Fiatistas

Notizie => Notizie Tricolore => Tópico iniciado por: Tiffosi em 25 de Agosto, 2010, 18:45:10

Título: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: Tiffosi em 25 de Agosto, 2010, 18:45:10
Volkswagen volta a mostrar interesse na Alfa Romeo

(http://www.autoportal.iol.pt/galeria/118029/368x276)

Construtor alemão assumiu interesse na Alfa Romeo se a Fiat decidir desfazer-se da marca italiana

A Volkswagen terá voltado a demonstrar interesse na aquisição da Alfa Romeo, segundo avança o jornal alemão "Automobilwoche", citando fontes internas do construtor alemão. A marca italiana, que já por diversas vezes foi associada ao construtor germânico, seria um importante reforço na estratégia de crescimento da Volkswagen, que pretende tornar-se no maior fabricante de automóveis do mundo.

"A Alfa Romeo é uma marca reconhecida globalmente com traços desportivos e uma grande tradição", revelou um gestor de topo da Volkswagen, citado pelo jornal alemão "Automobilwoche". A mesma fonte, que não é identificada pela publicação, considera ainda que "se pudéssemos ter tal tesouro não deveríamos hesitar... demasiado".

No entanto, a Fiat parece pouco disposta a desfazer-se da Alfa Romeo. Em declarações à agência «Reuters», fonte anónima da Fiat afirma que «não temos intenções de vender a marca à Volkswagen».

A Alfa Romeo poderá iniciar o próximo ano com uma gama de apenas três modelos, caso se confirme o encerramento da produção do GT, Brera e Spider, modelos cujas vendas têm ficado muito aquém do esperado.

O Grupo Volkswagen, por seu turno, pretende reforçar o seu universo de marcas com vista a aumentar as suas vendas mundiais para mais de 10 milhões de veículos em 2018, com o objectivo de superar a Toyota e tornar-se no maior fabricante de automóveis do mundo.

Actualmente, o grupo Volkswagen conta no seu espólio com marcas como a Porsche, Volkswagen, Audi, Seat e Skoda, mas também as elitistas Bentley, Bugatti e Lamborghini, sem esquecer os camiões Scania e toda a gama de veículos comerciais da Volkswagen. Para além disso, o grupo alemão tem vinte por cento da japonesa Suzuki e acaba de adquirir a casa italiana de design Italdesign Giugiaro.

Fonte: AutoPortal (http://www.autoportal.iol.pt/)
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: Tiffosi em 25 de Agosto, 2010, 18:48:08
Deveria estar na área das notícias bizarras

Não juntou os países quer juntar as marcas. Onde estão os aliados?
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: LB em 25 de Agosto, 2010, 21:53:02
eheheheheheh....

isto dá cada volta....
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: kimo em 25 de Agosto, 2010, 22:18:23
conclusao que tiro desta noticia:

nao sabem fazer despostivos ... tem que comprar quem sabe lol

se isto se tornar realidade entao é que o Giulietta mete o A3 e o golf num bolso ... so nao vende mais porque nao é alemão
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: naso em 25 de Agosto, 2010, 22:28:16
Deveria estar na área das notícias bizarras

Não juntou os países quer juntar as marcas. Onde estão os aliados?

Os aliados... se fosse hoje a segunda guerra mundial, acho que a Alemanha ganhava, naquela altura ainda haviam alguns valores, hoje em dia o dinheiro é que manda, não foi por falta de dinheiro que perderam...
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: LB em 25 de Agosto, 2010, 22:57:48
Os aliados... se fosse hoje a segunda guerra mundial, acho que a Alemanha ganhava, naquela altura ainda haviam alguns valores, hoje em dia o dinheiro é que manda, não foi por falta de dinheiro que perderam...

DESCULPA LÁ...

Mas as guerras são porquê???
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: carloscv em 25 de Agosto, 2010, 23:37:03
Os Alemães sempre quiseram ser donos e senhores da Europa já que não conseguiram por via militar  ao longo do tempos, estão a ir por outra via dominar a Europa por via da economia, basta ver aquilo que chamam união europeu para ver quem manda, se  :alfa: for parar as mãos deles e muito mau para o grupo  :fiat: a para industria  automóvel, mas para mim não passa de rumores, mas se os alemães ficaram com a  :alfa: no mesmo dia o meu  :alfa: , deixa de ser meu.  :maufeitio:
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: Tiffosi em 26 de Agosto, 2010, 16:06:13
Eles bem tentam comprar a Alfa e a Ducati, como foi dito um tesouro por sinal mal aproveitado.
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: LB em 26 de Agosto, 2010, 20:31:53
Os Alemães sempre quiseram ser donos e senhores da Europa já que não conseguiram por via militar  ao longo do tempos, estão a ir por outra via dominar a Europa por via da economia, basta ver aquilo que chamam união europeu para ver quem manda, se  :alfa: for parar as mãos deles e muito mau para o grupo  :fiat: a para industria  automóvel, mas para mim não passa de rumores, mas se os alemães ficaram com a  :alfa: no mesmo dia o meu  :alfa: , deixa de ser meu.  :maufeitio:

1º há muitas formas de ser dono de tudo (ou á força, ou a bem $$)
2º o teu carro deixa de ser bom porque os fabricantes deixam de ser italianos?
3º quando a Fiat for comprada pelos chineses, o que se faz??
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: carloscv em 27 de Agosto, 2010, 08:27:25
Se me registei neste fórum por alguma razão o fui..dahhh., não fui por gostar de  Peugeot ou Toyota's.
Se eu quisesse um carro asiático não comprava um  :alfa: mas sim, um Hyundai.
Quando os Italianos deixarem de construir carros...ando de bicicleta... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: LB em 27 de Agosto, 2010, 12:31:36
não foi isso que que escreveste!

o que escreveste foi que assim que os Alemães comprarem a Alfa vendes o teu...

o carro deixa de ser bom assim que a fábrica pertencer a outros??
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: carloscv em 27 de Agosto, 2010, 14:48:36
não foi isso que que escreveste!

o que escreveste foi que assim que os Alemães comprarem a Alfa vendes o teu...

o carro deixa de ser bom assim que a fábrica pertencer a outros??

E como fazer vinho do porto com uvas vindas do Alentejo. :lol: :lol:
Não disse que deixa de ser bom, para ti ate será melhor, não sei, mas como não ponho em causa as opiniões pessoas.
Mas nunca será mesmo isso não tenho duvidas, para o pior ou para melhor.
Ponto final paragrafo. :happy:
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: naso em 27 de Agosto, 2010, 23:46:59
Isso não vai acontecer, mas caso aconteça, é guardar os Alfas que são Italianos, pois os outros seriam tipo skodas...
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: Dantas V6 em 28 de Agosto, 2010, 03:15:51
A melhor maneira da Fiat salvar não só a Alfa mas como também a si própria é contra atacando!

Se o grupo VW quer ser o maior construtor do mundo, então a Fiat tem que lutar e tentar sê-lo ela! É como se lança-se uma contra OPA.
A Fiat é um grande grupo e já o Sr. Gianni Agnelli antes de morrer disse prevendo o futuro que se vive hoje, que os fabricantes teriam de se unir se não a concorrência arrasava... O que serve à Fiat tentar salvar a Alfa se ela própria pode estar em sarilhos...

Tenho receio que a aliança com o grupo Chrysler não seja a melhor, mas vamos tentar ser optimistas em relação a isso. Apesar de vivermos um tempo de crise, nota-se que cada vez mais são as marcas denominadas de premium que melhor se vão safando.

A Fiat tem pelo menos duas grandes companhias no grupo que foram em tempos não só símbolos de prestígio (como hoje são apenas no emblema), mas sim no produto, no nome, no seu reconhecimento global! A Lancia e a Alfa têm de tentar ser mais. Sejamos sensatos, eu não gosto de ver comparativos entre carros alemães contra italianos, apesar de torcer pelos italianos já não me lembro do último comparativo em que os latinos venceram os germânicos... Tenho pavor dos resultados quando vejo estas situações...

Um alfa que se preze, tem que ter da melhor qualidade no mercado, e não falo propriamente dos motores, aí já nós sabemos que a VW está farta de levar ratadas do grupo Fiat, pois é dos grupos que mais inova e mais soluções surpreendentes traz ao mundo automóvel, casos recentes como o 1.6JTDM e o 2cilindros a gasolina do 500, às vezes a diferença está nos plásticos, no acabamento e nos pormenores, no ruído, na sensação de espaço, de rigor de construção e solidez.

Hoje um Mito tem que estar à frente de um A1, um Y tem que estar à frente de um Polo, um Giulietta e um Delta à frente de um Golf ou de um A3, e o 159, nem vou comentar, o carro é lindo por dentro e por fora e está equipado com um óptimo motor, mas hoje em dia não basta só isso, imaginam um comparativo contra o velho Passat e um A4? O resultado era medonho, se fosse na Autohoje então, ui, mais valia sair do país que aquilo está tudo viciado.

Eu espero que a aliança com a Chrysler traga muitos e bons frutos, se isso não acontecer, não tarda os coreanos ocupam o mercado da Fiat.

Gostava que a Alfa e a Lancia voltassem às luzes da ribalta e que algum dia as pessoas em tom de conversa comparassem, isso até é bom mas o meu Delta é melhor (em vez de Golf), ou aparecessem nas revistas mais uma vitória no WTCC de um Alfa 159, ou que o Punto estivesse sempre entre o top 3 dos utilitários mais vendidos...

A ver a ver...  :fiat:

esta é a minha opinião meus senhores.  :happy:

Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: Uno55 em 29 de Agosto, 2010, 12:39:26
 Subscrevo o que disse Dantas V6. Um automóvel não precisa de ser só um fiável meio de transporte,completamente amorfo. Podemos descobrir num automóvel(por mais banal que seja),algo que nos identifique com ele. Se eu (que estudei a cultura latina/romana/italiana)me identifico com Itália,a sua história e sua cultura(com os seus defeitos e políticos),queiramos ou não,o berço da nossa cultura/sociedade,para mim é natural o gosto pelos automóveis italianos. Reconheço que por vezes não é facil gostar de alguns,ou das opções"tão latinas" que os construtores fazem,mas não será essa mais uma razão do seu encanto?
 Pode ser absurdo encontrar "alma" num automóvel,mas porque não ceder-lhe um pouco da nossa,para que deixe de ser um simples monte de lata,mais ou menos bonito e fiável?  Há coisas que só o conhecimento filosófico explica e noutros casos só a psicologia ou nem mesmo ela...

