Autor Tópico: 'Estremece/Abana' a arrancar  (Lida 7740 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: 'Estremece/Abana' a arrancar
« Responder #15 em: 27 de Dezembro, 2010, 13:47:29 »
disco mal montado,

disco empenado

a melhor maneira é "gastá-lo" com o pé esquerdo deixando-o queimar um pouco; ao fim de uns valentes Km´s costuma passar

a causa normal é o aperto entre o prato e o volante não ser o mais correcto e faz isso

Zamot

  • Encartado

  • Offline
  • *
  • 126
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • 100rota
Re: 'Estremece/Abana' a arrancar
« Responder #16 em: 27 de Dezembro, 2010, 19:10:41 »
Boas tardes,

Não percebo mto de mecãnica mas partilho a experiência anterior no carro que tive antes deste, Pela descrição do que notas no carro,acontecia me precisamente isso; Estremecia e abanava no arranque, ninguém sabia dizer o que era, até que quando andava a tentar vendê-lo queixaram se da embraiagem. Outra coisa estranha era em ponto morto o carro parecer que se ia desmontar com a turpidação na caixa de velocidades. Na marca não sabiam dizer nada, estava tudo normal, porque para variar quando lá chegava estava quente e quando faziam testes de certeza que nunca era a a frio, um mecânico conhecido disse me que podiam ser os apoios do motor a pedirem mudança, o volante do motor também chegaram a pôr em causa.
Em tempos de crise existe sempre uma solução.....
Visite http://www.publipt.com/pages/index.php?refid=macgyver
Bons extras....

Lourenço

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2533
  • Karma:
    +0/-0
Re: 'Estremece/Abana' a arrancar
« Responder #17 em: 27 de Dezembro, 2010, 19:28:30 »
Boas tardes,

Não percebo mto de mecãnica mas partilho a experiência anterior no carro que tive antes deste, Pela descrição do que notas no carro,acontecia me precisamente isso; Estremecia e abanava no arranque, ninguém sabia dizer o que era, até que quando andava a tentar vendê-lo queixaram se da embraiagem. Outra coisa estranha era em ponto morto o carro parecer que se ia desmontar com a turpidação na caixa de velocidades. Na marca não sabiam dizer nada, estava tudo normal, porque para variar quando lá chegava estava quente e quando faziam testes de certeza que nunca era a a frio, um mecânico conhecido disse me que podiam ser os apoios do motor a pedirem mudança, o volante do motor também chegaram a pôr em causa.

Não querendo estar a afastar da questão em concreto do criador do tópico, no meu caso, os apoios do motor até podem ter a ver com isso.. no Uno tenho o maior já a "cantar" às vezes nos arranques. Pode ser isso a fazer estremecer o motor e causar turpidação, aliado ao funcionamento da embraiagem a frio.
« Última modificação: 27 de Dezembro, 2010, 19:29:10 por Lourenço »

abarth_hp

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1537
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: 'Estremece/Abana' a arrancar
« Responder #18 em: 27 de Dezembro, 2010, 20:20:14 »
disco mal montado,

disco empenado

a melhor maneira é "gastá-lo" com o pé esquerdo deixando-o queimar um pouco; ao fim de uns valentes Km´s costuma passar

a causa normal é o aperto entre o prato e o volante não ser o mais correcto e faz isso

Obrigado pela resposta!  :t_up:
O disco mal montado penso que não é visto ser tudo original e nunca ter sido mexido e só há pouco tempo se verificou este sintoma (está neste momento com pouco mais de 108mil kms).
Deve ser mesmo da embraiagem que já teve melhores dias.
Há algum contra de andar assim?

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: 'Estremece/Abana' a arrancar
« Responder #19 em: 27 de Dezembro, 2010, 20:48:32 »
normalmente este "estremecer" quando se larga a embraiagem não tem problema se for só mesmo do disco!

aquilo estremece porque enquanto não assenta no prato e no volante o disco estando suavemente empenado é obrigado a estremecer tudo;

no meu já o pus a "queimar" um pouco e aliviou; no entanto se já é velho, não é de fazer isso porque já tem muito pouco para gastar

abarth_hp

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1537
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: 'Estremece/Abana' a arrancar
« Responder #20 em: 29 de Dezembro, 2010, 00:49:15 »
normalmente este "estremecer" quando se larga a embraiagem não tem problema se for só mesmo do disco!

aquilo estremece porque enquanto não assenta no prato e no volante o disco estando suavemente empenado é obrigado a estremecer tudo;

no meu já o pus a "queimar" um pouco e aliviou; no entanto se já é velho, não é de fazer isso porque já tem muito pouco para gastar

Como posso confirmar se o problema é só mesmo do disco?

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: 'Estremece/Abana' a arrancar
« Responder #21 em: 29 de Dezembro, 2010, 08:14:36 »
é carregar na embraiagem e dar umas valentes aceleradelas para saber se o motor treme; se não treme é porque o conjunto prato e disco é que estão a fazer isso..


abarth_hp

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1537
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: 'Estremece/Abana' a arrancar
« Responder #22 em: 29 de Dezembro, 2010, 22:21:27 »
é carregar na embraiagem e dar umas valentes aceleradelas para saber se o motor treme; se não treme é porque o conjunto prato e disco é que estão a fazer isso..



