Autor Tópico: Lancia Y Elefantino Blue  (Lida 2604 vezes)

hybris

• Visitante
Lancia Y Elefantino Blue
« em: 03 de Novembro, 2007, 01:36:47 »
Boa noite pessoal.

O motivo que me leva a escrever por aqui é a minha nova aquisição. Um Lancia Y 1.1 Elefantino de três portas.

Sou novo nestas andanças, alias registei-me à dois minutos atrás no fórum.

Pois bem o carro anda a precisar de umas pequenas reparações, ja andei a dar uns toques mas não vai la, será que alguém me pode ajudar? Nem que seja indicando um sitio onde tenha informação util para resolver estas situões?

Aqui vai.

1. Tenho a alavanca de regulação do volante partida, já andei a tentar despertar para substitui-la, fiz força para um lado e para o outro e nada. No entanto tentei sem retirar a estrutura de plástico que se encontra em volta do volante, alguém me pode indicar como é que a removo sem a partir?(Para que seja mais fácil de desapertar) :S ou mesmo... alguem sabe como substituir a dita alavanca?

2. A roda que regula a temperatura da sofagem está descontrolada, paço a explicar, tendo a roda no quente ao tentar rodar para o frio esta apenas roda uma terça parte do que deveria rodar. andei a ver e descobri que é devido à posição errada em que a roda dentada está relação a uma barra (que é deslizada e que origina o movimento do arame que acciona o mecanismo de regulação de temperatura).
Para resolver o problema tenho de arranjar forma de tirar fora a roda de regular da temperatura e posiciona-la correctamente.
Alguém sabe o modo para conseguir faze-lo? Tenho que desmontar apenas o painel que engloba as rodas de regular o aquecimento? Ou tenho que desmontar mais alguma coisa no tablier? Como é que tiro para fora a gaveta do cinzeiro?

3. A luz que acende quando as portas se abrem, está fundida, quer dizer não funciona, estará mesmo fundida ou pode ser devido a um fusível queimado?

Pessoal Obrigado por perderem um pouco do vosso tempo a ajudarem-me.
Quero deixar o meu elefante num brinco, para isso preciso da vossa ajuda ;)

Obrigado

Rui Eusébio

Tipo11

• Ferrari

• *
  • Pedro S. Filipe, Lisboa
  • 10165

Masculino
  • Texto Pessoal
    TIPO 2.0 16v
    • FIAT TIPO FORUM
Lancia Y Elefantino Blue
« Responder #1 em: 03 de Novembro, 2007, 02:31:40 »
Bem-vindo Rui aos FIATISTAS.

Não te posso ajudar nas questões que colocaste mas, certamente alguém te ajudará.
No entanto, agradeço-te que faças uma breve apresentação pessoal nas BOAS-VINDAS.
Boa sorte com o elefante.  :lancia:

Cumprimentos FIATISTAS,
PSF

darth vader

• Abarth

• *
  • 4410
Lancia Y Elefantino Blue
« Responder #2 em: 03 de Novembro, 2007, 11:56:16 »
Para já, Bem vindo  :yeah:

1 - esse "pequeno" arranjo que queres fazer como conselho é, Não te metas nisso e pede a profissional para o fazer  :red:

2 -Se puseres uma foto poderá ser mais facil te ajudar. Normalmente esses botoes quando estão desfazados da temperatura exactamente como tem a roda dentada ve_se onde o percurso acaba e onde começa, puxa-se para fora e poe-se no sitio no correcto (tive esse problema num Polo). No teu caso e não conhecendo o veiculo eventualmente terá de tirar o plastico da frente. Cuidado como o fazes pois esses plásticos/apoios normalmente partem-se com facilidade e não são baratos.
Pretendo que queiras é tirar o interior do cinzeiro. ou puxas por ele dos 2 lados de forma igual ou terá nos lados umas molas que tens de afastar.

3 - Penso que a lampada estará eventualmente fundida.
     Se tens o livro da viatura de qualquer forma vai á parte dos fusiveis e rocura qual será se bem que se fsse por um fusivel, mais qualquer luz no eu carro não funcionaria...

