Autor Tópico: Iveco Daily  (Lida 14937 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Iveco
« Responder #15 em: 11 de Março, 2009, 16:53:55 »
Deutsche Post e Iveco selam acordo para a entrega de 4500 veículos postais com baixo impacto ambiental



A Deutsche Post escolheu a Iveco como parceiro para o fornecimento de veículos postais de baixo impacto ambiental. A DHL utiliza na Alemanha uma frota de 7 500 veículos de distribuição postal que, segundo o acordo alcançado no final de Fevereiro, serão substituídos nos próximos três anos por 4 500 novas unidades Iveco.

Os veículos fornecidos pela Iveco representam uma melhor solução de transporte em relação aos actuais modelos e foram especialmente desenvolvidos para a actividade da Deutsche Post. O modelo base é o Iveco Daily de 3,5 toneladas equipado com o motor Diesel de 116 CV, ao qual está acoplada uma caixa de velocidades automatizada Agile para reduzir os consumos e a fadiga dos condutores.

Esta unidade automatizada oferece uma completa gestão da condução com a selecção automática e adequada das mudanças, sendo mesmo mais eficaz na condução e na poupança de combustível relativamente a uma transmissão automática convencional. Graças ao catalisador de oxidação, o motor de 2.3 litros é amigo do ambiente satisfazendo as exigências da norma europeia Euro4.

Os Daily específicos para a Deutsche Post estão ainda equipados com filtros de partículas, que faz deles os mais respeitadores do ambiente actualmente disponíveis no mercado para este tipo de missão. O filtro de partículas reduz significativamente a emissão de partículas e para a Deutsche Post é um importante passo no âmbito do programa "GoGreen" cujo objectivo é reduzir as emissões de CO2 em 10 por cento até 2012 em todos os veículos da sua frota.

Factor principal para a concretização deste acordo residiu no facto do modelo base da Iveco ser um produto muito robusto que ajudará a prolongar a vida útil do conjunto. Em relação aos habituais furgões, estes modelos serão específicos e feitos por medida tendo em atenção pormenores importantes como a ergonomia e os requisitos da própria Deutsche Post.

A ampla passagem do banco do condutor para o espaço de carga dá acesso a um compartimento bem proporcionado e equipado com um sistema de prateleiras de ambos os lados que cumprem todos os requisitos de segurança para o transporte de cargas. A entrada e saída através de uma porta deslizante colocada a baixa altura permite que o trabalho de distribuição seja mais fácil em termos ergonómicos.
 
Fonte: Good News





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Iveco
« Responder #16 em: 27 de Outubro, 2009, 18:01:40 »
Iveco EcoDaily aposta na renovação do sucesso



Sendo um nome incontornável no sector dos transportes, o Daily, da Iveco, está agora mais polivalente e com potência acrescida em termos de capacidades...

A terceira edição do Expotransporte – Salão Nacional de Veículos Pesados de Mercadorias, Acessórios, Equipamento Oficinal e Logística, evento que se realizou entre os dias 1 e 4 de Outubro no Exposalão, na Batalha, foi o cenário escolhido pela Iveco Portugal para o lançamento nacional do EcoDaily, modelo que que pretende dar continuidade ao sucesso comercial do Daily, agora equipado com o motor de 3,0 litros e dois níveis de potência, nomeadamente 140 e 170 cv, e capaz de cumprir a norma Euro 5 que entra em vigor em 2011, bem como a EEV (Environmentally Friendly Vehicle), cujos limites são ainda mais exigentes do que a Euro 5.

Este novo Iveco EcoDaily, aliás, recebe um propulsor com sobrealimentação dupla que, em combinação com a tecnologia de recirculação dos gases de escape (EGR) e um filtro de partículas dotado de regeneração do elemento filtrante, gerido pela central de controlo electrónico do motor, permite respeitar a certificação EEV.

E porque falámos em motores, a gama actual de motorizações diesel Euro 4 do Daily irão continuar em comercialização até 2011, tendo no entanto recebido algumas evoluções. Assim, aos níveis de potência já conhecidos do bloco de 2,3 litros de 96, 116 e 136 cv, a Iveco juntou duas novas ofertas com 106 e 126 cv, respectivamente. Ao mesmo tempo, o bloco de 3,0 litros, que disponibiliza níveis de potência de 146 e 176 cv, surge reforçado como uma homologação denominada "heavy duty", dotada de tecnologia de recirculação dos gases de escape (EGR) de última geração.

Em termos de transmissão e caixa, todas as motorizações do Daily e Ecodaily apresentam-se capazes de receber a caixa de velocidades automatizada AGile, que vem permitir para este modelo da Iveco melhorias ao nível do arranque, mas também ao nível das reduções manuais que agora são possíveis mesmo quando a caixa está no modo automático.

Quando o "verde" é imperativo!

Sendo o Daily um dos modelos de maior sucesso da Iveco, o avanço tenoclógico para esta nova geração implicam, naturalmente, uma afirmação estética renovada, motivo pelo qual o novos modelos receberam algumas actualizações de estilo. Em termos de cor, e pelo menos na acção de lançamento promovida na Batalha pela Iveco Portugal, o verde surgiu como um "imperativo", e se a aquisição do cliente não for para essa cor, cuja utilização nas nossas estradas não é ainda fácil -- a opção pelos brancos e cinzas continua a ser a mais comum --, a opção pelo "verde" enquanto conceito será certamente uma realidade.

Depois, no que diz respeito às novidades estéticas, a secção dianteira, que integra as grelhas dianteiras e inferior, foi renovada, sendo facilmente reconhecível devido ao desenho em favo de abelha da grelha. No interior, os bancos são revestidos com novos tecidos, enquanto a consola central apresenta agora um tom de alumínio. Iveco EcoDailyO conta-rotações, por sua vez, passa a dispor de banda verde para uma condução económica. Por baixo do banco duplo do passageiro pode ser instalada, em opção, uma gaveta que oferece uma capacidade de armazenamento de seis litros.

