Autor Tópico: EcoDrive  (Lida 8682 vezes)

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
EcoDrive
« em: 13 de Setembro, 2007, 18:53:11 »
Fiat e Microsoft apresentam “EcoDrive”

Fiat Group Automobiles e Microsoft anunciam novo sistema baseado no Blue&Me que permite minimizar o impacto ambiental.

Durante a 62° edição do Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, a Fiat Group Automobiles e a Microsoft apresentaram o “EcoDrive”, sistema de vanguarda da Fiat Group Automobiles que pretende demonstrar que a responsabilidade de um construtor de automóveis em relação ao ambiente não deve cessar quando o automóvel deixa a linha de produção, mas sim estender-se também ao modo como a pessoas conduzem o próprio automóvel.

Actualmente, os dados oficiais certificados pela União Europeia relativos ao consumo de combustível e às emissões poluentes são obtidos com a utilização de máquinas conduzidas por profissionais através de um teste denominado "Roller Dynamometer". Este teste é efectuado em condições de ambiente ideais (temperatura, pressão e humidade constantes) num ciclo de condução predefinido (velocidade, duração e passagens de caixa constantes), com o ar condicionado, rádio, luzes e outros dispositivos desligados, o que leva a determinados dados. Mas os níveis reais de emissões são diferentes, dependendo de o percurso ser num ambiente rural ou urbano, das condições do automóvel e, acima de tudo, do estilo de condução utilizado.

Com o EcoDrive, todas as informações relativas à eficiência do veículo são recolhidas enquanto se está a conduzir e, através da porta USB do sistema Blue&Me, passadas para uma normal caneta USB. Basta o condutor ligar depois a caneta a um PC para o sistema “EcoDrive” lhe apresentar o desempenho do automóvel em termos ambientais, incluindo o nível de emissões de CO2 em cada viagem. Para além disso, analisa o estilo de condução e fornece conselhos sobre as modificações a efectuar no modo de conduzir por forma a obter um menor nível de CO2 e reduzir o consumo de combustível.

O EcoDrive encoraja o condutor a melhorar o impacto ambiental – redução de emissões de CO2 em viagens específicas ou num determinado período de tempo – e, num sentido mais amplo, encoraja as pessoas a pouparem e, logo, a diminuírem ainda mais o impacto sobre o ambiente.

Baseado na plataforma Blue&Me desenvolvida conjuntamente pela Fiat e pela Microsoft, o sistema EcoDrive permitirá aos condutores perceberem melhor de que modo o seu estilo de condução influencia a emissão de substâncias poluentes e adaptá-lo por forma a minimizar o impacto ambiental.

A colaboração entre a Microsoft e a Fiat iniciou-se há quatro anos e resultou já no desenvolvimento de soluções nas linhas de produtos Fiat, Alfa Romeo, Iveco e Lancia. O “EcoDrive” estará disponível a partir de 2008 em diversos modelos Fiat equipados com o sistema Blue&Me e representa mais um passo na inovadora colaboração entre a Fiat Group Automobiles e a Microsoft.

Clicar em www.fiat.com/ecodrive para ver o vídeo de apresentação do EcoDrive.

Fiat Group Automobiles

Pioneira da indústria automóvel, a Fiat construiu a sua primeira viatura em 1899. Desde então, produziu cerca de 90 milhões de automóveis e veículos comerciais ligeiros, com muitos dos seus modelos a marcarem importantes etapas da história do automóvel.

O Grupo, que em 1 Fevereiro de 2007 mudou o nome para Fiat Group Automobiles, produz e vende viaturas com as marcas Fiat, Alfa Romeo e Lancia e veículos comerciais ligeiros Fiat Professional. Cada uma das marcas tem a sua própria identidade com características bem definidas e identificáveis, adoptando políticas comerciais e de mercado bem distintas. A Fiat é conhecida pela sua criatividade, versatilidade e funcionalidade, a Lancia representa uma linha elitista e exclusiva de modelos, a Alfa Romeo conjuga temperamento desportivo, tecnologia e elegância num design único, e os veículos comerciais ligeiros Fiat são um ponto de referência em termos de simplicidade de utilização, produtividade e gratificação em ambiente de trabalho. A Fiat Group Automobiles compreende quatro empresas Fiat Automobiles, Alfa Romeo Automobiles, Lancia Automobiles e Fiat Professional, todas controladas a 100% pela Fiat Group Automobiles S.p.A.

www.fiatautopress.com; www.fiat.com; www.lancia.com; www.alfaromeo.com

Microsoft Automotive Business Unit

O sector da Microsoft ligado ao comércio automóvel colabora activamente, desde 1995, no fornecimento de tecnologia projectada para sistemas avançados de informação, navegação e entretenimento dentro do automóvel. Estendendo os seus conhecimentos no campo do software para automóveis a PC portáteis com plataforma móvel, a Microsoft conseguiu produzir o software mais simples, conveniente e produtivo especificamente projectado para ajudar as pessoas a levarem consigo e para qualquer lado o próprio estilo de vida de um modo integrado. Para além de oferecer aos consumidores um sistema alternativo para usufruir da conectividade a bordo, a Microsoft continua a fornecer à indústria automóvel a sua plataforma telemática avançada, isto é, a Microsoft Auto. Actualmente, a tecnologia Microsoft está a bordo de 61 periféricos pré-instalados ou disponíveis como acessório, para 18 produtores e fornecedores mundiais de automóveis como a BMW, Citroën, Clarion Co. Ltd., DaimlerChrysler, Fiat, Honda, Hyundai, Mitsubishi, NexTech, Subaru, Toyota e Volvo.

www.microsoft.com/windowsautomotive.

