Autor Tópico: Engenharia2  (Lida 9324 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27584
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Engenharia2
« Responder #15 em: 09 de Dezembro, 2008, 17:20:55 »
Nota para o FIAT 600 71:
Pá, achas mesmo que TODOS os Engenheiros e Doutores fazem questão de serem tratados com Título?
Não digas asneiras.
Actualmente até dá ares de "bimbo" querer isso;  (lol) em meio académico até se riem de ti!
Lá está, faz falta por muitos motivos a Universidade, bem como a tropa a muitas pessoas; nem que seja pela vivência só por si.
Estamos a falar de "esferas" que só mesmo passando por elas.
Que fique bem claro que ninguém é mais do que ninguém neste mundo!
Mas não cai mesmo nada bem apoucar quem andou ou anda a esfolar-se todo na Universidade.
A esses que apoucam quero ver se tiverem filhos se um dia os impedem de seguir para a Universidade, porque só se vão estupidificar lá?  (lol)  
« Última modificação: 09 de Dezembro, 2008, 17:25:32 por pintodealmeida »
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27584
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Engenharia2
« Responder #16 em: 09 de Dezembro, 2008, 17:31:35 »
Citar
Queres começar um bom Post de Engenharia mecânica que o pessoal alinha logo????

TEMA:

Transformar um motor a gasolina de 1108 cc Fire para obter 85 Cv, sem meter turbos e carburadores....
Já te estou a ver a começares por imaginar umas lindas "Alberi a camme"!  :love:  
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Engenharia2
« Responder #17 em: 09 de Dezembro, 2008, 18:45:56 »
Citar
sim isso e verdade....! a viabilidade e feabilidade de um motor assim....! bem gostei da ideia de um motor 900 com 80 cv....! mas talvez aumentar a cilindrada um bocadinho pouco....!

quanto ao MG, o motor de 1070 cc com 140 cv,ja m falaram em tanta coisa, até num mini 1300 com potencia semelhante a um motor 1600 com preparaçao, ou seja a rondar os 200 cv....bem isto e kualker coisa...


bem alguma das alterações, amterias dos martelos, arvores de cames, correia para corrente ou até "jogo de engrenagens".....! bem ha tmb facilidades de diminhução de inercia dos componentes, muita liga de aluminio á coisa....e puff...! escapes bem dimensionados podem dar uns 5/6 cavalos, mas custa mt dinheiro, condutas de admissão bem dimensionadas pa mesma gasolina pode aumentar 150% o rendimento volumetrico.....ha o "trabalhar" do tipo de camaras e até se pode alterar a turbulencia de entrada dos gases.....! tanta coisa....! tudo junto e mt mt mt money.....
ja andei num mini de pericia com o motor 1275 levado a 1600 e com uns simpaticos 150 cavalos!
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27584
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Engenharia2
« Responder #18 em: 09 de Dezembro, 2008, 18:51:38 »
Citar
ja andei num mini de pericia com o motor 1275 levado a 1600 e com uns simpaticos 150 cavalos!
Um comissário de pista do Estoril falou-me desses Minis com 180 bhp!
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

MGConcept

  • Illuminati
  • Zagato

  • Offline
  • *****
  • 1261
  • Karma:
    +1/-0
Engenharia2
« Responder #19 em: 09 de Dezembro, 2008, 19:34:34 »
Citar
sim isso e verdade....! a viabilidade e feabilidade de um motor assim....! bem gostei da ideia de um motor 900 com 80 cv....! mas talvez aumentar a cilindrada um bocadinho pouco....!

quanto ao MG, o motor de 1070 cc com 140 cv,ja m falaram em tanta coisa, até num mini 1300 com potencia semelhante a um motor 1600 com preparaçao, ou seja a rondar os 200 cv....bem isto e kualker coisa...