A partir do segundo semestre de 2010 estará disponível uma variante de sete toneladas de peso bruto nas versões furgão e chassis-cabina. Com uma capacidade de carga superior a 4,7 toneladas constitui uma solução eficaz para viagens rápidas de médio curso.

Totalmente carregado pode transportar (em peso) mais do que três veículos de 3,5 toneladas, diminuindo as emissões totais de dióxido de carbono em mais de 60 por cento com a mesma carga.



























Fonte: LusoMotores





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Iveco
« Responder #17 em: 03 de Novembro, 2009, 17:49:50 »
Iveco EcoDaily já roda no mercado nacional



Apresentada por ocasião da Expotransporte, no primeiro fim-de-semana de Outubro, a nova Iveco EcoDaily vem dar uma resposta renovada às necessidades do transporte urbano e extra-urbano de mercadorias

Em completo contraciclo com a crise instalada no sector automóvel, e de uma forma mais alargada, na economia nacional e internacional, que afecta sobremaneira a área das vendas de veículos comerciais e de transportes, a Iveco tem mantido um ritmo de actividade positivo, com subidas de quotas de mercado, aqui e ali por via da quebra de outros construtores, mas principalmente devido à qualidade dos seus produtos. Entre estes fomos encontrar a nova Iveco EcoDaily, um modelo que a marca italiana propõe para responder às necessidades diariamente actualizadas do transporte urbano e extra-urbano de mercadorias.

A nova Iveco EcoDaily surge assim como o último passo no contínuo renovar da gama de produtos da marca, que pretende continuar a afirmar-se como o parceiro ideal para todos os profissionais do transporte. Resultado da enorme experiência adquirida do parque circulante existente e da contínua pesquisa e desenvolvimento, a gama de veículo comerciais ligeiros da Iveco, líder europeu, dá respostas concretas às necessidades de competitividade e inovação dos clientes com soluções de primeiro plano. A tecnologia aplicada está totalmente ao serviço dos profissionais que irão eles próprios comprovar a força, fiabilidade, robustez e inteligência deste veículo comercial. Mas não só: a partir de agora, com o Iveco EcoDaily, a gama está mais completa com a adição de novas versões que somam à lendária robustez um reforçado respeito pelo meio ambiente.

O EcoDaily é, de facto, um veículo que exibe inovações dedicadas ao total e completo respeito pela ecologia sem comprometer o desempenho, a durabilidade e a confiança. O seu estilo inovador e funcional vem manter as qualidades que permitiram ao Daily, desde o seu nascimento em 1978, granjear um rasto de opiniões positivas sobre a evolução inovadora do estilo, onde a estética e funcionalidade são integradas com equilíbrio e estilo. Já há mais de 30 anos que o Daily funciona como um perfeito contentor portátil para mercadorias ou passageiros mas, ao mesmo tempo, distinguindo-se ele próprio pelo estilo moderno e original que, no mundo dos transportes profissionais, o empurrou para o estatuto de ícone que hoje desfruta.

Essas características são hoje ainda mais acentuadas. O Daily foi desenhado e produzido tendo em mente a mobilidade e as necessidades dos utilizadores com uma frente nova, integrando as grelhas dianteiras e inferiores, dando uma identidade facilmente reconhecível. O interior nasceu em redor do lugar do condutor tendo como objectivo torná-lo o local ideal para viver e trabalhar, viajar confortavelmente e oferecendo uma sensação de bem-estar. O Daily dá as boas vindas ao condutor e passageiro com uma escolha meticulosa de materiais e cores para criar uma atmosfera ideal. Esta particularidade do estilo do Daily funciona como um cartão-de-visita com qual os valores da marca e a sua filosofia são transmitidos, embora este seja apenas uma breve introdução ao ponto mais forte do Daily.

Considerada a “campeã da tracção” na sua classe, graças à tracção traseira e motores de elevado desempenho, a gama Daily propõe-se assim a assegurar a máxima tracção sob quaisquer condições de carga e pisos, disponibilizando os seus motores para oferecerem potência e binário no topo da sua categoria.

Gama de motores alargada e respeito pela norma EEV

Uma alargada gama de motores da FPT (Fiat Powertrain Technologies) assegura aumento do desempenho concomitantemente com a melhor protecção do meio ambiente. Como resultado das mudanças efectuadas na forma como são homologados, em termos de emissões poluentes, os veículos comerciais, a Iveco responde com uma maior gama de motores oferecendo aos clientes uma oferta de propulsores para todas as necessidades. As versões do bloco 2.3 litros estão certificadas para a norma Euro4, de acordo com o novo regime de avaliação dos comerciais ligeiros, com novos níveis de potência de 106 e 126 CV, com excepcionais binários de 270 e 290 Nm, respectivamente, adicionando-se assim às existentes versões de 96, 116 e 136 CV.

Igualmente certificado para a norma Euro4, de acordo com o novo regime para os “heavy duty”, está o motor 3.0 litros com potências de 136 e 176 CV. Todos estes motores conseguem estas certificações graças ao uso da comprovada tecnologia de recirculação dos gases de escape (EGR).

Homologadas segundo as normas “heavy duty” estão as totalmente novas versões do motor 3.0 litros. As variantes diesel com 170 CV, já disponível, e 140 CV, disponível a partir do segundo semestre de 2010, estão certificadas como EEV (Environmentally Friendly Enhanced Veihcle). Esta é uma norma ainda mais severa que a exigência europeia com o Euro5, que comprova o compromisso Iveco para a protecção do ambiente oferecendo aos profissionais dos transportes a oportunidade de revelarem a sua responsabilidade social para proteger o ambiente utilizando veículos cuja certificação vai além dos mínimos exigidos. Este resultado foi alcançado graças à utilização de sobrealimentação dupla em combinação com a tecnologia EGR e o filtro de partículas. Este possui regeneração do elemento filtrante gerida pela central de controlo electrónico do motor.

