Autor Tópico: Direcção Assistida  (Lida 9425 vezes)

CarlosLucas

• Zagato

• *
  • 1683

Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
Direcção Assistida
« em: 10 de Agosto, 2008, 19:55:33 »
Olá a todos.
Depois de ter passado na Fiat para saber o historial do carro, fiquei um pouco em baixo.  :buaaa:
O carro apenas lá esteve para trocar a caixa ou coluna de direcção aos 7000 KMS e finalmente percebi porque é que não tinha óleo de direcção assistida: ela é eléctrica.
Disseram-me também para não andar a rodar o volante com o carro parado que vou acabar por estragar não sei lá o que é. Não sou de andar a brincar com o volante com o carro parado, mas ás vezes para estacionar....
Ora bem, com esta informação, dei um saltinho á via-rápida e puxei mais um pouco pelo carro até aos 120 e mantive (se a vialitoral me fotografou tou lixado  :deal: ) e notei que a direcção treme (até 80 ou 90 não muito) mais do que penso que seja normal.
O carro tem jantes sport de 13", á frente uns 165/55 R13  70H da Nankang e atrás da mesma medida mas da Pirelli, os quatro como novos.
Será normal ou as jantes estão empenadas e/ou a direcção desalinhada? É que se segurar o volante apenas em baixo, vejo a parte superior deste a vibrar.

Carlos Miguel Lucas - Madeira
FIAT Seicento Sport 1.1 MPI 12/2004
Daihatsu Terios 1.3 DVVT 1/2001
Mitsubishi L200 2.5D 7/1987

User N.º 3792

Fiat 600 71

• Ferrari

• *
  • 12363
Direcção Assistida
« Responder #1 em: 10 de Agosto, 2008, 20:02:16 »
Manda calibrar as jantes que as vibrações vão á vida. ;)
Joined 13 May, 2004

600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003

Member nº 182

CarlosLucas

• Zagato

• *
  • 1683

Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
Direcção Assistida
« Responder #2 em: 10 de Agosto, 2008, 20:53:14 »
Pois. Já pensei nisso e amanhã toca a desembolsar €€ para calibrar as jantes e espero que fique sem vibrações.
Por acaso descobri um adaptador de compressor com o manómetro da pressão e verifiquei no manual que para os pneus que tenho é 2,1 e nos pneus tinha num 1,7 e noutro 1,6. Mas amanhã já o vou levar para calibrar as jantes e ver o alinhamento da direcção assim como a pressão dos pneus.
Já agora, se o mecanismo da direcção assistida eléctrica pifar, o que é que pode acontecer, para além de ficar sem esta? Danifica outros componentes? Diferença não me vai fazer porque conduzo de vez em quando uma L200 de 1987 sem DA e já estou habituado.
Carlos Miguel Lucas - Madeira
FIAT Seicento Sport 1.1 MPI 12/2004
Daihatsu Terios 1.3 DVVT 1/2001
Mitsubishi L200 2.5D 7/1987

User N.º 3792

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Direcção Assistida
« Responder #3 em: 11 de Agosto, 2008, 00:29:42 »
mete as pressões certas, manda alinhar e calibrar, qnd estiveres em manobras, vira o volante com um ligeiro ponto de embraiagem
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

casper

• Moretti

• *
  • 281
    • http://
Direcção Assistida
« Responder #4 em: 11 de Agosto, 2008, 10:37:27 »
Já agora, se o mecanismo da direcção assistida eléctrica pifar, o que é que pode acontecer, para além de ficar sem esta? Danifica outros componentes?
Em princípio não danifica mais nada. O que deve é ficar mais pesada do que um carro igual com direcção mecânica. Essas direcções avariam com alguma facilidade. Muitas vezes começam por deixar de funcionar às vezes e a avaria vai acontecendo com maior frequência até ficar permanentemente sem direcção assistida. Na Fiat uma direcção eléctrica não é reparada. E o tombo são logo uns 600€. No entanto há por aí quem as repare e a conta não deve ultrapassar os 100€ já com mão de obra. Basta demontar o motor da coluna de direcção e leva-lo pra reparar. Fica como novo.