bem alguma das alterações, amterias dos martelos, arvores de cames, correia para corrente ou até "jogo de engrenagens".....! bem ha tmb facilidades de diminhução de inercia dos componentes, muita liga de aluminio á coisa....e puff...! escapes bem dimensionados podem dar uns 5/6 cavalos, mas custa mt dinheiro, condutas de admissão bem dimensionadas pa mesma gasolina pode aumentar 150% o rendimento volumetrico.....ha o "trabalhar" do tipo de camaras e até se pode alterar a turbulencia de entrada dos gases.....! tanta coisa....! tudo junto e mt mt mt money.....
Eu tambem já ouvi muita coisa,mas ver...
1070cc com base neste bloco ,o maximo que tiras,neste momento,e comprovado,são 148cv.Não me venhão dizer que titam mais porque este motor de 148cv tem culaça de 16v unica no mundo e dura 10min,só assim se consegue esta potencia...

Quanto ao minis,1600 não dá,é como a questão do 1300 a partir do 900,simplesmente por mais voltas que des não cabe lá dentro,nem a nivel de cambota nem a nivel de pistões.O mini o maximo que tiras do bloco A é um esticado 1430cc.Já vi com culaça de cbr600,assim como já vi 903cc com essa culaça,potencias não sei,como é natural,não divulgão.

Mas se tens alguma ideia de como passar um 903 a 1300 manda ai.

Eu neste momento ando a estudar tratamentos anti-fricção...em certos componetes dá 5% de rendimento...
 
 
2 Fiat 600D 65-68
2 Fiat 850 Sport Coupe 68?
2 Autobianchi Abarth 74-85
1 Autobianchi Junior 80
1 NSU 500 Weinsberg 58
E a lista continua...

Picado pelo Escorpião á 25 anos...

correia88

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 32
  • Karma:
    +0/-0
Engenharia2
« Responder #20 em: 09 de Dezembro, 2008, 20:18:48 »
Citar
Eu tambem já ouvi muita coisa,mas ver...
1070cc com base neste bloco ,o maximo que tiras,neste momento,e comprovado,são 148cv.Não me venhão dizer que titam mais porque este motor de 148cv tem culaça de 16v unica no mundo e dura 10min,só assim se consegue esta potencia...

Quanto ao minis,1600 não dá,é como a questão do 1300 a partir do 900,simplesmente por mais voltas que des não cabe lá dentro,nem a nivel de cambota nem a nivel de pistões.O mini o maximo que tiras do bloco A é um esticado 1430cc.Já vi com culaça de cbr600,assim como já vi 903cc com essa culaça,potencias não sei,como é natural,não divulgão.

Mas se tens alguma ideia de como passar um 903 a 1300 manda ai.

Eu neste momento ando a estudar tratamentos anti-fricção...em certos componetes dá 5% de rendimento...
boas,
bem eu tenho algumas ideias em mente:
.analisar a camara de combustão: ver de que tipo
-tentar perceber, cito tentar, como evoluem os gases la dentro, para k?
bem para poder quantificar caudais de gases de admissao e de escape...
-tentar aumentar a cilindrada, bielas curtas como os de algumas motas, bem o problema aqui será o cavilhao e a cambota...! so analisando o que ha no mercado
-analisar a camara ajuda a tentar perceber que tipo de pistão se trata (a cabeça) para que caso exista uma modificação para pistão de saia curta....! menos atrito aumento de potencia.´
-bem aqui com carburadores, so pela inspecção, com talvez duplos, e dimensionar condutas, ou manter as mesmas de admissao....! o escape pode e é uma coisa que terei de analisar....!
-.....
pouco dinheiro...! ha muito mais que se pode efectuar mas talvez pelo motivo do carro ser pa estradaa e também pk n ha axim dinheiro pa gstr .....!

 :yeah: peace....

MGConcept

  • Illuminati
  • Zagato

  • Offline
  • *****
  • 1261
  • Karma:
    +1/-0
Engenharia2
« Responder #21 em: 09 de Dezembro, 2008, 20:36:37 »
Nestes motores faz-se o contrario,se queres mais potencia tens de montar umas bielas maiores.Por ex,no 1050cc de origem tem-se bielas de 110mm,nos motores "vitaminados monta-se bielas de 117mm.Com isto consegues diminuir a força nas saias dos pistões e assim diminuir o atrito e perdas parasitas,porque estas a diminuir o "angulo de ataque" do pistão á biela.

