Autor Tópico: Algumas Dúvidas  (Lida 5010 vezes)

CarlosLucas

• Zagato

• *
  • 1683

Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
Algumas Dúvidas
« em: 18 de Julho, 2008, 12:00:42 »
Olá a todos. Tenho algumas dúvidas que gostaria que me esclaressecem.Cá vão:

1-É normal, mesmo em andamento, a ventoinha de refrigeração do motor trabalhar 30 segundos, desligar, trabalhar mais 30 segundos e desligar? O nível de líquido de refrigeração na marca MIN tem alguma coisa a ver?

2-Qual o produto que a marca usa para o líquido de refrigeração e onde encontrá-lo?

3-Quais os intervalos de revisão aconselhados, para um carro que irá fazer quase todos os dias 16 KM +16 KM de via-rápida? Os carros de cá de casa fazem sempre de 5.000 em 5.000 KM.

4-Qual a quilometragem/anos a que se deve substituir a correia de distribuição?

5-Os travões, com uma utilização normal, desgastam-se rápido? (normalmente seguro o carro com a caixa e um pouco de travão).

6-Qual o consumo real que os vossos bólides fazem? Utilizam algum programa/folha de Excel para registar/calcular as médias?

7-Qual o tamanho da reserva?

8-O carro tem 43.000KM e é de 2004. Quais os aspectos a que devo ter atenção para que ele dure uns anitos sem dar muitas dores de cabeça?

E termino aqui o meu testamento. Desculpem o tamanho, é que quero ter o carro mais ou menos bem cuidado e tenho algumas dúvidas.
« Última modificação: 18 de Julho, 2008, 19:47:45 por saculeugim »
Carlos Miguel Lucas - Madeira
FIAT Seicento Sport 1.1 MPI 12/2004
Daihatsu Terios 1.3 DVVT 1/2001
Mitsubishi L200 2.5D 7/1987

User N.º 3792

CarlosLucas

• Zagato

• *
  • 1683

Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
Algumas Dúvidas
« Responder #1 em: 19 de Julho, 2008, 23:47:57 »
Então? Ninguém pode dar uma ajudazita? É que não tenho manual de proprietário para verificar algumas coisas que perguntei.

User N.º 3792

Magno

• Visitante
Algumas Dúvidas
« Responder #2 em: 20 de Julho, 2008, 00:08:49 »
Se o nível de líquido está no MIN, e tu não tens esse líquido, das 2 uma : Ou compras imediatamente numa loja de automóveis, ou então,  metes água da torneira...é melhor que andar no MIN.

Quanto á correia, depede de carro para carro.

Quanto aos travões, bem, hoje em dia, cada vez o material dura menos....

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
Algumas Dúvidas
« Responder #3 em: 20 de Julho, 2008, 00:18:35 »
Olá a todos. Tenho algumas dúvidas que gostaria que me esclaressecem.Cá vão:

1-É normal, mesmo em andamento, a ventoinha de refrigeração do motor trabalhar 30 segundos, desligar, trabalhar mais 30 segundos e desligar? O nível de líquido de refrigeração na marca MIN tem alguma coisa a ver?

2-Qual o produto que a marca usa para o líquido de refrigeração e onde encontrá-lo?

3-Quais os intervalos de revisão aconselhados, para um carro que irá fazer quase todos os dias 16 KM +16 KM de via-rápida? Os carros de cá de casa fazem sempre de 5.000 em 5.000 KM.

5-Os travões, com uma utilização normal, desgastam-se rápido? (normalmente seguro o carro com a caixa e um pouco de travão).

6-Qual o consumo real que os vossos bólides fazem? Utilizam algum programa/folha de Excel para registar/calcular as médias?

8-O carro tem 43.000KM e é de 2004. Quais os aspectos a que devo ter atenção para que ele dure uns anitos sem dar muitas dores de cabeça?

E termino aqui o meu testamento. Desculpem o tamanho, é que quero ter o carro mais ou menos bem cuidado e tenho algumas dúvidas.
1. liga assim quando tem a água no minimo, mete liquido do supermercado para refrigeração
2. "CONTENENTE"
3. 15 em 15.000 Km - oleo e filtros
4. entre 80 a 120 Mkm dependendo do carro
5. 30.000 Km vão-se todos embora
6. esse carro é 7 litros a dar-lhe .... a folha de cálculo é assim: enches depósito, fazes 300 Km, enches outra vez e faz média !
7. 5 litros, mal medidos
8. não andar com ele????........

