Autor Tópico: Retirar Ponteiros E Quadrante Do Uno  (Lida 3094 vezes)

Lourenço

• Visitante
Retirar Ponteiros E Quadrante Do Uno
« em: 11 de Setembro, 2007, 00:30:16 »
Boas,
Os pondeiros do painel de instrumentos dum dos meus unos td estão um pouco descolorados do sol. Quero desmontá-los e pintá-los novamente (ou talvez virá-los ao contrário se a outra face estiver boa).

A questão é que não sei bem como os desmontar, e se alguém me pudesse dar umas indicações antes de andar para alí a inventar era porreiro.

1- Os ponteiros desmonram-se pela frente? É só puxar?

2- Para retirar para fora o quadrante tenho que desapertar o quê e como? Por exemplo não descobri como se consegue chegar à bicha do conta km mesmo metendo a mão por baixo da coluna da direcção.

Obrigado pela ajuda  :fiat:
« Última modificação: 11 de Setembro, 2007, 00:31:12 por Lourenço »

Gallo

• Visitante
« Responder #1 em: 11 de Setembro, 2007, 11:29:53 »
Para desligar a bicha conta km é mesmo por baixo da coluna direcção, é muito dificil mas consegue-se.
Os ponteiros saem, basta puxa-los, a unica coisa que não sei a certeza é o da temperatura e combustivel que encostam no batente, secalhar ao tirar os ponteiros depois não se consegue saber qual o ponto certo de encaixe.

Lourenço

• Visitante
« Responder #2 em: 11 de Setembro, 2007, 11:58:07 »
E os do óleo.. que saem dos lados e vêm de dentro..  :crash:  

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #3 em: 11 de Setembro, 2007, 12:57:33 »
os pequenos tens de desarmar o quadrante todo são unidades muito pequenas e compactas os ponteiros não são amoviveis
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Lourenço

• Visitante
« Responder #4 em: 11 de Setembro, 2007, 13:33:00 »
Estou a ver que isto me vai dar bastante trabalho.. tenho que ver melhor se consigo tirar o quadrante. O pior é capaz de ser voltar a enroscar a bicha do km de novo..  :crash:

Gallo tb n faço ideia para que servem os encostos, mas não compreendo como é que poderia ter mais que uma posição para os voltar a por, visto que me parece que estes encaixam em 2 pivots que ficam no raio do ponto de rotação.

Estou a pensar também colocar com este aspecto metálico:

Acho que devem ter usado uma folha aderente tipo alumínio, tal como as que se vendem na norauto. Se não ficar muito xuning é provavel que fique bem  :d_grin:  

Bizarro

• Maserati

• *
  • 6952
« Responder #5 em: 11 de Setembro, 2007, 17:54:50 »
Nao ponhas pelicula para ter esse aspecto metalico! Devia ficar bonito.. :D

Compras mas é uma lata de tinta em spray e pinta!
small sports car...

Fiat 600 71

• Ferrari

• *
  • 12363
« Responder #6 em: 11 de Setembro, 2007, 18:23:12 »
Nao ponhas pelicula para ter esse aspecto metalico! Devia ficar bonito.. :D

Compras mas é uma lata de tinta em spray e pinta!
Com umas dedadas lá se vai o aspecto metálico... se o fizeres tens de meter uma camada de verniz por cima, senão com qq toque fica irremediavelmente manchado.. :d_lookr:  
Joined 13 May, 2004

600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003

Member nº 182

Gallo

• Visitante
« Responder #7 em: 11 de Setembro, 2007, 19:09:53 »
A bicha do conta km não é enroscada, basta puxar para tras, têm tipo um bloqueio so.

Quanto aos ponteiros, encaixam na posição que quiseres, eu so tirei fora o conta km e turbo, exactamente por o encosto não tirei os outros 3 porque da a sensação que estão encostados a fazêr força, ora se os tirares fora o interior do manometro vai descêr mais um pouco( a não sêr que saia o dito encosto primeiro, e deixar descer o ponteiro até onde ele quisêr).
Um outro problema é o ponteiro do turbo que se o mexeres muito ele depois não fica parado no zero, mas sim como o da foto que postaste, dà um bocado de trabalho até conseguir acertà-lo no zero.

Quanto a foto que postaste, aquilo é pintado, também cheguei a fazêr isso no meu só com spray, é preciso é muito cuidado depois com os dedos, se usares verniz por cima claro que fica muito melhor.

Lourenço

• Visitante
« Responder #8 em: 11 de Setembro, 2007, 23:30:50 »
Pois eu estava convencido que era película moldada com calor..

Mas voltando ao mais importante. Se for complicado sacar os ponteiros para fora também tenho hipótese de, em vez de os tirar, isola-los com uma folha a3 e fita adesiva, de modo a dar com o spray no ponteiro, sem pintar o resto. Isto claro.. tirando  1º aquelas capas em plastico no centro dos ponteiros.
« Última modificação: 11 de Setembro, 2007, 23:32:19 por Lourenço »

Gallo

• Visitante
« Responder #9 em: 12 de Setembro, 2007, 11:40:02 »
Para pintar a cobertura em cinza não precisas de isolar nada, quando abres o quadrante, a peça cinzenta(na foto) separa-se do resto do quadrante.

Lourenço

• Visitante
« Responder #10 em: 12 de Setembro, 2007, 12:19:47 »
Para pintar a cobertura em cinza não precisas de isolar nada, quando abres o quadrante, a peça cinzenta(na foto) separa-se do resto do quadrante.
Sim essa parte eu percebi. Estava a referir-me somente aos ponteiros.