Informo que o 124 já fez mais de 1000 kms nas minhas mãos.
Mais de metade destes mais de 1000 kms foram feitos casa - trabalho - casa.
Não tenho muito mais a acrescentar em relação ao que já tenho contado, mas após mais de 1000 kms pode-se referir em resumo:
Positivo:- Espaço (Ainda hoje em dia não será fácil este espaço num carro de 4,03m);
- Conforto (Como tenho Koni no Stilo, este é o meu carro mais confortável);
- Visibilidade (Superfície vidrada e ângulos de visão excelentes);
- Vidrinhos triangulares nas portas da frente. Absolutamente geniais, fazem imenso jeito para várias coisas;
- Temperatura (calor) ao Sol. Mesmo comparado com outros carros brancos actuais, acumula muito menos calor do que carros modernos.
- Resposta do motor (muito solicita e cativante);
- Sonoridade;
- Facto de pegar de estalo;
- Comandos do veículo em geral, até o sistema clássico da manete para mínimos, médios e máximos, bem como buzina de aro;
- Direcção estranhamente "pouco" pesada, sendo mais fácil de estacionar do que poderia parecer;
- Escalonamento quase perfeito das 4 relações de caixa;
- RWD. Tracção num eixo e direcção noutro é sempre interessante em termos de condução;
- Comportamento em curva relativamente bom. Nos anos 60 era de eleição;
- Aspecto do carro, parece cativar quase toda a gente, mesmo pessoas desligadas dos automóveis.
Negativo:- Consumos;
- Aerodinâmica (Compromete a velocidade de ponta, que seria pornográfica com aerodinâmica actual se tivesse caixa, bem como consumos. Para além disso os ruídos de deslocação do ar são de outra época claro, bem como a sensibilidade aos ventos laterais, tipo Furgão);
- Relações de caixa muito bem escalonadas, mas o carro hoje teria que ter 6 ou 7 relações em vez de 4, podendo as 4 primeiras permanecerem iguais;
- Brecagem;
- Travão de mão (Mesmo em novos muito pouco eficaz, em parte por ter discos traseiros);
- Travagem hoje é fraca, apesar de todos os 124 terem discos ás 4 rodas. Nos anos 60 travaria muito bem, hoje temos que dar distância aos carros actuais, margem, para não termos uma má surpresa;
- Várias chaves (nesta época era assim. Ignição, Fechaduras, Depósito);
- Segurança passiva fora do que hoje se imagina sequer.
Em conclusão:Tendo noção que em caso de embate, este veículo não apresenta uma segurança aceitável sequer, o carro tem que ser conduzido com esse factor em mente, bem como com a noção que a travagem e a sensibilidade aos ventos são de outros tempos.
Tirando isso pode parecer incrível, mas o carro é mais do que actual em muita coisa e perfeitamente usável e agradável, mas isto em cidade e estrada regular, uma vez que a caixa é muito curta e fazer autoestrada com este carro a velocidade alta é queimar imensa gasolina para nada.
Mesmo o andamento é muito interessante, até porque acaba por ter uma relação peso / potência de 75 cv / Tonelada, o que em carros Italianos mais antigos costuma ser já suficiente para dar alguma prestação valorosa.