CarlosLucas

• Zagato

• *
  • 1683

Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
Algumas Dúvidas
« Responder #4 em: 20 de Julho, 2008, 00:27:09 »
1. liga assim quando tem a água no minimo, mete liquido do supermercado para refrigeração
2. "CONTENENTE"
3. 15 em 15.000 Km - oleo e filtros
4. entre 80 a 120 Mkm dependendo do carro
5. 30.000 Km vão-se todos embora
6. esse carro é 7 litros a dar-lhe .... a folha de cálculo é assim: enches depósito, fazes 300 Km, enches outra vez e faz média !
7. 5 litros, mal medidos
8. não andar com ele????........
Obrigado pelas respostas e desculpem a insistência.

Quanto ao líquido, vou passar no continente ou na Fiat o mais depressa possível para atestar o líquido, evitando andar com o carro até lá, coisa que tenho feito desde que o comprei porque vou levá-lo à revisão mesmo antes da quilometragem devida para verificar se está tudo em ordem.

Uma vez mais agradeço as respostas. Algumas devem estar no manual, mas o antigo proprietario deve tê-lo guardado de recordação.

User N.º 3792

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Algumas Dúvidas
« Responder #5 em: 20 de Julho, 2008, 02:00:16 »
Se queres mesmo saber os consumos exactos, tens que atestar sempre o depósito.
Se não o fizeres já não dá certo.

Depois é só dividir os litros que entraram no depósito pelos kms feitos (tens que apontar)

Por exemplo:

40,30 litros / 505 km = 0,0798

0,0798 x 100 = 7,98 litros aos 100 kms
« Última modificação: 20 de Julho, 2008, 02:09:38 por pintodealmeida »
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

PeteCunha

• Moderação
  • Ferrari

• Torres Novas
  • 10189

Masculino
    • http://centopt.forumeiros.com
Algumas Dúvidas
« Responder #6 em: 20 de Julho, 2008, 12:53:25 »
para regesitar os depositos e vermedias nada melhor que o site que algumas pessoas usam... segue o link clicando na media de consumo que aparece no meu post... entras no site, registas-te e começas a ficar com a factura de cada abastecimento... escrevendo nela os kilometros que o carro tem... chegas a casa adicionas os dados do abastecimento e já está... simples!

zulo_kiko

• Zagato

• *
  • 1797

Masculino
Algumas Dúvidas
« Responder #7 em: 20 de Julho, 2008, 16:25:52 »
para regesitar os depositos e vermedias nada melhor que o site que algumas pessoas usam... segue o link clicando na media de consumo que aparece no meu post... entras no site, registas-te e começas a ficar com a factura de cada abastecimento... escrevendo nela os kilometros que o carro tem... chegas a casa adicionas os dados do abastecimento e já está... simples!
Boa Pete

Esta nao sabia :D :palmas:  :palmas:  
Tópico do Punto QS, visitem,participem.

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=34090.0

RuiG

• Vignale

• *
  • 920
    • http://palcoprincipal.clix.pt/djota
Algumas Dúvidas
« Responder #8 em: 20 de Julho, 2008, 17:17:27 »
Antes de mais literatura sobre o tue carro escrito por pessoal que entende:

"If you're looking to get hold of a Seicento, there's a few points to consider when buying. Most of them are the run of the mill items that apply to buying any car second hand, some more specific.

Buying safety:

Only go in daylight and decent weather. In the dark or wet it is much harder to spot a car's bad points.
Best not to view a car in the street or a car park. If you're answering a private advertisement, go to the owner's home. Ask if you can pop in to use the loo just to make sure it is their house!
Take a friend with you if you can - often a second pair of eyes might spot something you don't - especially if you've set your heart on it before you've even seen it!
Ask to see the paperwork. Check that the address, reg number and vin number match.

What to look for:

Service history might be very patchy on some of the older cars, few people will keep up main dealer servicing on a car as it gets older. Ideally you would like to see a sheaf of receipts and old MOTs to give some indication of the mileage being about right and care having been taken.
On older cars, condition itself can be far more important - it's possible to service a car precisely following the manufacturer's schedules while completely ignoring any other items that crop up!