Fonte: Good News

dux

• Vignale

• *
  • 1008

Masculino
EcoDrive
« Responder #1 em: 14 de Setembro, 2007, 18:50:18 »
A engenhoca...

Punto 1.3 JTD 70 Multijet Sound

<a href="http://www.spritmonitor.de/en/detail/203629.html" target="_blank">Spritmonitor.de" border="0[/url]

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
EcoDrive
« Responder #2 em: 13 de Março, 2008, 20:16:12 »

go-between

• Vignale

• *
  • 771

Masculino
  • Texto Pessoal
    Hélder Oliveira - Londres, Reino Unido
EcoDrive
« Responder #3 em: 13 de Março, 2008, 20:55:27 »
Vídeo Fiat EcoDrive
Não sabia que podíamos partilhar os dados da condução com outros condutores... É uma grande ideia para estimular a redução de emissões :fiat: espectacular!
"Some say that he's wanted by the CIA, others say that he sleeps upside down like a bat... All we know is that he's called go-between"

dux

• Vignale

• *
  • 1008

Masculino
EcoDrive
« Responder #4 em: 16 de Março, 2008, 16:45:51 »
No liveblog realizado para o Salão de Genebra, a FIAT publicou alguns videos, que explicam o funcionamento do EcoDrive, um software que se estreou no concept Panda Aria e 500 Aria e que em breve equipará as viaturas do grupo com o objectivo de optimizar as emissões e ajudar os utentes a adequar a própria condução às condições do trafego.

http://www.youtube.com/watch?v=D95p9BIjr90

Em Setembro estreará no FIAT 500 e Punto, para depois alargar-se ao resto da gama e será disponibilizado gratuitamente para as viaturas dotatas do sistema Blue & Me com porta USB.

O próximo video mostra o CEO FIAT Lorenzo Sistino a falar do EcoDrive em detalhe.

http://www.youtube.com/watch?v=S8rXUrMu-Sc

Punto 1.3 JTD 70 Multijet Sound

<a href="http://www.spritmonitor.de/en/detail/203629.html" target="_blank">Spritmonitor.de" border="0[/url]

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
EcoDrive
« Responder #5 em: 09 de Outubro, 2008, 17:37:07 »
Fiat apresenta eco:Drive em Paris

A Fiat escolheu o Salão de Paris para apresentar uma aplicação, que fornece aos condutores indicações precisas acerca da sua condução. Trata-se de um software gratuito, chamado eco:Drive, o qual pode ser descarregado no site www.fiat.com/ecodrive.

Ligando um dispositivo USB ao sistema de comunicação e entretenimento «Blue & Me», o eco:Drive regista informação detalhada acerca da eficiência do veículo e do estilo de condução praticada. Os dados podem ser lidos ligando o dispositivo USB a um computador. Os utilizadores desta funcionalidade têm acesso a dados acerca do consumo de combustível e recebem dicas sobre como tornar a sua condução mais eficiente. Numa escala de 0 100, o sistema fornece também o chamado eco:Index, baseado nas acelerações, desacelerações e utilização da caixa de velocidades. O construtor italiano estima que um condutor que recorra ao eco:Drive melhore em cerca de 15% a eficiência da sua condução.

Os Fiat 500 e Grande Punto são os primeiros a beneficiar do eco:Drive. Em 2009, o software será alargado ao resto da gama dotada do sistema Blue&Me.

Fonte: Auto Hoje

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
EcoDrive
« Responder #6 em: 06 de Março, 2009, 18:26:18 »
Já está disponível para os modelos, equipados com o sistema Blue&Me™:

Fiat Bravo
Fiat 500
Fiat Grande Punto

o programa eco:Drive.

Este programa, que por enquanto ainda só está disponível para estes modelos, é uma ferramenta muito útil para o condutor aprender a melhorar os consumos e a conhecer o carro.

O funcionamento é muito simples, basta:

1- Fazer download do programa eco:Drive, através do site www.fiat.com/ecodrive

2- Instalar o Programa no compµtador

3- Configurar uma pen USB (o programa configura automaticamente)

4- Instalar o eco:Drive no carro (o Blue&Me™ instala o programa automaticamente através da pen USB)

5- Usar e abusar do carro como se faz no dia-a-dia

6- Retirar a pen do Blue&Me™

7- Ligar ao compµtador, ao programa eco:Drive

e pronto... ao fim de cinco dias de medições do carro, o programa está apto apra fazer leituras do modo de condução de cada um e consegue dar dicas úteis sobre como melhorar os consumos, o CO2, através de dicas sobre o uso da caixa e do motor.