:fiatistas:

Fiat Cinquecento Sport
Ford Focus TDdi

ruimiguel_dem

• Piccolo

• *
  • 44
Re:Direcção Assistida
« Responder #5 em: 26 de Outubro, 2009, 14:24:22 »
Tenho um punto van DS de 2000 e isso da direcção assistida acontece-me. Básicamente fico com a noção de que o carro é alérgico ao frio. no inverno, todas as manhãs é normal ao fazer certa manobra ficar sem direcção assistida. Aí sim, posso mesmo chamar áquilo direcção INSISTIDA! Porque, verdade seja dita, já conduzi muito carro velho e nunca nenhum tão pesado como aquilo! lol
No verão, nem ponta! Não acontece e pronto. Uso a CITY de vez em quando para estacionar pois sei que se andar com ela em condução normal é possível que me aconteça o mesmo.

Cumps  :mellow:

Takata

• Giannini

• *
  • 341
« Responder #6 em: 28 de Outubro, 2009, 00:13:38 »
isso da punto é engraçado...á 4 anos + ou - acontecia exactamente o mesmo na minha ex punto...  mas era quando ia a sair da auto estrada... :wacko: :wacko: :wacko: ate que um dia mandei uma Paulada e apresentei a conta ao stand :wacko: :wacko: :ph34r: :ph34r:

bude

• Zagato

• *
  • 1947

Masculino
  • Texto Pessoal
    Renato Sequeira - Lisboa
    • O registo da minha máquina
« Responder #7 em: 28 de Outubro, 2009, 04:04:28 »
Pessoal, a direcção eléctrica é para usar sem medo. Lá porque num ou noutro carro avariou, não quer dizer que tenham que poupar a vossa.
Façam as revisões na marca, a tempo e horas e verifiquem regularmente a pressão dos pneus.
No meu Punto (9 anos e 102.000 km) e no G.Punto da minha mulher a direcção eléctrica ainda não deu qualquer problema.
No caso de uma direcção eléctrica avariar (ou o motor ir abaixo) o que acontece é a direcção ficar pesadíssima, mais do que qualquer carro sem assistência.

CarlosLucas,
- nunca se roda uma direcção (seja ela qual fôr) com o carro parado.
- com pneus com pressões diferentes entre eles e diferentes do que o fabricante manda, não admira que tenhas vibrações ou outros problemas que se vão somando. Dou-te um exemplo de uma Ford Transit que conduzi quando era dirigente desportivo. Informei o responsável do clube que existia uma vibração intolerável na direcção e que não voltaria a conduzir aquela viatura até que fosse reparada. Passei a conduzir outra Transit, mais velha mas sem problemas. A tal vibração não foi corrigida e o resultado foi ficar empanada em plena A1 com a bomba do gasóleo desapertada. Quando eu soube, ri montões.
« Última modificação: 28 de Outubro, 2009, 04:12:55 por bude »

thepitbull

• Recem chegado

• *
  • 1
Re: Direcção Assistida
« Responder #8 em: 21 de Novembro, 2010, 14:03:49 »
pessoal boas sou novo neste forum ... estou cansado de procurar por motores de direçao pro meu punto em segunda mao.... nao tou pra dar 220€ por um novo na fiat.....ouvi dizer que pode ser dos reles.... tudo bem....onde os compro? [email protected]... respondam por favor pois e a minha mulher que anda com o carro mais a minha bebe

smokeme

• Maserati

• *
  • 5584
    • http://smokeme.coconia.net/index.htm
« Responder #9 em: 21 de Novembro, 2010, 16:00:01 »
pessoal boas sou novo neste forum ... estou cansado de procurar por motores de direçao pro meu punto em segunda mao.... nao tou pra dar 220€ por um novo na fiat.....ouvi dizer que pode ser dos reles.... tudo bem....onde os compro? [email protected]... respondam por favor pois e a minha mulher que anda com o carro mais a minha bebe

falta uma apresentação no local correcto..

quanto ao problema depende do diagnostico, atirar peças a ver se resolve o problema é deperdicio de dinheiro..

http://turbofire.no.sapo.pt/index.htm
Diesel não é a minha area...

Coloquem as perguntas no forum ou pesquisem, não respondo a PM.

Artur Branco

• Moderação
  • Maserati

• 8849

Masculino
  • Texto Pessoal
    Artur Branco
    • As minhas Fotografias
« Responder #10 em: 21 de Novembro, 2010, 16:58:32 »

Pedro, faz a tua apresentação e a do carro nos locais correctos! Há procedimentos que são fundamentais para o bom funcionamento do forum!  :t_up:

Depois abres um tópico na Manutenção/Discussão Técnica para o teu problema e certamente vais ter boas notícias! Posso desde já adiantar-te que eu próprio tive esse problema no meu Punto Mk2a, e foi resolvido sem gastar um único cêntimo!

Abraço.

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=22715.0