A versão Daily CNG com 136 CV está também homologada segundo as normas “heavy duty”, uma vez mais superando a norma EEV e agora também disponível na versão “Natural Power”. As super ecológicas versões CNG incorporam um avançado OBD (On Board Diagnostics), computador de diagnóstico a bordo, e, para a versão “Natural Power” um depósito de 14 litros de gasolina como extensão de autonomia e reserva de emergência. A bem sucedida tecnologia CNG com combustão estaquiométrica e catalisador de três vias, herdadas da actual versão. Os valores de emissões são muito baixos e são, virtualmente, os mesmo que a futura norma Euro6 vai exigir.

A caixa de 6 velocidades automatizada AGile está disponível em todas as motorizações e beneficia de um aprimorado programa de gestão que melhora os arranques e permite reduções manuais mesmo quando a caixa está no modo automático. Igualmente merecedora da designação EcoDaily é a versão eléctrica do Daily. Como um vislumbre do futuro dos veículos eléctricos, o Daily Electric nasceu em 1986 mas, com os mais recentes pacotes de tecnologia – utilizando a solução de rede eléctrica CAN-BUS e baterias de sódio-níquel – o EcoDaily Electric promete elevados níveis de fiabilidade com muita tranquilidade e defesa do ambiente.

Segurança de elevado nível com oferta de ESP de série

Outro valor da marca Iveco é a segurança e, neste capítulo, o novo Daily tem agora como equipamento de série o ESP (Controlo Electrónico da Estabilidade) em toda a gama. Mas a dotação de equipamento de série não acaba aqui: o pacote ESP inclui o HDB (assistência à travagem hidráulica), que oferece maior potência quando detecta uma travagem de emergência, o Hill Holder, um sistema que segura o veículo nos arranques em declive, o LAC (Controlo Adaptativo da Carga) que optimiza a acção do ESP em função da carga em cada eixo e, finalmente, o ABS.

O sistema Blue&Me mãos livres resulta da importante colaboração entre a Fiat e a Microsoft e disponível como opcional no novo Daily, utiliza um exclusivo sistema de reconhecimento de voz: independente de quem falar, o sistema não necessita de tempo para aprender e reconhecer a voz. Esta solução termina na plataforma móvel de comunicações Blue&Me Fleet, um pacote de gestão de frotas. Esta solução telemática, desenvolvida com base no “hardware” Blue & Me do grupo Fiat, e explorada através da Qualcomm Fleet Visor Comunications Platform, oferece um sofisticado sistema de gestão de frotas baseado na internet, que inclui um tacógrafo digital remoto que melhora a produtividade do veículo e do “back-office” da empresa.

Inédita versão de sete toneladas

Absoluta novidade no segmento é a nova versão furgão e chassis-cabina de 7 toneladas, que estará disponível no segundo semestre de 2010. Estamos assim perante uma óptima solução para os transportes rápidos de médio curso. Esta nova versão melhora a sua utilização como Mini-Bus e uma carga máxima até aqui apenas ao alcance dos modelos de gama média. Refira-se que a Iveco leva a inovação do produto até à internet com um sítio renovado tanto em conteúdos como em funcionalidade. O novo sítio – www.ecodaily.iveco.com – onde o Popeye leva a história para o campo da comunicação utilizando jogos e interactividade.

Há várias páginas dedicadas ao novo produto, algumas indo mais além que a simples descrição do produto, e muitas animações que acompanham o visitante na descoberta da nova gama Daily. Contas feitas, a nova gama Daily leva para o mercado novos argumentos e numa gama de veículos que permite aos profissionais escolher um produto feito à medida das suas necessidades. A oferta é a mais completa de toda a indústria, tantas são as variantes possíveis.

Comercializado em vários continentes, o Daily passou a prova do tempo, provando que o seu conceito de estilo é o correcto e tendo sempre em conta a opinião dos consumidores, envolvendo-os no processo criativo para satisfazer as suas necessidades e anseios. Em conclusão, o novo Daily oferece valores e ecologia ao cliente que deseja adquirir um veículo comercial. Faz isso com uma gama bem articulada de modelos que compreende 3 classes (L, S e C) com eixo simples ou duplo de acordo com o peso bruto (de 2,8 a 7 toneladas) e a missão do cliente. Para os modelos chassis-cabina, o Daily oferece distâncias entre eixos de 3000 a 4750 mm com comprimento carroçável entre 2520 e 6200 mm. Para as versões furgão, as distâncias entre eixos oscilam entre os 3000 e os 3950 mm com volume de carga entre 7 e 17 m3 e três alturas: 1545, 1900 e 2100 mm. Adicionalmente, os clientes poderão optar entre caixas de velocidade manual, totalmente automática ou automatizada com passagem manual das velocidades.

Fonte: LusoMotores





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Iveco Daily
« Responder #18 em: 10 de Novembro, 2009, 16:25:00 »
Iveco Daily CNG ganha prémios importantes em 2009



O Iveco Daily CNG conquistou o galardão "Grenn Van of The Year 2009" na categoria de combustíveis alternativos nos prémios "Fleet Van Awards".

Para vencer este prémio, o Daily teve de enfrentar séria concorrência de modelos eléctricos, híbridos e movidos a gás natural, recebendo especiais elogios de Trevor Gelkin, o editor da revista Fleet Van devido à redução de 62 % das emissões de CO2, quando em funcionamento alimentado a gás natural, em relação a semelhantes modelos a gasóleo e para os que já cumprem com as regras EuroVI de emissões de gases poluentes.

