Início
Fórum
Ajuda
Entrar
Registe-se
Início
Fórum
Ajuda
Entrar
Registe-se
Fiatistas
Tecnica
Manutenção / Discussão Tecnica
Questões técnicas.
Imprimir
Páginas:
1
Ir para o fundo
Autor
Tópico: Questões técnicas. (Lida 3052 vezes)
SkyNet3D
Vignale
643
Questões técnicas.
«
em:
01 de Fevereiro, 2004, 13:55:59 »
Pelo que aconteceu num tópico na secção de restauros/preparações parece haver uma necessidade de discutir algumas questões técnicas em relação ao funcionamento dos automóveis.
Eu preferia que se criasse uma secção própria. Se alguém que seja administrador do forum concordar, por favor mudem este tópico para lá.
Ok. Vamos começar pela questão que surgiu no mencionado tópico. O principio de bernouli.
Estive a ler umas coisas e vamos lá então discutir sobre isto.
Uma definição do principio de Bernouli que encontrei é a seguinte: "Quando o ar (ou outro fluido) acelera, a pressão diminui".
Situação 1: Quando se fecha a borboleta do ar. A passagem fica mais estreita aumentando a velocidade do ar e reduzindo a pressão. Isto faz com que a quantidade de gasolina a entrar para o carburador seja maior.
*edit*
Esqueci-me de mencionar que os carburadores também funcionam pelo efeito da diferença de pressão exterior/interior.
*/edit*
Analizemos então. Os motores não turbinados funcionam precisamente ao fazer com que o ar seja "puxado" de uma alta pressão (exterior) para uma baixa pressão (no interior do cilindro).
Agora a questão. Segundo o deltaintegrale16v disse, a passagem do carburador para o cilindro quanto mais estreita, mais rápido entra o ar. Não digo que isto não seja verdade. Mas como tudo na vida, não pode ser tão simples assim. Não é ao estreitar a passagem ao máximo que obtemos um maior rendimento.
Se a velocidade do ar for tão grande que não seja possível introduzir todo o seu caudal no cilindro, imagino que o fluxo começe a ser o inverso, havendo uma espécie de engarrafamento. Isto é verdade?
Como determinar qual o diametro da falange do carburador até ao cilindro?
«
Última modificação: 01 de Fevereiro, 2004, 13:58:50 por SkyNet3D
»
Registado
Luke
Administrador
Ferrari
45140
Texto Pessoal
In Racing we Trust!!!
Questões técnicas.
«
Responder #1 em:
01 de Fevereiro, 2004, 14:00:13 »
a questão é simples... o que rende mais? ter um comboio de mercadorias que leva TONELADAS de carga a uma velocidade estupidamente baixa, ou uma Van que leva alguma coisita muito depressa?...
tem de existir uma formula que relacione a àrea com o fluxo possivel
temos de saber até onde vale a pena ir, um diametro será o ideal, para alem n vale a pena, menos também não, a curva de eficiencia devera ser um pico, ou algo semelhante
Registado
Piccole:
Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -]
X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi:
125 -> Dedra -> Thema -> Tempra ->
Prisma / Thema / Croma
Gran Turismo
Abarth
2574
Questões técnicas.
«
Responder #2 em:
01 de Fevereiro, 2004, 14:49:00 »
Para que a massa de um dado fluido que atravessa algo seja a mesma antes e depois, o que tem que acontecer porque esta tem que se conservar, prova-se facilmente que a velocidade e inversamente proporcional ao diametro do tubo em causa (admitindo um fluido incompressivel, o que se pode considerar razoavelmente valido neste caso).
Consequentemente, aquilo que o Sky disse sobre o aumento de velocidade e verdade, embora nao esteja relacionado com a aceleraçao. Esta e tambem um efeito do estreitamento do tubo.
Acontece que, nao basta ter hidrocarbonetos e oxigenio para o motor trabalhar bem, como e obvio. E essencial que a mistura seja feita o mais uniformemente possivel. Para tal, a velocidade e benefica ate ao ponto em faça dispersar os hidrocarbonetos pelas moleculas de oxigenio presentes.
Mas, acontece que, o que tambem se prova (mas acho que foge um nadinha deste forum ate pela notaçao pesada), uma velocidade excessivamente alta do ar, fara com que a gasolina presente nos giclers seja bloqueada devido as suas propriedades de fluido viscoso que basicamente nao lhe permite "acompanhar" o ar descendente (peço desculpa a falta de rigor aqui).
