Autor Tópico: MultiAir “Melhor Motor Novo de 2010”  (Lida 5831 vezes)

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
MultiAir “Melhor Motor Novo de 2010”
« em: 10 de Agosto, 2010, 16:54:47 »
Fiat 1.4 MultiAir Turbo eleito “Melhor Motor Novo” do ano

Os jurados responsáveis pela entrega do prémio apreciaram em particular os benefícios oferecidos pela tecnologia MultiAir, desenvolvida pelo fabricante italiano

O MultiAir da Fiat foi premiado com o título de “Melhor Motor Novo de 2010” pelo júri do “International Engine of the Year Awards 2010”, constituído por 65 reputados jornalistas de 32 países, tão díspares como os Estados Unidos da América, Japão, China, Rússia, Nova Zelândia, Índia, Coreia, Alemanha, França, Roménia, África do Sul, México, Reino Unido ou Portugal.

O motor MultiAir emprega um sistema electro-hidráulico que controla de forma independente a entrada de ar em cada cilindro. Dependendo da situação, são cinco a principais modalidades de comando da fase e elevação das válvulas de admissão, mas, em princípio, o MultiAir possibilita um comando infinitamente variável das válvulas de admissão.

A grande vantagem do sistema está no facto de permitir o aumento da potência e do binário e, simultaneamente, a redução do consumo de combustível e das emissões. O conceito é, portanto, ideal para um mundo cada vez mais consciente das suas responsabilidades ambientais e, logo, orientado para motores de pequenas dimensões.

Segundo a Fiat Powertrain Technologies, responsável pelo desenvolvimento do sistema, comparado com um tradicional motor a gasolina da mesma cilindrada, um motor MultiAir aumenta até 10% a potência e 15% o binário, enquanto reduz em 10% o consumo de combustível, em 10% a emissão de CO2, em 40% a produção de partículas e em 60% de NOx.

Tomando como exemplo a versão de 170 cavalos do motor 1.4 Turbo que equipa o Alfa MiTo Quadrifoglio Verde, o Alfa apresenta um consumo de 6l/100km no ciclo combinado, o que representa uma diminuição de mais de meio litro de gasolina em comparação com o precedente motor de 155 cavalos, não-MultiAir. De referir que o sistema “Start&Stop” também contribui para reduzir o consumo de combustível.

Os jurados apreciaram em particular os benefícios oferecidos pela tecnologia MultiAir e, segundo o respeitado jornalista da especialidade Dennis Simanaitis, da publicação Road & Track, “o MultiAir da Fiat representa uma lufada de ar fresco no âmbito dos tradicionais motores de combustão interna, graças a uma totalmente nova definição das estratégias de comando das válvulas”.

A Fiat tenciona estender a utilização da tecnologia MultiAir a outras famílias de motores, como já sucedeu com o novo motor turbo de dois cilindros que debita uns admiráveis 105 cavalos de potência.

Resultados 

1 Fiat 1.4 MultiAir Turbo (Alfa MiTo, Giulietta) 228 pontos

2 Ferrari 4.5 V8 (458 Italia) 200 pontos

3 Volkswagen 1.2 TSI (VW Polo, Golf, Seat Ibiza ST, Škoda Octavia, Yeti) 134 pontos

4 Mercedes-Benz 4.0 Hybrid (S400) 76 pontos

5 VW 3.0 TSI Hybrid (VW Touareg, Porsche Cayenne) 71 pontos

6 BMW 4.4 V8 (X5 M, X6 M) 68 pontos

Fonte: LusoMotores

naso

• Moderação
  • Maserati

• 8755

Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
Re: MultiAir “Melhor Motor Novo de 2010”
« Responder #1 em: 10 de Agosto, 2010, 20:32:53 »
Se esta tecnologia fosse de umas certas marcas... acho que já seria muito badalada em todo o lado, assim acho que a  :fiat: tem de "falar mais alto" para que os consumidores saibam... :smash: :smash:

Mas dois motores do grupo nas duas primeiras posições mal não faz... :palmas: :palmas:

89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #2 em: 10 de Agosto, 2010, 20:49:43 »
Se esta tecnologia fosse de umas certas marcas... acho que já seria muito badalada em todo o lado, assim acho que a  :fiat: tem de "falar mais alto" para que os consumidores saibam... :smash: :smash:

Mas dois motores do grupo nas duas primeiras posições mal não faz... :palmas: :palmas:

Tenho um amigo que é todo pelos VAG... Pior que isso, é todo anti-FIAT... Ainda há pouco lhe enviei o link desta notícia!!!  :t_up:  :yeah:

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
« Responder #3 em: 10 de Agosto, 2010, 20:59:16 »
Tenho um amigo que é todo pelos VAG... Pior que isso, é todo anti-FIAT... Ainda há pouco lhe enviei o link desta notícia!!!  :t_up:  :yeah:

Vai dizer que sim senhor, mas que avariam  :P
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #4 em: 10 de Agosto, 2010, 21:32:49 »
Vai dizer que sim senhor, mas que avariam  :P

Deixa lá! Ele, no início do ano, deu quase 40.000€ por um Tuareg de 2006 e tem passado mais tempo na oficina do que a andar!  :lol: :lol: :lol:

Já lhe dei boleia para o concessionário várias vezes... De GPunto! Tem sido um gozo...  :point:  :point:  :point:

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

carloscv

• Encartado

• *
  • 114

Masculino
« Responder #6 em: 11 de Agosto, 2010, 11:06:31 »
Este prémio não diz nada de novo a quem sempre teve carros de marca Italiana por casa, desde de piccolo..  :P tudo começou com um  :fiat:  128 Verde 1980, do meu pai, grande maquina, sem falar naquele motor de guerra, percorreu Portugal de lés a lés sempre carregado.
Mas fica sempre bem.  :t_up:
« Última modificação: 11 de Agosto, 2010, 11:12:55 por carloscv »
Alfa Romeo Giulietta- Fiat Grande Punto Van

Piloto127

• Giannini

• *
  • 585
« Responder #7 em: 11 de Agosto, 2010, 17:21:51 »
Tenho a noção que os TSI andam mais e gastam menos que os multiair... pelo menos é o que tenho lido.

