Autor Tópico: Ferrugem No Sistema De Refrigeração.  (Lida 6873 vezes)

Joao_ben

• Piccolo

• *
  • 28
Ferrugem No Sistema De Refrigeração.
« em: 08 de Fevereiro, 2008, 14:58:29 »
Boas, sou proprietário de um fiat uno td e derivado ao apodrecimento de uma peça no circuito de refrigeração (sitio onde entra o liquido de refrigeração no motor) estou com ferrugem no circuito.

da primeira vez mudei o deposito do circuito de refrigeração e a bomba de agua, no entanto nao chegou visto passado 2 meses a bomba de agua estar a verter.

desta vez vou para alem do que fiz anteriormente mudar tambem todos os tubos e sangrar bastante o sistema com o carro em funcionamento, espero que chegue...

o que queria saber e onde posso comprar esta bomba de agua recondicionada ou mesmo arranjar a que possuio, pois esta bomba custa uns 90 euros..

para alem disso, que mais devo fazer para ver se me livro da ferrugem (sei que nunca me vou livrar completamente mas pronto...)

spayz

• Maserati

• *
  • 7740
« Responder #1 em: 08 de Fevereiro, 2008, 17:16:51 »
a bomba de agua normalmente nao e tao cara.
Panda 750 Cl 75cv
Palio weekend Td70
Fiesta 1.8Td
Corsa C DTI
A4 Avant TDI

Recuperaçao do Bolide

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #2 em: 08 de Fevereiro, 2008, 17:20:37 »
o circuito tem de ser todo limpo... parece-me estranho a bomba ter durado tão pouco...
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

naso

• Moderação
  • Maserati

• 8755

Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
« Responder #3 em: 08 de Fevereiro, 2008, 22:34:47 »
Alguma coisa esta mal contada, quero dizer, a bomba não pode durar tão pouco tempo e não é com ferrugem que ela avaria.

Eu já vi motores que em vez de anticongelante, tinham quase lama e a bomba não vertia.

89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

Fiat 600 71

• Ferrari

• *
  • 12363
« Responder #4 em: 09 de Fevereiro, 2008, 11:53:07 »
Alguma coisa esta mal contada, quero dizer, a bomba não pode durar tão pouco tempo e não é com ferrugem que ela avaria.

Eu já vi motores que em vez de anticongelante, tinham quase lama e a bomba não vertia.
O meu!

Quando tirei a cabeça, arranquei torrões com chave de fendas! :d_grin:

Agora tá nice e nunca mais aqueceu.. :yes:  
Joined 13 May, 2004

600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003

Member nº 182

Joao_ben

• Piccolo

• *
  • 28
« Responder #5 em: 09 de Fevereiro, 2008, 12:04:06 »
o meu esta longe disso, alias como disse quando mudei a bomba de agua mudei tambem o deposito onde esta o liquido refrigerante e sangrei mais de 10x o sistema...

sinceramente também não percebo, vou voltar a meter-me debaixo do carro e ver se não e outro tipo de fuga (borracha entre a bomba e o sitio onde esta colocada ou assim).

Braz

• Zagato

• *
  • 1713

Masculino
« Responder #6 em: 09 de Fevereiro, 2008, 13:25:53 »
O ideal é colocar daqueles líquidos de limpeza e deixar estar a funcionar o motor durante bastante tempo até tudo de desprender das paredes.

Depois, "enfiar" para lá muita água com pressão, por forma a retirar o máximo de sujidade possível. Atenção que neste altura o termostato está fechado, por isso, tem-se de fazer o mesmo no outro "lado" do circuito. Colocar anti-congelante, andar com o carro normalmente e ao fim de uma centena de quilómetros voltar a repetir o processo, desta vez sem o líquido de limpeza.

Claro que convém verificar, depois, o estado do radiador, pois este pode estar todo podre por dentro...

