Autor Tópico: Fiat Bravo Multijet  (Lida 177926 vezes)

di nunes

• Abarth

• *
  • 2488
Re:Fiat Bravo Multijet
« Responder #210 em: 09 de Junho, 2009, 15:15:40 »
O problema de brincar com A4 TDI com o T-JET é que temos que ter cuidado!

É que se nos empenharmos e fizermos as rotações subirem perdemos a A4 de vista... temos que levantar o pé para ela se aproximar!  :wacko:

Isso no caso de não apanhares nenhum "reprogramado" daqueles que enganam, que só começam a largar fumo a partir dos 200... :rolleyes:

LSD

• Encartado

• *
  • 135
« Responder #211 em: 11 de Junho, 2009, 18:05:21 »
Bem, amanha é dia de ir á Fiat a ver se se mexem para alguma coisa...

O ruído da mala (forro) está á espera de uma peça para ser trocada, o da direcção mantem-se exactamente igual, os parasitas do tablier estão cá todos e o stand diz que a Fiat só os corrige até aos 5000 kms...  :unsure:

Vai correr mal...

LSD

• Encartado

• *
  • 135
« Responder #212 em: 12 de Junho, 2009, 17:57:09 »
Bem, amanha é dia de ir á Fiat a ver se se mexem para alguma coisa...

O ruído da mala (forro) está á espera de uma peça para ser trocada, o da direcção mantem-se exactamente igual, os parasitas do tablier estão cá todos e o stand diz que a Fiat só os corrige até aos 5000 kms...  :unsure:

Vai correr mal...

Resultado, tentaram meter-me mais uns tapetes ranhosos em lugar dos originais...

Foto by marshall76, yhanks

O papel da extensão de garantia ainda não chegou, ao fim de 7 meses!!!

Nota 0 para esta concessão...  :angry:

hasp

• Moretti

• *
  • 178
« Responder #213 em: 12 de Junho, 2009, 18:26:31 »
Ois pessoal!! (após uns dias de ausencia!)

Bem, quanto a barulhos parasita... para já não tenho tido razões de queixa, apesar de uma vez ou outra a grelha divisória do van fazer uns barulhos, mas muito de vez enquando e quando o carro sofre uns abanões...

Mas sabem o que é mau, mau, mau? É ver um Fiat num reboque! Pior ainda se for um Bravo! E pior mesmo só se for o teu!!!  :angry:
Hoje tive de chamar o reboque da mundial assistance que tem o protocolo com a garantia da FIAT... Caixa de velocidades com defeito de montagem e eu a parar no meio da estrada!!!  :angry: :angry: :angry: :angry:

Nem sei que diga...
E eu ontem a gabar os 11000 km!!!

:angry:

LSD

• Encartado

• *
  • 135
« Responder #214 em: 12 de Junho, 2009, 18:45:22 »
Mas sabem o que é mau, mau, mau? É ver um Fiat num reboque! Pior ainda se for um Bravo! E pior mesmo só se for o teu!!!  :angry:
Hoje tive de chamar o reboque da mundial assistance que tem o protocolo com a garantia da FIAT... Caixa de velocidades com defeito de montagem e eu a parar no meio da estrada!!!  :angry: :angry: :angry: :angry:

Já passei por isso, não é nada agradável mas o que interessa agora é que fique tudo bem.

Cuidado na escolha da oficina.

O meu vai fazer hoje á noite 11000 kms, tem 10990, quando for trabalhar ja passa essa barreira...

Cumps

hasp

• Moretti

• *
  • 178
« Responder #215 em: 13 de Junho, 2009, 11:44:10 »
E então o que se passou com o teu?  :unsure:

Eu andava a gabar tanto o carro... Que pronto, tinha de acontecer! E então quando me disseram que era a caixa de velocidades...até fiquei burro!! :( sinceramente não acho nada normal, mas lá está tenho a noção que acontece... e desta vez parece que foi a mim...

A oficina, foi a Mundauto, não sei no que vai dar... ver... até agora foram prestáveis, simpáticos, falto o mais importante!!!

Agora ando numa focus 1.6 tdci 110cv, tem um desenvolvimento mt interessante, identico ao bravo, mas é mais preso, nota-se menos força por incrivel que pareça, mas em ponta é capaz de ganhar, é mais uniforme na recta final do velocimetro... mas em termos de suspensão, esqueçam, nada haver, o bravo é mais carro e mais seguro e o motor mais bravo!! :p

Que venha rápido...

di nunes

• Abarth

• *
  • 2488
« Responder #216 em: 15 de Junho, 2009, 15:22:51 »
E então o que se passou com o teu?  :unsure:

Eu andava a gabar tanto o carro... Que pronto, tinha de acontecer! E então quando me disseram que era a caixa de velocidades...até fiquei burro!! :( sinceramente não acho nada normal, mas lá está tenho a noção que acontece... e desta vez parece que foi a mim...

A oficina, foi a Mundauto, não sei no que vai dar... ver... até agora foram prestáveis, simpáticos, falto o mais importante!!!