Mas o sucesso do Daily CNG não se ficou por aqui, pois conquistou na Irlanda o título de "Ireland's Green Commercial of the Year 09" atribuído na cerimónia dos "Fleet Transport Awards" realizada na pequena vila de County Meath, norte de Dublin.

Para vencer este prestigioso prémio, o Daily CNG suplantou a forte concorrência do Mercedes-Benz Sprinter NGT e do Volkswagen Caddy Eco-Fuel, reduzindo as suas emissões de CO2 em 62 por cento, quando alimentado a bio-metano, em comparação com os modelos diesel equivalentes. Além disso, o Daily alimentado a gás natural é uma "proposta muito ecológica para frotas" referiu Jarlath Sweeney, editor da revista Fleet Transport, comentando o sucesso do Iveco Daily na eleição para este prémio.

Estes galardões vêm sublinhar o facto do Iveco Daily alimentado a gás natural oferecer aos clientes uma alternativa séria e ecológica para aplicações urbanas. A completa gama de modelos Daily a gás natural estende-se a 28 modelos diferentes entre 3,5 e 6,5 toneladas, incluindo três furgões, cinco chassis-cabina e cinco chassis-cabina para transporte de pessoal, disponíveis com várias distâncias entre eixos. Os modelos chassis-cabina podem receber várias carroçarias.

Todos os modelos estão equipados com o motor FPT de 3.0 litros específico para trabalhar com gás natural e que debita 136 CV (100 kW) e 350 Nm de binário entre as 1500 e as 2730 rpm.

Desde 1999, mais de 4 mil modelos Daily alimentados a gás natural nas versões furgão e chassis-cabina foram vendidos em toda a Europa Ocidental, sublinhando o significativo investimento da Iveco no desenvolvimento de soluções alternativas de mobilidade, que a tornou no líder europeu em pesquisa e produção de veículos alimentados por combustíveis limpos.

É por esta razão que a Iveco acredita que a constante pesquisa e desenvolvimento e a aplicação das mais recentes tecnologias, é a mais importante contribuição para uma mobilidade sustentada que seja segura, mais eficiente e amiga do ambiente.

Fonte: Good News





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Iveco Daily
« Responder #19 em: 10 de Novembro, 2009, 16:47:13 »
Iveco na Post Expo 2009



A Iveco participou na 13ª Exposição Internacional de "Tecnologia Postal" que se realizou em Hanover, com um stand que demonstra a sua tecnologia de vanguarda, centrada em veículos dedicados aos serviços postais e de distribuição de encomendas. Ciente da importância do cuidado ambiental, especialmente sensível em zonas urbanas onde as zonas de baixas emissões e portagens com base no desempenho ambiental dos veículos se estão a tornar cada vez mais comuns, a Iveco responde e demonstra uma vez mais a liderança dos seus produtos neste sector, oferecendo veículos eléctricos de emissões zero e veículos movidos a gás natural com emissões mais baixas que qualquer outro veículo com motor de combustão interna. O espaço de exibição da Iveco em Hanover, esteve dedicado a veículos com tecnologias altamente inovadoras assegurando uma redução notável no consumo de combustível e, consequentemente, nas emissões de CO2, com um nível muito baixo de emissões poluentes.

O stand retomou a declaração "Forte por Natureza", com ilustrações dedicadas ao Popeye, histórico herói da banda desenhada que retrata a força, a natureza e a simplicidade e que foi recentemente adoptado pela Iveco para o lançamento do novo ECODAILY tendo surgido nesta mostra internacional vestido de um inteligente carteiro. Expostos no stand estiveram dois veículos de missões distintas: o ECODAILY eléctrico e o ECODAILY a Gás Natural. No Hall de entrada, esteve em exibição um terceiro Daily, o Deutsche Post Daily, com as cores dos serviços de correios da Alemanha. O veículo reproduziu a imagem usada na campanha publicitária que anuncia o acordo entre a Iveco e um dos mais importantes grupos de logística, para o fornecimento de 4500 novas viaturas.

ECODAILY Eléctrico: Motorização eléctrica com "zero" emissões

A Iveco, com um papel de vanguarda neste tipo de tecnologia, desenvolveu e construiu o primeiro Daily eléctrico em 1996, e tem agora um leque mais alargado de desde os veículos comerciais ligeiros, ao mini bus e aos autocarros urbanos. O modelo ECODAILY 35S, em exposição na Post Expo, tem uma motorização eléctrica e é especificamente projectado para uso urbano. De acordo com a autonomia necessária, esta unidade pode ser composta por duas ou três baterias de sódio e cloreto de níquel, totalmente recicláveis. A velocidade máxima é de 70 km/h com capacidade para lidar com rampas até o máximo de 16%, autonomia até 120 km e capacidade de carga até 1000 kg. O pico de potência do motor é de 82 cv (60 kW). O sistema de travões é composto por discos hidráulicos, ABS e servo assistência, com uma bomba de vácuo operada por um motor eléctrico. A energia gerada durante a travagem é usada para recarregar as baterias graças a um sistema de recuperação de energia. Todos os sistemas ligados à propulsão eléctrica são controlados por uma unidade de gestão electrónica que comunica com estes através de uma área controladora de rede (CAN), desenvolvida pela Iveco.

ECODAILY Natural Power: ecologia sem sacrifícios

O ECODAILY Natural Power, veículo comercial ligeiro da Iveco alimentado a gás natural comprimido, garante alta fiabilidade, segurança e excelente conforto na condução e em viagem.