 Para não me alongar,se um Alfa Romeu passar a ser alemão,por muito bonito ou fiável que seja,nunca mais é a mesma coisa...
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: Tiaguh em 30 de Agosto, 2010, 06:27:00
"se um Alfa Romeu passar a ser alemão,por muito bonito ou fiável que seja,nunca mais é a mesma coisa..."

Ora nem mais... eu espero que a fiat não faça isso e que de no contra ataque mandando mais linhas de luxo e desportivas cá para fora.  :fiat: :alfa: :lancia: :abarth:  :lovesigh:
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: LB em 30 de Agosto, 2010, 10:11:30
esse radicalismo de que se for alemão passa a ser mau....

então que dizer dos chineses e dos americanos, etc. etc...

(se o carro é italiano e avariar, perdoa-se; se for alemão já não se perdoa!)
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: naso em 30 de Agosto, 2010, 13:09:04
esse radicalismo de que se for alemão passa a ser mau....

então que dizer dos chineses e dos americanos, etc. etc...

(se o carro é italiano e avariar, perdoa-se; se for alemão já não se perdoa!)

O quem anda por aí é mais assim: "se avaria, os outros também avariam! se um italiano avariar é porque não presta!!"  :lol: :lol:
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: bude em 30 de Agosto, 2010, 13:36:19
O quem anda por aí é mais assim: "se avaria, os outros também avariam! se um italiano avariar é porque não presta!!"  :lol: :lol:

É isso mesmo. Mania de dizer que os italianos não prestam.
Também existe o negar completo das avarias e insultar os clientes que desesperadamente reclamam.

De há dois anos para cá, nas minhas viagens, tenho feito um apanhado de carros avariados e não são Fiat. No meu capítulo "Luzes avariadas" aparecem alguns do Grupo Fiat mas em pequena percentagem.
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: Tiaguh em 30 de Agosto, 2010, 16:42:18
O quem anda por aí é mais assim: "se avaria, os outros também avariam! se um italiano avariar é porque não presta!!"  :lol: :lol:

Bem dito e bem visto, é que nem duvidem disso.
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: Tiaguh em 30 de Agosto, 2010, 16:49:36
É isso mesmo. Mania de dizer que os italianos não prestam.
Também existe o negar completo das avarias e insultar os clientes que desesperadamente reclamam.

De há dois anos para cá, nas minhas viagens, tenho feito um apanhado de carros avariados e não são Fiat. No meu capítulo "Luzes avariadas" aparecem alguns do Grupo Fiat mas em pequena percentagem.

O que eu entendo menos ainda é quando compram vectras e astras gabam-nas mas quando aparece um alfa ou fiat a e tal é fiat não presta o motor avaria muito.
Especialmente quando os 2 têm os mesmos cavalos assim tipo 150 vs 150cv o da "opel é mais potente pk são mais nervosos"  :o :o :o
Se não presta porque é que muitos ainda compram opel ?  :OMG:

Para mim fiat é fiat Italiano apetitoso se os alemães comprarem a alfa (o que não me parece) eu certamente que não irei contribuir para o crescimento deles com os próximos carros :maufeitio:
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: LB em 30 de Agosto, 2010, 18:31:19
e eu que pensava que gostava dos carros porque prestavam....

se calhar estou errado..
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: GT Abarth em 31 de Agosto, 2010, 04:37:25
Oh Barroso, ainda não li ninguém a dizer que se passar a ser Alemão não presta como andas aqui a pregar!
O que li é que a  :alfa: é uma marca que se deixar de ser Italiana (latina) perde grande parte do seu encanto, fica ferida de morte.

Mas existe outra possibilidade: a  :alfa: continuar Italiana como sempre, mas o seu dono ser o Grupo VW em vez do Grupo FIAT.
Caso a VW compre a  :alfa: fica sem sentido existir SEAT e Skoda, passando provavelmete a SEAT a montar VW e Skodas nas suas fábricas, pois afinal a SEAT não é um construtor, mas apenas um montador sem qualquer espécie de tecnologia própria.
Montaram FIAT's até aos anos 90 e depois carros VW com chapa diferente.
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: Tiaguh em 31 de Agosto, 2010, 04:52:14
 :nhedaxe:

Todos os dias eu espero que a fiat continue com a alfa e para sempre. :maufeitio:
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: carlosfm em 31 de Agosto, 2010, 12:21:14
Vejamos, a VW transformou-se de "carro do povo" arrefecido a ar e barato de ter e manter para carro de "elites" que dá tantos ou mais problemas que os outros mas é... alemão.

O VW Polo 1.2 gasta quase tanto em cidade como a minha Marea 1.6 16V. E esta, heim?
Conheço quem ande em serviço com carros alugados semanalmente e os VW Polo 1.2 são os piores, dentro da sua gama.
Quando sai um Polo, é mesmo a fava.

Nos EUA muita gente se queixa de os VW gastarem muito óleo desde novos, a VW diz que é normal e não admite problemas.
Foi identificado que na fábrica montavam os segmentos ao contrário. (!!!!)
Há lá muitos VWs com este problema.
Há quem se tenha dado ao trabalho de abrir o motor para ver o que se passava, pois o consumo de óleo é realmente excessivo.
Mas a VW nem quer saber.

Quem não admite problemas e não os quer resolver, aos olhos da opinião pública (que não tem VWs) continua com prestígio.
Quem os tem, anda com embalagens de 4 ou 5L de óleo no carro.

Quem se queima é por exemplo a Toyota, que tenta resolver os problemas identificados.

Tenho dito.
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: LB em 31 de Agosto, 2010, 12:28:23
Oh Barroso, ainda não li ninguém a dizer que se passar a ser Alemão não presta como andas aqui a pregar!
O que li é que a  :alfa: é uma marca que se deixar de ser Italiana (latina) perde grande parte do seu encanto, fica ferida de morte.

Mas existe outra possibilidade: a  :alfa: continuar Italiana como sempre, mas o seu dono ser o Grupo VW em vez do Grupo FIAT.
Caso a VW compre a  :alfa: fica sem sentido existir SEAT e Skoda, passando provavelmete a SEAT a montar VW e Skodas nas suas fábricas, pois afinal a SEAT não é um construtor, mas apenas um montador sem qualquer espécie de tecnologia própria.
Montaram FIAT's até aos anos 90 e depois carros VW com chapa diferente.
Vês a Bugatti (tá bem é topo de gama..) e não perdeu nada..

se mantiverem o nome e os donos serem da VW também não perde nada a não ser se começarem a mudar nos motores..

e quanto à SEAT são outros 500, dado que a grande maioria das marcas é hibrida na sua construção no que toca principalmente a chassis e motores; vais ver uma Ducato e é a mesma coisa que uma Citroen e uma Peugeot, aidna mais que o motor de 2.0 D é o da Ford, da Volvo e da PSA...
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: naso em 31 de Agosto, 2010, 13:17:02
Vês a Bugatti (tá bem é topo de gama..) e não perdeu nada..

se mantiverem o nome e os donos serem da VW também não perde nada a não ser se começarem a mudar nos motores..

e quanto à SEAT são outros 500, dado que a grande maioria das marcas é hibrida na sua construção no que toca principalmente a chassis e motores; vais ver uma Ducato e é a mesma coisa que uma Citroen e uma Peugeot, aidna mais que o motor de 2.0 D é o da Ford, da Volvo e da PSA...

A Fiat tem uma parceria com a PSA para 3 modelos, Ducatos, Scudos e Fiorino, as Ducato são Fiat, os motores podem ser Fiat ou PSA depende do modelo, as Scudos é tudo PSA até os motores, as Fiorino são Fiat, só os motores nas semelhantes da PSA são PSA.
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: Tiffosi em 31 de Agosto, 2010, 14:34:37
Também havia parceria nuns monovolumes, mas o que parece igual nem sempre é, alguns não passaram no teste do Alce.

A parceria agora é outra a Daily e Ducato também são Dodge
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: GT Abarth em 31 de Agosto, 2010, 16:35:44
Barroso, a Bugatti sempre foi uma marca um pouco sem pátria, entre Itália, França e Alemanha, pois o território Francês da fábrica foi Alemão em Guerras e o Bugatti era Italiano.

Apesar de burocráticamente só ter sido Italiana como Bugatti SPA nos anos 90, sempre foi uma marca Italiana em termos filosóficos, construtor típico de "super cars" da zona de Modena, berço deles todos.
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: Tiffosi em 31 de Agosto, 2010, 17:17:12
Antes de VolksWagen era KdF Wagen ou seja carro da força pela alegria  :lol:
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: GT Abarth em 31 de Agosto, 2010, 17:20:06
Este boato de eventual venda / compra da  :alfa: interessa bastante à VW e parece-me um pouco jogada de marketing numa altura em que a  :alfa: colocou o mercado um carro (Giulietta) que até tem ganho testes na Alemanha a carros Alemães... a BMW por exemplo; e outros testes noutros países.
É que constar que a marca pode ser vendida, faz sempre uma parte dos eventuais compradores desmotivarem-se da compra.
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: Uno55 em 31 de Agosto, 2010, 22:09:18
Bem pensado.
 Acrescento que se os alemães são bons a fazer carros,são ainda melhores em marketing e propaganda.Se o hitler desapareceu,a sua doutrina não morreu,nem sequer está adormecida;apenas se mudou a táctica.Ou que acham das ameaças da UE aos denominados e inferiores PIGS (Portugal,Irlanda,Grécia e Espanha)?

  Como já referi,e sem querer ser radical nem fundamentalista,não me soa bem um carro Italiano afinal ser alemão...ou outra coisa qualquer... Seria como comer tripas à moda do Porto feitas em Lisboa;não é que sejam piores,mas não é a mesma coisa.(Ou uma francesinha da Ribeira...)

