"De origem já é sleeper", sempre pensei,que a versão mais picante,era a que tinha faróis quadrados.
ups,que confusão aqui vai !! faróis quadrados ,é no 128
Os 128 de faróis quadrados são os das últimas séries e são mecanicamente idênticos aos outros.
Provavelmente estás a pensar nos Fiat 124, que tiveram versões "apimentadas" - os Fiat 124 Special T. Esses tinham faróis redondos encaixados nuns "quadrados".
Este 125 é um "normal". Os 125 S tinham os frisos laterais mais abaixo (por baixo dos manípulos das portas).
Paulo, bota aqui as specs e particularidades do bicho, como só tu sabes...
Enquanto o Paulo não vem, posso "botar" eu?
Afinal de contas fui eu que, quase sem querer, iniciei a jogada que resultou neste "golo" do Paulo.
O Fiat 125 foi uma espécie de remendo, mas correu muito bem.
Foi projectado, desenvolvido e apresentado em apenas 15 meses.
Os Fiat de gama média - 1500 e 1800 - estavam a ficar ultrapassados. O carro que os iria substituir - o Fiat 132 - já estava em projecto desde 1965, mas estava atrasado.
É então que surge mais uma golpe de génio do Dante Giacosa: agarra-se na plataforma do 1500, junta-se a parte central da carroceria do 124, desenha-se uma frente e uma traseira novas, monta-se uma evolução do
bialbero dos 124 Spider e Sport Coupé e
Presto! Una nuova macchina!Foi apresentado no Salão de Genebra de 1967.
O motor era uma evolução do bialbero de 1438 cm
3. Aumentou-se o curso de 71,5 para 80 mm e surgiu assim o famoso bialbero de 1608 cm
3.
A versão inicial tinha 90 cv e caixa de 4 velocidades, o que chegava para 160 km/h.
No Salão de Turim de 1968, é apresentado o Fiat 125 S, com caixa de 5 e 100cv.
A cilindrada manteve-se e a 5ª é desmultiplicada. A velocidade máxima de 170 km/h atinge-se em 4ª. Em relação à 2ª série dos 124 Spider e Sport Coupé, que têm 110 cv com o mesmo motor, a diferença está nos carburadores.
Surgem como equipamentos opcionais: jantes Cromodora em liga, vidros coloridos e ar condicionado.
O 125 começa a ser utilizado em Rallys com bastante sucesso, sobretudo devido à enorme robustez e aos 145 cv conseguidos explorando as potencialidades do 1608.
Em 1970 o Fiat 125 sofre um
restyling. Na versão normal pouco muda. O Fiat 125 S passa a chamar-se Fiat 125 Special e é alvo de modificações estéticas: ópticas, grelha, farolins traseiros, tampões das rodas, pára-choques, etc.
Não houve mais evoluções até 1972. Nesse ano foi apresentado o Fiat 132 e, infelizmente, a produção do Fiat 125 parou.
Deixou saudades e ainda hoje é tido como uma das berlinas de referência dos anos 60/70. Em Julho de 2013 li um artigo na prestigiada revista Octane que elogiava muito o Fiat 125.
Para terminar, deixo uma curiosidade.
Em 1969 disputou-se uma prova de resistência de 84 horas (sim, 3 dias e meio) no Nürburgring.
Havia um Fiat 125 S inscrito, pilotado pela tripla Cristiano Ratazzi, Pino Ceccato e Luca di Montezemolo (sim, o actual manda-chuva da Ferrari).
O Fiat ficou em 9º lugar. Do 2º ao 8º lugares, todos os carros tinham 2000 cc ou mais. A prova foi ganha por um Lancia Fulvia 1.6 HF preparado pela própria Lancia.
Agora a parte "curiosa": esse Fiat 125 S estava totalmente original.