Before driving, check:

Keys. Early Seicentos should come with one red and two blue keys. Later ones come with just the two blues, these have a number 2 stamped into the top with 2 small rings around. It isn't so much of an issue now if the red key is missing as many places can copy a blue key. The red is only really needed for programming in new Fiat keys. If you only have one blue and lose it, you're in a bit of a pickle - you will either need to order a full set from Fiat which won't be cheap or get an ecu, code box, lock set and keys from a scrap car.

The oil is between the min and max on the dipstick, also check it isn't thick and black like tar. If it is, it hasn't been changed in ages and hasn't been any good at lubricating for some time. Walk away.
The oil doesn't have a creamy brown deposit on the dipstick or large amounts in the oil filler cap - a sign of head gasket failure. Walk away or bargain the price down depending on how good you are with spanners.
The coolant is clean - oil or muck in the system can point to head gasket failure.

The exhaust doesn't blow blue, black or white smoke out. Ask if you can see a start from cold and watch the back end. If it starts up uneven then settles out, the head gasket might well have failed. Can happen at surprisingly low mileages.

The general condition of the car looks right for the mileage. Interior and exterior wear and tear should be a minimum on genuinely low mileage cars.

Have a look in the boot - around the seams, all around the floor area and underneath at the back. Centos can rust at the back end - despite being galvanised. Use a magnet to check for body filler.

Check the car looks straight - that the panels line up and the paint matches. Panel gaps should be tighter than those on a Cinquecento but should be consistent. Look for obvious signs of accident damage.

Tyres. Fiat fitted a unique size to the Cento Sportings, 165/55r13. They can be fairly expensive to replace - but other size options are available as long as you don't change one corner at a time.

Go for a drive!

On early Seicento models there's no power steering, so it can be a little heavy at parking speeds but should lighten up well once moving. Latewr models have electric power steering which is quite light.
Progress should be smooth, the clutch should be light and easy to operate. If it's heavy or the gears grind as you change, it might be in need of a new clutch - looking circa £200 at a garage.
Listen for funny noises. Hesitation and misfiring is a bad sign, best walk away or bargain the price down.
Clonks from the rear will probably mean failed rear shock absorbers or suspension arm bushes.
Clonks from the front will probably be failed track rod ends, balljoints, shock absorbers or strut top mounts.
Temperature. For some reason, Fiat decided not to fit a gauge to the Seicento but a warning light instead. If this comes on apart from the couple of second bulb check at start-up, run away!
How does the car feel? Does it drive and stop in a straight line? Does it go round corners happily? They are naturally revvy little cars and should feel quite lively for the engine size, they should also handle remarkably well.
The handbrake. Is it one of the ornamental ones which makes no difference to the speed of travel? It should be able to hold the car easily on a hill, but don't expect to be able to do Russ Swift style driving ballet with it!

Naturally, bargain the price down if there's any faults you feel you can fix yourself - or walk away and see another one if you're less confident. There's loads out there for sale.

You'll quickly fall for the charms of the little things, they're a lot of fun and much more entertaining to drive than the competition! "

"These items are based on our parts sales enquiries globally. Although these problems are commonly found on the Cinquecento range, they will of course apply to the Seicento range as they become older.

Working from front to back;

Radiator fan seizure;
If the car has stood for a length of time or does predominantly motorway miles negating the need for the electric cooling fan for the radiator you may find that the motor has seized. Naturally when it's then needed the little fellah overheats. To check for this, make sure the engine is switched off and preferably cold. Slide your hand under the RH front of the front bumper. You should be able to feel the bottom edge of the fan housing. A little further up is the fan blade. In healthy form it should spin quite freely. If it won't turn or feels tight, then a replacement will be called for.

Sump Pan Corrosion:
The front face of the FIRE engine sump pans are susceptable to corrosion. Peer under the bumper and have a look. If it looks like the surface of the moon, it'll need a new sump pan before long. They don't suddenly burst a violent leak though, but usually start to 'weep' oil onto the road over time. A definate haggle point.

Engine Mountings Worn;
Try a light 'racing' start in both reverse and forward. Any strange clonks or violent rattles may indicate engine mount failure. These are very fashionable at the moment.

Radiator Corrosion/Leaks
The original Cinquecento rads are copper cored and tend to corrode away over time, but so far Seicento rads appear to be mainly the alloy types. Although less susceptable, Its worth checking. Have a look at the inner side (with the torch that you always take when looking at cars) and peer through the bumper slats at the front edge. White furry stuff is a sign of corrosion on alloy rads. If thats tinged with blue or green then its a sure sign of coolant leakage.