Penso que as motas usam o mesmo sitema,bielas maiores e não mais pequenas,ate porque o cumprimento ideal das bielas pode ser calculado.Por ex a cosword quando mexia em motores Ford,principalmente nos BDA e BDG alterava sempre o cumprimento das bielas para medidas muito proximas das teoricamente ideais.

No que toca a escape,alem da curvatura certa,tens o cumprimento certo.Podes tambem dar-lhe uma pleicula ceramica para aumentar os gases de escape,etc...

Quanto a camera de combustão,pouco ou nada podes fazer para alem de a estudar.Existem no mercados pistões "cabeçudos",e claro esta com as saias á medida.
2 Fiat 600D 65-68
2 Fiat 850 Sport Coupe 68?
2 Autobianchi Abarth 74-85
1 Autobianchi Junior 80
1 NSU 500 Weinsberg 58
E a lista continua...

Picado pelo Escorpião á 25 anos...

correia88

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 32
  • Karma:
    +0/-0
Engenharia2
« Responder #22 em: 09 de Dezembro, 2008, 20:57:17 »
Citar
Nestes motores faz-se o contrario,se queres mais potencia tens de montar umas bielas maiores.Por ex,no 1050cc de origem tem-se bielas de 110mm,nos motores "vitaminados monta-se bielas de 117mm.Com isto consegues diminuir a força nas saias dos pistões e assim diminuir o atrito e perdas parasitas,porque estas a diminuir o "angulo de ataque" do pistão á biela.

Penso que as motas usam o mesmo sitema,bielas maiores e não mais pequenas,ate porque o cumprimento ideal das bielas pode ser calculado.Por ex a cosword quando mexia em motores Ford,principalmente nos BDA e BDG alterava sempre o cumprimento das bielas para medidas muito proximas das teoricamente ideais.

No que toca a escape,alem da curvatura certa,tens o cumprimento certo.Podes tambem dar-lhe uma pleicula ceramica para aumentar os gases de escape,etc...

Quanto a camera de combustão,pouco ou nada podes fazer para alem de a estudar.Existem no mercados pistões "cabeçudos",e claro esta com as saias á medida.
mas repara, ha 2 coisas, os cabeçudos k dizes podem não ser os que provocam a turbulência certa para uma determinada posição de valvulas...! bem ao aumentar ao comprimento de biela aumentas á taxa de compressão...sim eu sei que se faz isso....! claro que o angulo onde ocorre a combustão é menor, logo também maiores esforços nos apoios da cambota, mas aguenta...! não é isso que m impede...! quanto ao escape, sim o compriemnto depende muito do diamtro, e do numero de curvas.....! depende muito...! não podes generalizar...depende muito da enalpia dos gases....! logo do tipo de gasolina ->tipo de combustao

fiat_126

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 796
  • Karma:
    +0/-0
Engenharia2
« Responder #23 em: 09 de Dezembro, 2008, 21:12:19 »
enalpia ou entalpia???


MGConcept

  • Illuminati
  • Zagato

  • Offline
  • *****
  • 1261
  • Karma:
    +1/-0
Engenharia2
« Responder #24 em: 09 de Dezembro, 2008, 21:27:32 »
Os pistões cabeçudos estão lá para diminuir a camera de combustão,não para criar trubulencia.Para isso serve o acabamento rugoso dos conductos de admição.Ao contrario do que se pensa é mais faroravel eles terem uma serta rogosidade do que serem polidos a espelho.
Ao aumentar o tamanho das bielas não quer dizer que aumentes a taxa de compressão(alias,numca aumentas a taxa de compressao por ai...),porque por ex,se no motor abarth meteres bielas maiores nem que seja 1mm,tens que fazer uma de duas coisas,ou meter uma junta mais grossa ou cortar ao pistão,e ai a compressão mantem-se exactamente a mesma,caso contraio o motor nem roda.
Para aumentar a taxa de compressao ou metes um a junta mais fina,ou rebaixas culaça,ou metes pistões "cabeçudos",que existem em varias configurações para determinadas taxas,ou metes um pouco de tudo :d_grin:

 
2 Fiat 600D 65-68
2 Fiat 850 Sport Coupe 68?
2 Autobianchi Abarth 74-85
1 Autobianchi Junior 80
1 NSU 500 Weinsberg 58
E a lista continua...

