Autor Tópico: 'Estremece/Abana' a arrancar  (Lida 7766 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

abarth_hp

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1537
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
'Estremece/Abana' a arrancar
« em: 26 de Dezembro, 2010, 03:34:02 »
O carro é um Punto Mk2 1.2 8v 60cv de 2002 com 108mil kms.  :fiat:
Então o que se passa é que ao arrancar o carro estremece/abana, isto é, meto primeira, ponto de embraiagem e o carro estremece/abana.  :(
Se der mais acelerador já não faz isto. E tem vindo a surgir de forma progressiva.
Que acham que é? Já disseram que podia ser embraiagem empenada ou vidrada.

Fiat 600 71

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 12363
  • Karma:
    +3/-0
Re: 'Estremece/Abana' a arrancar
« Responder #1 em: 26 de Dezembro, 2010, 04:11:18 »
Embraiagem. Os saltos que falas é o que vulgarmente se chama "repelar".

É barato o kit, mas da trabalho.
Joined 13 May, 2004


600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003


Member nº 182

abarth_hp

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1537
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: 'Estremece/Abana' a arrancar
« Responder #2 em: 26 de Dezembro, 2010, 04:42:51 »
Embraiagem. Os saltos que falas é o que vulgarmente se chama "repelar".

É barato o kit, mas da trabalho.

Não conhecia esse termo, só o 'patinar', mas isso não é. Sempre a aprender!  :t_up:
Também vi na net que pode ser volante do motor empenado.  :(
Como sei que é a embraiagem ou o volante (ou os 2)?

smokeme

  • Maserati

  • Offline
  • *
  • 5584
  • Karma:
    +0/-0
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
Re: 'Estremece/Abana' a arrancar
« Responder #3 em: 26 de Dezembro, 2010, 10:33:11 »
isso é problema comun nos mk2, é dificil de eliminar e mesmo com troca de embraiagem volta a aparecer depois de uns tempos..

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...
 
Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: 'Estremece/Abana' a arrancar
« Responder #4 em: 26 de Dezembro, 2010, 11:17:11 »
O meu GPunto só tem 59.000kms e já noto que por vezes faz isso também...

O Clio com que andei quase 5 anos, fiz-lhe dos 105.000kms aos 230.000kms com a embraiagem de origem (e hoje ainda lá anda a mesma) e sempre se notou bastante, mas não patinava!

O Mk2 lá de casa também faz!

« Última modificação: 26 de Dezembro, 2010, 11:20:03 por arturbranco »

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

tom_dee

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 1079
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: 'Estremece/Abana' a arrancar
« Responder #5 em: 26 de Dezembro, 2010, 14:02:15 »
Vai lá ver o estado dos pneus traseiros. Isso também aconteceu comigo e a solução foi muito fácil de resolver, meter pneus novos atrás. Os pneus tinham piso mas estavam empenados por já serem velhos. Eram os antigos MXT. Se o problema não for esse então não sei.

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: 'Estremece/Abana' a arrancar
« Responder #6 em: 26 de Dezembro, 2010, 14:18:13 »
Vai lá ver o estado dos pneus traseiros. Isso também aconteceu comigo e a solução foi muito fácil de resolver, meter pneus novos atrás. Os pneus tinham piso mas estavam empenados por já serem velhos. Eram os antigos MXT. Se o problema não for esse então não sei.

Vitor, penso que neste caso não tenha a ver com pneus... Os pneus do meu Gpunto são todos novos!  :t_up:

Se bem entendi a descrição do sintoma, só faz mesmo a arrancar, enquanto não levantas totalmente o pé da embraiagem. Assim que começas a andar, deixa de fazer. Inclusivé notas bem esse estremecer no próprio pedal...

Inicialmente no Clio, quando senti isto as primeiras vezes, fui a um mecânico da Renault que me disse que era sinal da embraiagem a "despedir-se"... Curiosamente o sintoma nunca desapareceu e a embraiagem já fez quase mais 150.000kms!

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

tom_dee

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 1079
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: 'Estremece/Abana' a arrancar
« Responder #7 em: 26 de Dezembro, 2010, 14:34:05 »
Pois, mas no meu caso isso acontecia com mais intensidade a arrancar num semáforo e depois já em andamento não era perceptivél, fui ao mecanico e ele parece que já sabia e foi passar a mão pelos pneus traseiros e detectou logo o problema. Os pneus eram os Michelin MXT de origem que já tinham ~50 000 km.

abarth_hp

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1537
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: 'Estremece/Abana' a arrancar
« Responder #8 em: 26 de Dezembro, 2010, 16:25:07 »
isso é problema comun nos mk2, é dificil de eliminar e mesmo com troca de embraiagem volta a aparecer depois de uns tempos..

