Autor Tópico: Um 127 900/C  (Lida 51185 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Pinto

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 288
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Um 127 900/C
« Responder #195 em: 16 de Julho, 2005, 21:26:34 »
Citar
Desculpem a minha ignorância sobre este assunto, mas vou opinar ;)

- Tendo sido retificada a cabeça, não valeria a pena cortar mais um nadinha a cabeça e fazer a compensação do volume da câmara de combustão? Pelo menos, de acordo com o RTA para o 127 (segundo me lembro).
- A causa das picadas será detonação e/ou desafinação do motor?
- Consequência das picadas: será acabar por rachar a cabeça? Fuga?
- Outra pergunta: porquê a retificação? Era mesmo necessário? Estava empenada?

:t_up:

E já agora, porque nunca é demais dizer, deixo a seguinte proposição:

127 = grande máquina

:fiat:

Bom trabalho!
E ainda bem k opinas!  :t_up:

- Sim, tens razão. Poderia ter tirado mais à cabeça e depois compensado, retirando um pouco à camara de combustão, pa manter a relação de compressão.
Mas a ideia era mesmo aumentar um pouco esta relação.. e qd entreguei a cabeça pensei ter ficado claro que seria para eliminar as "picadas".. mas plos vistos não ficou.

- A causa das picadas foi provavelmente detonação.. mas n posso afirmar pois não faço ideia de onde veio esta cabeça. :)

- Consequências.. duvido mesmo muito que possa chegar ao extremo de rachar a cabeça..

- Como já disse, não sabia de onde provinha esta cabeça, daí k kis fazer as coisas bem feitas e por tudo "au point", até pq n fazia ideia se já teria sido rectificada. Assim, depois da rectificação, fikei a saber que a cabeça tá com menos 0,15mm em relação ao original. :)

Finalmente.. n posso deixar d concordar a essa proposição!  :palmas:

Cumps
'81 Fiat 127 900/C... The green machine!


Pinto

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 288
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Um 127 900/C
« Responder #196 em: 16 de Julho, 2005, 21:37:05 »
Citar
a cabeça supostamente era de 127 xôr pinto :P

quanto a usares 98, 95 em motores de 127 bem afinados (leia-se com bastante avanço) ja causa detonação!,  motor original do surf sofreu disso.
Segundo o Valentim (n lhe mostrei a cabeça, só comentei ke tinha 3 estrias nas valvulas de escape), é uma típica cabeça de Seat Marbella. Diria k ele tem conhecimento de causa.. lol

Eu nc dou mais k 2/3º de avanço.. daí k nc tive problemas com 95, e dd sp a usei.
A cabeça original do motor e os pistons comprovam bem isso. :)

Cumps
'81 Fiat 127 900/C... The green machine!


Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Um 127 900/C
« Responder #197 em: 17 de Julho, 2005, 01:01:15 »
os meus levam sempre a afinadela mais radical possivel :P, pode ser disso... :P
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

ZerO-CooL

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 801
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Feminino

    Feminino
Um 127 900/C
« Responder #198 em: 17 de Julho, 2005, 14:43:37 »
Citar
os meus levam sempre a afinadela mais radical possivel :P, pode ser disso... :P
faço minhas as palavras do luke :d_finger:
« Última modificação: 17 de Julho, 2005, 14:44:06 por ZerO-CooL »


BL-xx-xx '59 Triumph TR3A Projecto a longo prazo
FH-xx-xx '82 FIAT 127 "BodyBoard" 1/3 900/C, 1/3 SURF, 1/3 A112 abarth :p
SI-xx-xx '89 LANCIA Y10 1.1 FIRE LX Beachmobile :p

xx-xx-JV '98 Alfa Romeo 156 1.8 TS Sport Kit Encostado...

xx-JL-xx '10 Suzuki GSR 600 Daily driver/2

xx-LJ-xx '11 Opel Astra ST Daily driver

Pinto

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 288
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Um 127 900/C
« Responder #199 em: 22 de Dezembro, 2005, 02:00:42 »
Epah.. desde Julho que n actualizava isto...  :crash:

Como seria de esperar, já rola a 100%!  :fiat:


Cá deixo então um resumo do k se passou desde Julho  :d_smoke:

Ora, após a rectificação da cabeça e antes da montagem das válvulas, decidi-me a dar uso ao Dremel e a umas folhas de lixa e... isto:




Tornou-se nisto:



É uma das condutas de escape, mas o mesmo aconteceu às restantes. As duas fotos que ficaram melhor, mostram o resultado kuase final:




Depois disto alarguei a saída para que coincidisse com a entrada dos colectores de escape e dei uns tokes tb nos colectores para que os gases fluissem melhor.. ou pelo menos tentei!  :smash:

Fiz o mesmo do lado da admissao, apesar de n ter perdido tanto tempo... alisei/arredondei as arestas e deixei assim.. assim cm assim n me pareceu ganhar mt mais com isso, tendo em conta o design da conduta...  :crash:
 
'81 Fiat 127 900/C... The green machine!


Pinto

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 288
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Um 127 900/C
« Responder #200 em: 22 de Dezembro, 2005, 02:01:40 »
Entretanto, como o mecânico se demorou a rodar as valvulas (acabou por ter k as trabalhar todas pq a maioria tava keimada  :violino: ) e entregar-me a cabeça pronta, decidi-me a melhorar um pouco o aspecto do vão motor....

Ora.. como convinha k a garagem se mantivesse branca e eu decidi pintar o vão de preto fosco (e claro k n convinha estragar a minha adorada pintura  :love: ), lá tive k inventar umas protecções......