  E já agora,para que precisa a VW da  :alfa: ? Não tem já marcas que chegue para atingir o 1º lugar? Haverá falta de competência?Ou já esgotaram a imaginação?

Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: carlosfm em 31 de Agosto, 2010, 22:43:56
A VW não existiria hoje se os ingleses no final da 2ª Guerra não tivessem reactivado a fábrica (que tinha sido completamente destruida com bombardeamentos), pois gostaram do carocha.
A VW deve a sua existência aos ingleses.
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: LB em 31 de Agosto, 2010, 23:18:25
epá ... que gostem todos da Fiat e Cª acho muito bem!

que os boches queiram conquistar a Europa toda, também acho bem!

que não consigam é por causa dos Talibans, do IR(RA) e da ETA...

mas que a VW existe é por causa  só pura e exclusivamente do cliente, metam na cabecinha que é mesmo !

agora que 75% dos compradores voltavam a comprar a mesma marca, voltam porque ficam satisfeitos (NÃO ESTOU A FAZER COMPARAÇÕES!)

Um Sciroco TSI de 2.000 tirava-me do sério, por exemplo..., mas um Bravo 1.9 MJet também e um S60 T5 idem...

o que é bom é...
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: carlosfm em 01 de Setembro, 2010, 00:31:37
Um Sciroco TSI de 2.000 tirava-me do sério, por exemplo..., mas um Bravo 1.9 MJet também e um S60 T5 idem...

o que é bom é...

(http://l.yimg.com/dv/aic/aston_martin_db9_volante_2010?x=440&n=1&q=90&sig=C7hv8JfhZ24X3Ocd8Q0IXg--)
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: carlosfm em 01 de Setembro, 2010, 00:40:12
Senhores, não culpem os alemães de serem competentes.
Nós é que somos incompetentes.
Não é que eles queiram conquistar a Europa, aliás, eles financiam a Europa.
Os alemães, os holandeses, os suecos... o resto é tudo a mamar.

Nós depois de entrarmos para a UE tivemos um autêntico "plano Marshall", o dinheiro caía aqui aos magotes.
Como ficou o país depois disso?
Uma bela bosta. Só corrupção e gamanço, o dinheiro desapareceu e pouco se fez.

A diferença de o plano Marshall depois da 2ª Guerra ter dado certo e a UE não dar certo, é que já não se fazem políticos como antigamente.
Sir Winston Churchill nunca haverá outro.
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: LB em 01 de Setembro, 2010, 11:37:44
Bem pensado.

  Seria como comer tripas à moda do Porto feitas em Lisboa;não é que sejam piores,mas não é a mesma coisa.(Ou uma francesinha da Ribeira...)


Mau, mau é vir para Lisboa um tipo do Porto fazer tripas à moda do Porto! isso é que é mau!

mas continuam a ser tripas à moda do Porto apesar de serem feitas em Lisboa !!
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: bude em 01 de Setembro, 2010, 11:43:30
Um Sciroco TSI de 2.000 tirava-me do sério, por exemplo..., mas um Bravo 1.9 MJet também e um S60 T5 idem...

o LB a dizer bem de alguma coisa, e ainda por cima com um Fiat no meio?
Li bem?
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: LB em 01 de Setembro, 2010, 12:18:55
há coisas que prestam há outras que não!

um Stilo 1.9 td é bom! um Uno não !

é simples..
Título: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: Tiffosi em 04 de Outubro, 2010, 19:30:15
Fiat não quer vender Alfa Romeo apesar de interesse da Volkswagen

(http://www.autoportal.iol.pt/galeria/187908/368x276)

Sergio Marchionne disse estar aberto para qualquer aliança que fortaleça o grupo italiano

O presidente da Fiat, Sergio Marchionne afirmou hoje não ter interesse em vender a marca Alfa Romeo, apesar do interesse manifestado pelo grupo Volkswagen.

Sergio Marchionne, que falava aos jornalistas na abertura do Salão Automóvel de Paris, reforçou o seu desinteresse para encetar negociações com Ferdinand Piech, presidente do grupo Volkswagen, segundo noticia a AP.

O presidente da Fiat, que também está à frente da norte-americana Chrysler, disse estar aberto para qualquer aliança que fortaleça o grupo italiano.

A marca italiana, que já por diversas vezes foi associada ao construtor germânico, seria um importante reforço na estratégia de crescimento da Volkswagen, que pretende tornar-se no maior fabricante de automóveis do mundo.

Actualmente, o grupo Volkswagen conta no seu espólio com marcas como a Porsche, Volkswagen, Audi, Seat e Skoda, mas também as elitistas Bentley, Bugatti e Lamborghini, sem esquecer os camiões Scania e toda a gama de veículos comerciais da Volkswagen.

Para além disso, o grupo alemão tem vinte por cento da japonesa Suzuki e acaba de adquirir a casa italiana de design Italdesign Giugiaro.

Fonte: AutoPortal (http://www.autoportal.iol.pt/)
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: naso em 06 de Outubro, 2010, 23:06:51
Senhores, não culpem os alemães de serem competentes.
Nós é que somos incompetentes.
Não é que eles queiram conquistar a Europa, aliás, eles financiam a Europa.
Os alemães, os holandeses, os suecos... o resto é tudo a mamar.

Nós depois de entrarmos para a UE tivemos um autêntico "plano Marshall", o dinheiro caía aqui aos magotes.
Como ficou o país depois disso?
Uma bela bosta. Só corrupção e gamanço, o dinheiro desapareceu e pouco se fez.

A diferença de o plano Marshall depois da 2ª Guerra ter dado certo e a UE não dar certo, é que já não se fazem políticos como antigamente.
Sir Winston Churchill nunca haverá outro.

Eles estudaram bem a matéria, nós pobres e com pouca formação caímos no engodo, eles atiraram para cá montes de dinheiro, nós queriamos viver como eles, foi um tal fazer estradas e comprar-lhes carros, o negocio é simples, criamos lhes as necessidades e eles devolvem em dobro, no final ficamos a trabalhar para eles...

Resumindo, se fossem muito amigos, diziam nos que estavamos a ir pelo caminho errado, primeiro temos que criar riqueza e depois sim viver melhor.
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: carlosfm em 07 de Outubro, 2010, 19:31:14
Resumindo, se fossem muito amigos, diziam nos que estavamos a ir pelo caminho errado, primeiro temos que criar riqueza e depois sim viver melhor.

O que é que eles nos podiam dizer se não sabem o que fazemos ao dinheiro?
Nós, como outros, sempre mentimos nas contas do défice, da inflacção, de tudo.
Obras inflaccionadas para pagar luvas aos boys, etc.
É tudo demasiado mau para a mentalidade de um alemão, que passa-te uma factura (e paga os impostos) quando pedes um café.

Recomendo-te a leres os últimos capítulos do tópico "Austeridade" para teres uma ideia de como se derrete dinheiro.  :sombrero:
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: GT Abarth em 08 de Outubro, 2010, 00:36:36
E claro, depois temos assimetrias terceiromundístas  :maufeitio:
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: Tiffosi em 08 de Outubro, 2010, 15:17:22
(...)
É tudo demasiado mau para a mentalidade de um alemão, que passa-te uma factura (e paga os impostos) quando pedes um café.

(...)

Alguns exemplos

http://dn.sapo.pt/inicio/interior.aspx?content_id=615540 (http://dn.sapo.pt/inicio/interior.aspx?content_id=615540)

http://pt.euronews.net/2006/11/22/dirigente-da-volkswagen-detido-em-escandalo-de-corrupcao/ (http://pt.euronews.net/2006/11/22/dirigente-da-volkswagen-detido-em-escandalo-de-corrupcao/)

http://pt.euronews.net/2008/01/09/piech-nega-envolvimento-em-escandalo-da-vw/ (http://pt.euronews.net/2008/01/09/piech-nega-envolvimento-em-escandalo-da-vw/)

http://www.autoportal.iol.pt/noticias/geral/proprietaria-da-mercedes-paga-para-terminar-inquerito-por-corrupcao (http://www.autoportal.iol.pt/noticias/geral/proprietaria-da-mercedes-paga-para-terminar-inquerito-por-corrupcao)
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: carlosfm em 08 de Outubro, 2010, 19:46:48
Sim, e podes dar mais exemplos como o negócio dos submarinos, etc.
Corrupção existe em todo o lado, também existe nos EUA.
O que não tem muito a ver com o que eu estava a dizer, que é relacionado com os nossos sucessivos governos e a gestão ruinosa que é feita dos escassos recursos que temos e do dinheiro que nos enviam da UE.
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: Tiffosi em 08 de Outubro, 2010, 20:01:39
Só citei uma frase  :t_up:
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: naso em 08 de Outubro, 2010, 21:01:25
O que é que eles nos podiam dizer se não sabem o que fazemos ao dinheiro?
Nós, como outros, sempre mentimos nas contas do défice, da inflacção, de tudo.
Obras inflaccionadas para pagar luvas aos boys, etc.
É tudo demasiado mau para a mentalidade de um alemão, que passa-te uma factura (e paga os impostos) quando pedes um café.

Recomendo-te a leres os últimos capítulos do tópico "Austeridade" para teres uma ideia de como se derrete dinheiro.  :sombrero:

É isso, eles inocentes não sabem o que fazemos ao dinheiro, nem querem saber, cá como lá é aquele que mais se tenta safar, tudo de volta dos €€.

No fim, espero que a Fiat não venda a Alfa.
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: LB em 08 de Outubro, 2010, 21:49:15
se não fosse boa, eles não a queriam !!
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: Tiffosi em 11 de Outubro, 2010, 14:21:51
(...)