A gama é muita extensa, com a possibilidade de escolher entre mini bus, furgões e chassis cabine com rodado traseiro simples ou duplo, diferentes configurações de altura e distância entre eixos, desde 3,5 a 6,5 toneladas de peso e com a possibilidade de cabine simples ou dupla 6+1. Comum a todos os modelos é o motor FPT F1C CNG 3.0 litros turbo com intercooler de quatro cilindros, caixa manual de 6 velocidades ou transmissão automática Agile.

A versão de série inclui cinco cilindros de gás com 220 ou 272 litros dependendo do chassis, com a possibilidade de um sexto cilindro adicional para uma capacidade total de 250 ou 302 litros. Particularmente digno de nota è o intervalo entre reabastecimentos, que com o cilindro extra pode chegar aos 340 km na cidade e 420 km em percursos extra-urbanos. Com a configuração de série de 220 litros, a autonomia é de 240 e 310 km respectivamente.

O ECODAILY 50C14G chassis cabine exposto na Post Expo tem uma capacidade de 302 litros.

Daily Deutsche Post: Robusto, limpo e equipado para trabalhar

O modelo Iveco Daily utilizado pelo Deutsche Post, faz parte de uma solução de transporte, especialmente desenvolvido para a entrega de encomendas e que representa uma versão melhorada em relação ao modelo anterior. A versão base é o Iveco Daily diesel de 116 cv e 3.5 toneladas. Estes veículos foram equipados com a transmissão automática Agile, para reduzir o consumo de combustível assim como a fadiga do motorista. Esta caixa proporciona uma engrenagem totalmente automática desde o arranque. É muito mais eficaz e eficiente em termos de combustível, em comparação com as transmissões automáticas hidrodinâmicas. Com a especificação padrão do catalisador de oxidação do motor, a versão 2.3 litros, está em conformidade com a norma Euro4 sendo extremamente respeitador do ambiente. Estes veículos estão também equipados com um filtro de partículas diesel, o que os torna, os mais respeitadores do ambiente, do mercado nesta área. O filtro de partículas serve para baixar significativamente as emissões de partículas, muito abaixo dos limites actualmente em vigor. Para a Deutsche Post, o uso deste veículo é um passo muito importante para o seu programa GoGreen, contribuindo para melhorar a eficiência de CO2 em 10% até 2012.

Para a escolha da Deutsche Post contribuiu também o facto dos modelos da Iveco serem extremamente robustos, o que vai ajudar a prolongar a vida dos veículos como um todo. Em contraste com o furgão normal, este modelo é feito à medida das necessidades da missão a que se destina. O resultado é um interior particularmente ergonómico, personalizado, construído e desenvolvido de acordo com as exigências da Deutsche Post. A passagem interna entre o lugar do condutor e o compartimento de carga, é de proporções generosas e conduz directamente a um sistema de armazenamento por prateleiras bem definido de ambos os lados e que reúne todos os requisitos para um acesso fácil, seguro e ergonómico. O acesso rebaixado permite a entrada e saída através da porta lateral deslizante o que transforma o trabalho do pessoal de entrega mais fácil.

O Iveco Daily nasceu em 1978 e tem crescido, de uma forma natural, para se tornar no mais desejado veículo comercial ligeiro da Europa; colega de trabalho urbano, forte por natureza, e acima de tudo amigo do ambiente.

Prémio "Transport Innovation of the Year Award 2009" para a Iveco

Como reconhecimento do sistema telemático de gestão de frotas Blue&Me Fleet, a Iveco recebeu neste certame internacional o prémio "Transport Innovation of the Year 2009". Atribuídos pela primeira vez, os prémios "Postal Technology International Awards" foram instituídos para premiar a excelência e a inovação na industria dos correios e são atribuídos através da votação dos leitores da revista "Postal Technology International".

Com o Blue&Me Fleet, introduzido em 2008 no Salão de Hanover, a Iveco ofereceu aos seus clientes um sistema topo de gama para a gestão das suas frotas, um aspecto cada vez mais importante para reduzir os custos de operação dos veículos, maximizando a sua rentabilidade.

Esta solução resulta de uma "joint venture" entre a Iveco, marca líder na construção de veículo comerciais, e o líder global em termos de soluções para gestão de frotas, a Qualcomm. O serviço telemático da Qualcomm é totalmente compatível com a plataforma "Blue&Me Fleet" e permite ao operador obter informações em tempo real de todos os veículos equipados com este sistema.

O computador de bordo da plataforma "Blue&Me Fleet" é capaz de dialogar com a rede CAN BUS do veículo, obtendo assim todos os dados (consumos, quilómetros percorridos, velocidade, utilização e outros) e identifica o utilizador para que os dados possam ser correlacionados individualmente ao condutor e ao seu estilo de condução independentemente do veículo.

Além disso, é possível descarregar os dados do tacógrafo por via remota: um interface ligado ao tacógrafo digital permite autenticar o veículo e descarregar os dados evitando assim a presença de um elemento humano perto do veículo para recolher esses dados. O sistema "Blue&Me Fleet" transmite os dados utilizando um comum telemóvel directamente para a rede de gestão da Qualcomm. Daqui, o gestor de frotas pode ter acesso a toda a informação através do FleetVisor, um sítio na internet. Simples, rápido e muito eficaz.

Fonte: Good News





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Iveco Daily
« Responder #20 em: 04 de Dezembro, 2009, 19:20:53 »
Iveco na linha da frente em motores a gás natural comprimido



Os veículos com motor a gás natural da Iveco, que integram a gama EcoDaily, são tão silenciosos como os como motor a gasolina, têm baixo consumo de combustível e emissões reduzidas a quase nada

A Iveco tem assumido a responsabilidade de procurar alternativas aos combustíveis convencionais, de forma a combater a poluição e a diminuição das reservas petrolíferas e consequente aumento do preço dos combustíveis. Foi com a consciência destes problemas que surgiu a gama EcoDaily, apresentada em Junho deste ano, que, além das soluções diesel e agora também eléctricas, apresenta um motor alimentado a gás natural comprimido (CNG), que permite a manutenção de toda a robustez, produtividade e flexibilidade da gama Daily mas com uma grande redução de emissões poluentes e um motor mais silencioso do que as versões a diesel, ideal para percursos urbanos diários.

