Autor Tópico: Engenharia2  (Lida 9443 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

correia88

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 32
  • Karma:
    +0/-0
Engenharia2
« em: 08 de Dezembro, 2008, 15:03:11 »
bem quem começou o tópico de engenharia fui eu.....eu tou no 3º ano de engenharia, e bem pessoal, sou filho de mecanico dei e dou muito no batente nos carros......! conheço os DOIS lados....! eu sei as vantagens de um e de outro...... bah ninguém é puto aqui dentro, ouvi muita coisa que meu Deus....! o objecdtivo do tópico era ter conversas sobre engenharia aplicada, por exemplo alteração de motores, ideias......eu passo a citar

"o engenheiro é alguem que observa, analisa; posteriormente equaciona e minimiza custos" basicamente é isto a funçao de um engenheiro, passar a contas akilo k toda a gente vê in quoto. SENAO REAPAREm, eu desde puto sei que duas polias de diametro diferente produzem velocidades de rotação diferentes, mas em que medida? ou as engrenagens como saber como elas engrenam sem problemas? e k tempo dura uma engrenagem? um engenheiro ao analisar uma deverá saber......um mecanico tudo isto lhe passa ao lado, mas agora dêem a maioria dos engenheiros uma chave de bocas que seja e peçam desmonte....grande parte das coisas vê-se as aranhas......ñ sabe porque não é a funçaõ dele......porque raio há-de saber um médico como limpar macas? ou então um advogado saber as normas de escrivão? porque necessita um professor de saber limpar uma escola? bem basicamente, cada um no seu lugar, com conhecimentos diferentes porque juntos complementam-se....paises como os Nórdicos pensam assim e estão onde estão e nós a caminhar pa ruina........!
só pa dizer uma coisa para quem não sabe existem artefactos cientificos que provam que a arca de noé foi projectada e pensada, Pelos engenheiros da altura que acabavam por fazer tudo, mas possuiam também os aprendizes que eram simples carpinteiros.....mais existem muita besta no mundo, desde engenheiros a trabalhadores.......! por isso eu ja vi muita asneirola dita por engenheiros e como alguem disse kem mais critica os engenheiros sao os outros engenheiros.....! ! ! !

eu com este post queria apenas e só por um lado aliar algum conhecimento com efeitos práticos e que a discussaõ fosse "pacifica" mas pelos vistos a coisa não correu bem......! se não capacidade de analise e bom senso das pessoas meu deus.....!

abraço cumprimentos

Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Engenharia2
« Responder #1 em: 08 de Dezembro, 2008, 21:40:56 »
na preparação de um motor, não ha nada a "inventar" a base é a mesma para todos e para quase todos ja ha dados que permitem saber os limites dos componentes, o mecanico que tu descreves é alguem que só sabe trocar peças... o que infelizmente hoje em dia existe com fartura, mas que quanto a mim não tem o direito sequer a usar o nome :)

de que motor falas? :)
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

LB

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 16569
  • Karma:
    +17/-68
Engenharia2
« Responder #2 em: 08 de Dezembro, 2008, 21:43:30 »
Queres começar um bom Post de Engenharia mecânica que o pessoal alinha logo????

TEMA:

Transformar um motor a gasolina de 1108 cc Fire para obter 85 Cv, sem meter turbos e carburadores....
 

correia88

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 32
  • Karma:
    +0/-0
Engenharia2
« Responder #3 em: 08 de Dezembro, 2008, 23:14:50 »
eu tava mais a pensar em transformar um motor 900 do fiat 127 mk1, num 1300 sem sobrealimentação. De 45 cv pa 85
... :pivete:  

correia88

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 32
  • Karma:
    +0/-0
Engenharia2
« Responder #4 em: 08 de Dezembro, 2008, 23:21:40 »
bem depende....um motor bem alterado nao e assim muito facil....e facil alterar motores mas com consumos exagerados....! isso e facil....! e claro ha emcanicos assim, mas também alguns k têm noçoes dakilo k s paxa, embora nao o saibam quantificar..... Eu dou-t um exemplo, o meu avo (que ja faleceu) tinha muitas noções de engenharia, tanto que ele consegui ter muitas enovações, que os "motores pachancho" em braga reconheciam....! o meu avo ha mais de 40 anos produziu um motor a diesel, sem kualker tipo de conhecimento de engenharia, mas era um homem que no tempo em que viveu era um autentico inventor e engenheiro porque fazia tudo a pensar tal e qual um BOM ENG faz.....