Sergio Marchionne disse estar aberto para qualquer aliança que fortaleça o grupo italiano

(...)
Fonte: AutoPortal (http://www.autoportal.iol.pt/)

Provavelmente partilha de motores, lá vão andar os Alfa com a latinha de óleo.
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: Delta em 11 de Outubro, 2010, 14:43:01
de facto motores alemaes e oleo nao se dao la muito bem um deles desaparece sempre por norma o oleo :laugh:
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: Tiffosi em 15 de Novembro, 2010, 20:17:15


Fiat: in programma cessioni di Alfa Romeo, Magneti Marelli e parte di Ferrari? "No comment" dalla casa (http://www.autoblog.it/post/30316/fiat-in-programma-cessioni-di-alfa-romeo-magneti-marelli-e-parte-di-ferrari-no-comment-dalla-casa)
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: GT Abarth em 16 de Novembro, 2010, 04:12:24

Fiat: in programma cessioni di Alfa Romeo, Magneti Marelli e parte di Ferrari? "No comment" dalla casa (http://www.autoblog.it/post/30316/fiat-in-programma-cessioni-di-alfa-romeo-magneti-marelli-e-parte-di-ferrari-no-comment-dalla-casa)


Mais confusão  :nhedaxe:
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: Tiffosi em 16 de Novembro, 2010, 15:20:09
Ainda deu para tirar uma boa notícia 90% da família Agnelli e 10% da família Ferrari. De resto mau presságio.  :mecry: No comment.  :(
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: LB em 16 de Novembro, 2010, 18:24:49
partia-me a rir se a Ferrari fosse comprada pelos chineses, eheheheh...
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: Tiffosi em 16 de Novembro, 2010, 18:29:42
Tu és mau  :D
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: rfsbaptista em 16 de Novembro, 2010, 18:56:24
partia-me a rir se a Ferrari fosse comprada pelos chineses, eheheheh...
Entre chineses e alemães, que venha o diabo e escolha. :lol:
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: GT Abarth em 16 de Novembro, 2010, 21:28:46
partia-me a rir se a Ferrari fosse comprada pelos chineses, eheheheh...

E eu partia-te todo  :maufeitio:
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: RSAC em 16 de Novembro, 2010, 21:42:00
Se a FIAT vender a Ferrari ou a ALFA Romeo deixo de gostar de carros e arranjo outra coisa qualquer
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: GT Abarth em 16 de Novembro, 2010, 23:00:29
 :ferrari: é o nome mais poderoso do mundo automóvel.

A Ford foi posta a pontapé fora de Maranello e Agnelli deu a mão a Enzo...

Mas e Homens como eles?

Para já confio em Montezemolo.
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: Uno55 em 17 de Novembro, 2010, 20:46:59
  :OMG: Tá tudo doido...??? Eu sei que há falta de €€€, mas....desfazer-se das jóias....??? :nhedaxe:
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: BrunoMOF em 19 de Novembro, 2010, 14:57:28
Se a Alfa for VW vai ter lados positivos e maus...vai perder tradição no entanto vai concerteza vender mais e ter mais motorizações...mas se isso acontecer...o meu Alfa é vendido é pouco tempo...porque o que sinto pela Alfa Romeo é puro, ao ir pra VW...perde todo o carisma da marca...

E vai-se começar a ver Alfa Romeo 159 2.5 TDI...NÃOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Azeiteiros com Alfas!!!!!!!!!!!!!!!!! NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: RSAC em 02 de Janeiro, 2011, 18:54:11
Parece que isto ainda não acabou.

Deixo-vos aqui uma noticia em francês:

Citar
De l’autre côté du Rhin, la presse germanique se délecte de la situation d’Alfa Romeo vis-à-vis de la proposition de rachat de Volkswagen, et continue de mettre la pression sur le Lingotto.

Nous pouvions lire dernièrement dans la presse allemande les lignes suivantes :

« A Milan, les représentants des salariés ont participé à une marche vers le consulat allemand pour remettre une lettre qui demande à Fiat de vendre Alfa Romeo à Volkswagen. Les manifestants ont aussi scandé au mégaphone : Alfa n’a aucune chance avec Fiat. Nous voulons Volkswagen. »

S’agit-il de rumeur ou de vérité ? Toujours est-il que les spéculations autour d’un hypothétique rachat d’Alfa Romeo par le géant VW vont bon train en Allemagne.


A mesma noticia mas traduzida no Google Tradutor:

Citar
Do outro lado do Reno, os festejos de imprensa no estado germânico da Alfa Romeo vis-à-vis a proposta de aquisição da Volkswagen, e continua a exercer pressão sobre o Lingotto.

 Poderíamos ler a imprensa alemã recentemente nas seguintes linhas:

 "Em Milão, os representantes dos trabalhadores participaram de uma marcha até o consulado alemão para entregar uma carta que apela para a Fiat a vender a Alfa Romeo para a Volkswagen. Os manifestantes também gritaram através de um megafone: Alfa com a Fiat não tem chance. Queremos Volkswagen. "

 É boato ou verdade? Ainda assim, como a especulação sobre uma hipotética aquisição da Alfa Romeo pela Volkswagen gigante está bem encaminhado na Alemanha.

A única coisa que eu posso dizer é que se a Fiat vender a Alfa aos alemães estará a dar o golpe de mesericórdia, pois assim mata-a logo com um só golpe, em vez de andar a destrui-la com carros com cada vez menor carisma desportivo.

Ainda Enzo Ferrari achava que tinha matado a Alfa Romeo só por ter ganho uma corrida de F1...
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: Zamot em 03 de Janeiro, 2011, 14:07:26
A quem tem um Alfa e sabe o que é conduzir um carro desses, façam alguma coisa para a marca não ser vendida. Não tem lógica nenhuma, então o que é italiano não presta e agora vão comprar a marca? Hello?
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: bude em 03 de Janeiro, 2011, 16:07:28
Alguém sabe o que dizem os fanáticos vaguianos sobre este assunto?
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: nandozender em 03 de Janeiro, 2011, 18:29:33
Eu como amante de alfa como sou  ver passar a alfa para a vw seria uma enorme desilusão..Perdia se um carisma inigualável ,uma raça latina,Um Culto.....E quem sabe clientes tbm..Pois nao tou a ver um Alfista a andar com um Giullieta GTi em vez de Gta..Mas isto e a minha maneira de pensar.. Se isso vier a aconteçer a malta com dinheiro ke compre os alfas ke restarem na altura pois serao os ultimos verdadeiros  que poderão
Ter....
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: LB em 03 de Janeiro, 2011, 21:23:38
epá.... se alguém não quiser os Bugattis por serem VAG, eu aceito...
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: RSAC em 07 de Janeiro, 2011, 00:21:04
Citar
Antes de enfrentar o ano que poderia ser decisivo para a passagem do Alfa Romeo a VAG, um resumo das questões para obter uma imagem mais clara é necessária.
Se, em 2009, eles eram apenas rumores, em 2010, as intenções foram confirmados pelos principais atores.

Na Paris Motor Show 2010, Ferdinand Piech anunciou publicamente que estava pronto para adquirir o Milan prestígio. O magnata acredita que o alemão é uma empresa que "oferece o maior potencial de melhoria, com um investimento mínimo. "

Em resposta à recusa de seca Sergio Marchionne, a Fiat Group Board, Piech afirmou que estava "doente" e tinha "tempo", gostaríamos de ouvir mais sobre esse caso "até 2012" porque " a necessidade de a Fiat não é grande o suficiente. "

O nervo da guerra
A necessidade de dinheiro, aqui estão os nervos da guerra entre Marchionne e Piech. Na verdade, Sergio Marchionne, precisa de muito dinheiro para cumprir sua missão, que para adquirir os 51% da Chrysler. Ao fazer isso, Marchionne poderia agir da fusão entre o departamento de "eu" com a Chrysler, Fiat. A primeira indicação de que a intenção é detectável na separação em duas empresas separadas para as actividades industriais e automotivas, a Fiat SpA e Fiat Industrial.

Com a cotação diferenciada na bolsa de valores, a cisão deve trazer mais capital para financiar a Fiat aposta crescente na Chrysler. Lembre-se que a Fiat, que atualmente detém 20% da Chrysler, provavelmente até 35%, sem gastar um único tostão, ou quase.

Uma subida fácil
Na verdade, para chegar a 35%, a Fiat vai mostrar ao governo dos EUA (que atualmente detém uma participação de 31% da Chrysler, os restantes 49% estar nas mãos do Canadian Auto Workers e americanos) que:

1) A produção de motores "Fogo" começou nos EUA. Este evento está perto de ser realizado, como relacionados com a produção do Fiat 500 "americano".

2) O Grupo Chrysler alcançou um volume de negócios de 1.500 milhões relativos à venda de produtos fora da região do NAFTA.

3) A Chrysler irá produzir um carro capaz de 40 milhas por galão (ou 16 km / l, ou 6,25 l/100km). Mais uma vez, graças a dois cilindros a gasolina ou diesel, turbo ou aspirado naturalmente, combinado com a tecnologia MultiAir, este objetivo é facilmente atingível pela Fiat.

Uma vez concluído estes três objectivos, a Fiat, que vai completar 35% da Chrysler, poderá exercer uma opção de compra entre 2013 e 2016, os 16% necessários para vencer uma maioria de poder de decisão e Chrysler. No entanto, se a Chrysler reembolsar o empréstimo do governo dos EUA antes de 2013, a Fiat pode imediatamente adquirir as ações de importância capital. Este último cenário poderia ser benéfico para a Fiat por causa do caminho, ela escapa da oferta pública inicial (IPO) da Chrysler em 2013.

De acordo com uma cláusula no contrato estipulado entre a Fiat ea U. S. Governo, o valor dos restantes 16%, portanto, ser apreciada em um múltiplo de EBITDA de Chrysler (lucro antes de impostos, juros, amortizações e provisões sobre capital), que, em caso algum, ser superior ao múltiplo de EBITDA da Fiat. Neste caso, a Fiat poderia poupar 2 mil milhões de euros à compra de ações no momento do retorno de ações da Chrysler em Wall Street.

Dividido em dois grupos para reduzir o múltiplo do EBITDA
Marchionne estratégia é a de cisão do grupo em duas entidades distintas (Fiat SpA e Fiat Industrial), que, além de fornecer mais capital, menor será o múltiplo do EBITDA da Fiat.

