Autor Tópico: Pneus mais gastos devem ser montados à frente  (Lida 2545 vezes)

Bigluisao

• Abarth

• *
  • 3087

Masculino
Pneus mais gastos devem ser montados à frente
« Responder #15 em: 18 de Junho, 2008, 09:58:00 »
Eu já venho pondo em prática a recomendação da Michelin à bastante tempo.

E de facto para mim faz todo o sentido. Pela minha experiência de condução ao longo dos anos (já lá vão 38) na maioria dos veículos actuais, verifica-se precisamente o que eles dizem "a traseira escorrega sempre de forma mais imprevisível e é mais difícil de controlar"!

E depois convem ter em conta que, até mesmo os bons condutores, e aqueles que pensam que o são, nem sempre estão a contar com algumas situações imprevistas que por vezes acontecem!

Como diz o provérbio:"quem anda à chuva molha-se"! Mais vale estar prevenido!

Cumps,
Luís

BlacKsNaKe

• Vignale

• *
  • 1112

Masculino
« Responder #16 em: 18 de Junho, 2008, 13:37:38 »
Eu sou de opinião contraria, pois é mais fácil controlar uma sobre-viragem que uma sub-viragem.  

FIAT 127 MK1 '75 0.9 47
FIAT 127 MK2 '81 0.9 45 Surf
FORD Fiesta MK2 '88 1.0 50
FIAT Cinquecento '93 0.9 50??
FIAT Punto GT2 '95 1.4 133
FIAT Marea '00 1.9 JTD 105
HONDA CB500 '96

Bigluisao

• Abarth

• *
  • 3087

Masculino
« Responder #17 em: 18 de Junho, 2008, 17:35:39 »
Eu sou de opinião contraria, pois é mais fácil controlar uma sobre-viragem que uma sub-viragem.
Sim tens razão!

Mas só  se o carro for sobre-virador (a quase totalidade dos tracção traseira), já se for ao contrário ou seja, Sub-virador (uma boa parte dos tracção dianteira) o caso já é bem diferente.

Já tive uma experiência do género com um Clio de 97, e felizmente tive sorte...porque senão!!

Aconteceu-me entrar numa curva muito fechada e com gasóleo no pavimento que por azar só lhe acertei com as rodas traseiras...bem, nem queiras saber, só te digo que fiquei literalmente virado no sentido inverso e na faixa contrária aquela em seguia!

Não tive rigorosamente tempo para nada, apenas tentei contra brecar, (instintivamente)
mas de nada serviu. Se o mesmo tivesse acontecido mas nas rodas dianteiras...não sei   como poderia ter sido, e nem quero saber! Talvez fosse directamente parar na parede de uma habitação que existia na dita curva!

Por sinal os pneus traseiros do Clio eram novos, apenas 3.500km!

Já sei que vais dizer que travei em plena curva...mas não nunca travo em plena curva, travo sempre antes da curva!!

Cumps,
Luís
« Última modificação: 18 de Junho, 2008, 17:51:44 por Bigluisao »

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #18 em: 18 de Junho, 2008, 21:55:15 »
O unico grave problema que tive e tenho é que quando tenho pneus ou setup marado à frente com tracção dianteira e o carro começa a fugir de frente .... eu não o agarro nem com uma ancora....

se os pneus tiverem marados atrás com tracção traseira, começa a fugir que nem manteiga e mesmo com o volante virado do avesso, faz pião ou cai de lado.....

portanto: para mim tracção com os pneus bons... porque se for FWD quando se começar a sair a traseira, acelera-se com facilidade e RWD se começar a sair traseira tira-se o pé e prontos..

Bigluisao

• Abarth

• *
  • 3087

Masculino
« Responder #19 em: 19 de Junho, 2008, 10:43:55 »
De facto o ideal mesmo, é ter sempre os 4 pneus bons!

Mas se tal não for possível, então cada um deve optar por colocar os melhores pneus onde lhe der mais jeito, de modo a estar mais de acordo com o estilo de condução praticado, bem como o tipo de carro que se conduz!

Já todos sabem que existem muitos factores que influenciam o comportamento dinâmico de um carro. Desde os pneus, a suspensão, o tipo de condução, o piso, etc.

Por isso o melhor será cada um avaliar à sua maneira o que mais lhe convem!

Cumps,
Luís  

Lancisti

• Maserati

• *
  • 5883
  • Texto Pessoal
    "La differenza di viaggiare in Lancia"
« Responder #20 em: 19 de Junho, 2008, 13:03:34 »
O problema na sobre viragem é quando ela é violenta e não estamos À espera dela ... ficamos virados às avessas ... é a pensar neste tipo de situações que se devem montar os melhores pneus atrás!  

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #21 em: 04 de Julho, 2008, 15:58:02 »
Boas.

Há anos que já sabia disto... e de facto é verdade....

MAS há uma coisa que também se deve fazer, tal como explicarei mais tarde...

Primeiro, o tópico.

Nos carros de tracção dianteira, o condutor está habituado a ter sempre pior aderência nas rodas anteriores pois são as que patinam, derrapam, etc... (Sem ajudas eléctronicas é claro)...

Ao trocarem pneus velhos por bons no eixo traseiro, a aderência é invertida e passamos a ter o eixo anterior mais aderente e no posterior exactamente o contrário... originando um comportamento contrário ao habitual...

Quanto à outra coisa que se deve fazer, é trocar sim os pneus da frente para trás, e vice-versa de 10000km em 10000km, para ele terem um desgaste uniforme e chegarem a velhos os 4 com desgaste equivalente... se os da frente já passarem a fase de troca então sim terão que ser substituidos...

Por falar nisso daqui a 500km o meu T-JET faz 10000km... lá vou eu ter que alancar com as rodas de 18"... imagino o peso... as de 16" já eram o que eram... eheh :d_roll:

Fiquem Bem.
Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)