Autor Tópico: Cx 6 Velocidades E Cinquecento Sport?  (Lida 3126 vezes)

casper

• Moretti

• *
  • 281
    • http://
Cx 6 Velocidades E Cinquecento Sport?
« em: 25 de Setembro, 2007, 12:30:50 »
A minha questão é simples... será possível montar uma caixa de 6 velocidades dos Puntos no Cinquecento Sport?
Há espaço?
Essa caixa é fiável?
Será que melhora os consumos em estrada e as performances?

Qualquer dia ainda me aventurava numa alteração destas se compensasse o trabalho e o dinheiro investido... Se a caixa do cinquecento vier a dar problemas já ficava a contar com uma possível alteração para melhor...
É que de momento sei que vou ter de mudar a embraiagem que está dura e com pouco curso e às vezes a 3ª arranha (provavelmente devido à falta de curso da embraiagem...). Se tiver de reparar a caixa sempre posso fazer contas a troca-la por uma de 6 velocidades!

:fiatistas:

Fiat Cinquecento Sport
Ford Focus TDdi

spayz

• Maserati

• *
  • 7740
« Responder #1 em: 25 de Setembro, 2007, 14:56:40 »
em prencipio deve dar pk elas estao montadas nos puntos fire 1108.
Panda 750 Cl 75cv
Palio weekend Td70
Fiesta 1.8Td
Corsa C DTI
A4 Avant TDI

Recuperaçao do Bolide

Cesar.Fortuna

• Visitante
« Responder #2 em: 25 de Setembro, 2007, 15:27:12 »
A minha questão é simples... será possível montar uma caixa de 6 velocidades dos Puntos no Cinquecento Sport?
Há espaço?
Essa caixa é fiável?
Será que melhora os consumos em estrada e as performances?

Qualquer dia ainda me aventurava numa alteração destas se compensasse o trabalho e o dinheiro investido... Se a caixa do cinquecento vier a dar problemas já ficava a contar com uma possível alteração para melhor...
É que de momento sei que vou ter de mudar a embraiagem que está dura e com pouco curso e às vezes a 3ª arranha (provavelmente devido à falta de curso da embraiagem...). Se tiver de reparar a caixa sempre posso fazer contas a troca-la por uma de 6 velocidades!

As performances sao " iguais" nas 1ª 2ª 3ª 4ª e 5ª's velocidades , tens é uma 6ª, que mais solta / longa , que em auto estrada podes circular a velocidades mais altas e gastar menos :P

JoãoDeAlmeida

• Visitante
« Responder #3 em: 25 de Setembro, 2007, 15:47:23 »
Por acaso a caixa de 6 faz-te gastar mais. É bem visível no Punto 55 S ou SX, as diferenças de consumo para o 6 Speed. A sexta faz o que a tua quinta faz, e as outras todas, dão-te mais garra nas acelerações e varres o ponteiro das rotações que é "um tiro".

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #4 em: 25 de Setembro, 2007, 15:52:06 »
ninguem tem as relações de caixa e de diferencial ads caixas de 5 e da de 6 para se comparar?
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

spayz

• Maserati

• *
  • 7740
« Responder #5 em: 25 de Setembro, 2007, 15:54:43 »
na caixa de 6 as relacções devem ser mais curtas.
Panda 750 Cl 75cv
Palio weekend Td70
Fiesta 1.8Td
Corsa C DTI
A4 Avant TDI

Recuperaçao do Bolide

casper

• Moretti

• *
  • 281
« Responder #6 em: 25 de Setembro, 2007, 17:44:01 »
Pois...  A minha dúvida também é essa! A caixa de 6 terá as relações todas mais curtas e a relação final é igual à caixa de 5? Ou a caixa é toda igual e ainda tem a 6ª para a auto-estrada? É que no Cinquecento a 6ª podia ser bem mais útil do que no Punto porque sempre são menos uns quilos e o carro podia-se aguentar bem com pouco acelerador. No Punto os consumos não melhoram porque a 6ª fica com muito pouca força e obriga o condutor a acelerar mais do que com 5 velocidades...
O ideal seria as relações serem todas ligeiramente inferiores e acrescentar a 6ª. Assim ganhava-se em força em todas as velocidades e em velocidade de ponta na 6ª.