A hora chegou, o múltiplo do EBITDA da Chrysler será comparada com a da Fiat SpA (divisão automotiva), que é a entidade pós-desdobramento projetado para comprar 16% da Chrysler. Múltiplo de EBITDA pode não ser retido na fonte exceder o da Fiat SpA, que em toda a lógica vai reduzir o preço de compra de ações necessárias para a maioria.

A venda da Magneti Marelli, Iveco e CNH também é proposta para salvar da Fiat, para o reembolso do dinheiro que o governo dos EUA e da recompra de participação de 16% na Chrysler.

Após dois anos difíceis, e um 2011 que parece notícias tenso e magra, a Fiat pode ser uma necessidade urgente de capital.

A venda da Alfa Romeo, a quadratura do círculo?
A venda da Alfa Romeo é também considerado no contexto de uma capital rapidamente ganhando. Além disso, pela cessão da Alfa Romeo, Fiat lançaria um peso imenso. Na verdade, a Fiat, desde 1986 (ano do controlo da Alfa Romeo), até à data, nunca conseguiu fazer com que a marca Milan rentável, perdendo entre 200 e 500 milhões de euros por ano, segundo estimativas. Além disso, com a venda de Alfa Romeo, Fiat poderia manter as marcas mais rentáveis, como a Iveco, CNH e Ferrari.

Adicione a isso o fato de que a Fiat nunca se sabe como posicionar a Arese empresa no mercado: o anti-anti-BMW e Audi, ontem, ela agora pretende caçar nas terras da VW, o admissão Heiz-Harald Wester, o atual diretor da Alfa Romeo.

Por último, a Fiat está à beira de mais um pacote de estímulo da Alfa Romeo, especialmente com o retorno sobre o solo dos EUA, com os custos e riscos envolvidos. A cessão da marca em Milão é decidir antes de dar a luz verde para o investimento.

VAG ou estratégia de cerco gradual
Piech anunciou "ter tempo". Na verdade, a Fiat pode ser a falta de dinheiro muito rapidamente e ser forçado a vender. Marchionne excluídos se à venda da Alfa como um primeiro passo, ele gradualmente suavizado sua posição, dizendo - em tom de zombaria - ele estava pronto "para sentar à mesa de negociação para um total de 100 mil milhões de euros. " Quantia que foi reduzida em 80% em um comunicado mais tarde, algumas semanas mais tarde, ainda em um tom bastante sério. Segundo Carlo Cavicchi, editor da revista Quattroruote mensal, a Fiat seria realmente obter 4000 milhões com a venda de Alfa.

Os rumores que circulam desde Janeiro de 2010 alegam que a VW já fez uma oferta de 1 bilhão de euros, uma soma que pode chegar a 1,5 bilhões, segundo jornais alemães citou fontes próximas ao caso.

Enfim, difícil imaginar que a VAG está disposto a pagar mais de 2 bilhões de euros para a Alfa Romeo, uma empresa como a Ferrari, com as suas instituições, know-how para o ponto, a história é glorioso exemplo avaliada mercados, entre 2,6 e 3,1 bilhões de euros. Lembre-se que a compra da Alfa Romeo, VAG iria ficar "apenas" o nome, o Museo Storico e instalações de Arese inutilizável.

Se para o momento, o caso está bloqueada no preço da transacção, Piech e seus comparsas não estão sentados de braços cruzados. Evidenciado pela longa lista de ex-"Alfisti" já recrutados pela VAG: Walter De Silva, Wolfgang Egger, Perosini Giovanni, Luca de Meo, para citar apenas os nomes mais ilustres.

A recente aquisição de 90% da Italdesign também preparar a chegada da Alfa Romeo no colo da Volkswagen. Segundo indiscrições, o escritório de design em Turim seriam suportados pelo desenvolvimento de alguns modelos da Alfa Romeo, presumivelmente aquelas com alto valor agregado.

O hype em torno deste incentivo pronunciado VAG para a Alfa Romeo também é um movimento calculado neste jogo de xadrez a ser travada e Piech Marchionne. Ao fazer o seu público intenções, VAG realmente procura envolver como muitos intervenientes no processo, para cercar Marchionne em toda parte.

E, de fato, se considerarmos a recente posição dos sindicatos em favor das vendas da Alfa, com entrega ao Consulado da Alemanha (o Milan) uma carta afirmando o apoio dos trabalhadores na aquisição Alfa VAG, porque a Fiat não é capaz, segundo eles, dar-lhes um futuro.

Há também a posição dos jornalistas em muitos meios de comunicação italianos, alegando que a venda da Alfa Romeo. A imprensa alemã, entretanto, não deixa para trás os avanços do processo, agora na Alemanha, grande atenção sobre o assunto.

Finalmente, o Financial Times Deutschland, uma delegação da VAG foi enviado este verão com Roberto Formigoni, o atual presidente da região da Lombardia, para discutir uma redistribuição dos Arese área, com a criação de novos empregos.

A escolha de Marchionne
Sergio Marchionne, em breve decidir o que fazer com a Alfa Romeo, de acordo com a Automotive News, o atual chefe da Fiat teria criado, internamente, uma comissão de avaliação dos diferentes cenários em caso de venda ou detenção de Alfa Romeo . Este último seria uma peça central nos planos de futuro, que incluem um regresso aos EUA. Além disso, a Alfa Romeo é uma marca, se devidamente reavivada, capaz de vender carros com alto valor agregado, extremamente rentável.

Mas este último ponto, Ferdinand Piech tem claramente notado, também, e é isso que faz Alfa Romeo objeto tão desejável para ele. 2011, ou mais tardar em 2012, quando dizemos Marchionne irá obter o financiamento necessário, sem venda de Alfa Romeo ao "inimigo" ou, se forçado, ele dará o Milan prestígio.



Texto original: http://www.unica-strada.com/blog/2011/01/05/vag-alfa-romeo-le-point-sur-la-situation/ (http://www.unica-strada.com/blog/2011/01/05/vag-alfa-romeo-le-point-sur-la-situation/)
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: RSAC em 07 de Janeiro, 2011, 00:22:19
Este texto fez-me abrir os olhos para o facto de a VW já estar a preparar a compra da Alfa Romeo há já muito tempo atrás
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: naso em 07 de Janeiro, 2011, 22:57:55
Este texto fez-me abrir os olhos para o facto de a VW já estar a preparar a compra da Alfa Romeo há já muito tempo atrás

Fico mais descansado, se ainda o fizer por muito tempo para a frente!! :t_up:
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: LB em 07 de Janeiro, 2011, 23:12:42
mas o que aí vem é um bocadinho pior.... a Ferrari também já está na mira da VW
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: naso em 07 de Janeiro, 2011, 23:35:50
mas o que aí vem é um bocadinho pior.... a Ferrari também já está na mira da VW

Já esteve na mira de outros antes...
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: Lancisti em 07 de Janeiro, 2011, 23:39:14
E que continue assim ... valoriza as acções!!!
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: LB em 07 de Janeiro, 2011, 23:43:52
o problema é que o valor das acções da Ferrari é muito abaixo do valor que a VAG tem para pagar...

o que a VAG não tem é dinheiro ainda para rentabilizar a compra....
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: GT Abarth em 07 de Janeiro, 2011, 23:49:58
Quem tudo quer...

Eu já nem sei nada!
Como o Mundo está  :o

Mas acho difícil.

Vontade de rir dá-me é a VW tanto cobiçar a ALFA,  :lol:

Porque será?  :P

Não eram o reis das avarias e os campeões dos problemas?

Pois...
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: naso em 08 de Janeiro, 2011, 00:03:39
A GM também tinha muitas ideias...
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: RSAC em 08 de Janeiro, 2011, 11:34:17
Mas a Ferrari eu tenho a certeza que a Fiat não vai vender totalmente. A Fiat tem 90% da Ferrari, e já disse que se vender é só 39%, de forma a continuar a ser a dona maioritária (51%).

Mas a Alfa já era vendida a 100%.

Se eu já sou a contra a venda de 1% de qualquer uma das duas, quanto mais 31% ou mesmo a totalidade no caso da Alfa...
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: LB em 08 de Janeiro, 2011, 12:32:04
eu não me preocupava nada...
daqui a 10 anos os chinocas são donos de tudo, portanto .....

enquanto eles tiverem lá a mão de obra mais barata do mundo, bem podem tentar remar contra isso que não vale a pena..
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: kimo em 10 de Janeiro, 2011, 14:28:28
Se a Alfa for VW vai ter lados positivos e maus...vai perder tradição no entanto vai concerteza vender mais e ter mais motorizações...mas se isso acontecer...o meu Alfa é vendido é pouco tempo...porque o que sinto pela Alfa Romeo é puro, ao ir pra VW...perde todo o carisma da marca...

E vai-se começar a ver Alfa Romeo 159 2.5 TDI...NÃOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Azeiteiros com Alfas!!!!!!!!!!!!!!!!! NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

ò bruno quanto a isso não te preocupes que acho que vão é andar de JTDm
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: LB em 10 de Janeiro, 2011, 14:41:31
Viva a VAG e derivados!!!
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: RSAC em 11 de Janeiro, 2011, 19:29:45
Fiat would not sell Alfa Romeo to any other car maker even if it was offered “tonnes of money”.

Fiat chairman John Elkann told reporters at the Detroit motor show that the firm had big plans for the Alfa, including a relaunch in the US in 2012.

Alfa Romeo, which has seen sales drop significantly from a peak of 300,000 units per year to around 40 per cent of that now, has received particular interest from the Volkswagen Group in recent months.

VW chief Martin Winterkorn told Autocar at the Paris motor show last year that if Fiat wanted to sell Alfa, VW would be interested.

“It’s a beautiful brand but there are quality issues with the engines and suspension systems, for example,” he said. “I’m quite sure we could make a beautiful brand out of Alfa again.”

Fiat CEO Sergio Marchionne backed up Elkann’s comments, saying: “Alfa is part of Fiat's operational perimeter and we've already invested too much to get rid of it.”

Marchionne added that a saloon version of its new Giulia would likely be the first model to be sold in the US by Alfa, and it could even be made there should a deal not be reached with unions to build the car at its Mirafiori plant in Turin.


