Autor Tópico: Fiat 500  (Lida 1913 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Tipo11

  • Ferrari

  • Offline
  • *
  • Pedro S. Filipe, Lisboa
  • 10165
  • Karma:
    +14/-21
  • Sexo
    Masculino

    Masculino
  • Texto Pessoal
    TIPO 2.0 16v
    • FIAT TIPO FORUM
Fiat 500
« em: 29 de Julho, 2007, 15:44:19 »
O Fiat Cinquecento surgiu originalmente em 1936. Foi o primeiro city-car - como hoje se diz - produzido em grande série. Compacto e arredondado, veio a ser apelidado, na sua versão orginal, como "Topolino" (ratinho)

Por Rui Faria Fotos Fiat
AGOSTO 2007

Fiat Cinquecento já tem 71 anos

A ideia que deu origem ao Fiat Cinquecento surgiu em 1934. Giovani Agnelli "sénior", o fundador e administrador da Fabbrica Italiana Automobili Torino (FIAT), decidiu ampliar a gama de modelos da marca com um automóvel pequeno e barato. O objectivo era ambicioso, por isso o projecto foi enviado para o mais sofisticado departamento do grupo.

Antonio Fessia, director do departamento de motores para aviões, foi o escolhido pelo "patrão" e passou o encargo para Dante Giacosa, responsável pelo desenvolvimento de motores refrigerados a água. Fessia apenas disse a Giacosa que "o senhor Agnelli quer uma viatura pequena e económica, que possa ser vendida por 5000 liras. Você sente-se com capacidade de desenhar o motor e o châssis?" A resposta do jovem engenheiro de 29 anos foi rápida: "Sim, claro!".

Mais tarde, Giacosa admitiu que "os nossos primeiros cálculos apontavam para uma potência de 20 cv. A escolha da arquitectura do motor nunca esteve em causa: seria um quatro cilindros". Ao mesmo tempo, foi definido que o peso não poderia ultrapassar os 450 kg, 250 kg dos quais para o châssis e mecânica.


Nuova 500 de 1957  

 
Cinquecento de 1992

O primeiro protótipo foi realizado entre Junho e Outubro, e um teste permitiu verificar que era capaz de atingir 85 km/h, a velocidade anunciada na altura da apresentação pública do Cinquecento, que teve lugar em 1936, a um preço de 8500 liras.

Com apenas 3,210 metros de comprimento, foi inovador com a colocação do pequeno motor de quatro cilindros e 567 cc à frente do eixo anterior, o que deixava espaço para as pernas dos ocupantes dos bancos anteriores. Foi o "Ovo de Colombo"que permitiu dilatar a habitabilidade.

O Cinquecento colocou Itália sobre rodas. Até 1955, foram produzidas (mesmo durante a Guerra Mundial), mais de meio milhão de unidades.  A gama incluiu versões com capota de lona e uma station wagon.

Em 1957, o espaço na base da oferta da Fiat foi ocupado pelo Nuova 500, que herdou a mesma alcunha do modelo anterior: Topolino. Até 1975 foram produzidos mais de três milhões de exemplares do modelo que serviu de base para o design do novo Cinquecento, que é hoje tema de capa da AutoMotor.

No Salão de Turim de 1992, a Fiat retomou o conceito do automóvel pequeno e económico ao apresentar o Cinquecento que evoluiu para a versão Seicento, que ainda hoje se produz para alguns mercados.

in http://www.automotor.xl.pt/0807/2500.shtm

Automóveis Clássicos  
« Última modificação: 19 de Março, 2008, 19:26:12 por Tiffosi »

Prescott

  • Vignale

  • Offline
  • *
  • 1150
  • Karma:
    +1/-0
    • http://
Fiat 500
« Responder #1 em: 30 de Julho, 2007, 02:17:07 »
Parabéns ao rasteirinho  :t_up:  

Sónia Figueira

  • Zagato

  • Offline
  • *
  • 2153
  • Karma:
    +0/-0
    • http://
Fiat 500
« Responder #2 em: 30 de Julho, 2007, 10:55:08 »
Ainda é um jovem!! Com 71 anos ainda tem muito para dar! :D LOL
[ Sf ]
Cinquecento Sport

Seicento Sport