Picado pelo Escorpião á 25 anos...

fiat_126

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 796
  • Karma:
    +0/-0
Engenharia2
« Responder #25 em: 09 de Dezembro, 2008, 22:04:40 »
Amigos vai um conselho......deixem-se de tec talk, e toca a sujar as mão :palmas: , que ai é que voces aprendem não é neste tipo de converssas de nettreta :buba: . quando as coisas aparecerem feitas, ninguem argumenta pois os factos estão lá para comprovar...váaaa toca a trabalhar malandros....hehehe :smasher:  


Fiat 600 71

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 12363
  • Karma:
    +3/-0
Engenharia2
« Responder #26 em: 09 de Dezembro, 2008, 22:10:48 »
Citar
Amigos vai um conselho......deixem-se de tec talk, e toca a sujar as mão :palmas: , que ai é que voces aprendem não é neste tipo de converssas de nettreta :buba: . quando as coisas aparecerem feitas, ninguem argumenta pois os factos estão lá para comprovar...váaaa toca a trabalhar malandros....hehehe :smasher:
Best post ever (lol)

 :tasla:

Sujem mazé a manita e bora fazer uns picos po estoril :yeah:

 
Joined 13 May, 2004


600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003


Member nº 182

MGConcept

  • Illuminati
  • Zagato

  • Offline
  • *****
  • 1261
  • Karma:
    +1/-0
Engenharia2
« Responder #27 em: 09 de Dezembro, 2008, 22:54:19 »
Se eu tenho nettreta é porque já sujei as mãos :point:

Ainda este fim de semana as sujei...afinal não,tava de luvas (lol)

E tambem ainda tentei pesar material para comparações,mas alguem trouce uma balança com pilha gasta :point:  
2 Fiat 600D 65-68
2 Fiat 850 Sport Coupe 68?
2 Autobianchi Abarth 74-85
1 Autobianchi Junior 80
1 NSU 500 Weinsberg 58
E a lista continua...

Picado pelo Escorpião á 25 anos...

correia88

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 32
  • Karma:
    +0/-0
Engenharia2
« Responder #28 em: 10 de Dezembro, 2008, 00:22:32 »
bem é entalpia, enganei-me a escrever

outra coisa, os "cabeçudos" estão lá SIM para cria um "circuito" especifico de gases, isto é eles ao entrar criam determinadas formas de circuito que desenvolvem a frente de chama duma determinada forma....isso é bastante importante porque uma boa frente de chama, bem desenvolvida poupas muita gasolina......! ! ! mais existem vários tipos de camara e de formatos de pistoes que proporcionam vários tipos de turbulencias. Muitas vezes concilia-se as 2 coisas para se efectuar swirl, um tumble. Até com deflectores nas valvulas, ou mesmo colectores curvos e bem dimensionados se pode efectura uma coisa do genero. Bem resumindo este fenome que dizes nao ser influenciado pelo pistao mas que é, influencia a potencia efectiva do motor, pois esta é função do trabalho realizado que depende do caudal de mistura gasolina+ar que entra e do poder calorifico desta mistura.....quanto ao tamnho da biela poder ou não aumentar a taxa de compressaõ e de poder ou não girar o motor, é simples uma expressão amtematica um bocadinho de conhecimento cinematico e logo se vê se gira ou não sem ter de a experimentar............!  

correia88

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 32
  • Karma:
    +0/-0
Engenharia2
« Responder #29 em: 10 de Dezembro, 2008, 00:25:53 »
estás a ver como engenharia dava jeito? só com um recipente e agua conseguias a partida ver qual deles é possui mair massa "masi pesado" porque o peso é função do lugar que ocupas na TERRA:PLANETA.....!!!! :t_up:

peace