E lá saiu isto:








O trabalho, kuase concluido, deu nisto:




Entretanto tinha xegado a cabeça e lá recomecei o trabalho de montagem. :)

Com a preciosa ajuda duns amigos, em menos dum dia ficou assim:



Notem-se as partes por pintar: as torres da suspensao pq ainda kero inventar uma barra A-A artesanal e n keria estragar a pintura; o interior dos guarda-lamas pq..... tinha k manter o mosaico da garagem intacto!.. :lol:

Continuando... o veio dos martelos td desmontado e a sekar após uma boa limpeza:



Às 3 da manhã, eu e um amigo, com a ajuda das cópias do Manual Haynes, a afinar as válvulas :) :



No dia seguinte, foi montar o carburador e o distribuidor... no dia após esse, tentar afinar o distribuidor e n conseguir... :lol: e finalmente, no terceiro dia, seguir a par e passo as dicas do Haynes (incluindo a lampada ligada ao distribuidor) e........

Aí está ele!  :love:  :love:

De notar que esta foi mm a primeira vez k dei à xave com o ponto correcto (com as tentativas anteriores, o carburador já tinha gasolina).  :yes:


Entretanto fez-se a "rodagem", reapertou-se a cabeça, afinou-se novamente as válvulas, o ponto e o carburador... e, com 2500km pós-junta nova, tá como impecável!  :fiat:

Já foi e veio ao Algarve (sou da Margem Sul), sempre a bom/muito bom ritmo (entre os 120 e "o-ponteiro-desapareceu" :lol:) e sempre a portar-se lindamente, sem akecer nem consumir água ou óleo......... já gasolina... 7,5 L/100km  :uikabom:

Cómicas foram as reacções de toda a gente, ker no algarve, ker no caminho. :)
Desde (dezenas de) utilizadores da nacional a passar e serem passados com um  :t_up: pelo vidro até ao funcionário das bombas da Mimosa, a gabar o estado de conservação do carro e a coragem do dono por fazer tal viagem!  :fiat:

Enfim, se já adorava este carro.... com todo o trabalho que tive e o prazer que tive ao fazê-lo, o carinho aumentou ainda mais!!  :love:  :love:


Já me alonguei demais, mas fica pelos meses que n disse nada... eheh!  :d_finger:

Cumps!  :t_up:  
'81 Fiat 127 900/C... The green machine!


Pinto

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 288
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Um 127 900/C
« Responder #201 em: 22 de Dezembro, 2005, 02:09:18 »
Ah! Falou dizer que substitui a panela final (dum Opel Ascona, directa) por uma OEM de 127... senão era impossível xegar ao Algarve sem um AVC! :lol:

Nunca tinha visto uma assim, pintada de preto fosco de origem, mas ficou bem relativamente às usuais da cor do metal. :)

Pena que...... provavelmente com o calor ke acumulou nas viagens :deal:, a tinta da panela em si desapareceu por completo, ficando completamente branca...... :lol:
Tenho que ir comprar tinta de alta temperatura para curar isto.  :yes:

Next step... amortecedores novos, trabalhados pra funcionarem bem com o rebaixamento.

Cumps!
« Última modificação: 22 de Dezembro, 2005, 02:09:59 por Pinto »
'81 Fiat 127 900/C... The green machine!


Pinto

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 288
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Um 127 900/C
« Responder #202 em: 22 de Dezembro, 2005, 02:12:17 »
Ah! :lol:

Um dos amigos que me ajudou nisto tudo adquiriu recentemente um 850 Sport Coupé mk2 e vai começar o restauro dentro em breve... portanto, temos mais 1 membro activo (registado já ele tá) para breve!  :t_up:

Cumps
'81 Fiat 127 900/C... The green machine!


fiat127power

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 528
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Um 127 900/C
« Responder #203 em: 22 de Dezembro, 2005, 09:43:01 »
pimto gostei da meneiã que abordas o tema fiat 127 cada vez comewço a gostar mais do mk2 tenho o meu super mas cada vez me da mais vontade de ter um  
um a braço

Fiat 600 71

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 12363
  • Karma:
    +3/-0
Um 127 900/C
« Responder #204 em: 22 de Dezembro, 2005, 13:05:21 »
Estes carros... Pinto, bela reparação, a "estufa" ficou um espétaculo :D
Depois queremos é ver fotos do carrito todinho, dentro, fora etc...

Continua, está excelente!
Joined 13 May, 2004


600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003


Member nº 182

Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Um 127 900/C
« Responder #205 em: 22 de Dezembro, 2005, 14:32:43 »
Citar
(..)
:love:  :love:

Já me alonguei demais, mas (...)

Cumps!  :t_up:
Não dei por nada!

Parabéns! Muitos Parabéns
« Última modificação: 22 de Dezembro, 2005, 16:51:14 por Tiffosi »





mekinhos

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 948
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Um 127 900/C
« Responder #206 em: 22 de Dezembro, 2005, 15:33:33 »
Bela máquina. Parabéns. :t_up:  

Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Um 127 900/C
« Responder #207 em: 22 de Dezembro, 2005, 17:02:13 »
Falta disser que gostei do som é música para os ouvidos  :uikabom:  





Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Um 127 900/C
« Responder #208 em: 24 de Dezembro, 2005, 11:33:30 »
grande pinto :)

ja tos dei, mas reafirmo.... Parabéns pelo trabalho :)
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Pinto

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 288
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Um 127 900/C
« Responder #209 em: 24 de Dezembro, 2005, 12:58:27 »
Xi! Desculpa Luís, eskeci-m dum especial agradecimento a ti! O fornecedor de peças a todas as horas e mm nas piores situações  :mellow: ..

Grande abraço pra ti! Teria demorado bem mais tempo (e gasto + t€mpo..) se não fosses tu!  :t_up:


Qt ao restantes comentários, muito obrigado. ^_^

Cumps natalícios!
'81 Fiat 127 900/C... The green machine!