Basta ver o MULTIAR de 135 VS os TSI de 122CV

180 NM contra 200NM do TSI

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #8 em: 11 de Agosto, 2010, 17:34:53 »
Tenho a noção que os TSI andam mais e gastam menos que os multiair... pelo menos é o que tenho lido.

Basta ver o MULTIAR de 135 VS os TSI de 122CV

180 NM contra 200NM do TSI

Atenção que o MULTIAIR de 135cv tem 206Nm/1750rpm...

E, segundo os dados do fabricante, o MULTIAIR tem um consumo médio previsto de 5,6L enquanto o TSI anuncia 6,3L...
Não sei o que tens andado a ler, mas há aì uma confusão qualquer!  :t_up:

Piloto127

• Giannini

• *
  • 585
« Responder #9 em: 13 de Agosto, 2010, 10:46:04 »
Atenção que o MULTIAIR de 135cv tem 206Nm/1750rpm...

E, segundo os dados do fabricante, o MULTIAIR tem um consumo médio previsto de 5,6L enquanto o TSI anuncia 6,3L...
Não sei o que tens andado a ler, mas há aì uma confusão qualquer!  :t_up:

Vê na autofoco desta semana a comparação entre o Punto Abarth e o Seat Ibiza Cupra.

Vê qual o motor que tem mais cavalos (ambos com 1.4cc), vê qual o carro que anda mais e depois vê qual o que consome menos...

Foram testes efectuados e as devidas mediações efectuadas. Pois mas provavalmente o prémio de melhor motor do ano diz respeito apenas ao sistema utilizado (multiair neste caso) Se o carro anda ou se consome muito ou pouco deve ser irrelevante nestes casos...

Piloto127

• Giannini

• *
  • 585
« Responder #10 em: 13 de Agosto, 2010, 10:52:24 »
Por acaso até estava a interpretar mal o título o topic.

O motor Fiat é o melhor motor novo, mas o prémio de motor internacional (ou seja, o melhor na globalidade) de 2010 ainda continua o mesmo,1.4 TSI:

http://www.ukipme.com/engineoftheyear/winners_10/winner.html

Ok estou esclarecido.

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #11 em: 13 de Agosto, 2010, 13:04:33 »
Vê na autofoco desta semana a comparação entre o Punto Abarth e o Seat Ibiza Cupra.

Vê qual o motor que tem mais cavalos (ambos com 1.4cc), vê qual o carro que anda mais e depois vê qual o que consome menos...

Foram testes efectuados e as devidas mediações efectuadas. Pois mas provavalmente o prémio de melhor motor do ano diz respeito apenas ao sistema utilizado (multiair neste caso) Se o carro anda ou se consome muito ou pouco deve ser irrelevante nestes casos...

Sim, nesse caso particular é como dizes! Eu estava a referir-me às versões ditas "normais", não estava a ter em conta as desportivas. Por isso me referi ao de 135cv que equipa o Punto e o Mito...

Quanto ao comparativo, ainda não li, mas espero que tenham o bom senso de ter em conta que estão a colocar frente a a frente carros com 15cv de diferença... Ou então que repitam a dose, quando daqui por umas semanas a Abarth disponibilizar a versão SuperSport do Punto Evo. Então aí, com 2 carros ambos com 180cv, já será um comparativo mais justo e lógico!

Abraço!

Piloto127

• Giannini

• *
  • 585
« Responder #12 em: 13 de Agosto, 2010, 15:04:43 »
Sim, nesse caso particular é como dizes! Eu estava a referir-me às versões ditas "normais", não estava a ter em conta as desportivas. Por isso me referi ao de 135cv que equipa o Punto e o Mito...

Quanto ao comparativo, ainda não li, mas espero que tenham o bom senso de ter em conta que estão a colocar frente a a frente carros com 15cv de diferença... Ou então que repitam a dose, quando daqui por umas semanas a Abarth disponibilizar a versão SuperSport do Punto Evo. Então aí, com 2 carros ambos com 180cv, já será um comparativo mais justo e lógico!

Abraço!

Exacto, ainda assim é de louvar este motor do fiat que apenas com turbo consegue quase tanta potencia que o TSI com compressor e turbo...imagina meter um compressor no motor do abarth 8)

E o Seat tinha caixa DSG que é bastante rápida e ajuda nos consumos!

naso

• Moderação
  • Maserati

• 8755

Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
« Responder #13 em: 13 de Agosto, 2010, 21:54:48 »
Por acaso até estava a interpretar mal o título o topic.

O motor Fiat é o melhor motor novo, mas o prémio de motor internacional (ou seja, o melhor na globalidade) de 2010 ainda continua o mesmo,1.4 TSI:

http://www.ukipme.com/engineoftheyear/winners_10/winner.html

Ok estou esclarecido.

Espero que não fiques amargurado por causa da Fiat ter bons motores!! :t_up:

89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

Piloto127

• Giannini

• *
  • 585
« Responder #14 em: 14 de Agosto, 2010, 13:44:58 »
Espero que não fiques amargurado por causa da Fiat ter bons motores!! :t_up:

A fiat sempre teve motores bons e ainda bem, no futuro irá continuar a ter...

Olha o belo motor do meu Fiat 127, máquina!!!! :fiat: