Autor Tópico: Uno TD, Reparação do Motor.  (Lida 43032 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

nobre4

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 74
  • Karma:
    +0/-0
Re: Uno TD, Reparação do Motor.
« Responder #135 em: 13 de Janeiro, 2012, 12:35:37 »
Depois da leituras destas 9 paginas, queria deixar o meu testemunho.
Verdade que aos 200.000 foi-se mas porque teve uma fuga no intercooler e ficou sem oleo, isto vinha a descer o ip4.

Saudações,

Agradeço as suas considerações. Sobre este seu problema, porque quando peguei nele também tinha o tubo roto, já coloquei uma braçadeira de modo que os tubos não rocem um no outro.

O unico defeito do carro era que comia pneus, não gastava, comia mesmo. Tinha alturas que metia pneus na frente de 3 em 3 meses.

O meu também comia muito os pneus por dentro de tal modo que ao olhar as rodas de perfil notava-se a ligeira tendência da roda para fora. Levou uns parafusos para corrigir o camber e ficou um mimo.


nobre4

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 74
  • Karma:
    +0/-0
Re: Uno TD, Reparação do Motor.
« Responder #136 em: 13 de Janeiro, 2012, 12:50:09 »
Se calhar ele apertou demais a correia de distribuição. Não será o tensor a queixar-se?

Boas,

Ultimas noticias:
O mecânico esteve a analisar a tensão da correia, diz que está no limite, não pode aliviar mais. Após analise do tensor, o que tem o parafuso ao centro está babado de massa, logo tudo aponta para ser o motivo da chiadeira. Colocou um spray próprio para as correias e notou-se uma melhoria mas não o suficiente. Fiquei admirado porque eles tem pouco mais de 5000 Km, mas são coisas que acontecem.
Um outro pormenor que não sei se é mesmo assim: A correia a frio tem uma folga, mas após o motor estar quente, ela fica quase sem folga e até um pouco justa a meu ver (talvez o motivo da avaria do tensor). Será mesmo assim??
« Última modificação: 13 de Janeiro, 2012, 22:42:28 por nobre4 »

Fiat 600 71

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • 12363
  • Karma:
    +3/-0
Re: Uno TD, Reparação do Motor.
« Responder #137 em: 15 de Janeiro, 2012, 11:26:55 »
Isso pode ser mais sensação do que outra coisa.. a frio o motor fica com o trabalhar mais irregular, depois de aquecer um pouco fica mais certinho, com o meu sucedia o mesmo!
Joined 13 May, 2004


600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003


Member nº 182

nobre4

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 74
  • Karma:
    +0/-0
Re: Uno TD, Reparação do Motor.
« Responder #138 em: 16 de Janeiro, 2012, 11:14:23 »
Isso pode ser mais sensação do que outra coisa.. a frio o motor fica com o trabalhar mais irregular, depois de aquecer um pouco fica mais certinho, com o meu sucedia o mesmo!


Concordo, mas, e a folga da correira da distribuição que depois de quente desaparece, ficando a meu ver justa de mais??

Aí é que está a minha duvida, mas vou trocar os dois rolamentos.

Entretanto estive a falar com um técnico em bombas injectoras juntamente com um mecânico que conhece o Fiat, e segundo diz, a afinação da correia de distribuição tem um pouco de arte para afinar, pois por vezes tem que se rodar um pouco com o carro para o motor aquecer e depois corrigir a afinação se necessário para o rolamento não ficar a chiar. Vamos ver. Quarta feira já dou mais informações.
« Última modificação: 16 de Janeiro, 2012, 17:07:17 por nobre4 »

nobre4

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 74
  • Karma:
    +0/-0
Re: Uno TD, Reparação do Motor.
« Responder #139 em: 18 de Março, 2012, 17:13:56 »

Concordo, mas, e a folga da correira da distribuição que depois de quente desaparece, ficando a meu ver justa de mais??

Aí é que está a minha duvida, mas vou trocar os dois rolamentos.

Entretanto estive a falar com um técnico em bombas injectoras juntamente com um mecânico que conhece o Fiat, e segundo diz, a afinação da correia de distribuição tem um pouco de arte para afinar, pois por vezes tem que se rodar um pouco com o carro para o motor aquecer e depois corrigir a afinação se necessário para o rolamento não ficar a chiar. Vamos ver. Quarta feira já dou mais informações.

Ola a todos,

Estive um pouco ausente mas cá estou eu de regresso.

Sobre o assunto supra citado, troquei o tensor de baixo foi corregido a tensão da correia, mas a meu ver isto continua a assobiar tipo o turbo. Vou andar mais um pouco e não sei o que fazer, mas isto não deve ser assim.
Tenho que pedir opinião as outros mecânicos.

Entretanto vou trocar o óleo dos travões porque noto o pedal um pouco macio e como não sei o tempo de utilização vou substitui-lo. :fiat:

nobre4

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 74
  • Karma:
    +0/-0
Re: Uno TD, Reparação do Motor.
« Responder #140 em: 06 de Abril, 2012, 21:39:41 »
Saudações,

A chiadeira continua.............. :maufeitio:

Cheguei á conclusão que com o motor frio não á chiadeira, logo os rolamentos estão fora do problema (estou a falar da correia de distribuição). Após uns 5Km começa a o barulho irritante que me leva a concluir que se trata da correia.

Qual a vossa opinião de trocar esta correia (fez 7500 km) e colocar uma de origem da Fiat??
Pode resolver a chiadeira ou não tem nada a ver ser concorrência ou de origem?  :dry:

nobre4

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 74
  • Karma:
    +0/-0
Re: Uno TD, Reparação do Motor.
« Responder #141 em: 23 de Abril, 2012, 22:55:23 »
Saudações,

A chiadeira continua.............. :maufeitio:

Cheguei á conclusão que com o motor frio não á chiadeira, logo os rolamentos estão fora do problema (estou a falar da correia de distribuição). Após uns 5Km começa a o barulho irritante que me leva a concluir que se trata da correia.

Qual a vossa opinião de trocar esta correia (fez 7500 km) e colocar uma de origem da Fiat??
Pode resolver a chiadeira ou não tem nada a ver ser concorrência ou de origem?  :dry:

Boas,

Bem, o pessoal está com as mesmas duvidas que me apoquentam e não temos nada de concreto. Porem se houver por aqui alguém que possa ou saiba informar, preciso de comprar as borrachas junto aos vidros das portas, se for novo melhor, mas pelos meus lados nada feito dizem que já não se fabrica, de referir que o meu Uno é de trés portas.  :fiat:

Zampanò

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 603
  • Karma:
    +2/-0
Re: Uno TD, Reparação do Motor.
« Responder #142 em: 24 de Abril, 2012, 00:14:11 »
Não sei se o termo certo é raspadores ou guardas-vento mas aqui parece haver muita coisa!
http://www.ralpi.com/PDFs/Guard_Vent.pdf

nobre4

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 74
  • Karma:
    +0/-0
Re: Uno TD, Reparação do Motor.
« Responder #143 em: 24 de Abril, 2012, 22:31:04 »
Não sei se o termo certo é raspadores ou guardas-vento mas aqui parece haver muita coisa!
http://www.ralpi.com/PDFs/Guard_Vent.pdf

Boas,

Agradeço a informação. Vou enviar um mail solicitando informações.  :sombrero:

Mais uma vez obrigado. :t_up:

nobre4

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 74
  • Karma:
    +0/-0
Re: Uno TD, sempre a bombar.
« Responder #144 em: 14 de Outubro, 2014, 15:14:50 »
Saudações,

Após este tempo de "Ferias", o Uno já fez 50.000 km´s depois da reparação do motor, e continua um relógio com consumos de 4.5 Lts/100km.

Mas, tudo tem um mas, agora deu para baixar a leitura da temperatura do óleo, principalmente quando vai em altas, ou seja, em velocidade constante de 80 km/h, tudo normal. Começo a puxar um pouco, o ponteiro desce a olhos vistos, voltando ao normal quando baixo a velocidade.
Já dei uma mirada na maquina e não vejo nada de estranho.

O que será esta maluqueira??  :(

TwinThema

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7115
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Uno TD, Reparação do Motor.
« Responder #145 em: 15 de Outubro, 2014, 20:52:57 »
Pahaaa, oh pá? Onde estas tu pá?  :laugh:

Num sei se e o teu caso mas ha carros que tem um termostato para o oleo. Se for o caso do teu e nao houver problemas eletricos, pode ser dai...  :dry:

nobre4

  • Piccolo

  • Offline
  • *
  • 74
  • Karma:
    +0/-0
Re: Uno TD, Reparação do Motor.
« Responder #146 em: 17 de Outubro, 2014, 15:30:43 »
Pahaaa, oh pá? Onde estas tu pá?  :laugh:

Num sei se e o teu caso mas ha carros que tem um termostato para o oleo. Se for o caso do teu e nao houver problemas eletricos, pode ser dai...  :dry:

O termostato para o óleo estará na dita bomba do óleo, aquele fio que se vê logo ali pendurado?  :(

TwinThema

  • Moderação
  • Maserati

  • Offline
  • ****
  • 7115
  • Karma:
    +9/-0
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    Only one is not enough.
Re: Uno TD, Reparação do Motor.
« Responder #147 em: 17 de Outubro, 2014, 21:10:05 »
Se for o que eu julgo (nao conheço o carro) isso e o sensor da temperatura ou o sensor de pressao.
O termostato, a ser como julgo, nao tem fio. Funciona tipo o termotato da agua, que o oleo quente ao passar por ele faz com que abra o circuito para a refrigeraçao do oleo.