Autor Tópico: Arrefecer O Motor  (Lida 1544 vezes)

CarlosLucas

• Zagato

• *
  • 1683

Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
Arrefecer O Motor
« em: 03 de Agosto, 2008, 17:34:31 »
Olá a todos.
Ora bem, o meu Seicento Sport tem o para-choques frontal igual ao do Abarth assim como o volante e a alavanca da caixa em pele. Penso que tenham sido os últimos Sport (12/2004) e por isso sairam com esses extras. Gostaria de saber se alguém já tentou na parte central inferior do para-choques, mesmo ao lado das tubagens do radiador, colocar alguma chapa/tubo para que o ar que entre pela frente, seja "jogado" directamente sobre o motor para o arrefecer.

Outra questão: Manómetro da temperatura do motor ou lá como se chama. Alguém já colocou um? É que andei a ver na net e pelo que percebi parte-se uma patilha qualquer do radiador e substitui-se, tira-se o radiador e é uma trabalheira desgraçada. Não existe nada mais do tipo Plug-and-play? Ou um DIY em Portugues com imagens? É que o meu inglês... Na Fiat, colocam isso? Ou se o levar a uma loja de acessórios tipo tuning, eles fazem a montagem? Já agora na Madeira qual recomendam?  É que ainda não me habituei a andar com um carro sem termometro, embora adooooore o carro e aquele temperamento que ele tem.

Aguardo as respostas.
Cumprimentos.
« Última modificação: 03 de Agosto, 2008, 17:35:36 por saculeugim »
Carlos Miguel Lucas - Madeira
FIAT Seicento Sport 1.1 MPI 12/2004
Daihatsu Terios 1.3 DVVT 1/2001
Mitsubishi L200 2.5D 7/1987

User N.º 3792

CarlosLucas

• Zagato

• *
  • 1683

Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
Arrefecer O Motor
« Responder #1 em: 03 de Agosto, 2008, 21:12:20 »
Já agora, alguém já colocou aquelas chaves com comando tipo canivete num seicento? Não interessa o alarme porque não tenho.

User N.º 3792

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Arrefecer O Motor
« Responder #2 em: 04 de Agosto, 2008, 16:16:26 »
eu tenho mas fazem parte de um alarme
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

alexcoupe

• Vignale

• *
  • 701
Arrefecer O Motor
« Responder #3 em: 04 de Agosto, 2008, 17:44:46 »
No radiador deves ter um sitio para colocares uma valvula de temperatura e procurares pois n deve ser mto diferente do cinquecento, depois e so puchares os fios para dentro do carro comprares um manometro de temperatura que ate se vendem nas lojas de tuning, e voila.ta feito...espero ter ajudado...
Cinquecento Sport
Honda civic coupe

naso

• Moderação
  • Maserati

• 8755

Masculino
  • Texto Pessoal
    Aveiro
Arrefecer O Motor
« Responder #4 em: 04 de Agosto, 2008, 23:13:32 »
O sensor da temperatura não deveria ser junto ao termostato?  seriam bem mais fiáveis as indicações, pois a temperatura entre o radiador e o motor podem diferir um pouco, quando se liga o motor, em frio e até o termostato abrir, no radiador que temperatura temos??

89 Lancia Thema 16vt -  www.youtube.com/watch?v=YjlLhhiy7lw&feature=related 
95 Fiat Barchetta 1.8
99 Lancia Kappa SW 20vt - Spritmonitor.de" border="0
01 Lancia Kappa SW 20vt GPL - Spritmonitor.de" border="0 - www.youtube.com/watch?v=vQUEx5tD_xk

spayz

• Maserati

• *
  • 7740
Arrefecer O Motor
« Responder #5 em: 04 de Agosto, 2008, 23:27:28 »
sim o sitio do sensor de temperatura tem k ser na cabeça do motor.
Panda 750 Cl 75cv
Palio weekend Td70
Fiesta 1.8Td
Corsa C DTI
A4 Avant TDI

Recuperaçao do Bolide

casper

• Moretti

• *
  • 281
    • http://
Arrefecer O Motor
« Responder #6 em: 05 de Agosto, 2008, 09:56:44 »
Cuidado se quiseres colocar essa tal chapa para canalizar o ar para arrefecer o motor. Na minha opinião isso não se justifica e pode-te vir a dar problemas. Em primeiro lugar tens de ver se a chapa não vai andar perto de fios e tubos de borracha pois com a vibração do motor a trabalhar e com o andamento do carro e a oscilação do motor a chapa poderá cortar algo que não deva. Por outro lado vê lá se a chapa não vai dificultar a saída do ar que passa no radiador.
Essencialmente é preciso ver que o motor é arrefecido pela água. O motor aquece pelo interior (cilindros). A água passa o mais perto possível desse núcleo de calor. Além disso permite retirar calor de uma forma mais uniforme. O ar que passa pelo motor só arrefece o exterior do bloco... e só do lado da frente. Além disso não é muito bom para a aerodinâmica.
Só para teres uma ideia 99% dos carros têm radiadores frontais e o ar que "passa" pelo motor já passou antes pelos radiadores e já vai quente...
É de longe preferível optimizar o fluxo de ar que passa pelo radiador.

:fiatistas:

Fiat Cinquecento Sport
Ford Focus TDdi

CarlosLucas

• Zagato

• *
  • 1683

Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
Arrefecer O Motor
« Responder #7 em: 05 de Agosto, 2008, 17:34:22 »
Nem me tinha lembrado que a chapa podia cortar fios/tubos. Sendo assim, fica como está.
O manómetro, vou verificar se existe alguma oficina de confiança que me faça isso porque como aquilo tem tão pouco espaço e espaço é coisa que não tenho para andar a tirar o para-choques para chegar ao radiador, muito menos um macaco para levantar o carro, e é capaz de ficar mais bem feito.

User N.º 3792