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Ora bem, cá vai a minha mais recente mania: o manómetro da temperatura, finalmente montado.By miguilucas, shot with DSC-W50 at 2008-10-02O manómetro e o suporte são ambos da FAE. O suporte é que não é profundo o suficiente. Cabe bem o manómetro, mas depois de ter os fios colocados e ligados, fica bastante apertado ao ponto que ter se isolar os conectores (aquelas coisas que se colocam na ponta do fio para ligar ao manómetro) com fita e não com as capas que vinham junto, visto que com elas, o manómetro fica quase todo fora do suporte. O sensor é de contacto e está montado num dos parafusos do termostato. Conclusões: agora conduzo mais descansado, sabendo que o motor não está a derreter e posso vigiar a temperatura sem estar á espera que acenda a luz “Pare que fez porcaria e o motor derreteu” Sei que tem um certo erro, sendo o sensor de contacto. Já agora sabem a diferença entre um com sensor de contacto e um no líquido de refrigeração?PERGUNTAS:1-Depois de ter o manómetro, reparei que a ventoinha liga, passando ligeiramente dos 90º, talvez 92º ou 93º. A que temperatura ela costuma ligar, para eu saber qual a margem de erro do manómetro?2- Em andamento inferior a 30/35 km/h, ela não desce dos 90º (chegando às vezes aos 95º com muito calor e o carro no pára-arranca), sendo que a ventoinha de vez em quando liga mesmo com o carro em andamento. É normal, dada a baixa velocidade? De notar que nunca chega a 100º.3-Em andamento normal, a temperatura desce para +-85º(em via-rápida desce para os 80), mantendo-se por ai, mesmo esticando as velocidades sendo que depois de parar, ela sobe calmamente até aos 90º e depois liga a ventoinha. Passado mais algum tempo parado, sobe até +– 95º e fica-se por aí, ligando a ventoinha de vez em quando. Será normal, atendendo á “estufa” que é aquele compartimento do motor?
Ao fim de quase 4 anos... Acho que se tivesse de queimar, já tinha queimado! Boa cavadela!