Fonte: www.autocar.co.uk (http://www.autocar.co.uk)
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: Tiffosi em 11 de Janeiro, 2011, 19:36:07
É um problema, não sabem qual o motivo de não gastarem óleo  :lol:
Título: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: Tiffosi em 18 de Janeiro, 2011, 19:57:32
Fiat reafirma que não quer vender Alfa Romeo


(http://www.autoportal.iol.pt/galeria/155965/368x276)

Apesar do interesse da Volkswagen, marca está nos planos de reestruturação do grupo italiano

A Alfa Romeo não está à venda nem por uma "tonelada de dinheiro". A afirmação é de John Elkann, presidente da Fiat no Salão Automóvel de Detroit. As fortes quebras de vendas fizeram despertar o interesse da Volkswagen, que, por diversas ocasiões, demonstrou o interesse na aquisição da Alfa Romeo.

No entanto, a marca italiana deverá ter grande importância para a Fiat a curto prazo, surgindo como «ponta de lança» para o regresso oficial da Fiat ao mercado norte-americano, nomeadamente com o Giulia, o sucessor do actual Alfa Romeo 159.

De acordo com o responsável máximo do grupo italiano, Sergio Marchionne, "a Alfa é parte da estratégia operacional da Fiat e nós já investimos muito nela para agora a vendermos".

O Giulia deverá ser o primeiro Alfa Romeo a ser comercializado no mercado norte-americano. Em simultâneo, o Jeep Grand Cherokee servirá de base para o desenvolvimento dos futuros crossovers da Alfa Romeo e Maserati, enquanto os últimos modelos da Chrylser, 200 e 300, darão origem a novos modelos da Lancia.

Fonte: AutoPortal (http://www.autoportal.iol.pt/)
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: GT Abarth em 18 de Janeiro, 2011, 20:24:39
FIAT quer comprar é a Scania e a MAN.
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: RSAC em 18 de Janeiro, 2011, 20:58:09
A Fiat planeava vender 40 000 Giuliettas até ao fim de 2010. O objectivo foi quase cumprido.
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: Tiffosi em 18 de Janeiro, 2011, 21:19:29
FIAT quer comprar é a Scania e a MAN.

 :lol: :lol: :lol: :lol:
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: Tiffosi em 18 de Janeiro, 2011, 21:20:11
A Fiat planeava vender 40 000 Giuliettas até ao fim de 2010. O objectivo foi quase cumprido.


Que bom  :t_up:
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: rfsbaptista em 18 de Janeiro, 2011, 21:26:31
FIAT quer comprar é a Scania e a MAN.
Isso é que era de valor  :lol:
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: nandozender em 18 de Janeiro, 2011, 21:46:36
Esta e daquelas noticias que quase me faz abrir uma garrafa de champagne..... :alfa: :alfa: :alfa: :alfa: :alfa: :alfa: :alfa: :alfa: :alfa: :alfa: :alfa: :alfa: :alfa: :alfa: :alfa: :alfa: :alfa: :alfa: :alfa: :alfa: :alfa: :alfa: :alfa: :alfa: :alfa:
                                                            :fiat:
                                                         :fiatistas:
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: RSAC em 19 de Janeiro, 2011, 12:25:26
Citar
Pour une énième fois, Sergio Marchionne a insisté sur le fait que la marque au Biscione n’était pas à vendre : «Il faudrait être fou pour vendre cette marque, elle nous appartient ! Grace à Chrysler et à un réseau de plus de 2000 concessions, Alfa arrivera sur le marché US dès l’année prochaine, et le succès est attendu ! ».


Tradução by Google:
Citar
Pela enésima vez, Sergio Marchionne, tem insistido que a marca não estava à venda Biscione: "Não seria louco de vender esta marca, ela pertence a nós! Graças a Chrysler e uma rede de mais de 2.000 concessões, Alfa vai chegar no mercado dos EUA no próximo ano, eo sucesso é esperado! .


Fonte: http://www.unica-strada.com/blog/2011/01/19/marchionne-fait-le-point-et-passe-a-l%e2%80%99offensive/ (http://www.unica-strada.com/blog/2011/01/19/marchionne-fait-le-point-et-passe-a-l%e2%80%99offensive/)
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: naso em 19 de Janeiro, 2011, 14:59:08
Isto de boatos anda animado, ora vejamos; a Mercedes diz-se que quer comprar a Fiat Industrial, a VW quer a Alfa, por seu turno a Fiat diz que quer a MAN e a Secania... 

Não vou perder os próximos capítulos... :deal:
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: RSAC em 19 de Janeiro, 2011, 15:08:15
Isto de boatos anda animado, ora vejamos; a Mercedes diz-se que quer comprar a Fiat Industrial, a VW quer a Alfa, por seu turno a Fiat diz que quer a MAN e a Secania... 

Não vou perder os próximos capítulos... :deal:


Após as recentes declarações do Sergio Marchionne e do John Elkann um boato já passou à história, ficando a sobrar o da Mercedes e o da MAN/Scania
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: Tiffosi em 19 de Janeiro, 2011, 17:17:50
16/11/2010

http://www.oje.pt/noticias/negocios/man-e-scania-podem-criar-lider-europeu (http://www.oje.pt/noticias/negocios/man-e-scania-podem-criar-lider-europeu)


editado

http://www.oje.pt/pt/man-e-scania-podem-criar-lider-europeu (http://www.oje.pt/pt/man-e-scania-podem-criar-lider-europeu)
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: Tiffosi em 19 de Janeiro, 2011, 17:27:32


11/01/2011

http://www.bloomberg.com/news/2011-01-10/fiat-eyes-vw-s-man-scania-stakes-as-vw-repeats-alfa-interest.html (http://www.bloomberg.com/news/2011-01-10/fiat-eyes-vw-s-man-scania-stakes-as-vw-repeats-alfa-interest.html)
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: Tiffosi em 28 de Janeiro, 2011, 16:20:36
Grupo Fiat divulga resultados de 2010 acima das metas previstas


O Grupo Fiat fechou o ano superando todos os objetivos acima dos indicadores previstos. A receita bruta do Grupo, de 56,3 bilhões de euros, aumentou 12,3% em relação a 2009. O lucro da gestão ordinária dobrou, para 2,2 bilhões de euros (1,1 bilhão de euros em 2009), com margem sobre a receita de 3,9% (2,1% em 2009), graças à contribuição positiva de todos os setores. Já o lucro líquido foi de 600 milhões de euros (frente ao prejuízo de 848 milhões de euros em 2009). Os resultados foram divulgados hoje, em Turim (Itália), pelo CEO do grupo, Sergio Marchionne, que também apresentou os principais objetivos para o exercício deste ano.

Os resultados referem-se ao desempenho do Grupo antes da divisão em duas companhias – Fiat S.p.A, que reuniu as atividades automobilísticas, e Fiat Industrial, que congrega as fabricantes de veículos industriais, como tratores e caminhões. A cisão passou a vigorar a partir deste ano, quando foram iniciadas as negociações na Bolsa de Milão.

Outros indicadores que apresentaram desempenho favorável foram o endividamento líquido industrial, que ficou em 2,4 bilhões de euros (somava 4,4 bilhões de euros no fim de 2009) e a liquidez financeira, que foi elevada para 15,9 bilhões de euros (frente a 12,4 bilhões de euros em 2009).

O Grupo também confirmou os objetivos financeiros fixados para os diversos negócios no Plano 2010-2014 apresentado em abril de 2010. Para 2011, Fiat e Fiat Industrial fixaram os seguintes objetivos:

• Receitas de cerca de 37 bilhões de euros para a Fiat e de cerca de 22 bilhões de euros para Fiat Industrial.
• Lucro da gestão ordinária entre 0,9-1,2 bilhão de euros para a Fiat e de 1,2-1,4 bilhão de euros para Fiat Industrial.
• Endividamento líquido industrial de 1,5-1,8 bilhão de euros para a Fiat e de 1,8-2,0 bilhões de euros para a Fiat Industrial.

No comunicado, foram apresentados também os números relativos ao desempenho dos setores automobilístico e industrial, de forma separada, tanto para a Fiat pós-cisão (operações contínuas dos negócios relacionados ao setor automobilístico, como Fiat Group Automobiles, Ferrari, Maserati, Fiat Powertrain, Magneti Marelli, Teksid e Comau) quanto para a Fiat Industrial (considerando as operações descontinuadas agregadas na nova holding, como CNH, Iveco e FPT Industrial).


Setor automobilístico

Nesse contexto, as receitas da Fiat sem o setor industrial foram de 35,9 bilhões, com crescimento anual de 9,8%. Considerando-se apenas o Fiat Group Automobiles (FGA), as receitas atingiram 27,9 bilhões de euros, 6% acima do faturamento anterior. O volume de veículos distribuídos foi de 2.081.800 entre automóveis e veículos comerciais leves, com queda de 3,2% sobre o número de 2009. O comunicado ressalta que, apesar da redução da participação no mercado europeu, principalmente na Itália e Alemanha, a Fiat manteve sua posição de liderança no mercado brasileiro, com participação de 22,8%. As marcas esportivas e de luxo tiveram crescimento significativo no ano, com crescimento de 7,9% na Ferrari, para 1,9 bilhão de euros, e de 30,8% na Maserati, para 0,6 bilhão de euros. Já os setores de componentes e sistemas de produção tiveram receitas de 10,9 bilhões, com crescimento de 23,6% sobre 2009.

O lucro da gestão ordinária (trading profit) da Fiat sem o setor industrial foi de 1,1 bilhão de euros, em comparação com o resultado de 376 milhões no exercício de 2009. FGA obteve resultado positivo de 607 milhões de euros (470 milhões de euros em 2009). O crescimento foi atribuído à melhoria do mix de produtos vendidos e dos mercados atendidos, com significativa melhoria da demanda por veículos comerciais leves e a relevante contribuição das vendas no Brasil, além dos ganhos obtidos nos processos industriais (World Class Manufacturing) e na eficiência em compras. O relatório destaca também que os negócios de componentes automotivos e sistemas de produção quase triplicaram o resultado da gestão ordinária, para 249 milhões de euros (crescimento de 160 milhões de euros frente ao resultado de 2009), devido principalmente aos maiores volumes de vendas e à melhoria do mix de produtos.