Consequentemente existem expressoes para determinar diametros de tubos de carburadores (que ja agora se denominam assim por permitirem "carburar", ou seja, juntar o oxigenio ao carbono). Estas expressoes nao sao, no entanto, absolutas, porque os moviementos turbulentos (dos fluidos), emboram se rejam por leis bem definidas, dependem de tantas variaveis como o numero graus de liberdade (incalculavel, portanto).
Basicamente, as expressoes que se usam sao empiricas e dependem de testes praticos aliados a fortes calculos teoricos.
De momento, nao tenho aqui essas expressoes comigo e estar a po-las de cor e enganar-me num factor ou noutro, nao me parece bem... Mas eu ponho em breve, se quiserem.
Quanto ao pormenor da "curva de eficiencia" ter um pico ou algo parecido, nao me parece verdade. O debito de potencia em funçao do diametro do tubo ("curva de eficiencia"), e necessariamente uma curva alargada com derivada praticamente constante em torno do maximo, isto e, uma curva suave e perto do horizontal junto ao seu maximo. Dai que flutuaçoes dentro deste valores nao sejam MUITO significativas.
Espero ter ajudado alguma coisa...
Registado
"La 130 resterá sempre una gran signora."
1980 - 132 2500 Diesel
1973 - 132 Special 1800
1973 - 130 Coupé 3200
1973 - 130 Berlina 3200
1978 - 131 S 1600
1977 - 132 GLS 1800
1990 - Croma Turbo i.e.
1983 - Argenta VX
1982 - Argenta 2000 i.e.
SkyNet3D
Vignale
643
Questões técnicas.
«
Responder #3 em:
01 de Fevereiro, 2004, 15:36:50 »
Desculpa não ter respondido no icq, mas fui arrumar os brinquedos que o puto deixou espalhados pela casa fora.
Então pelo que disseste, o facto de ter uma passagem com maior ou menor diametro não afecta a quantidade de ar que entra. Apenas faz com que a mesma quantidade de ar entre mais rápido ou mais devagar. É isso?
«
Última modificação: 01 de Fevereiro, 2004, 16:02:43 por SkyNet3D
»
Registado
Gran Turismo
Abarth
2574
Questões técnicas.
«
Responder #4 em:
01 de Fevereiro, 2004, 19:46:48 »
O principio so se aplica a tubos fechados, isto e, de um tubo para outro dentro carburador, por exemplo. Se tiveres em conta o ar exterior e o seu enorme volume, tens de entrar com outros factores, nomeadamente a pressao atmosferica, a velocidade do ar, a densidade do ar em cada troço...
Registado
"La 130 resterá sempre una gran signora."
1980 - 132 2500 Diesel
1973 - 132 Special 1800
1973 - 130 Coupé 3200
1973 - 130 Berlina 3200
1978 - 131 S 1600
1977 - 132 GLS 1800
1990 - Croma Turbo i.e.
1983 - Argenta VX
1982 - Argenta 2000 i.e.
Lancisti
Maserati
5883
Texto Pessoal
"La differenza di viaggiare in Lancia"
Questões técnicas.
«
Responder #5 em:
01 de Fevereiro, 2004, 22:50:48 »
Normalmente será consoante altitude pois quão maior for a altitude menor a nível de Oxigénio ...
Lembro-me de que quando vivia na Guarda o Kadett era afinado de maneira diferente
Registado
Venda de peças:
http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=25940.0
Barroso127
Zagato
1889
Questões técnicas.
«
Responder #6 em:
02 de Fevereiro, 2004, 21:06:02 »
Por favor não falem deste tema ainda hoje tive exame de mecânica dos fluídos.
Ainda me dá qualquer coisinha má.
Quero é que esse bernouli vá morrer longe. :d_finger:
Não agora a falar a sério eu não gostei muito de ver aquela discussão acho que é muito melhor chegar a uma conclusão assim do que a discutir o sexo dos anjos.
Registado
[size=8]FiAT 127 abarth[/size]
Luke
Administrador
Ferrari
45140
Texto Pessoal
In Racing we Trust!!!
Questões técnicas.
«
Responder #7 em:
03 de Fevereiro, 2004, 08:32:17 »