Autor Tópico: Dissertação Sobre 2 Motores De Noventas E Tais  (Lida 1018 vezes)

PDCouto

• Visitante
Dissertação Sobre 2 Motores De Noventas E Tais
« em: 30 de Novembro, 2007, 23:17:46 »
Como alguns sabem, sempre conduzi Fiat. Ora, eu tinha um Punto 16v Emotion (ou Dynamic? era o mais equipado) de 2002, com 47mil kms, praticamente parado, que decidi vender para evitar a desvalorização. Fazia-me pena o carro parado e a ganhar pó.

Comprei um Twingo para as minhas pequenas voltas citadinas: para maior serviço temos a Multipla JTD, e como eu prefiro andar de mota na cidade, o carro só fará 3 ou 4 mil kms anuais. Basta dizer que desde que temos a Multipla o Punto tinha feito 2mil kms e a mota 7 ou 8 mil... já leva 15.

Serviu isto para me pôr a pensar: eu já conduzi vários portadores do velhinho motor FIRE: tinha-o no Panda 750 fire, no Panda 4x4 1.1 (duvido que só tivesse 55cv), no Y10 1.1 que andou pela família (conhecem outro com vidros de compasso eléctricos?) e cheguei também a experimentar esse motor numa das suas últimas aplicações: um Seiscento Sport com kit exterior da Abarth, que com 130mil kms e 0 problemas fez uma carismática despedida "rally style" em serra lousanense.

Ora, o meu fabuloso  :yes: Twingo de 94, com 74mil kms, tem motor concorrente: o 1.2 55cv da Renault, injecção monoponto, proveniente ainda - vejam lá que atraso de vida - dos velhinhos Super 5.

Diferença? Brutal! O motor é uma lesma! Perguntam-me: estará bom?! Foi verificado e feita revisão completa. anda o que tem que andar, dizem-me. Mas onde é que está a pica, aquela subida rápida e imperdoável de rotações? Onde está aquilo que fazia com que, se andassem no meu carro dissessem "é nervoso!". Não sei...

Ora dizem-me muitas coisas da Fiat, mas não me digam mal da mecânica. Destes motores FIRE que referi, o único que deu galho foi o do meu Panda 4x4... porque entrou lama no termostato da ventoinha do radiador, queimando a junta. De resto, sempre impecáveis.

Esta falta de vivacidade do Ranhô, já me pôs outra vez a olhar de lado e demoradamente para alguns Pandas mais velhinhos mas bem conservados que vejo por aí... Mas digam-me lá, não há 2 sem 3, mas haverá 4 sem 3? É que ter 4 Pandas já passa pela... loucura!

Como diria o saudoso Pessa: "E esta, heim?!"

Fiat 600 71

• Ferrari

• *
  • 12363
« Responder #1 em: 30 de Novembro, 2007, 23:25:11 »
O meu panda também tem um motor que é um atraso de vida á semelhança do ranô.. 900cc do antigo Fiat 127... cujo motor tem raízes no Fiat 600 de 1955! ;)

Tal como no renault, tem árvore de cames ao bloco, o meu, é um dos poucos motores Fiat destes ultimos anos que não tem árvore de cames á cabeça (são todos fire os de peq. cilindrada, o meu não!) mas em termos de fiabilidade, é um mimo, 23 mil km's feitos em pouco mais de 6 meses sem problemas de maior, e não foram feitos a pastelar, seguramente! Já tenho tido amigos que por vezes me dizem que o carro foi abaixo.. quando na realidade está ao relenti :)

Fiat é canhão..
Joined 13 May, 2004

600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003

Member nº 182

Lancisti

• Maserati

• *
  • 5883
  • Texto Pessoal
    "La differenza di viaggiare in Lancia"
« Responder #2 em: 01 de Dezembro, 2007, 13:59:39 »
O do renault não é originário do super 5 ... da 4 é seguramente agora não tenho é certeza se o Dauphine já teria semelhante bloco

PeteCunha

• Moderação
  • Ferrari

• Torres Novas
  • 10189

Masculino
    • http://centopt.forumeiros.com
« Responder #3 em: 01 de Dezembro, 2007, 14:15:02 »
e que tal um lindo cinquecento sport??? ah nao há nada melhori! :P

PDCouto

• Visitante
« Responder #4 em: 02 de Dezembro, 2007, 16:55:14 »
O do renault não é originário do super 5 ... da 4 é seguramente agora não tenho é certeza se o Dauphine já teria semelhante bloco
A 4L que cilindrada seria?

Eu digo que é até porque há dias vi, numa oficina dum amigo, um Super 5 a desintegrar-se que foi lá trocar de motor e de aspecto era semelhante ao que está no Twigo. Mesmo o mecânico disse-me que era igual.

Quanto ao Cinquecento... se tivesse aparecido até ia. Não estive com grande preocupações e como gosto do aspecto do Twingo lá calhou ser esse. Mas estou mesmo  muito habituado a Fiat... veremos qual será o próximo (new 500?)

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #5 em: 03 de Dezembro, 2007, 11:20:23 »
luis... não te esqueças de dizer que o teu motor actualmente é quase um 903 com injecção :P
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Fiat 600 71

• Ferrari

• *
  • 12363
« Responder #6 em: 03 de Dezembro, 2007, 17:48:15 »
luis... não te esqueças de dizer que o teu motor actualmente é quase um 903 com injecção :P
O meu panda também tem um motor que é um atraso de vida á semelhança do ranô.. 900cc do antigo Fiat 127... cujo motor tem raízes no Fiat 600 de 1955! (Com a aplicação de uma torre de injecção e centralina semelhante á dos motores fire dos anos 90)

A coisa é a mesma.. muda-lhe o cheiro.. a essência do 903 tá lá... tal como a essência do 903 está no 843cc e por aí adiante até ao 633cc.. :deal:  
Joined 13 May, 2004

600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003

Member nº 182