Heater hose leaking;
Between the cylinder head and the bulkhead the sportings have a three way hose. Look for signs of leaking at the junction of the three way. The hose is expensive, available only through Fiat and definately worth a haggle.

Heater Matrix
Once the car is running at normal operating temperature a healthy heater matrix will blow out surprisingly hot air on speed three. If it is cold or barely warm, prepare for a fiddly job. A healthy heater matrix will stand in for the cooling radiator under light use in an emergency.

Clutch cable failure;
As Pete mentioned a heavy clutch is a warning of impending expense. It will also virtually gaurantee clutch cable failure. Not something you can really predict, but worth preparing for.

Water Ingress;
There are a number of places water can get in, and once in if not treated promptly will leave you with a smelly car. Press your hands against the carpets in front and rear footwells. Lift the boot mat and check the spare wheel well. If the car smells musty then there is more than likely a problem.

Boot Corrosion;
Check the rear panel to quarter panel joint inside the boot. There may signs of corrosion. There seems to be common issues of poor panel sealing during construction allowing water and debris ingress between the inner and outer panelwork.

Fuel Smell/Leak
If this is apparant when looking at a car for the first time, then there will probably be a problem with the tank. Seis did suffer with tank leaks although many of them were recalled for a modified replacement. Fuel smells after filling the tank is more common now and usually rectifiable by resealing."

SEMPRE A FUNDO

RuiG

• Vignale

• *
  • 920
Algumas Dúvidas
« Responder #9 em: 20 de Julho, 2008, 17:23:44 »
1-Normalmente estas ventoinhas disparam aos 80ºC. Se dispara é bom sinal. Se passar dos 90ºC com frequência em andamento alguma coisa está mal.

2-Segundo o que tenho lido e tenho no meu carro usa anti-congelante a 50%

3-Revisão... não é um carro muito dispendioso. Desde que andes sempre em cima do óleo, refrigeração e tal acho que podes aumentar esses intervalos de revisão. Consulta o manual se o tiveres.

4-Mais uma vez consulta o manual. Segundo o que me foi dito pelo mecânico a vantagem neste carros é que pelo posicionamento da correia se partir não te vai lixar o motor todo, o que é um descando.

5-Os travões duram mas não são dos mais potentes. Se queres melhorar isso sem investir muito, troca por um conjunto da EBC (com pastilhas greenstuff e discos perfurados e ventilados do mesmo tamanho que os originais)

6-Consumos basta ver no link da minha assinatura. Tenho o mesmo motor num Cinquecento. O meu é SPI mas o teu como é MPI pode variar um pouco.

7-Apontaria para 7/8ltrs visto que o depósito tem 35ltrs.

8-Vê a mensagem de cima.

SEMPRE A FUNDO

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Algumas Dúvidas
« Responder #10 em: 20 de Julho, 2008, 20:00:38 »

Tive cá em casa (da minha mana) um Cinquecento Sport de 1995 a 1998.

Mecanicamente é igual ao teu.

Nos 3 anos andou quase 60.000 km.

Ajuda ás tuas perguntas:

1- A ventoinha de refrigeração do motor ligava perto dos 90ºC.
Só ligava em cidade ou parando o carro após viagem no verão
Nunca faltou água.

2- Levou da FIAT á base etilenoglicol, na proporção recomendada.

3- Na altura, Revisões 15.000 em 15.000 km.
Nunca faltou óleo, etc.
Velas só levou aos 30.000.

4- A correia de distribuição costuma ser trocada ~100.000 ou ~6anos.

5- Não levou travões; mas é de salientar que grande parte da Quilometragem foi em AE e IP No percurso Porto - Vila Real.
Mas eu nos meus carros todos que tive, o minímo que os calços duraram foram 45.000 km; exxcepto um Corsa Van que duravam 10.000, mas acho que é um defeito de fabrico destes carros os Corsas Van.
Num Uno Turbo Racing: 85.000 km.

6- O 500 da minha mana, rondava os 6,5 litros.

7- Acho que a reserva são ~5 litros. Não faças mais de 50km com a luz sempre acessa. Atenção que mesmo com o depósito quase cheio a luz pode acender a curvar para um dos lados... já não me lembro qual.

8- Tens a certeza provada e comprovada de que só tem 43.000KM?
Deves fazer uma revisão geral e colocar tudo em condições.
Depois deves trocar tudo conforme as indicações da FIAT:
- Velas 30.000 em 30.000
- Óleo 15.000 em 15.000, mas verificando 1000 em 1000 e se faltar um pouco, acrescentar.

