, cujas sementes começam agora a germinar.
O tablier do Grande Punto surpreende com a sua boa qualidade. Cores amigáveis, um volante de boa pega. Criticas prendem-se sobretudo com a direcção imprecisa e nervosa (...) e o porta-luvas de pequenas dimensões.
Convincente: O espaço oferecido no Grande Punto é generoso. Bancos rijos mas infelizmente com pouco suporte lateral. Interior e bagageira nos 4,03 metros do Fiat são notavelmente mais airosos que muitos dos seus competidores. Nada treme nem abana.
Um pequeno grande carro: A bagageira do Grande Punto oferece entre 275 a 1020 litros de capacidade. Apenas o acesso se torna pouco convidativo.
Grande Final: No fim do teste o Grande Punto apresenta-se em muito bom estado de conservação. Apenas pequenas coisas como contactos eléctricos oxidados, uso dos sincronizadores da caixa e alguma ferrugem a aparecer nas portas nubla o balanço final. Motor e carroçaria estão no topo e atingiram os seus objectivos!
O mecânico Günther da DEKRA analisa com um endoscópio as cavidades do Grande Punto.
Exemplar: Todas as cavidades e pilares A, B e C do Grande Punto estão perfeitamente protegidos.
Aqui o perito ficou surpreendido: No pequeno diesel da Fiat não se reconhece uso. Os resultados das medidas dos pistões e cilindros estão dentro da tolerância para material novo. Isto acontece depois de conduzirmos o Fiat com pé de chumbo e de o abastecer erroneamente com gasolina premium.
Marcas: A sincronização da terceira relação exigia esforço, provado pelos pontos arredondados. Não é um problema, o Fiat poderia ser conduzido por um longo tempo apesar disto.
Pouco antes do fim do teste - aos 97,392 os dois rolamentos dos amortecedores dianteiros estavam gastos.
Atacados: Os contactos do farolim traseiro do lado direito estão oxidados com humidade. A ficha mostra-se semelhante.
Ferrugem secreta: Por trás das portas dianteiras e nos fundos das mesmas, após dois anos a ferrugem instala-se.
Fora de serviço: O aquecimento dos bancos deixa de funcionar. Causa: Uma protecção defeituosa.
AUTO BILD Test (antes e depois)
Aceleração: 0-50 km/h 4,0 s 3,7 s
0-100 km/h 13,1 s 12,7 s
Travagem a frio a 100 km/h: 38,6 m 38,9 m
Travagem a quente a 100 km/h: 39,5 m 39,9 m
Consumos L/100 km: 5,7 l Diesel 6,0 l Diesel
Decibéis 50/100/130 km/h: 60/69/72 db (A) 62/70/73 db (A)
Fiabilidade - Posição geral: 28 - Entre o Hyundai Elantra 1.6 e o Renault Kangoo 1.9 Dci
Fiabilidade - No seu segmento: 7 - Entre o Mini Cooper e o Ford Fusion 1.6
Fonte:
http://forum.autohoje.com/forum-geral/75336-teste-de-longa-duracao-100-000-km-em-fiat-grande-punto-1-3-multijet-emotion.htmlLink para o site:
http://www.autobild.de/artikel/dauertest-fiat-grande-punto_938823.html?bild=20...
O meu comentário de fiatista B)
Desta feita, muitos parabens a FIAT e ao FIAT Grande Punto, este nome assenta mesmo que nem uma luva neste pequeno, solido, fiavel, robusto, bem construido e "desenhado" automovel.
Bravo, Grande Punto!!!
Ps:Fizeram-me confusão aquelas ferrugens...