Os motores CNG Iveco estão na linha da frente em termos de emissões e respondem nos próximos 10 a 15 anos a todas as restrições de emissões”, referiu Rui Alexandre, responsável pela área de vendas e marketing da Iveco, no workshop “Diversificação de fontes de energia para veículos”, promovido na passada semana pela Lisboa E-Nova e a Iveco Portugal e que juntou diversos especialistas nesta área, no auditório do Centro de Informação Urbana de Lisboa. Neste evento esteve exposto o Iveco Daily 50C14G Natural Power na sua versão de chassis cabina simples.



Rui Alexandre definiu o gás natural comprimido como “uma tecnologia excepcional”, que permite um suave funcionamento do motor, um elevado poder energético e um baixo nível de emissões de CO2 e NO2. Estes motivos levaram a que esta tecnologia fosse uma das apostas da Iveco na sua nova gama EcoDaily, que alia esta solução híbrida, pois o motor pode ser accionado a gasolina se necessário, e a de propulsão eléctrica, além dos motores a diesel optimizados de forma a cumprir, à imagem dos anteriormente referidos, todas as normas ambientais actuais (EEV) e futuras (Euro6).

O motor que equipa os veículos CNG da Iveco é o 3.0 Natural Power EEV que debita 136 cavalos de potência e 350 Nm de binário, apresentando as emissões de dióxido de carbono e os níveis de consumos de combustível mais baixos da sua classe. Concebido para ser accionado com metano, este pode ainda funcionar com gasolina, em modo de emergência, através de um depósito auxiliar. O sistema de combustível duplo, com sistema de injecção multiponto, alterna automaticamente para a gasolina quando o metano acaba, evitando assim o corte no motor. Devido às suas características realmente amigas do ambiente, o Natural Power não necessita de um filtro de partículas, ao contrário do que acontece nas versões a diesel.



O representante de vendas e marketing da Iveco salientou ainda a performance semelhante à de um diesel, o baixo ruído produzido e o desgaste reduzido do motor. Outras das mais-valias da gama EcoDaily Natural Power apontadas por Rui Alexandre foi a adaptação a qualquer tipo de cliente e às suas necessidades, em virtude da facilidade e baixos custos de carroçamento, a garantia de espaço para carga e a facilidade de adaptação e utilização para os mais diversos fins.

A gama possui carroçarias para qualquer tipo de trabalhos: furgão, chassis cabina simples, chassis cabina dupla, combi e minibus. “O novo Iveco Daily CNG já não é um produto só para alguns, está disponível para todo o tipo de clientes”, acrescentou aquele responsável.

Rui Alexandre lembrou ainda que a utilização da tecnologia CNG “não se esgota na gama ligeira”, existindo também soluções nas gamas média e pesada, nomeadamente os modelos Strallis e Eurocargo da Iveco.

A marca Iveco que integra o grupo Fiat já vendeu 52 unidades CNG no nosso país, tendo comercializado cerca de 11 mil na Europa e na América do Sul.







Fonte: LusoMotores





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Iveco Daily
« Responder #21 em: 10 de Dezembro, 2009, 19:01:55 »
Fomos conduzir o novo Iveco EcoDaily Electric



O veículo eléctrico da gama EcoDaily está equipado com um motor alimentado a baterias, que não produz emissões gasosas nem ruído, destinado a uma utilização profissional urbana

A Iveco apresentou oficialmente à Comunicação Social, num evento que contou com a realização de um primeiro teste dinâmico em estrada, o novo EcoDaily Electric, um veículo totalmente eléctrico, equipado com um motor alimentado a baterias, que não produz emissões gasosas nem ruído, sendo particularmente indicado para uma utilização profissional urbana. Criado na senda das preocupações da Iveco com o meio-ambiente e com a cada vez menor disponibilidade e maior preço do petróleo, o EcoDaily Electric oferece toda a robustez, produtividade e flexibilidade da gama Daily, mas agora respondendo às necessidades dos profissionais das mais diversas áreas de uma forma garantidamente ecológica.

Após a recente apresentação do EcoDaily Electric a profissionais do ramo automóvel e dos transportes, no âmbito do workshop “Diversificação de fontes de energia para veículos”, no qual o LusoMotores marcou presença, dando conta de todos os pormenores, a Iveco organizou esta quarta-feira uma conferência de imprensa onde deu a conhecer de forma detalhada a nova versão eléctrica da gama EcoDaily, abordando ainda, de forma mais ligeira, a versão desta gama a gás natural comprimido (CNG).

Equipado de um motor assíncrono trifásico controlado por um inversor DC/AC, com potência de 30 kW contínuos (60kW de pico) para os modelos 35S e 40kW contínuos (80kW de pico) para as versões 50C, o Iveco EcoDaily Electric é um veículo totalmente eléctrico que utiliza baterias Zebra 25, com a tecnologia NaNiCl2. Estas baterias são seladas, não produzem emissões gasosas, não exigem manutenção e são totalmente recicláveis, sendo a sua recarga feita através de uma ficha normalizada trifásica 380V/32A que necessita de oito horas para carregar na totalidade as baterias.