Fiat Cinquecento Sport
Ford Focus TDdi

ViPeR

• Visitante
« Responder #7 em: 25 de Setembro, 2007, 18:46:29 »
No punto mk1 55 6speed a caixa de 6 é virtualmente inutil em relação á de 5...
Repara... a 1ª velocidade só atinge 25kmh.. é como se não existisse e cheguei a andar com um vários dias e arrancava a subir em 2ª com o mesmo esforço do 55s de 5velocidades em 1ª...

Uma opção muito boa seria a do punto mk2... mas essa não é compativel nem com o mk1, nem com o cinquecento...

casper

• Moretti

• *
  • 281
« Responder #8 em: 21 de Outubro, 2007, 14:44:51 »
Falei com uma pessoa que tem um Punto 55 e a opinião do dono desse "arrastão" é que a 6ª é inútil porque o carro fica sem força nenhuma. Portanto isso deve querer dizer que o resultado num Cinquecento Sport seria melhor... principalmente com o carro só com 1 ou 2 pessoas em estrada ou auto-estrada!
Claro que o ideal era mesmo o motor 1.2 8v do Punto de 60cv e a caixa de 6 velocidades! Aí sim o Cinquecento ficava muito melhor quer para cidade quer para estrada!

Já agora consegui arranjar as relações de caixa do Cinquecento. Se alguém arranjar as do Punto com caixa de 6 podemos ver realmente qual a diferença em vez de nos basear-mos na opinião de alguém que é sempre muito subjectiva!!

1ª:  3.909
2ª:  2.157
3ª:  1.480
4ª:  1.121
5ª:  0.829
MA: 3.818

Agora era só comparar com as relações da caixa de 6. Se a 6ª tiver um valor menor do que os 0.829 da 5ª velocidade então a 6ª é mais longa que esta 5ª. Se as outras velocidades forem iguais ou ligeiramente superiores a estas quer dizer que a caixa fica com velocidades todas iguais ou mais curtas mas ainda tem a 6ª mais longa para estrada.

Fiat Cinquecento Sport
Ford Focus TDdi

darth vader

• Abarth

• *
  • 4410
« Responder #9 em: 21 de Outubro, 2007, 14:54:50 »
relacionar a 6 num punto 55 e num cinquqcento dado a diferença de peso entre os 2 não será muito correcta  :rolleyes:  .

quanto pensei em alterar o motor mais vitaminico (100cv) no cinquecento sem duvida que ia meter caixa de 6.
E se no Sport lhe puseram essa caixa os malditos engenheiros da fiat...

Fiat 600 71

• Ferrari

• *
  • 12363
« Responder #10 em: 21 de Outubro, 2007, 15:24:09 »
Epah... o que me parece, é que em auto-estrada, a 6ª como deve ser mais longa deve ser melhor para consumos.. para mim era uma maravilha..
Joined 13 May, 2004

600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003

Member nº 182

casper

• Moretti

• *
  • 281
« Responder #11 em: 22 de Outubro, 2007, 09:40:45 »
Epah... o que me parece, é que em auto-estrada, a 6ª como deve ser mais longa deve ser melhor para consumos.. para mim era uma maravilha..
Exacto. Essa era a minha ideia... Como o carro até é bem mais leve que um Punto  é bem capaz de aguentar melhor a 6ª. Já se sabe que nunca seria uma velocidade de força mas ao menos poupava-se qualquer coisa em auto-estrada ou estrada fora das localidades. A caixa de 5 velocidades do Sport, na minha opinião, é demasiado reduzida. Deve estar boa para o 900cc mas para o Sport é curta! Basta ver que a 120Km/h em 5ª já vai quase nas 4000rpm.

Fiat Cinquecento Sport
Ford Focus TDdi