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Queres começar um bom Post de Engenharia mecânica que o pessoal alinha logo????TEMA:Transformar um motor a gasolina de 1108 cc Fire para obter 85 Cv, sem meter turbos e carburadores....
sim isso e verdade....! a viabilidade e feabilidade de um motor assim....! bem gostei da ideia de um motor 900 com 80 cv....! mas talvez aumentar a cilindrada um bocadinho pouco....! quanto ao MG, o motor de 1070 cc com 140 cv,ja m falaram em tanta coisa, até num mini 1300 com potencia semelhante a um motor 1600 com preparaçao, ou seja a rondar os 200 cv....bem isto e kualker coisa...bem alguma das alterações, amterias dos martelos, arvores de cames, correia para corrente ou até "jogo de engrenagens".....! bem ha tmb facilidades de diminhução de inercia dos componentes, muita liga de aluminio á coisa....e puff...! escapes bem dimensionados podem dar uns 5/6 cavalos, mas custa mt dinheiro, condutas de admissão bem dimensionadas pa mesma gasolina pode aumentar 150% o rendimento volumetrico.....ha o "trabalhar" do tipo de camaras e até se pode alterar a turbulencia de entrada dos gases.....! tanta coisa....! tudo junto e mt mt mt money.....
ja andei num mini de pericia com o motor 1275 levado a 1600 e com uns simpaticos 150 cavalos!
Eu tambem já ouvi muita coisa,mas ver...1070cc com base neste bloco ,o maximo que tiras,neste momento,e comprovado,são 148cv.Não me venhão dizer que titam mais porque este motor de 148cv tem culaça de 16v unica no mundo e dura 10min,só assim se consegue esta potencia...Quanto ao minis,1600 não dá,é como a questão do 1300 a partir do 900,simplesmente por mais voltas que des não cabe lá dentro,nem a nivel de cambota nem a nivel de pistões.O mini o maximo que tiras do bloco A é um esticado 1430cc.Já vi com culaça de cbr600,assim como já vi 903cc com essa culaça,potencias não sei,como é natural,não divulgão.Mas se tens alguma ideia de como passar um 903 a 1300 manda ai.Eu neste momento ando a estudar tratamentos anti-fricção...em certos componetes dá 5% de rendimento...
Nestes motores faz-se o contrario,se queres mais potencia tens de montar umas bielas maiores.Por ex,no 1050cc de origem tem-se bielas de 110mm,nos motores "vitaminados monta-se bielas de 117mm.Com isto consegues diminuir a força nas saias dos pistões e assim diminuir o atrito e perdas parasitas,porque estas a diminuir o "angulo de ataque" do pistão á biela.Penso que as motas usam o mesmo sitema,bielas maiores e não mais pequenas,ate porque o cumprimento ideal das bielas pode ser calculado.Por ex a cosword quando mexia em motores Ford,principalmente nos BDA e BDG alterava sempre o cumprimento das bielas para medidas muito proximas das teoricamente ideais.No que toca a escape,alem da curvatura certa,tens o cumprimento certo.Podes tambem dar-lhe uma pleicula ceramica para aumentar os gases de escape,etc...Quanto a camera de combustão,pouco ou nada podes fazer para alem de a estudar.Existem no mercados pistões "cabeçudos",e claro esta com as saias á medida.
Amigos vai um conselho......deixem-se de tec talk, e toca a sujar as mão , que ai é que voces aprendem não é neste tipo de converssas de nettreta . quando as coisas aparecerem feitas, ninguem argumenta pois os factos estão lá para comprovar...váaaa toca a trabalhar malandros....hehehe :smasher: