Fiat 1.4 MultiAir Turbo eleito “Melhor Motor Novo” do ano
(http://www.lusomotores.com/images/stories/IMAGENS_2008/LUSOMOTORES/Fiat-motor-MultiAir-imagem_250.jpg)
Os jurados responsáveis pela entrega do prémio apreciaram em particular os benefícios oferecidos pela tecnologia MultiAir, desenvolvida pelo fabricante italiano
O MultiAir da Fiat foi premiado com o título de “Melhor Motor Novo de 2010” pelo júri do “International Engine of the Year Awards 2010”, constituído por 65 reputados jornalistas de 32 países, tão díspares como os Estados Unidos da América, Japão, China, Rússia, Nova Zelândia, Índia, Coreia, Alemanha, França, Roménia, África do Sul, México, Reino Unido ou Portugal.
O motor MultiAir emprega um sistema electro-hidráulico que controla de forma independente a entrada de ar em cada cilindro. Dependendo da situação, são cinco a principais modalidades de comando da fase e elevação das válvulas de admissão, mas, em princípio, o MultiAir possibilita um comando infinitamente variável das válvulas de admissão.
A grande vantagem do sistema está no facto de permitir o aumento da potência e do binário e, simultaneamente, a redução do consumo de combustível e das emissões. O conceito é, portanto, ideal para um mundo cada vez mais consciente das suas responsabilidades ambientais e, logo, orientado para motores de pequenas dimensões.
Segundo a Fiat Powertrain Technologies, responsável pelo desenvolvimento do sistema, comparado com um tradicional motor a gasolina da mesma cilindrada, um motor MultiAir aumenta até 10% a potência e 15% o binário, enquanto reduz em 10% o consumo de combustível, em 10% a emissão de CO2, em 40% a produção de partículas e em 60% de NOx.
Tomando como exemplo a versão de 170 cavalos do motor 1.4 Turbo que equipa o Alfa MiTo Quadrifoglio Verde, o Alfa apresenta um consumo de 6l/100km no ciclo combinado, o que representa uma diminuição de mais de meio litro de gasolina em comparação com o precedente motor de 155 cavalos, não-MultiAir. De referir que o sistema “Start&Stop” também contribui para reduzir o consumo de combustível.
Os jurados apreciaram em particular os benefícios oferecidos pela tecnologia MultiAir e, segundo o respeitado jornalista da especialidade Dennis Simanaitis, da publicação Road & Track, “o MultiAir da Fiat representa uma lufada de ar fresco no âmbito dos tradicionais motores de combustão interna, graças a uma totalmente nova definição das estratégias de comando das válvulas”.
A Fiat tenciona estender a utilização da tecnologia MultiAir (http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=2302.0) a outras famílias de motores, como já sucedeu com o novo motor turbo de dois cilindros que debita uns admiráveis 105 cavalos de potência.
Resultados
1 Fiat 1.4 MultiAir Turbo (Alfa MiTo, Giulietta) 228 pontos
2 Ferrari 4.5 V8 (458 Italia) 200 pontos
3 Volkswagen 1.2 TSI (VW Polo, Golf, Seat Ibiza ST, Škoda Octavia, Yeti) 134 pontos
4 Mercedes-Benz 4.0 Hybrid (S400) 76 pontos
5 VW 3.0 TSI Hybrid (VW Touareg, Porsche Cayenne) 71 pontos
6 BMW 4.4 V8 (X5 M, X6 M) 68 pontos
Fonte: LusoMotores (http://www.lusomotores.com/)