Início
Fórum
Ajuda
Entrar
Registe-se
Início
Fórum
Ajuda
Entrar
Registe-se
Fiatistas
Tecnica
Projectos / Alterações / Preparações / Tuning / Som e Imagem
Como Começar?
Imprimir
Páginas:
1
Ir para o fundo
Autor
Tópico: Como Começar? (Lida 1724 vezes)
Ricardo_850
Abarth
2577
Como Começar?
«
em:
02 de Dezembro, 2007, 23:44:57 »
Este é um tema que acho de interesse para todos os novatos nestas andanças..
A questão é.. Qual a melhor ordem de trabalhos para um restauro/preparação com pés e cabeça?
Esta questão tem vindo a ocupar a minha cabeça durante algum tempo pois comprei o 850 e meti logo as mãos na massa a desmontar e descobrir pontos fracos.. Neste momento questiono-me sobre qual será o melhor passo a tomar de seguida.. não estou certo se mando o carro para o chapeiro e depois o deixo a espera da mecânica toda que será restaurada lentamente.. ou se me ocupo de mecânica e só depois quando estiver +- tudo pronto para montar no sitio é que mando pó bate chapas.. Também tendo em conta as alterações de mecânica que já estão seriamente ponderadas tenho medo de mandar pó chapeiro e depois ver que é necessário "estragar" para que certa peça encaixe..
cumps
Registado
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
http://classicparts.blogspot.com/
(peças e acessórios p/ clássicos FIAT e multi-marcas)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Luke
Administrador
Ferrari
45140
Texto Pessoal
In Racing we Trust!!!
Como Começar?
«
Responder #1 em:
03 de Dezembro, 2007, 11:11:06 »
se vais alterar a mecanica... a regra é que a carroçaria/estética é função da mecânica, é ela que dita tudo, primeiro faz-se a mecanica e altera-se o que for necessário, monta-se tudo, testa-se, assim que estiver tudo certinho, desarma-se, faz-se chapa e pintura e volta a armar-se tudo
Registado
Piccole:
Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -]
X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi:
125 -> Dedra -> Thema -> Tempra ->
Prisma / Thema / Croma
MGConcept
Illuminati
Zagato
1261
Como Começar?
«
Responder #2 em:
03 de Dezembro, 2007, 15:04:31 »
No caso dele não concordo muito luke.
Eu estou na mesma situação,e penso que o mais acertado a fazer é primeiro reparar todos os podres,e então depois partir para as modificações necessarias.
Deixar a carroceria a "amadurecer" enquanto está a fazer a mecanica,na minha opinião,é uma má opção,porque depois necessita de mais trabalho.
Tendo en conta que o chapeiro demora varios meses a reparar podres(senão anos), o melhor é mandar a carroceria para o chapeiro e enquanto ela lá está ir avançando com a mecanica.Agora os trabalhos a lá realizar é que se podem ficar pela simples reparação de podres e aplicação do primeiro primario,assim faças as modificações que fizeres não estas a deitar trabalho fora.
O unico inconveniente é ter de andar "com a carroceria aos tombos",sempre são 4 viagens em vez de 2...
Registado
2 Fiat 600D 65-68
2 Fiat 850 Sport Coupe 68?
2 Autobianchi Abarth 74-85
1 Autobianchi Junior 80
1 NSU 500 Weinsberg 58
E a lista continua...
Picado pelo Escorpião á 25 anos...
Ricardo_850
Abarth
2577
Como Começar?
«
Responder #3 em:
03 de Dezembro, 2007, 20:36:18 »
no que toca a viagens penso nao ter problema com custos pois consigo facilmente uma carrinha para o transporte, nao é reboque mas como a distancia é curta nao deve haver problema, e a carrinha é coberta.. talvez o problema maior seja andar com o carro de lado para lado sem mecanica nenhuma..
por outro lado tambem acho que o mg tera razao, no meu caso tenciono fazer varias alteraçoes tais como motor, supensao frontal, e talves suspensao traseira com a colocaçao de amortecedores duplos (penso que é isso).. estar a montar tudo, tirar e voltar a montar sera custoso para mim pois como nao tenho muitos conhecimantos de mecanica e apenas tenho ferramenta basica, necessito de pagar para me fazerem o trabalho, e assim montar para desmontar é o dobro das horas, a nao ser que arranje uma maozinha para pelo menos preparar a mecanica para ir po sitio*..
apenas nao percebi mt bm na opiniao do mg como fazemos com as alteraçoes na carroçaria necessarias para a apicaçao da nova mecanica.. apenas com o primerio, mortamos para o corte e costura e verificaçoes e retiramos novamente para dar o toque final na chapa?
cumps
Registado
MGConcept
Illuminati
Zagato
1261
Como Começar?
«
Responder #4 em:
03 de Dezembro, 2007, 20:48:24 »
Tens sempre de montar a mecanica e fazer os ajuste na carroceria e depois voltar a desmontar para por direitinho.