Cada bateria tem a voltagem nominal de 278 V e funciona numa gama de temperaturas entre os 270 e 350ºC, garantida automaticamente pela mesma. Sendo usada em aplicações com elevada necessidade de energia e potência, a bateria Zebra tem uma vida útil de 1000 ciclos, garantida pela Iveco, podendo no entanto sobreviver a mais recargas completas. A autonomia oscila entre os 90 e os 130 quilómetros, dependendo do número de baterias em utilização e da missão a que se destina o veículo: o Daily 35S pode percorrer até 90 km com duas baterias e até 120 km com três (disponível nos modelos com chassis longo), enquanto que o 50C pode completar 100 km com três baterias e 130 km com quatro (opcional, dependente da distância entre eixos). Estes registos foram alcançados durante os testes de avaliação e com os veículos na máxima carga. A energia das travagens é igualmente recuperada, aumentando o raio de acção do veículo, à semelhança do que acontece com os sistemas KERS utilizados na Fórmula 1.

Beneficiando da construção do chassis da gama Daily, todos os componentes e baterias estão alojados no compartimento do motor ou entre as longarinas do chassis, de forma a não comprometer a capacidade de carga, o que permite a fácil adaptação do veículo às mais diversas funções. No painel de instrumentos está instalado um ecrã da rede CAN que fornece ao condutor todas as informações relevantes no que diz respeito ao correcto funcionamento do veículo, tais como o estado da carga das baterias, a voltagem do sistema, a temperatura e o mau funcionamento do sistema. Salta ainda à vista um grande botão vermelho, localizado à esquerda do volante, que permite cortar o fornecimento de energia do veículo por completo, obrigando depois a reiniciar o mesmo por duas vezes para o voltar a ligar normalmente.



O EcoDaily Electric conduz-se como um modelo convencional, estando equipado com uma caixa de velocidades automática, surgindo no habitáculo o selector da caixa com apenas três indicadores: D (para a frente), N (neutro) e R (marcha-atrás). O controlo do veículo é assegurado pelo inversor de tracção, cuja acção está baseada na informação fornecida por sensores colocados nos pedais de acelerador e travão, indicando quais as necessidades do condutor. O veículo pode atingir uma velocidade máxima de 70 km/h, tendo capacidade para ultrapassar inclinações de 18 graus. A velocidade máxima pode ser calibrada para um valor mais baixo caso a utilização seja feita a velocidades reduzidas, em ambientes inteiramente urbanos, permitindo esta opção aumentar a autonomia disponível. Aliás, cabe sempre ao cliente a determinação da melhor configuração do seu Iveco EcoDaily, isto porque o número de baterias instalado aumenta a autonomia mas diminui a capacidade de carga, da mesma forma que a velocidade estabelecida acaba por ter influência directa na autonomia e consequentemente no raio de acção do veículo na actividade para o qual for utilizado.

Ao volante (quase) sem ruídos



No pequeno teste de estrada efectuado, ao volante da Iveco Daily 35S Electric na sua versão de furgão, o LusoMotores pôde constatar a fácil, confortável e prática condução que o EcoDaily Electric proporciona, e ainda verificar a evidente capacidade de carga deste modelo, confirmando os pergaminhos de veículo perfeitamente adaptado a missões urbanas, como a distribuição porta-a-porta ou o transporte de passageiros. Algo de que nos apercebemos rapidamente, pela sua ausência, é o ruído do motor convencional, aqui inexistente, num veículo em que apenas se sente a rodar quando, na versão furgão e sem carga, passa para o habitáculo um ligeiro zumbido produzido pelo funcionamento do diferencial traseiro. Ocupado, o espaço de carga deixa de funcionar como "caixa de ressonância" e deixamos de sentir a presença do diferencial.

Apesar do elevado preço actual (cerca do triplo das versões a diesel), a não produção de emissões de gases poluentes durante a circulação, cumprindo todas as restrições europeias actuais e futuras no campo ambiental, torna também este modelo eléctrico uma solução de futuro no que toca à mobilidade urbana, consoante referem os responsáveis da marca. Ainda assim, naturalmente, a Iveco reconhece que a aquisição este tipo de veículos é para já apenas para entidades públicas ou privadas que pretendem dar ênfase à bandeira da defesa ambiental visto que o seu custo impede ainda a sua comercialização em larga escala.

A Iveco destaca ainda o facto do EcoDaily Electric ser desenhado, construído e vendido pela própria marca, que integra o grupo Fiat, facto que oferece vantagens em termos de assistência programada ou não programada.



É um produto que cumpre todos os requisitos da marca Iveco”, sublinhou Rodrigo Delgado, gestor de produto da Iveco, acrescentando ainda a garantia de que “a Iveco garante toda a assistência desde a aquisição até às necessidades de manutenção”, isto apesar de componentes como as baterias Zebra serem fornecidas à marca italiana por parceiros externos.

Fonte: LusoMotores, por Sérgio Mendonça





Tiffosi

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 17082
  • Karma:
    +9/-8
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
Iveco Daily
« Responder #22 em: 11 de Dezembro, 2009, 21:23:18 »
EcoDaily a gás natural à frente do eléctrico nas energias alternativas



Entre as apostas da Iveco às alternativas aos combustíveis tradicionais, os elevados custos da versão eléctrica do EcoDaily parecem dar vantagem, pelo menos a curto prazo, à versão a gás natural (CNG)

A Iveco tem lutado para estar no pelotão da frente dos construtores com sérias preocupações ambientais e, nesse sentindo, tem investido na busca de soluções tecnológicas que possam assumir-se como alternativas viáveis no presente e no futuro. Preocupada igualmente com a disponibilidade e preço do petróleo, a Iveco optou por três diferentes abordagens: a optimização da tecnologia diesel, a difusão da tecnologia de gás natural comprimido (CNG) e a aposta nas tecnologias híbrida e eléctrica. Foi nesta senda que surgiu a gama EcoDaily, integrando os três tipos de soluções, e em relação à qual fomos recentemente conhecer a versão eléctrica. Naquela apresentação ficou clara a conclusão segundo a qual, para já, o EcoDaily Natural Power, movido a gás natural comprimido (CNG), parece ter mais hipóteses de singrar no mercado português, apesar dos condicionamentos que ambos ainda sofrem no nosso país.