Mas tem algo a ver com o volante do motor?

abarth_hp

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1537
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: 'Estremece/Abana' a arrancar
« Responder #9 em: 26 de Dezembro, 2010, 16:28:02 »
Vai lá ver o estado dos pneus traseiros. Isso também aconteceu comigo e a solução foi muito fácil de resolver, meter pneus novos atrás. Os pneus tinham piso mas estavam empenados por já serem velhos. Eram os antigos MXT. Se o problema não for esse então não sei.

Pneus traseiros não é de certeza.
Tenho Bridgestone Turanza ER300 recentes e troco regularmente de trás para a frente e vice-versa, calibrando todas as rodas e alinhando a direcção, nisso sou muito cuidadoso.
Mas obrigado pela resposta!  :t_up:

abarth_hp

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1537
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: 'Estremece/Abana' a arrancar
« Responder #10 em: 26 de Dezembro, 2010, 16:29:14 »
Vitor, penso que neste caso não tenha a ver com pneus... Os pneus do meu Gpunto são todos novos!  :t_up:

Se bem entendi a descrição do sintoma, só faz mesmo a arrancar, enquanto não levantas totalmente o pé da embraiagem. Assim que começas a andar, deixa de fazer. Inclusivé notas bem esse estremecer no próprio pedal...

Inicialmente no Clio, quando senti isto as primeiras vezes, fui a um mecânico da Renault que me disse que era sinal da embraiagem a "despedir-se"... Curiosamente o sintoma nunca desapareceu e a embraiagem já fez quase mais 150.000kms!

É isso mesmo.  :(

TOZEVE

  • Giannini

  • Offline
  • *
  • 446
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
    • TOZEVE
Re: 'Estremece/Abana' a arrancar
« Responder #11 em: 26 de Dezembro, 2010, 23:11:54 »
Provavelmente a embraiagem está a ficar gasta, andas até partir ou patinar e depois trocas, nesse carro leva umas 4h a trocar a embraiagem e a embraiagem tambem não é cára.
Obrigado

Toze

Lourenço

  • Abarth

  • Offline
  • *
  • 2533
  • Karma:
    +0/-0
Re: 'Estremece/Abana' a arrancar
« Responder #12 em: 26 de Dezembro, 2010, 23:53:11 »
Por acaso tb me acontece isso!

No meu Uno acontecia isso quase sempre a arrancar! Principalmente nos primeiros 2 ou 3 arranques (a frio).

Mudei a embraiagem e ainda noto um pouco nos primeiros arranques a frio. Depois desaparece, e mesmo nesses primeiros arranques é mto menos notório que antes.

Essa explicação do volante do motor ligeiramente empenado faz algum sentido..!
« Última modificação: 26 de Dezembro, 2010, 23:56:12 por Lourenço »

abarth_hp

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 1537
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Re: 'Estremece/Abana' a arrancar
« Responder #13 em: 27 de Dezembro, 2010, 00:26:50 »
Por acaso tb me acontece isso!

No meu Uno acontecia isso quase sempre a arrancar! Principalmente nos primeiros 2 ou 3 arranques (a frio).

Mudei a embraiagem e ainda noto um pouco nos primeiros arranques a frio. Depois desaparece, e mesmo nesses primeiros arranques é mto menos notório que antes.

Essa explicação do volante do motor ligeiramente empenado faz algum sentido..!

Conheço cada vez mais casos semelhantes e ao trocarem a embraiagem não resolvem totalmente, ou se resolvem é por pouco tempo.
Logo tem que haver algo que provoque o empeno da embraiagem, talvez o volante do motor empenado 'transfira' esse empeno à embraiagem, não?
Foi assim que pensei, mas confesso que sei muito pouco de mecânica..  :blush:

Artur Branco

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 8849
  • Karma:
    +0/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
Re: 'Estremece/Abana' a arrancar
« Responder #14 em: 27 de Dezembro, 2010, 13:18:21 »
...talvez o volante do motor empenado 'transfira' esse empeno à embraiagem, não?

Os experts que se cheguem à frente!

Eu penso que se o volante do motor tivesse algum empeno, por pequeno que fosse, se notaria uma vibração (tremer) no trabalhar do motor...

Pelo menos, em todos os casos de empeno do volante que conheço, um dos sintomas mais notórios era o aumento de vibrações no próprio motor!

Provavelmente a embraiagem está a ficar gasta, andas até partir ou patinar e depois trocas, nesse carro leva umas 4h a trocar a embraiagem e a embraiagem tambem não é cára.

Isso foi o que o mecânico da Renault me disse... Mas não se veio a verificar! Pelo menos naquele caso...
« Última modificação: 27 de Dezembro, 2010, 13:20:20 por arturbranco »

                                http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0