Assim sendo, e mesmo puxando pelo carro, tens ai uma máquina que faz perfeitamente 200.000 km.  
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

CarlosLucas

• Zagato

• *
  • 1683

Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
Algumas Dúvidas
« Responder #11 em: 20 de Julho, 2008, 20:14:26 »
Mais uma vez, obrigado pelas respostas. Tive a ver o carro ao pormenor e aparentemente não tem sinais de ferrugem e por baixo o carro não está raspado.
O único senão que me preocupava mais era a ventoinha. Comprei água destilada para juntar um pouco ao que estava no reservatório e depois com mais tempo mudo o líquido todo. Tenho de experimentar agora.

Quanto á caixa e embraiagem, para mim a caixa é suave e o pedal é confortável.
O óleo foi mudado a pouco tempo, mas de qualquer maneira, prefiro mudá-lo e aproveitar para mudar os filtros.

Os travões é que quando travo pela primeira ou segunda vez pela manhã, faz um ligeiro ruído, tipo ferrugem depois de lavar, e desaparece (talvez pelo facto de a garagem não ter porta e ser um local húmido), mas ainda tem travões (aparentemente mudados a pouco tempo) e os discos também estão bons.

Em relação á quilometragem, embora não tenha provas em papel, penso que é real, visto que o carro sendo de 2004, os bancos, enroladores dos cintos e todas aquelas peças que se desgastam com o tempo estão como novas.

Agora o que acho que faz falta é o manómetro da temperatura que não tem. Vou ver se é complicado de montar porque na minha opinião faz falta. De todos os problemas de um carro, o que mais me alarma é o aquecimento. Já alguém de cá montou?
« Última modificação: 20 de Julho, 2008, 20:18:15 por saculeugim »

User N.º 3792

RuiG

• Vignale

• *
  • 920
Algumas Dúvidas
« Responder #12 em: 20 de Julho, 2008, 20:55:39 »
Manómetro de temperatura de?

Eu ando sempre a pisar no Cento e já me habituei a ser sempre "Verão" no motor.

Algumas coisas que fazem a estes motores para ocntrolar a temperatura:
-Montar um switch para poderem ligar a ventoinha mais vezes (acho desnecessário se ela funcionar bem)
-Trocarem ou adaptarem o termoestato para ligar a ventoinha mais cedo (também acho desnecessário)
-Montar um radiador maior

Desde que não esteja a perder óleo ou líquido de refrigeração não te preocupes.

SEMPRE A FUNDO

CarlosLucas

• Zagato

• *
  • 1683

Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
Algumas Dúvidas
« Responder #13 em: 20 de Julho, 2008, 23:03:59 »
Manómetro da temperatura do motor. Sei que não é o mais correcto de dizer, mas é por esse nome que conheço. Gostaria de colocar um manómetro, visto que se algum dia e espero que não, avarie algo, sempre posso ver a temperatura, porque se espero que a luz acenda... tarde de mais.
Quanto aos interruptores, não acho que valha a pena e se o termostato e o radiador vêm assim da Fiat, penso que o melhor é não mexer em nada e limitar-me a controlar os fluidos.

Em relação ao comportamento da ventoinha, depois de hoje acrescentar a água destilada/desmineralizada, notei que só ligou passado um bom bocado do que era costume e o motor não tava tão quente. Tou mais descansado.

Em relação ao óleo, penso que não tá a perder visto que o papelinho de mudança indicava que esta tinha sido feita a ~2000 KM e na vareta ainda está no máximo, mas tenho por hábito +-1vez  por mês verificar os flúidos todos dos carros.

Uma última pergunta: Se eu fôr á Fiat, eles dizem-me o historial do carro?(revisões, peças mudadas nas revisões...)

Mais uma vez agradeço as respostas e fico mais descansado em relação ao aquecimento.
Obrigado pela vossa paciência.

Cumprimentos a todos.

User N.º 3792

RuiG

• Vignale

• *
  • 920
Algumas Dúvidas
« Responder #14 em: 21 de Julho, 2008, 03:17:40 »
Deduzo que se for na mesma oficina eles tenham o historial do carro.

Esses motores duram muito. Acho que a preocupação pelo carro ter novo dono é normal. Também eu ainda me estou a habituar ao "temperamento" do Cento e compreendo perfeitamente tantas questões.

SEMPRE A FUNDO