Fiat Industrial

As receitas para as operações da Fiat industrial, se consideradas em separado ao longo de 2010, foram de 21,3 bilhões de euros, um crescimento de 18,8% sobre 2009. O setor de máquinas agrícolas e de construção (CNH) registrou receitas de 11,9 bilhões de euros. O crescimento foi de 17,8% sobre o ano anterior (ou de 12% se contabilizado em dólar), impulsionado pela maior demanda de máquinas agrícolas devido ao aumento dos preços globais das commodities agrícolas, além da consistente recuperação da demanda por máquinas de construção, especialmente nos mercados das Américas do Norte e do Sul e na área da Ásia do Pacífico.

Iveco registrou receitas de 8,3 bilhões de euros, com crescimento de 15,6%. Os volumes distribuídos cresceram 24,8%, para 129.630 unidades, com aumento de 52,4% na região da América Latina, de 41,6% na Europa Oriental e de 17,3% na Europa Ocidental, onde, entretanto, as vendas permanecem modestas em comparação aos níveis pré-crise. Já a FPT Industrial realizou receitas de 2,4 bilhões de euros, 52,8% acima do faturado em 2009.

O lucro da gestão ordinária para Fiat Industrial aumentou significativamente, para 1,1 bilhão de euros (frente a 322 milhões de euros em 2009). CNH registrou um resultado de 755 milhões de euros (337 milhões de euros em 2009), devido aos maiores volumes de vendas, maior utilização da capacidade instalada nas Américas e melhoria do mix de produtos e preços. Iveco registrou lucro operacional de 270 milhões de euros (105 milhões de euros em 2009), como resultado principalmente dos maiores volumes de vendas e de maior eficiência produtiva. FPT Industrial, por sua vez, registrou lucro da gestão ordinária de 65 milhões de euros, uma diferença positiva de 196 milhões de euros sobre o resultado obtido no ano anterior em conseqüência do crescimento significativo dos volumes vendidos.

Fonte: Fiat Press

Fiat preparada para comprar MAN e Scania  :P
Título: "Hands-off Alfa"
Enviado por: RSAC em 07 de Fevereiro, 2011, 15:25:50
Citar
Fiat CEO Sergio Marchionne has issued a hands-off warning to Volkswagen over Alfa Romeo.

VW has long been linked with purchasing Alfa from Fiat, but Marchionne has again dismissed the reports, saying instead that VW should concentrate on fixing Seat.

"As long as I am CEO of Chrysler and Fiat, Mr [Ferdinand] Piech will never have Alfa Romeo,” Marchionne told a JD Power automotive conference in the US. “It's hands-off. I told him. I will call him and I will email him."

“I'm not the one who bought Seat. He's the one who bought it. I don't know if he can [fix it], but he needs to try."

VW chairman Piech and CEO Martin Winterkorn have often spoken of their desire to add Alfa to the VW Group roster.

“Alfa’s a beautiful brand but there are quality issues with the engines and suspension systems for example,” Winterkorn told Autocar at last year’s Paris motor show. “I’m quite sure we could make a beautiful brand out of Alfa again.”

Fonte: www.autocar.co.uk (http://www.autocar.co.uk)

Parece que o assunto da compra da Alfa Romeo está finalmente encerrado
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: Artur Branco em 07 de Fevereiro, 2011, 15:31:22
A sabedoria popular revela-se mais uma vez verdadeira...

"Quem desdenha, quer comprar..."

 :lol: :lol: :lol:
Título: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: Tiffosi em 09 de Fevereiro, 2011, 19:41:07
Marchionne não vende Alfa Romeo


(http://i.xl.pt/noticias/21527.jpg)

Sergio Marchionne afirmou numa conferência que não pretende vender a Alfa Romeo à Volkswagen. e deixou avisos a Ferdinand Piech

Numa conferência da JD Power, Sergio Marchionne, CEO da Chrysler e da Fiat, anunciou que não irá vender a Alfa Romeo à Volkswagen. O presidente das duas marcas afirmou ainda que a VW deverá mesmo concentrar-se em revitalizar a Seat.

«Enquanto eu for CEO da Chrysler e da Fiat, o Sr. [Ferdinand] Piech nunca terá a Alfa Romeo. Ele que não pense nisso. Já lhe disse. Vou-lhe ligar e enviar um email a dizê-lo. (...) Não fui eu que comprei a Seat. Ele é que a comprou. Não sei se conseguirá [revitalizer a marca], mas tem de tentar». A VW ainda não reagiu oficialmente a estas declarações de Marchionne.

Ferdinand Piech e Martin Winterkorn há muito revelaram interesse na marca do Grupo italiano. Winterkorn afirmou mesmo à imprensa internacional, por ocasião do último Salão de Paris, «a Alfa é uma belíssima marca, mas há problemas com os motores e sistemas de suspensão, por exemplo. (...) Estou de que poderíamos fazer da Alfa uma bonita marca novamente».

Fonte: Auto Motor (http://automotor.xl.pt/home.shtm)
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: Tiffosi em 09 de Fevereiro, 2011, 19:54:47
O Piech deve estar a referir-se motor 2.0 tdi, esse sim tem problemas  :angry:
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: Delta em 10 de Fevereiro, 2011, 10:42:23
pois de facto os 2.0 TDI só tem um problema equipa errada de testes...
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: nandozender em 11 de Fevereiro, 2011, 20:30:00
Problemas nos motores e suspençoes ??? devem tar a flr do Seat ibiza que alguns chegaram a passar por lombas e a deformar os Chassis.
Emfim.....
Título: Re: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: R_uno 70 sx i.e em 14 de Fevereiro, 2011, 18:34:57
Ou o do Golf 1.4 Tsi
Pistons partidos , cabeças rachadas etc.
Até há um grupo no Facebook que se juntou para reclamar acerca disso e o Sr. Piech diz que os Alfas é que dão problemas!!
Coitado....
Título: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: Tiffosi em 18 de Julho, 2014, 18:12:19

VW e Fiat negam fusão


A notícia surgiu num sítio e internet da revista alemã Manager Magazin e, citando fontes não identificadas, afirmava que os dois grupos iriam se fundir

(http://i.ftbs.sl.pt/i.axd?pic=http%3a%2f%2fc10.quickcachr.fotos.sapo.pt%2fi%2fuaa11517d%2f17210662_olsMi.jpeg&W=600&H=265&hash=c73a9026e887269370d5719ee6b89731&errorpic=http%3a%2f%2fauto.sapo.pt%2fNovos%2fInclude%2fImages%2flogos%2fdefault_medium.jpg&color=FFFFFF)

O assunto encorpou como massa levedada por toda a Europa, chegando ao outra lado do Atlântico, forçando os dois grupos do Velho Continente a lançarem desmentidos ao artigo da Manager Magazin. Prossegue a faiscante luta entre Piech e Marchionne...

Dizia o sítio da revista germânica que a Volkswagen tinha a bordado a Fiat no sentido de uma possível fusão, com o Presidente do grupo VW, Ferdinand Piech, a entabular conversações com vários associados e membros da família Agnelli que controla a Fiat.

Depois desta “bomba” estourar na internet, o grupo VW viu-se obrigado a vir a terreiro desmentir tudo, referindo o porta voz da empresa que não estão previstas, para já, aquisições estando o gigante germânico concentrado em melhorar a eficiência do grupo.

Por seu turno, um porta voz do grupo Fiat, veio dizer que a Fiat não manteve conversas com a Volkswagen sobe uma potencial fusão, sendo que até a Exor, a holding que possui 30% do capital social da Fiat, veio dizer que não existem conversações com a VW para uma fusão, venda ou o que seja.

Segundo a Manager Magazin, tudo teria começado pelo facto da família Agnelli querer concentrar-se apenas na Ferrari, abandonando praticamente o negocio automóvel, sendo que a Chrysler iria ajudar a luta da VW em impor-se no mercado norte americano. E, olhando assim, as coisas fazem sentido!

A verdade é que esta notícia surgida na internet, mexeu, imediatamente, no valor bolsista dos dois grupos. Os títulos da FCA (Fiat Chrysler Automobiles) a valorizar-se 5,2% para os 7,99 euros e os do grupo VW a terem um crescimento negativo de 2,4% para 184,65 euros. “Demos importância à notícia, pois udo batia certo e era plausível” referiu Gabriele Gambarova, analista do Banco Akros, de Milão, citado pelo Automotive News Europe. Recordamos que o grupo VW está avaliado em 88 mil milhões de euros e o grupo Fiat em 9,9 mil milhões de euros.

Jurgen Pieper, analista do Bankhaus Metzler de Frankfurt, citado pelo Automotive News, referiu que “a VW tem pressa em chegar a Nº1 e uma aquisição deste gabarito transformaria o grupo alemão, imediatamente, como o nº1 mundial. Porém, o interesse em todo o grupo Fiat é mais irreal e traria múltiplos problemas.” Entre eles a luta  do grupo italiano na Europa e depois os rumores da ameaça de processo por cartel na América do Sul.

Na realidade, existem vários obstáculos para que uma fusão fosse possível. Falamos de dificuldades ao nível financeiro e de estratégia, com profundas diferenças entre os dois grupos. A Fiat está a terminar o processo de fusão com a Chrysler, o que acabará por passar pelo crivo da bolsa de Nova York.

Depois da “balbúrdia” que gerou aquele artigo, o Wall Street Journal, citando duas fontes familiares de ambas as partes, referiu que não existiram nenhumas conversações sobre este assunto.

E acreditamos que enquanto Sérgio Marchionne e Ferdinand Piech estiverem nos seus postos, nunca haverá conversa entre ambos, pois o primeiro não perdoa os comentários feitos pelo segundo e a cobiça que Piech tem pela Alfa Romeo que, Marchionne assegura, nunca sairá da esfera do grupo Fiat e muito menos para o grupo VW.

