Para tirar o máximo aproveitamento de umas colunas, convém ter um amplificador de 2 ou 4 canais e de hoje em dia já não são muito caros e se o rádio for o de origem até se podem comprar as melhores colunas que não vai fazer muita diferença.A potência real são os valores em RMS, podes ter muitos wats de potência e não ter muito de RMS.É apenas a minha opinião
Naõ esquecer que um radio 4x50, da na realidade uns 4x20 RMS. O melhor mesmo é amplificares as colunas.Tens orçamento? Sem orçamento é complicado.
Obrigado pelas dicas.Gosto de um som limpo, para além do som do motor, por isso o mínimo para se ter um som decente será, feitas as contas, 350 € ?
amplificador para colunas? só serve para amplificar... se a fonte n for boa, chapeu... nem com 4 amps e colunas de 500€ o par vai ter melhor som. melhor não, mas mais alto sim... ele e os vizinhos...isto é a minha maneira de ver...qdo se utiliza uma fonte já com alguma qualidade, um radio alpine, sony, pioneer, lg (era a minha fonte e dava um som limpo, melhor que mtos sony e alpines bem carotes) em que fazem 4x50W, são Rms mas com THD de 1%, limpos com menos de 0.1% THD dão à vontade 40W RMS... na optica da performance, as colunas nunca devem estar a baixo do amp. (em valores rms, sempre)Na minha opnião, e continuo com ela pq foi a que tive e fikei mto contente com a prestação vs $, e como n keria dar musica aos vizinhos, o meu sistema de som tipo é:Fonte: nem barato nem caro. algo assima de entrada de gama (150€ a 250€)Colunas: de preferencia de vias separadas c/crosshover mas sempre com mais ou pelo menos = valor Rms que a fonte por saida (50€ a 100€ par)Extra para se aumentar na banda de som sem se ter q aumentar o volume:Amp e Sub: de preferência um pack feito um pó outro. (150€ a 200€)falo pelo que ouvi e experiementei.