É uma espécie de caixa negra do nosso FIAT... nele fica gravada a hora, o tempo de viagem, velocidades, mudanças engrenadas, temperatura ambiente e do motor, consumo, modo de acelaração e travagem e CO2 entre outros...

Para quem partilha o carro, é útil usar 2 pen USB para ver e comparar o modo de condução pois varia de condutor para condutor.

Se calhar o Joaquim conduz mais agressivamente que a Maria, e isso agora é possível comparar automaticamente através de números.

Eu já instalei... daqui a 5 dias começo a ter leituras.

Vem fazer parte da Ecoville, que já conta com mais de 9000 cidadãos!

SE TENS UM FIAT BRAVO, FIAT 500 OU FIAT GRANDE PUNTO, E POSSUIS OS SITEMA BLUE&ME NO CARRO JUNTA-TE AOS ECO:DRIVERS.

Espero que haja adesão nos FIATISTAS para que seja possível comparar resultados.

PS. A Fiat afirma que com o eco:Drive é possível reduzir os consumos em 15%.  :palmas:

Fiat, enquanto uns se acham os maiores, a Fiat trabalha para ser a melhor! :hail:

edit: tive que usar um µ em vez de u no PC (a INQUISIÇÃO NÃO DORME) "COM######DOR!" :d_grin:  
« Última modificação: 06 de Março, 2009, 18:29:57 por BlueCat »
Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)

bolasMM_198

• Zagato

• *
  • 1818
EcoDrive
« Responder #7 em: 06 de Março, 2009, 18:34:55 »
isso é assim?!
rouba-se as noticias aos outros???
se eu fosse o PBravo, fazia te isto :boxe:

(lol) just kiding  :point:

o eco drive, de certeza vai ser um sucesso aqui pelos fiatistas, o meu Blue&ME, assim que estiver a funcar, vai levar com o ecoDrive em cima que até estala. :uikabom:
cria um tópico no geral, para postar-mos resultados :)

btw  :bompost:  :tasla:   :palmas:  :fiat:  :fiatistas:

:t_up:
« Última modificação: 06 de Março, 2009, 18:36:12 por bolasmm »

(clica na imagem, para lutares comigo)[/

bude

• Zagato

• *
  • 1947

Masculino
  • Texto Pessoal
    Renato Sequeira - Lisboa
    • O registo da minha máquina
Re:EcoDrive
« Responder #8 em: 25 de Abril, 2009, 12:37:59 »
O link para comentários, ver e publicar resultados é

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=18264.0
« Última modificação: 04 de Fevereiro, 2010, 04:00:44 por bude »

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
EcoDrive
« Responder #9 em: 26 de Novembro, 2009, 18:40:39 »
Fiat eco:Drive eleito "Green Champion"

Software distinguido graças aos resultados obtidos na área do ambiente

O eco:Drive, um software desenvolvido pela Fiat que permite analisar o estilo de condução do automobilista em estreia no novo Fiat Punto Evo, foi eleito «Green Champion» em Londres, graças aos resultados obtidos na área do ambiente. Este software pode ser descarregado no site da marca italiana, tendo já mais de 50 mil download's, o que anima «eco:Ville», uma comunidade online que partilha o empenho na condução ecológica.

Apresentado durante o Salão de Paris de 2008, o eco:Drive é um dispositivo que, em viagem, recolhe todas as informações relativas à eficiência da viatura e às características de condução do automobilista. Os dados são guardados numa caneta USB através do versátil sistema Blue&Me, ficando, assim, disponíveis para uma sucessiva “leitura” em computador. O utilizador pode, portanto, analisar com atenção os consumos e as emissões de cada um dos trajectos realizados (ecoIndex) e obter conselhos sobre o melhor modo de conduzir para ter um menor impacto ambiental.

O Prémio foi entregue à Fiat durante uma cerimónia realizada nos últimos dias na Câmara dos Comuns em Londres por ocasião da entrega dos "International Green Apple Awards 2009" e na presença de Michael Cooke, Director-Geral do Chartered Institute of Environmental Health. O prémio foi recebido por Luis Cilimingras, responsável pelo projecto dentro da Fiat Group Automobiles e veio confirmar, mais uma vez, as características da marca particularmente atenta às questões relacionadas com o ambiente.

Fonte: AutoPortal

bude

• Zagato

• *
  • 1947

Masculino
  • Texto Pessoal
    Renato Sequeira - Lisboa
    • O registo da minha máquina
Re: EcoDrive
« Responder #10 em: 04 de Fevereiro, 2010, 04:04:13 »
Fiat eco:Drive eleito "Green Champion"