Autor Tópico: Luzes Diurnas  (Lida 16362 vezes)

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Luzes Diurnas
« Responder #15 em: 30 de Setembro, 2008, 04:03:08 »
Qualquer "janela" para poderem passar mais uma multa, é um esfregar de mãos para estes LADRÕES.  :red:

Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

Catarina Oliveira

• Zagato

• *
  • 2394
Luzes Diurnas
« Responder #16 em: 30 de Setembro, 2008, 19:16:49 »
catarina... já é obrigatório o uso das luzes de cruzamento quando há má visibilidade... se estiver nublado e te esqueceres dos médios desligados, podes "comer da canja"!
sim... eu cheguei a tirar o codigo pete! (lol) e a carta tb!  :point:
so que nao estva perceber ao certo o que tifosi estar a dizer!

e sim Xor Paulo por tudo e por nada se leva multa! :red:  
« Última modificação: 30 de Setembro, 2008, 19:22:10 por Catarina Oliveira »

n0mad3

• Zagato

• *
  • 1321

Masculino
  • Texto Pessoal
    -- Tiago / Coimbra
    • 71460 Blog
Luzes Diurnas
« Responder #17 em: 01 de Outubro, 2008, 10:12:24 »
O que eu gosto mesmo de ver é os caramelos que gostam de andar de minimos ligados...parece que nunca tiraram o código :smasher:
...por Coimbra sempre a speedar :P
FIAT Uno 45s Evolution 12/1991

escoces

• Encartado

• *
  • 149
Luzes Diurnas
« Responder #18 em: 08 de Outubro, 2008, 01:42:55 »
Boas

por acaso ja comprei uns leds para meter nos meus, para usar de dia  ;)  
jorge

lancia thema turbo 16v S3
alfa romeo 156 sw

PeteCunha

• Moderação
  • Ferrari

• Torres Novas
  • 10189

Masculino
    • http://centopt.forumeiros.com
Luzes Diurnas
« Responder #19 em: 08 de Outubro, 2008, 02:56:05 »
épá... ainda hj fiz mais de 200 km... sempre à chuva... lá vai a malta de luzes apagadas... e mesmo alguns com os mínimos... épá, não se vê nada... a não ser em alguns troços com o alcatrão autodrenante! é uma tristeza!

havia alturas que só se via a traseira dos carros que tinham a luz de nevoeiro ligada... vinha tudo a 100/110...

escoces

• Encartado

• *
  • 149
Luzes Diurnas
« Responder #20 em: 08 de Outubro, 2008, 03:54:57 »
épá... ainda hj fiz mais de 200 km... sempre à chuva... lá vai a malta de luzes apagadas... e mesmo alguns com os mínimos... épá, não se vê nada... a não ser em alguns troços com o alcatrão autodrenante! é uma tristeza!

havia alturas que só se via a traseira dos carros que tinham a luz de nevoeiro ligada... vinha tudo a 100/110...
claro...depois o pessoal admira-se de bater...pudera...ainda hoje vi muitos com as luzes desligadas e metidos no meio do spray dos camioes
jorge

lancia thema turbo 16v S3
alfa romeo 156 sw

rfontinha

• Encartado

• *
  • 134
    • http://
Luzes Diurnas
« Responder #21 em: 11 de Outubro, 2008, 00:09:15 »
por acaso o meu novo bolinhas ja tem essas luzes diurnas e nao é um audi ou um bmw mas sim um fiat  :fiatistas:  :fiatistas:  
rfontinha

CarlosLucas

• Zagato

• *
  • 1683

Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
Luzes Diurnas
« Responder #22 em: 11 de Outubro, 2008, 20:40:55 »
Por acaso já tinha lido qualquer coisa sobre isto, mas não sabia que a ideia ia seguir.
Em países como o Canadá, salvo erro e alguns países da Europa, é obrigatório circular com os médios ligados,ou no caso dos novos carros, aqueles LED's. (se bem que só á frente... também devia ter atrás em vermelho).

Eu já me habituei a andar sempre com eles ligados, não por precaução mas por distracção: o seicento ao desligar a ignição desliga os faróis e não faz aqueles apitos de aviso. Ao ligar a ignição, ele volta a ligá-los e é só seguir viagem. Práctico, cómodo e seguro.
Carlos Miguel Lucas - Madeira
FIAT Seicento Sport 1.1 MPI 12/2004
Daihatsu Terios 1.3 DVVT 1/2001
Mitsubishi L200 2.5D 7/1987

User N.º 3792

850pequenino

• Abarth

• *
  • 3505
    • www.fiat850special.blogspot.com
Luzes Diurnas
« Responder #23 em: 12 de Outubro, 2008, 17:10:05 »
Eu por acaso ando sempre de luzes acesas!

Ao inicio era so na autoestrada, agora é sempre!