fiat_126

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 796
  • Karma:
    +0/-0
Engenharia2
« Responder #5 em: 09 de Dezembro, 2008, 10:18:11 »
Oi Correia88

.....como vez ha aqui certas pessoas que te chamam de raios e curiscos não te dão o devido valor não te respeitam e tratam-te abaixo de cão.
 No entanto são essas mesmas pessoas que se chegam logo á frente quando é para te sugar informação (os outros que trabalhem, que eles copiam) veem logo a correr para lhes dares de borla todo o esforço tempo e dedicação e dinheiro investidos na tua apredizagem...Tipico Portugues parasita.."Olha o otário é engenheiro matou-se a trabalhar e agora eu copio o que ele fez, logo sou mais esperto que ele..ehehe".
Acho que dar perolas a porcos não compenssa..(porcos, sem querer ofender ninguem).

Compreendo a tua vontade em preparar tal motor, eu próprio ainda estou na faze de preparação do meu seicento de track day´s.
Um concelho: guarda o teu conhecimento poem em prática o que aprendeste e mostra para quem quiser ver o resultado do teu esforço, Sem revelares os segredos, pois ninguem te vai agradecer mais tarde nem te dar o devido valor. Falo por experiencia própria

Aqui fica uma foto do meu carro e do panda do meu amigo:




Força ai no projecto

Abraço


Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Engenharia2
« Responder #6 em: 09 de Dezembro, 2008, 10:42:03 »
Citar
eu tava mais a pensar em transformar um motor 900 do fiat 127 mk1, num 1300 sem sobrealimentação. De 45 cv pa 85
... :pivete:

bem depende....um motor bem alterado nao e assim muito facil....e facil alterar motores mas com consumos exagerados....! isso e facil....!
900 ohv e transformar em 1.3?

para o fazeres tens de usar uma cambota de 1050 ou uma por medida, bielas por medida, e pistons em SOBRE-SOBRE-SOBRE-medida!

em spec de pericia (motor-granada) um 900 com a cambota de origem é elevado para 1020 +/- mas isso implica paredes dos cilindros com 1 a 2mm de espessura o que é extremamente desaconselhavel para estrada (ha cromos que usam a mm spec nos minis e andam com eles para os eventos, mas mesmo assim....)


mas podes atingir esses mesmos 85 cavalos sem subir a cilindrada a esse patamar, eu construí um motor 900 que reza a lenda ter 80 cavalos, e que a nivel de consumos faz 5.5 aos 100.

mas se queres um ohv bruto, sugiro que comeces por achar um 1430 da seat, e depois o prepares, foi o que fez a abarth fez no Seat fura crono ABARTH, que tinha de origem uns miseros 90 cavalos salvo erro, e que podia ser extorquido por uns quantos mais com a devida preparação

para fazer um motor para alguem, antes de tudo é preciso saber em que vai ser usado(estrada, competição) que performance se quer do motor e quanto se quer investir, sem isso é apenas tecer conjecturas ;)

 
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

MGConcept

  • Illuminati
  • Zagato

  • Offline
  • *****
  • 1261
  • Karma:
    +1/-0
Engenharia2
« Responder #7 em: 09 de Dezembro, 2008, 11:49:19 »
Citar
SENAO REAPAREm, eu desde puto sei que duas polias de diametro diferente produzem velocidades de rotação diferentes, mas em que medida? ou as engrenagens como saber como elas engrenam sem problemas? e k tempo dura uma engrenagem? um engenheiro ao analisar uma deverá saber......um mecanico tudo isto lhe passa ao lado, mas agora dêem a maioria dos engenheiros uma chave de bocas que seja e peçam desmonte....grande parte das coisas vê-se as aranhas......ñ sabe porque não é a funçaõ dele
Eu não sou engenheiro e aspiro a mecanico e sei isto ,no minimo,tão bem como qualquer engenheiro deste país...sem querer entrar em discuções :t_up:

Quanto a modificar um 903cc para 1300cc,não consegues.O maximo que consegues desse bloco é um 1150,com cambota de 80mm de curso,porque não cabe maior lá dentro,e pistoes a condizer,ficando só 1mm de parede.
Mas como disse o Luke para 85cv basta uma preparação "normal",que já os consegues.

Sem querer tirar protagonismo a proposta do Luke para o OHV,queria fazer outra proposta ,com base no bloco do 903cc,mas para um 1070cc com origem no 1050cc Abarth.
O desafio será como tirar 140cv num destes motores,com a cambota de 74mm de origem e pistões de 67,8,com apenas 0,6mm de sobremedida.