Deixa cá ver se percebi bem..  :P
Com a embraiagem no fundo, acelero? É isso?

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: 'Estremece/Abana' a arrancar
« Responder #23 em: 29 de Dezembro, 2010, 22:48:55 »
sim, claro..

aliás com esse tempo de uso o mais provável é serem as molas do disco que já foram e basta o disco estar separado do volante para não haver vibração;

nem sei como é que um disco aguenta tantos km´s... o disco há-de ter "calo", gasto, vidrado e molas pasmadas... é muito natural que tenha que ser substituido

agora um volante ficar gasto e empenado por causa duma embraiagem.... se calhar até sim, mas a embraiagem existe por causa disso mesmo: para não gastar nem o volante nem o veio; serve como "fusivel"

abarth_hp

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1537
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: 'Estremece/Abana' a arrancar
« Responder #24 em: 30 de Dezembro, 2010, 00:29:58 »
sim, claro..

aliás com esse tempo de uso o mais provável é serem as molas do disco que já foram e basta o disco estar separado do volante para não haver vibração;

nem sei como é que um disco aguenta tantos km´s... o disco há-de ter "calo", gasto, vidrado e molas pasmadas... é muito natural que tenha que ser substituido

agora um volante ficar gasto e empenado por causa duma embraiagem.... se calhar até sim, mas a embraiagem existe por causa disso mesmo: para não gastar nem o volante nem o veio; serve como "fusivel"

Ok, vou fazer esse teste e depois digo como se portou.  :t_up:
Mas tenho quase a certeza que não treme nessa situação.

PIV

  • Moretti

  • Offline
  • *
  • 164
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: 'Estremece/Abana' a arrancar
« Responder #25 em: 30 de Dezembro, 2010, 12:52:45 »
Boas

Só agora há dias me apercebi que tenho o mesmo caso que falam aqui.. Em manobras, em que se dá ligeiramente acelerador e trabalha-se com embraiagem, o meu panda começa completamente "aos saltos".. Abana tudo.. Mas sempre fez isso, portanto já nem ligo.. Deve-se tratar do mesmo problema, portanto não ligues  :d_grin:

Cumps  :fiatistas:

pedro303

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 864
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: 'Estremece/Abana' a arrancar
« Responder #26 em: 30 de Dezembro, 2010, 15:39:42 »
O carro é um Punto Mk2 1.2 8v 60cv de 2002 com 108mil kms.  :fiat:
Então o que se passa é que ao arrancar o carro estremece/abana, isto é, meto primeira, ponto de embraiagem e o carro estremece/abana.  :(
Se der mais acelerador já não faz isto. E tem vindo a surgir de forma progressiva.
Que acham que é? Já disseram que podia ser embraiagem empenada ou vidrada.

Boas o meu comprei-o assim, tive um desconto nA compra porque o vendedor disse que precisava trocar embraiagem. Mas o meu mecanico diz que ainda da para andar muitos Kms assim, o que é certo é que ja fiz 12 000km e está igual. O meu faz mais a frio a quente não de nota tanto.

Zito

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 540
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: 'Estremece/Abana' a arrancar
« Responder #27 em: 30 de Dezembro, 2010, 18:18:43 »
Boas...

Não percebo muito de mecânica e portanto peço desculpa se vou dizer alguma asneira valente...

O meu carro antigo de vez em quando também estremecia um bocado nos arranques, principalmente se estivesse nalguma subida. A velocidades mais elevadas não notas um barulho vindo do motor, de certa forma parecido com tampas de panelas a bater?

Eu ouvia isso, e quando o dei para abate (que depois até foi uma sobrinha do vendedor que ficou com ele), o vendedor disse que tinha trocado a correia ou corrente de distribuição e que não tinha sentido nada disso.. não poderá ser esse o problema, uma vez que, tendo o carro 108 mil kms, a correia já não estará nas lonas??

Mais uma vez desculpem se estou a dizer alguma barbaridade!!

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Re: 'Estremece/Abana' a arrancar
« Responder #28 em: 30 de Dezembro, 2010, 18:34:56 »
em principio não porque é quando se larga a embraiagem que treme

abarth_hp

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1537
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: 'Estremece/Abana' a arrancar
« Responder #29 em: 30 de Dezembro, 2010, 23:55:30 »
Boas...

Não percebo muito de mecânica e portanto peço desculpa se vou dizer alguma asneira valente...

O meu carro antigo de vez em quando também estremecia um bocado nos arranques, principalmente se estivesse nalguma subida. A velocidades mais elevadas não notas um barulho vindo do motor, de certa forma parecido com tampas de panelas a bater?

Eu ouvia isso, e quando o dei para abate (que depois até foi uma sobrinha do vendedor que ficou com ele), o vendedor disse que tinha trocado a correia ou corrente de distribuição e que não tinha sentido nada disso.. não poderá ser esse o problema, uma vez que, tendo o carro 108 mil kms, a correia já não estará nas lonas??

A correia foi trocada aos 80mil.  :P
Mais uma vez desculpem se estou a dizer alguma barbaridade!!