:t_up:
« Última modificação: 03 de Novembro, 2007, 11:56:56 por darth vader »

hybris

• Visitante
Lancia Y Elefantino Blue
« Responder #3 em: 08 de Novembro, 2007, 12:00:05 »
Para já, Bem vindo  :yeah:

1 - esse "pequeno" arranjo que queres fazer como conselho é, Não te metas nisso e pede a profissional para o fazer  :red:

2 -Se puseres uma foto poderá ser mais facil te ajudar. Normalmente esses botoes quando estão desfazados da temperatura exactamente como tem a roda dentada ve_se onde o percurso acaba e onde começa, puxa-se para fora e poe-se no sitio no correcto (tive esse problema num Polo). No teu caso e não conhecendo o veiculo eventualmente terá de tirar o plastico da frente. Cuidado como o fazes pois esses plásticos/apoios normalmente partem-se com facilidade e não são baratos.
Pretendo que queiras é tirar o interior do cinzeiro. ou puxas por ele dos 2 lados de forma igual ou terá nos lados umas molas que tens de afastar.

3 - Penso que a lampada estará eventualmente fundida.
     Se tens o livro da viatura de qualquer forma vai á parte dos fusiveis e rocura qual será se bem que se fsse por um fusivel, mais qualquer luz no eu carro não funcionaria...

:t_up:
Ok, pelo que li já desisti dessa reparação :)

Visto que comprei o carro usado, vou optar por fazer uma revisão geral ao bicho, isto segundo sugestão de um primo meu que me vende as peças (com um desconto simpático).

Quando fui buscar o material aproveitei para testar as luzes. A que tinha falado, que estava fundida, pois bem não está fundida, depois de andar-mos às voltas a testar as luzes chagamos à conclusão que era um fusivel. curioso é que o farol que não dava era o esquerdo e fusivel queimado era o do farol direito(segundo o livro de instruções).

Mudado o fusivel, arranco com o carro e o raio da luz deixa de dar :( estoura o fusivel outra vez....

Estou a ver que vou ter que o mandar ao electricista, alguma ideia do que poderá ser???

Abraço

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Lancia Y Elefantino Blue
« Responder #4 em: 08 de Novembro, 2007, 14:18:03 »
tens um curto algures
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

hlaranjo

• Visitante
Lancia Y Elefantino Blue
« Responder #5 em: 11 de Novembro, 2007, 18:32:39 »
O grande calcanhar de aquiles desses modelos é a parta electrica.... :d_uh: e de mecanica como está o carro...?  

hybris

• Visitante
Lancia Y Elefantino Blue
« Responder #6 em: 12 de Novembro, 2007, 09:12:36 »
O grande calcanhar de aquiles desses modelos é a parta electrica.... :d_uh: e de mecanica como está o carro...?
Boas,

De mecanica está 4 estrelas, está em boas condições, no entanto nada impede de qualquer coisa avariar :S carro usado e sempre carro usado.

Quanto mais ando nele mais gosto, apesar de ainda não o conseguir "sentir" direito, pois ando com o dedo entalado ;), e muito bom de conduzir curva e anda bem :) :)

O bicho tem 79000 km e esta semana vou-lhe mudar o oleo, filtros e correia a prevenir....

Ha o problema electrico... fui a um mecanico e fiz figura de urso :) falei na hstória do fusivel estourar ele testa com o buscapolos e tudo ok.

Vou contente da vida, ao sair a noite acendo as luzes com o carro no ralenti (axo que é assim que se escreve) engato 1a  e arranco e o fuzivel puf :S

Já sei onde vou parar no sabado de manha.... ELECTRICISTA :(

Abraço :)

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Lancia Y Elefantino Blue
« Responder #7 em: 12 de Novembro, 2007, 10:48:36 »
uhm?
so queimou qnd arrancaste?

Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

hybris

• Visitante
Lancia Y Elefantino Blue
« Responder #8 em: 19 de Novembro, 2007, 01:02:08 »
uhm?
so queimou qnd arrancaste?
Bem problema resolvido.

Xeguei a conclusão que com o fusível queimado os motores que ajustam os médios em altura não funcionavam. Ao dizer isso ao mecânico ele foi direitinho de encontro ao problema.

O mal estava no travão de mão, ao destravar o carro o travão de mão caia em cima de um dos cabos do interruptor de regular a altura dos faróis. O fio de tanto levar com o travão de mão em cima estava descarnado fazendo passagem.

Abraço