A conferência de imprensa organizada pela Iveco esta quarta-feira, em Castanheira do Ribatejo, visou precisamente a apresentação, de forma detalhada, da nova versão eléctrica da gama EcoDaily e a abordagem, de forma mais ligeira, à versão desta gama a gás natural comprimido (CNG), com os olhos postos no futuro. Na contextualização da razão de existir destes veículos, Nuno Seabra, director comercial da Iveco, começou por apresentar a evolução da mobilidade urbana, mostrando que as cidades europeias estão a atravessar uma tendência de extensão da área urbana, onde diversas restrições limitarão a mobilidade de bens e pessoas, passando os veículos ecológicos a serem os únicos a beneficiar de mobilidade total. Em termos de emissões de gases poluentes verifica-se que todas caminham para níveis sustentáveis, excepto o dióxido de carbono (CO2), que compõe o grande desafio dos fabricantes de veículos. Outra das preocupações a ter em conta está relacionada com o petróleo, nomeadamente a escassez que se vai, cada vez mais, fazer sentir e o aumento do preço que vai continuar gradualmente, apesar de já ter subido em 1350% na última década. Ainda nesta linha, a Iveco preocupa-se com os custos operacionais dos veículos comerciais, onde o combustível assume 30% do bolo total, podendo chegar aos 40% quando ocorrem grandes aumentos.

É considerando este cenário que a Iveco apresenta três soluções, que foram integradas na gama EcoDaily: a optimização do desempenho da tecnologia diesel, a difusão da tecnologia de gás natural comprimido (CNG) através de uma rede de distribuição alargada e a aposta nas tecnologias híbrida e eléctrica.



Coube a Rui Alexandre, responsável de marketing e produto da Iveco, abordar as principais características específicas da versão CNG da gama EcoDaily (Natural Power), da qual o LusoMotores já falou em pormenor em notícias anteriores recentes, com destaque para o suave funcionamento do motor, o elevado poder energético e o baixo nível de emissões de CO2 e de NOx (Óxidos de Nitrogénio). As vantagens sublinhadas do EcoDaily 3.0 – Natural Power EEV foram: a performance ao nível dos motores diesel, o baixo nível de ruído, o baixo consumo, o reduzido desgaste do motor e a homologação EEV, a que se junta o cumprimento dos limites propostos pela norma EURO VI, o que significa que esta tecnologia se poderá manter na próxima década.

Em relação ao seu parceiro eléctrico (EcoDaily Electric), que foi apresentado em pormenor por Rodrigo Delgado, gestor de produto da Iveco, conforme damos conta em peça à parte, a versão CNG parece sair vencedora em diversos aspectos, antes de mais, ao nível da evolução da tecnologia, pois esta encontra-se mais desenvolvida que a eléctrica, apesar dos esforços que estão a ser feitos para fomentar esse desenvolvimento.



Em termos de autonomia, actualmente a vantagem vai igualmente, de forma clara, para a versão CNG, que pode chegar aos 500 km, dispondo de um depósito de gasolina para situações de emergência, face aos 130 km da Daily 50C com quatro baterias. Também em relação à velocidade máxima a versão CNG leva a melhor, no entanto, a versão eléctrica assume-se como mais “amiga do ambiente”, em razão de não emitir quaisquer gases poluentes. Apesar de ambas partilharem múltiplas características da gama Daily, como a robustez, a produtividade e a flexibilidade, que se traduzem na resposta às necessidades dos profissionais das mais diversas áreas em zonas urbanas, e até de partilharem o grande constrangimento em que consiste a falta de postos de abastecimento em Portugal para alimentar os veículos movidos a ambos os combustíveis, pelo menos para já, os elevados custos da EcoDaily Electric (cerca do triplo do preço da versão diesel e cada bateria tem o custo de 12 mil euros) parecem retirar alguma competitividade em termos do mercado de vendas nacional face à versão CNG.

Em Portugal, a Iveco já vendeu 53 veículos CNG, registando cerca de 11 mil unidades vendidas nos mercados internacionais, sendo importante lembrar que existem ainda veículos das gamas média e pesada que usam esta tecnologia, nomeadamente os modelos Stralis e Eurocargo.



Em Portugal, não é claramente uma compra económica”, confessou Rui Alexandre, reconhecendo que a opção pela compra da EcoDaily Electric actualmente serve para determinadas empresas utilizarem mais como uma forma de promoção da sua imagem, numa vertente ecológica. Embora os responsáveis da Iveco tenham reconhecido o preço elevado deste veículo eléctrico, em consequência dos custos desta tecnologia, sublinharam que é de enorme importância a marca mostrar que possui esta tecnologia e disponibiliza-la a todos os clientes que possam estar interessados.

Na opinião dos representantes da Iveco, para promover as tecnologias eléctrica e CNG são necessárias mais tomadas de decisões por parte do Governo, como a criação de tarifários específicos de energia, a atribuição de apoios às compras de veículos movidos com estes combustíveis, a criação de mais postos de abastecimento e até mesmo a constituição de legislação adequada nas áreas onde existem lacunas, à imagem do que já acontece em diversos países europeus. Prova do atraso luso em relação a outros países é, por exemplo, o número de postos de abastecimento de CNG: na Alemanha existem 774, chegando aos 1000 no ano 2011; na Suíça estão activos 100 postos, número que será aumentado para 140 em 2011; na Áustria estão instalados 110 postos, prevendo-se estarem disponíveis 200 em 2011; e em Portugal existem actualmente cinco postos de CNG, e por iniciativa de empresas com frotas que usam gás natural comprimido.

Fonte: LusoMotores, por Sérgio Mendonça