Como diz o Fiat_126,não revelem os segredos,mas deitem cá para fora toda a teoria que se aprende em engenharias :d_grin:  
2 Fiat 600D 65-68
2 Fiat 850 Sport Coupe 68?
2 Autobianchi Abarth 74-85
1 Autobianchi Junior 80
1 NSU 500 Weinsberg 58
E a lista continua...

Picado pelo Escorpião á 25 anos...

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27584
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Engenharia2
« Responder #8 em: 09 de Dezembro, 2008, 14:06:58 »
Citar
Oi Correia88

.....como vez ha aqui certas pessoas que te chamam de raios e curiscos não te dão o devido valor não te respeitam e tratam-te abaixo de cão.
 No entanto são essas mesmas pessoas que se chegam logo á frente quando é para te sugar informação (os outros que trabalhem, que eles copiam) veem logo a correr para lhes dares de borla todo o esforço tempo e dedicação e dinheiro investidos na tua apredizagem...Tipico Portugues parasita.."Olha o otário é engenheiro matou-se a trabalhar e agora eu copio o que ele fez, logo sou mais esperto que ele..ehehe".
Acho que dar perolas a porcos não compenssa..(porcos, sem querer ofender ninguem).

Compreendo a tua vontade em preparar tal motor, eu próprio ainda estou na faze de preparação do meu seicento de track day´s.
Um concelho: guarda o teu conhecimento poem em prática o que aprendeste e mostra para quem quiser ver o resultado do teu esforço, Sem revelares os segredos, pois ninguem te vai agradecer mais tarde nem te dar o devido valor. Falo por experiencia própria

Aqui fica uma foto do meu carro e do panda do meu amigo:




Força ai no projecto

Abraço
Um bocado de soberba a mais não?
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

correia88

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 32
  • Karma:
    +0/-0
Engenharia2
« Responder #9 em: 09 de Dezembro, 2008, 15:26:37 »
eu nao diria que seja impossivel o motor como referi. mas admito que seja possivel....as preparações que me sugeriram é interexante......! analisando alguns parametros, vou recolher alguns dados....
quanto ao facto da troca de ideias e meramente isso...! claro sem crticar criticas-t o facto de eu "não saber" não daria, mas dá, não te esqueças que existem uma coisa a analisar, sem alterar a espessura ( minimal thickness) das camisas produzir um motor.....existem camaras bastante interexantes que com um pistoes de motores bicilindricos podem ser "trabalhadas"....uma ideia que tive nos ultimos tempos....

fiat_126

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 796
  • Karma:
    +0/-0
Engenharia2
« Responder #10 em: 09 de Dezembro, 2008, 16:18:44 »
Pintodealmeida...ja me chamaram de ideota burro e me$%#!" e não foi só a mim, tambem és  engenheiros não és?. Soberbo é mais um rotulo sem cola.

se achas que exagerei....gasta 4 anos a desenvolver um carro. Olhando para os custos a todos os níveis....e  depois falamos.
Não te deixes iludir pelo que se escreve na net... no papel tudo bate certo teoricamente falando muita coisa é possivel..  os problemas surgem quando passas da teoria á prática ...pois nem todas as soluções são as acertadas. Tu como engenheiro mais do que outros devias saber disso.. os calculos são aprocimados e com coeficientes de segurança.

Porque será que se fala tanto (Tec talck) e os carros teiman em não aparecer para mostrar que a teoria estava correcta.

Quando tiveres um projecto feito com provas dadas estou cá para te dar os parabens... depois do trabalho feito á-de surgir a questão: E que tal depois do trabalho todo que tiveste, dizeres ás pessoas que te chamaram de nomes, entregares o teu trabalho de bandeija.....

Abraço


Luke

  • Administrador
  • Ferrari

  • Offline
  • *****
  • 45139
  • Karma:
    +4/-2
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Engenharia2
« Responder #11 em: 09 de Dezembro, 2008, 16:35:58 »
Citar
eu nao diria que seja impossivel o motor como referi. mas admito que seja possivel....as preparações que me sugeriram é interexante......! analisando alguns parametros, vou recolher alguns dados....
quanto ao facto da troca de ideias e meramente isso...! claro sem crticar criticas-t o facto de eu "não saber" não daria, mas dá, não te esqueças que existem uma coisa a analisar, sem alterar a espessura ( minimal thickness) das camisas produzir um motor.....existem camaras bastante interexantes que com um pistoes de motores bicilindricos podem ser "trabalhadas"....uma ideia que tive nos ultimos tempos....
claro que é possivel...  tudo é possivel se atirarmos com euros suficientes contra algo!