Se os estragos ainda não tiverem sido muitos, pode ajudar. ;)

Ex- Cinquecento Sport & Ex- 166 2.5 V6 24vEx - Stilo MW 1.9 JTD

Joao_ben

• Piccolo

• *
  • 28
« Responder #7 em: 09 de Fevereiro, 2008, 13:52:05 »
vamos ver... e que eu não sou propriamente bom a mecanica e sei que se deixar o carro numa oficina levam-me um balurdio para fazer isso e nunca irao fazer bem.

o mais certo era sair de la a dizer que precisava de radiado novo + termostato + bomba + tubos... e depois nem se davam ao trabalho de sangrar o sistema...

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #8 em: 09 de Fevereiro, 2008, 22:20:49 »
depende da oficina! :) eu sei de uma que não faz isso :)
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Joao_ben

• Piccolo

• *
  • 28
« Responder #9 em: 10 de Fevereiro, 2008, 00:34:13 »
se quiseres partilhar qual por aqui ou por pm agradecia-te!

Bravo GT JTD by TWE

• Visitante
« Responder #10 em: 10 de Fevereiro, 2008, 15:49:35 »
tem cuidado com as limpezas ao radiador se ele estiver todo podre por dentro o mais certo é ficares com buracos novos. o melhor é mesmo um radiador novo, e ja agora vê tambem o radiador da chaufagem porque esse tambem deve de estar jeitoso.

A bomba de agua pode ter defeito mas tambem pode ter sido o vedante mal colocado vela isso e depois diz algo abraço

Joao_ben

• Piccolo

• *
  • 28
« Responder #11 em: 10 de Fevereiro, 2008, 18:45:26 »
boas, perdi hoje um tempinho para ver e afinal nao e da bomba de agua, mas sinceramente tambem não consegui localizar exactamene a fuga, porque nao consegui ver de onde vinha exactamente nem por cima nem por baixo do carro (tinha de desmontar algumas coisas para ver exactamente de onde era).

No entanto esta pior, ou seja, a agua que meto e praticamente a agua que sai, deve de ser ou um tubo roto ou solto ou alguma peça partida.

a fuga fica por baixo do filtro de ar, um pouco abaixo, se alguem souber de onde podera ser agradecia.

darth vader

• Abarth

• *
  • 4410
« Responder #12 em: 12 de Fevereiro, 2008, 23:01:33 »
e mudar o radiador não? :d_look:

se visses a porcaria que saiu do meu antigo  :red:  

Joao_ben

• Piccolo

• *
  • 28
« Responder #13 em: 13 de Fevereiro, 2008, 11:34:28 »
ja esta resolvido e nao era a bomba de agua.

tinha dois tubos de ferro rotos por causa da ferrugem. ja foram substituidos e agora ando a sangrar o sistema e mais logo meto o anti-congelante e anti-ferrugem.

obrigado pelas ajudas!

rodasMC

• Visitante
« Responder #14 em: 10 de Março, 2008, 01:35:32 »
Por acaso neste fim de semana deparei-me com um problema semelhante. Sangrei a água do circuito, a mesma tinha resíduos, mas o depósito onde se mete o líquido anti-congelante estava forrado a lama (cor da ferrugem) que tb afectou o funcionamento da válvula. O carro aquecia por causa dessa película de lama que estava agarrada à válvula. Mas agora não faço ideia de onde virá essa ferrugem, porque ainda há 3 anos atrás fiz uma revisão geral ao circuito por causa do motor sobreaquecer. Meti então radiador novo, válvula, termostato, e a bomba de água foi revista. Certo é k essa película de lama apareceu num ano, que foi esse o tempo que passou até a válvula deixar de funcionar. Desde aí tenho andado sempre assim com o carro, quando aquecia encostava-o e ligava manualmente a ventoinha. Alguém me diz o que poderá estar a acontecer? certo é que vou sangrar de novo o circuito até este ficar limpo de ferrugens...espero eu que fique!!