Agora ando numa focus 1.6 tdci 110cv, tem um desenvolvimento mt interessante, identico ao bravo, mas é mais preso, nota-se menos força por incrivel que pareça, mas em ponta é capaz de ganhar, é mais uniforme na recta final do velocimetro... mas em termos de suspensão, esqueçam, nada haver, o bravo é mais carro e mais seguro e o motor mais bravo!! :p

Que venha rápido...

hasp lamento o que se sucedeu com o teu Bravo!!!
É muito chato e num carro novo um gajo até desanima, mas a situação vai de certeza ficar resolvida e tu vais continuar a gostar do carro como gostas.

no capitulo da suspensão,  o Bravo é superior à referençia do segmento (claro tirando o Golf) em que aspecto? O Bravo não terá antes uma carroceria com uma rigidez superior o que se traduz em solidez e sensação desta, mas que apesar disto perde para o confronto "dinamico" devido a suspensão traseira menos elaborada e mais "arcaica"?

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #217 em: 15 de Junho, 2009, 16:07:07 »
Boas.

O Bravo tem uma excelente suspenção apesar de a traseira não ser independente.

Nas versões civilizadas (Active, Dynamic, Emotion) é dos carros mais confortáveis do segmento. Até a AH já o disse num comparativo!

Claro está que depois o comportamento sai prejudicado pois a suspenção está tarada para o conforto!

Nas versões Sport (Não se esqueçam que o 1.6 M-JET Sport, é apenas um Dynamic com Pack Sport), a suspenção é rebaixada e as molas mais grossas, perde bastante em termos de conforto mas ganha em termos de comportamento.

E mais, acho o Bravo Sport, confortável em AE mas com um comportamento excelente, e isso ficou comprovado por mim (pelo menos para mim) na Rampa de Portalegre, podem ver as fotos da rampa!

Claro está que o ESP e o ASR Proactivo, tem grande responsabilidade neste comportamento, o que para muitos é excelente (pessoalmente gosto de sentir que quando exagero a electrónica dá uma ajuda!), para outros é castrativo!

Para exemplo, no encontro de Lisboa, disse que era muito dificil fazer o Bravo fugir de traseira em curva, devido às ajudas, e alguém me disse que até o Abarth GP essesse no circuito da IMV fugia bastante... mas esqueceu-se que...

- O ASR estava desligado
- O Fusivel do ESP estava fora

O Piloto disse-nos isso a mim e ao Luís Bar!

Fiquem bem.
Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)

di nunes

• Abarth

• *
  • 2488
« Responder #218 em: 15 de Junho, 2009, 16:51:53 »
Pedro não estou a dizer que a suspensão do Bravo não presta.

Só estou a dizer que é menos eficaz!

Segundo o que me foi dito por um engenheiro da Fiat o Bravo 1.4 T-Jet Sport não tem molas rebaixadas as molas são mais "fortes" teem um "arame" mais grosso.

Em sitios onde se tem de "jogar" mais com o peso do carro ou com "as massas" a suspensão baralha-se um pouco e exige mais do condutor, o eixo traseiro do Bravo é "nervoso" :wacko:

Mas la está não quero dizer que o Bravo não tem um bom comportamento nas maioria das situaçoes até porque o carro "flui" bem.

Quanto à questão da traseira ser difiçil de tira-la da trajectoria, apesar dela saltar e bambolear e difiçil...isto aconteçe mais em curvas pequenas e consecutivas...onde tem de se "jogar" com o peso do carro.

Para finalizar, falo do meu caso, o BRAVO tem um comportamento dinamico muito bom mas não o suficiente para vençer os concorrentes que usam sistemas mais evoluidos...no que toca ao conforto, por exemplo mesmo com jante 18 não acho o meu carro nada desconfortavel, o Bravo é confortavel...mas quando se anda mais depressa, tipo cidade ou nacionais pode-se perder pelos movimentos da carroçeia não serem tão controlados -_-

« Última modificação: 15 de Junho, 2009, 17:02:13 por di nunes »

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #219 em: 15 de Junho, 2009, 17:14:31 »
O mais importante é nunca nos esquecermos que estamos perante um veículo familiar, do segmento C.

A sua vocação é puramente familiar apesar de nas versões SPORT (as mais potentes) ter uma vocação mais desportiva, mas não é um TYPE R, GTI, ou RS...

hasp

• Moretti

• *
  • 178
« Responder #220 em: 15 de Junho, 2009, 18:59:25 »
Ois!!

Mais logo, penso em postar as partes intimas do meu bravo! Está à espera da caixa de velocidades, mas já tem a antiga fora... Eu gostar do meu Bravo, isso sei que vou continuar a gostar... deixa-me é pena vê-lo parado, e com problemas mecânicos...penso que a FIAT vai responder à altura, e colocar o material direitinho, e o carro não perder nada com isso! (Neste caso pelo contrário).

Hoje fui entregar a carrinha focus, e levantar o carro de cortesia, um bravo 1.6mjet 105cv dynamic. E tenho de salientar três coisas para já,

- a suspensão é definitivamente diferente da minha, esta versão adorna mais e sente-se a traseira mais solta a necessitar mais das ajudas electrónicas, a suavidade dos buracos é outra diferença que se faz notar bem!! Não sei bem em que aspecto, mas vou saber quando for levantar o meu, mas de certeza que as suspensões tem algo diferente...