agora se é viavel ou se sai em conta? não!
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

correia88

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 32
  • Karma:
    +0/-0
Engenharia2
« Responder #12 em: 09 de Dezembro, 2008, 16:58:50 »
sim isso e verdade....! a viabilidade e feabilidade de um motor assim....! bem gostei da ideia de um motor 900 com 80 cv....! mas talvez aumentar a cilindrada um bocadinho pouco....!

quanto ao MG, o motor de 1070 cc com 140 cv,ja m falaram em tanta coisa, até num mini 1300 com potencia semelhante a um motor 1600 com preparaçao, ou seja a rondar os 200 cv....bem isto e kualker coisa...


bem alguma das alterações, amterias dos martelos, arvores de cames, correia para corrente ou até "jogo de engrenagens".....! bem ha tmb facilidades de diminhução de inercia dos componentes, muita liga de aluminio á coisa....e puff...! escapes bem dimensionados podem dar uns 5/6 cavalos, mas custa mt dinheiro, condutas de admissão bem dimensionadas pa mesma gasolina pode aumentar 150% o rendimento volumetrico.....ha o "trabalhar" do tipo de camaras e até se pode alterar a turbulencia de entrada dos gases.....! tanta coisa....! tudo junto e mt mt mt money.....

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27584
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Engenharia2
« Responder #13 em: 09 de Dezembro, 2008, 17:05:36 »
Citar
Pintodealmeida...ja me chamaram de ideota burro e me$%#!" e não foi só a mim, tambem és  engenheiros não és?. Soberbo é mais um rotulo sem cola.

se achas que exagerei....gasta 4 anos a desenvolver um carro. Olhando para os custos a todos os níveis....e  depois falamos.
Não te deixes iludir pelo que se escreve na net... no papel tudo bate certo teoricamente falando muita coisa é possivel..  os problemas surgem quando passas da teoria á prática ...pois nem todas as soluções são as acertadas. Tu como engenheiro mais do que outros devias saber disso.. os calculos são aprocimados e com coeficientes de segurança.

Porque será que se fala tanto (Tec talck) e os carros teiman em não aparecer para mostrar que a teoria estava correcta.

Quando tiveres um projecto feito com provas dadas estou cá para te dar os parabens... depois do trabalho feito á-de surgir a questão: E que tal depois do trabalho todo que tiveste, dizeres ás pessoas que te chamaram de nomes, entregares o teu trabalho de bandeija.....

Abraço
Pá, até podes ter razão... mas a maneira como escreveste dá a impressão de menino mimado que não empresta o brinquedo a ninguém.  :t_up:
Na boa.
Mas já agora se achas que existem "ladrões de ideias" podes contar ao pessoal para lhes  :boxe:
« Última modificação: 09 de Dezembro, 2008, 17:08:15 por pintodealmeida »
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

GT Abarth

  • Moderação
  • Ferrari

  • Offline
  • ****
  • 27584
  • Karma:
    +25/-14
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Engenharia2
« Responder #14 em: 09 de Dezembro, 2008, 17:14:53 »
Citar
Pintodealmeida...ja me chamaram de ideota burro e me$%#!" e não foi só a mim, tambem és  engenheiros não és?.
Sou, mas não Mecânico.
Aliás até já fiz a Pós-Graduação e vou fazer Investigação e Tese/Dissertação agora... está difícil ficar na Universidade; muito difícil.
Mas isso para este fórum não interessa nada.

Aliás como já se viu, mora por aqui um ressabiamento aos "canudos" impressionante... não sei porquê, lá têm as suas razões, pá.

Só que a questão da discussão foi sempre mais por haver uma generalização.
Claro que há ***** em todas as profissões.

Eu sou uma pessoa acima de qualquer suspeita:
- Não considero mais uma pessoa por ter a 4ª classe ou ser Doutorado
- Não considero mais uma pessoa por ter um 127 ferrugento ou um Ferrari

Aliás, tive uma Jantarada no Domigo, de 31 almas, onde havia de tudo:
- carros bons
- carros maus
- pessoas a pé (eu tive que ir parte da noite)
- Mamas grandes, mamas pequenas
- Sóbrios
- Embriagados

Pá: democracia acima de tudo, democracia!
« Última modificação: 09 de Dezembro, 2008, 17:17:17 por pintodealmeida »
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0