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
Luzes Diurnas
« Responder #24 em: 12 de Outubro, 2008, 21:08:51 »
eu cá não....

pedrovsky

• Abarth

• *
  • 3541

Masculino
Luzes Diurnas
« Responder #25 em: 12 de Outubro, 2008, 23:41:49 »
Eu também não, o xénon é muito caro para gastar de dia...
- Fiat 127 mk1 1978

Restauro do terror verde:

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=9960.0

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
Luzes Diurnas
« Responder #26 em: 13 de Outubro, 2008, 18:50:17 »
Boas.

Isso que o Delta, e os novos Audis trazem... para mim é bonito mas em termos de segurança é... digamos... nada... zero... é bonito e tal mas não tem utilidade.

passo a explicar.

Como e bem foi dito aqui sempre que as condições de visibilidade da via são reduzidas é obrigatório o uso de médios (luzes de cruzamento) e de nevoeiro (dianteiros quando existem e traseiros), farois estes que umas "bestas" que aí andam não os ligam, talvez com medo de serem multados por eles estarem ligados, mesmo quando a chuva ou o nevoeiro deixam a visibilidade perto do nulo!

Esses LEDs bonitos e tal... são só na frente, e como o pessoal que anda de médios de dia sabe, que o faz mais para acender as luzes de presença na traseira do que propriamente para iluminar o caminho ou o retrovisor do veículo que circula à frente, tanto que esses LEDs têm pouca luz.

O factor segurança... só seria alcançado se existissem uns LEDs vermelhos atrás ou se as luzes de presença traseira estivessem ligadas pois, como o pete disse...se uma "besta" estiver só com os LEDs da frente ligados, no meio do spray dos camiões de nada lhe serve essas luzes pois na traseira é a escuridão total.

Visto isso essa lei não me parece que sejam essas luzes da moda pois a utilidade é zero, agora se avançarem para frente/trás aí sim concordo com a utilidade dessas luzes...

Eu próprio quando o tempo fica "farrusco" ligo logo os médios!

Quanto ao factor multa... bem... é uma questão interessante, pois o meu Bravo tem como outros Fiats devem ter as luzes de curva (assim como os mercedes e o novo seat ibiza), que não é nada mais do que o acender da luz de nevoeiro do lado para onde se vira o volante... e como nós sabemos... é proibido o uso das luzes de nevoeiro quando as condições meteorologicas e da via estão boas.

Ainda estou à espera que a BT venha implicar comigo por isso... para me rir um bocado e enviar a multa à FIAT, e sei que isso pode acontecer neste país...

Como exemplo deste país, um conhecido meu com um Fiat Stilo 3p, quiseram-lhe chumbar na IPO porque teimaram com ele que os farois traseiros (de origem) não eram homologados, que eram tunning!  (lol)  (lol)  (lol)  (lol)

Voltando às luzes, gostava que dissesem se a minha teoria está correcta ou não.  :t_up:

Fiquem bem.
Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
Luzes Diurnas
« Responder #27 em: 13 de Outubro, 2008, 20:25:40 »
A iluminação do tipo «DRL» são para usar de dia e com boa visibilidade, servem para indicar aproximação da viatura aos outros condutores e peões, os construtores aproveitam para torna-las estéticas  

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
Luzes Diurnas
« Responder #28 em: 13 de Outubro, 2008, 20:55:51 »
A iluminação do tipo «DRL» são para usar de dia e com boa visibilidade, servem para indicar aproximação da viatura aos outros condutores e peões, os construtores aproveitam para torna-las estéticas
Exacto...

Mas isso é necessário?

É que a melhoria de visibilidade num dia de sol de verão é nula, até mesmo se tivesse os farois ligados.

Eu pessoalmente achava mais "seguro" a implementação de reflectores à frente e na lateral dos veículos tal como existe atrás, pois de noite, se estiverem estacionados na berma isso sim é um perigo!

Em termos de luzes maricas... acho que a Volvo com aquele sistema lançado no S40 há uns anos (luzes laterais quando se ligavam as luzes)  contribui mais para a segurança rodoviaria que esses LEDs... mas enfim... eheh

É que de dia vê-se bem... com bom tempo... com mau tempo ou de noite é que a coisa muda de figura!

Uma pergunta que deixo aqui para ninguém me chamar retrogado ou velho do restelo:

PARA QUEM JÁ VIU CARROS COM ESSAS LUZES, PARA ALÉM DE SER ESTÉCTICAS, MELHORAM A VISUALIZAÇÃO DO VEÍCULO?

Fiquem bem. :t_up:  
Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
Luzes Diurnas
« Responder #29 em: 14 de Outubro, 2008, 14:38:55 »
Ainda não tive oportunidade de notar melhorias

Essas luzes diurnas melhoram a visualização se forem acompanhadas com luzes traseiras, pois servem para sermos vistos e não para vermos (assim como todas as outras luzes durante o dia). Melhoravam nos dias de chuva, nevoeiro, no pôr e nascer do sol com menos consumo e menor desgaste de material.

De noite seriam usadas as ditas luzes de cruzeiro, porque esse tipo de lâmpada permite a projecção de luz ao contrário do LED.