Fonte: Auto Sapo
Título: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: Tiffosi em 30 de Julho, 2014, 19:07:32

Sergio Marchionne recusa vender a Alfa Romeo


(http://thumbs.sapo.pt/?pic=http://turbo.bo.sapo.pt//images/image_11612_0_1406739965.jpeg&W=668&H=326&crop=center&errorpic=http://imgs.sapo.pt/turbo2012/images/dest_default.jpg)

Não estamos no negócio de trocas de marcas”. Esta foi uma das frases utilizadas por Sergio Marchionne para reforçar a sua intenção de não alienar a Alfa Romeo, depois de nas últimas semanas terem surgido rumores do interesse na marca. O CEO da Fiat-Chrysler Automotive (FCA) refutou esta hipótese durante a última reunião para apresentação dos resultados financeiros do segundo trimestre e dos primeiros seis meses do ano. O responsável máximo do grupo italo-americano sentiu necessidade de reforçar esta ideia, após ter sido noticiado o possível interesse da VW e da PSA em ativos do grupo, especialmente na Alfa Romeo. No entanto, referiu que está disponível para firmar novas sinergias com outros fabricantes, caso isso represente uma redução nos custos de produção.
 
A ideia do consórcio liderado por Marchionne é exatamente o contrário de vender, pretendendo investir um total de cinco mil milhões de euros para globalizar a marca e adicionar oito novos modelos ao portefólio da Alfa Romeo. Outra das apostas será numa nova plataforma de construção para automóveis de tração traseira e integral, denominada Giorgio. Com estas alterações a FCA pretende aumentar as suas vendas desde as 74.000 unidades registadas em 2013 para um total de 400.000 viaturas em 2018, como indicado no plano empresarial recentemente apresentado por Marchionne.
 
Ao longo dos 10 anos que leva à frente da empresa, a Alfa Romeo tem sido uma batalha perdida pelo CEO da Fiat, pois a marca ainda não conseguiu tornar-se rentável. O grupo italiano adquiriu o emblema em 1986, mas em 2010 teve a hipótese de a alienar à VW, após ter surgido uma proposta nesse sentido. Na altura Sergio Marchionne deu uma “nega” a Ferdinand Piech, CEO do grupo germânico, e agora tudo indica que caso surja nova proposta, ela será também recusada, a fazer fé nas palavras do responsável máximo da FCA.
 
Fonte: Revista Turbo, por Nuno Fatela
Título: Alfa Romeo na mira da VolksWagen
Enviado por: Tiffosi em 05 de Agosto, 2014, 16:47:57

Fusão VW/FCA falhou porquê?


Como o AUTO SAPO lhe revelou em todos os detalhes, a fusão entre o grupo VW e o grupo Fiat Chrysler Automobiles esteve, mesmo, em cima da mesa. Falhou! Porquê?


(http://i.ftbs.sl.pt/i.axd?pic=http%3a%2f%2fc10.quickcachr.fotos.sapo.pt%2fi%2fuaa11517d%2f17210662_olsMi.jpeg&W=600&H=265&hash=c73a9026e887269370d5719ee6b89731&errorpic=http%3a%2f%2fauto.sapo.pt%2fNovos%2fInclude%2fImages%2flogos%2fdefault_medium.jpg&color=FFFFFF)

Como referimos, onde há fumo há, invariavelmente, fogo e nem todos os desmentidos e declarações mais ou menos ofendidas dos responsáveis dos dois grupos, esconderam a realidade que o AUTO SAPO iluminou: a compra do grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA) pelo grupo VW esteve, mesmo, a acontecer, acabando por falhar quando em Wolfsburg as campainhas tocaram quando nas contas dos primeiros trimestres deste ano a rentabilidade da marca VW ficou abaixo dos 2%.

Como lhe revelámos, a ideia era absolutamente brilhante e deixava a concorrência longe. Recordamos que em 2013 o grupo VW comercializou 9,7 milhões de unidades, ficando no terceiro lugar atrás de General Motors (9,71 milhões) e da Toyota, de regresso ao primeiro lugar com 9,98 mihões de unidades. Caso a ideia arquitetada por Ferdinand Piech tivesse ido por diante, o gigante que iria nascer da junção das 17 marcas reunidas colocaria o grupo VW na frente dos seus rivais por larguíssima margem: quase 15 milhões de unidades/ano, ou seja, um aumento de quase 50% em dimensão! 

A ideia de Ferdinand Piech era impressionantemente simples: aproveitando as dificuldades que a casa italiana conhece, o austríaco iria convencer os acionistas a receber mais valias da sua participação no grupo italiano, com a família Agnelli a reter a Ferrari e a Maserati, mas a VW a ficar com a Alfa Romeo, deitando mão ao ambicioso programa de plataformas global que Sergio Marchionne quer implementar, depois deste já devidamente financiado pelos investidores. Ou seja, o valor de aquisição não seria desmedido e o grupo alemão receberia a FCA já devidamente financiada, poupando muito dinheiro. Isto porque os estrategistas do grupo alemão sabem que o acordo de fusão entre Fiat e Chrysler está, praticamente, selado e o financiamento do ambicioso plano de Marchionne assegurado.

Desta forma, ao invés de investir em produtos que não tinham rentabilidade assegurada, o grupo VW limitar-se-ia a oferecer dividendos aos acionistas da FCA. 

Porém, tudo não foi além da fase inicial de ponderação e “contagem de espingardas” por parte de Piech e Marchionne – com algumas fontes a deixarem claro que o austríaco estava, claramente, na “pole-position”! – porque em Wolfsburg o departamento financeiro da marca VW lançou o alarme. 

A Auto Union (era este o nome que Piech tinha escolhido para o novo grupo, recuperando um nome que nunca conseguiu transformar em marca) travou a fundo e ao invés de ficar na posição de criar o maior grupo da indústria automóvel de todos os tempos, concretizando a maior e mais ambiciosa fusão de sempre, o grupo VW e os seus gestores com Martin Winterkorn à cabeça, foi forçado a acudir a um fogo interno que ameaça a solidez do conglomerado alemão.

Qual é o problema? Simples: apesar das vendas em crescendo e dos números bem redondos de lucro, a marca VW, que representa 5,9 milhões das 9,7 milhões de unidades comercializadas pelo grupo, viu a sua margem de lucro encolher de forma impressionante para menos de 2% nos primeiros seis meses deste ano e com previsão de ainda mais dolorosa redução até final deste ano, podendo cair para menos de 1%! Com a Toyota e a Hyundai a registarem margens de lucro acima dos 8%, percebe-se a gravidade da situação da VW. 

Por isso mesmo é que Winterkorn lançou um programa de redução de custos de 5 mil milhões de euros/ano a partir de 2017 que será doloroso. O “board” do grupo já reuniu com os sindicatos e anunciou os cortes severos em várias áreas, nomeadamente, privilégios e remunerações e outros, além de ser evidente que uma série de modelos “não rentáveis” vão ser descontinuados. Aqui falamos de modelos como o VW Eos ou o VW Scirocco, sendo que o Up! também estará sobre escrutínio pois continua a não libertar margem devido ao custo absurdo da plataforma NSF que ainda não foi além das 200 mil unidades comercializadas na forma VW Up!, Seat Mii e Skoda Citigo.

Por tudo isto, os próximos dois anos serão duros para o grupo VW com um verdadeiro turbilhão de atividade para incrementar as margens de lucro e racionalizar o produto que as muitas marcas comnercializam. Martin Winterkorn terá de ter a coragem de acabar com produtos que são a imagem de Ferdinand Piech, esquecendo aquisições, fusões e demais ideias expansionistas. 

Fica assim, por agora, sem efeito a Auto Union, aquele que seria o último projeto de Ferdinand Piech antes de se retirar já com mais de 70 anos. Se tudo tivesse avançado e de acordo com analistas do setor, a produção da Auto Union em 2020 teria chegado às 15,84 milhões de unidades, quando se prevê que o grupo VW não vá além das 11,8 milhões de unidades em 2020.

Como o AUTO SAPO referiu ao longo das últimas semanas, nem tudo seriam rosas pois gerir uma nau tão grande não seria fácil e o esforço da gestão seria absurdo para conseguir compatibilizar ideias tão diferentes entre os dois grupos. Se hoje as complicações são enormes com 12 marcas e 65 gamas diferentes, imaginem adicionar mais cinco marcas e 25 gamas! 

Sabe-se, por fontes internas do grupo VW, que a operação da América do Sul da FCA seria vendida a um comprador chinês, a Alfa Romeo seria desviada para a Alemanha e a Seat seria descontinuada ou vendida. Assim, o grupo VW terá de confiar nos sucessos da Audi e Porsche para incrementar os lucros, tentando que a VW consiga recuperar da reduzida margem de lucro que agora apresenta.

Num exercício meramente especulativo, a fusão entre os dois grupos teria grandes vantagens em termos de custos. Primeiro, a plataforma NSF do grupo VW que serve de base ao up! e derivados, seria altamente rentável se servisse de base para o Fiat 500 e para novos moderlos da Alfa Romeo. Depois seria a vez da plataforma PQ26 – expecie de “low cost” do grupo – que aplicada às próximas gerações do Fiat Panda e Fiat Punto e de um hipotético rival do Audi A1 por parte da Alfa Romeo, iria pagar-se em pouco tempo.

Finalmente, os modelos do grupo FCA recebe3riam a plataforma MQB, elevando a qualidade, a rentabilidade e a poupança de recursos,sendo que até a mais recente plataforma feita para a Audi, a MLB,seria usada nos modelos de topo da Alfa Romeo, marca que o grupo VW iria rivitalizar porque Piech acredita que a casa italiana tem uma imagem ainda muito forte.

Contas feitas, seria uma fusão em que a família Agnelli/Elkan ganharia milhares de milhões, assegurando o futuro com a Ferrari e a Maserati e o grupo VW ganharia dimensão e enormes ganhos de produtividade e economias de escala, podendo fazer subir a rentabilidade do grupo para próximo dos dois dígitos. Agora, só em 2020 ou se a família Agnelli abrir mão dos 30 por cento que através da Exor detêm na FCA a preços mais comedidos ou numa parceira com algum grupo de inevstidores que apoie o grupo VW. Mas terão sempre como obstáculo Sérgio Marchionne que rejeita a fusão como o diabo foge da cruz.

Fonte: Auto Sapo