A diferença é se fazes isso com a carroceria ja pronta ou com ela apenas com o 1º primário.
Se fizeres isso com apenas o 1ª primário poupas em primarios de enximento,betume,horas a alisar a carroceria,pintura final,etc...porque qualquer modificação que faças na carroceria depois tens obrigatoriamente de volta a dar primerio,alisar e por fim pintar definitivamente.
Um bom exemplo disso pela negativa é o carro do Gilberto,que após ter a baia do motor toda pronta,teve de voltar a refazer todo o trabalho de pintura porque mexeu na longarina para meter a caixa de 5.Na minha opinião poupava €€ se tive-se feito isso quando o carro ainda tinha aquele primário vermelho,alem de que concerteza ficava 1 trabalho final com mais qualidade.
Sei que no caso dele é diferente ,pois se calhar não estava a pensar meter caixa de 5,mas se tu já tens em ideia fazer certas modificações,então acho que as devias fazer ainda com a carroceria "crua",para que te fique mais barato e o resultado final com mais qualidade.
Eu vou fazer assim no meu e nos 2 de amigos que estou a ajudar
Registado
2 Fiat 600D 65-68
1 Autobianchi Junior 80
1 NSU 500 Weinsberg 58
E a lista continua...
Luke
Administrador
Ferrari
45140
Texto Pessoal
In Racing we Trust!!!
Como Começar?
«
Responder #5 em:
04 de Dezembro, 2007, 18:02:21 »
mas quantos anos vai a carroçaria necessitar de amadurecer á espera da mecanica?... em 40 anos ficou como está... não é em 6 meses ou um ano que vai ficar pior... especialmente se for tratada... a ideia n é deixar a carroçaria de molho como o bacalhau
Registado
Piccole:
Grandi:
Prisma / Thema / Croma
Ricardo_850
Abarth
2577
Como Começar?
«
Responder #6 em:
08 de Dezembro, 2007, 19:56:15 »
de facto talvez o mais correcto seja preparar a mecanica com a carroçaria la encostada a um canto, fazer depois na mesma as alteraçoes necessarias à aplicaçao e pleno funcionemento da "nova" mecânica e so depois mandar para o bate chapas para reparação, depois ja com o serviço quase pronto de chapa, montar a mecanica completa, testar tudo, desmontar novamente e fazer os retoques finais caso necessario, terminas a pintura d interior, habitaculo do motor, mala e fundos (aplicando o anti gravilha), montar a mecanica definitivamente, terminar a pintura exterior e por fim montar os acessorios exteriores, e todos os interiores..
que dizem?
cumps
Registado
Luke
Administrador
Ferrari
45140
Texto Pessoal
In Racing we Trust!!!
Como Começar?
«
Responder #7 em:
10 de Dezembro, 2007, 10:33:23 »
assim é que se faz
Registado
Piccole:
Grandi:
Prisma / Thema / Croma
MGConcept
Illuminati
Zagato
1261
Como Começar?
«
Responder #8 em:
10 de Dezembro, 2007, 13:52:17 »
Eu continuo com a minha opinião que se deve primeiro por a carroceria em estado razoavel(sem podres), e só depois é que fazer 1 teste á mecanica e possiveis modificações,não consigo tar a montar 1 mecanica toda direitinha numa carroceria com podres e etc...
Mas isto é a minha opinião e o meu metodo de trabalho,já me disserão que ser perfecionista é defeito e não virtude
)
Que serie do mundo se pensa-se-mos todos da mesma maneira...
Registado
2 Fiat 600D 65-68
1 Autobianchi Junior 80
1 NSU 500 Weinsberg 58
E a lista continua...
Luke
Administrador
Ferrari
45140
Texto Pessoal
In Racing we Trust!!!
Como Começar?
«
Responder #9 em:
10 de Dezembro, 2007, 15:28:50 »
mas n estamos a falar em carros que estão 30% podres sequer...
para preparar um carro parte-se do pressuposto que n está mt mau de chapa... chassis direitinho e até 10% de podres se tanto
Registado
Piccole:
Grandi:
Prisma / Thema / Croma
Ricardo_850
Abarth
2577
Como Começar?
«
Responder #10 em:
10 de Dezembro, 2007, 15:33:44 »
o meu no que toca a podres nao assim sem desmontar nao tem nada de grave na zona dos apoios das partes mecanicas (se é que isto interessa) o que tem de mais grave é os furos nas cavas das rodas, os fundos a dar de si e as zonas laterais da chapeleira.. tambem tem alguns furos no painel inferior traseiro e nas beiras dos guardalemas.. vai levar as embaladeiras pois o que la tem sao 2 bucados de chapa que nem embutidos foram!!
cumps
Registado
Imprimir
Páginas:
1
Ir para o topo