- os interiores são também diferentes, ainda que em pormenores, mas são... volante, travão de mão e caixa não são em pele, os pedais não são em alumínio, até os bancos são diferentes... e um pormenor interessante, o meu tem umas luzinhas na zona de abrir a porta e umas muito discretas junto as janelas da frente, que só noto mais a noite... (bem sei que a parte da caixa e tal são parte do pack sport, mas as luzinhas, pensei q era em todos...)

e por fim, uma coisa interessante...

- a minha caixa nunca foi igual aquela!! lol e isso acho que deviam de ser... a caixa deste é muito mais fluída e menos resistente às trocas de velocidades... às tantas a minha caixa nunca esteve muito bem!! lol

Bem, abraço a todos!!!

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
« Responder #221 em: 15 de Junho, 2009, 19:03:36 »
Amigos, por melhor que um carro seja a nível de suspensão... um carro de massas NUNCA pode ter um Set-up de corrida.
O mais próximo que se vendeu assim foi o Civic Type-R e agora o Abarth SS; mas isso não são carros de "massas".
O Bravo é muito bom e sendo melhorado tem tudo para ser do melhor que existe na actualidade  <_<
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #222 em: 16 de Junho, 2009, 10:15:40 »
Boas, Hélder.

A suspensão é a mesma, as grandes diferenças que notas em comportamento estão no conjunto jante/pneu.

O teu... Dynamic Pack Sport tem 225/45 R17

e o Dynamic tem 205/55 R16

A diferença é muito notória, mas mais ainda se for de R17 para R18, é que os perfis mais baixos do R18 faz o R17 parecer menos eficaz.

Foi pena em Portalegre, não teres experimentado o meu... a suspensão é mais dura e as molas mais grossas, os pneus têm um perfil mais baixo que o teu... seria como se o meu fosse o teu e o teu fosse o de cortesia.

Quanto a setup... o Bravo 198 tem dois setups de suspensão, como referi acima.

Suspensão tarada para o conforto:

Active (1.4)
Dynamic (1.4 T-JET / 1.6 M-JET)
Dynamic Sport (1.6 M-JET)
Emotion (1.6 M-JET)

Suspensão tarada para o comportamento

Sport (1.4 T-JET / 1.9 M-JET / 2.0 M-JET)

di nunes

• Abarth

• *
  • 2488
« Responder #223 em: 16 de Junho, 2009, 12:37:43 »
Amigos, por melhor que um carro seja a nível de suspensão... um carro de massas NUNCA pode ter um Set-up de corrida.

Tens toda a razão, um carro destes é "feito" a pensar no dia a dia ou seja para agradar a grande maioria das pessoas...mas mesmo assim dentro destes parametros existem de facto referençias e que na verdade conseguem alcançar mais pontos em diversas areas e sem recorrer a grandes alteraçoes a versão base, é o caso do Bravo por exemplo, na versão Sport...

O mais próximo que se vendeu assim foi o Civic Type-R e agora o Abarth SS; mas isso não são carros de "massas"

Aqui, a Abarth teria de meter maos ao Bravo e partilhava também do estatuto de "Desportivo" !

O Bravo é muito bom e sendo melhorado tem tudo para ser do melhor que existe na actualidade  <_<

Bom e esta frase diz tudo, não acrescento nada, aliás até acrescento, o Bravo tem de MELHORAR e penso que não é nada de complicado, o mais complicado será em evoluir a suspensão por exemplo, por motivos finançeiros, custos de desenvolvimento...agora é assim, se tinham dinheiro para comprar a Opel e já que não compraram podem investir esse capital na actualização e evolução dos seus carros de maneira a os tornar nos "melhores" o que penso nao ser complicado ja que actualmente a Fiat tem carros que mesmo nao sendo os "melhores" se batem com estes :ph34r:

di nunes

• Abarth

• *
  • 2488
« Responder #224 em: 16 de Junho, 2009, 12:58:52 »
Não conheço a pessoa mas a pessoa com quem eu ia conheçia-a...bom a tal pessoa tinha um C5 que teve de ir para a oficina e então como carro de substituição deram-lhe um Bravo 1.6 Multijet Dinamic.
 Agora onde eu queria chegar, quem ia comigo perguntou " então que achas dessa máquina?" a resposta foi literalmente assim, depois de alguma hesitação " isto foge de frente e de traseira"  :unsure:
Eu ouvi e calei-me pois não conheço o comportamento de outro Bravo a não ser o 1.4 T-Jet Sport com jante 18, já estou a mentir  :lol: conheço também apesar da pouca distançia com que andei com ele, estou a falar do Bravo T-Jet Sport mas com jante 17, ao sair do meu e conduzir este senti mais "moleza" e menos "dureza" na direção, o tacto da direção e diferente pareçeu-me que no meu era mais directa e firme, ma la está, não andei o suficiente depressa nem grande distançia para perçeber, o certo é que o Bravo com jante 18 tem uma caixa de direção espeçifica e reforçada!