Autor Tópico: Problemas Multijet  (Lida 2682 vezes)

Carkov

• Encartado

• *
  • 127
    • http://
Problemas Multijet
« em: 11 de Novembro, 2008, 19:01:25 »
Boas.

Bem cá estou novamente pa xatear...

Então é o seguinte... o meu multijacto tá com um problema estranho...

É assim, o carro tá mais morto que o normal (mm com a repro) e além disso tá a gastar gasóleo pa burro... as médias eram de 4.4 anda nos 5 agora!

Fiz teste de potência, dá 95cv, binário 233nm mas a potência só aparece ás 2500rpm quando antes aparecia ás 2000... comparei com o teste feito no mesmo sitio e no dia da reprogramação!

Além disso tem que se carregar muito mais no pedal pó bicho andar... nota-se também que o gajo se for a meio gás engasga um bocado, parece ke tá preso!

MAF não é de certeza pk levou uma á 2 semans atrás... falaram-me no controlo electronico do acelerador mas daí não deve ser... máquina da FIAT não acusa nada...

A partir dos 130km/h parece que enrola... pa chegar aos 160 é preciso sei lá o quê!

É de um gajo fikar maluko...  :smasher:

Cumps

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
Problemas Multijet
« Responder #1 em: 11 de Novembro, 2008, 19:19:20 »
Essa centralina é auto-adaptativa !

toda e qualquer alteração nos filtros, nos injectores, na sonda, etc, etc... "marcam" a centralina para se ela se ir adaptando.

Faz uma coisa primeiro: limpa o filtro bem, desliga os cabos da bateria, encoosta os bornes um ao outro e volta a montar.

Carkov

• Encartado

• *
  • 127
Problemas Multijet
« Responder #2 em: 11 de Novembro, 2008, 19:34:48 »
Essa centralina é auto-adaptativa !

toda e qualquer alteração nos filtros, nos injectores, na sonda, etc, etc... "marcam" a centralina para se ela se ir adaptando.

Faz uma coisa primeiro: limpa o filtro bem, desliga os cabos da bateria, encoosta os bornes um ao outro e volta a montar.
Alterações de pressão de escape também alteram valores de centralina?

Ou seja... andar 2 ou 3 dias com escape directo... e depois meter o de origem!

O Filtro de ar tb é novo... aliás a revisão foi feita quando levou a MAF, á cerca de 2 semanas...

Cumps

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
Problemas Multijet
« Responder #3 em: 11 de Novembro, 2008, 21:14:37 »
normalmente não deveria causar, mas as próprias leituras da sonda, podem provocar diferenças.

por isso se fizeres reset à centralina pode ser uma boa opção e ficar tudo resolvido.

Carkov

• Encartado

• *
  • 127
Problemas Multijet
« Responder #4 em: 12 de Novembro, 2008, 13:10:11 »
Bem já desliguei a cena, como os bornes não chegam um ao outro usei uma peça metálica para fzer o contacto entre ambos.

Dados de consumos e etc desapareceram todos, portanto deve ter ficado bem feito.

Fiz 7km e axo ke está na mesma... vou fazer mais uns quantoas para ver.

Outra coisa estranha é um gajo chegar a casa e o consumo medio tava nos 6.6... a trabalhar ao relanti subiu para 6.8... nunca tinha acontecido.

Vamos lá ver...

Cumps

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
Problemas Multijet
« Responder #5 em: 12 de Novembro, 2008, 13:13:13 »
claro... porque fez poucos kms... o tempo que esteve ao ralenti... consumiu sem fazer kms... subiu a média

Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
Problemas Multijet
« Responder #6 em: 12 de Novembro, 2008, 21:40:34 »
Bem já desliguei a cena, como os bornes não chegam um ao outro usei uma peça metálica para fzer o contacto entre ambos.

Dados de consumos e etc desapareceram todos, portanto deve ter ficado bem feito.

Fiz 7km e axo ke está na mesma... vou fazer mais uns quantoas para ver.

Outra coisa estranha é um gajo chegar a casa e o consumo medio tava nos 6.6... a trabalhar ao relanti subiu para 6.8... nunca tinha acontecido.

Vamos lá ver...

Cumps
se os cabos não chegam um ao outro, metes uma chave de parafusos para se ligarem

depois vai à estrada e anda pelo menos 10 Km a 90 Km/h e depois estica suavemente até aos 140 mas durante pouco tempo

depois fazes o teu andamento normal como fazias antigamente.

fazes a média, mas com depósito cheio/vazio/cheio e não por computador

Carkov

• Encartado

• *
  • 127
Problemas Multijet
« Responder #7 em: 13 de Novembro, 2008, 01:27:38 »
Boas...

Bem então é assim, depois do reset da centralina, resolvi sacar tb a ficha da MAF... meti tudo a trabalhar... e voilá, tava bom!

Entretanto fiz mais uns km, cerca de 70, em andamento normal, e ás vezes sente-se o bicho a "prender"... parece que faz poço, e quando dispara caga fumo pa caraças!

Desliguei e liguei o carro e tava bom novamente...

Será que a MAF que meteram na FIAT já deu o berro com 2000km? Ou será que é defeituosa de origem? Ou será ainda que é a mesma e que a limparam só?

É que são os mesmos sintomas que tive antes da antiga dar o berro...

Consumos agora, tudo OK, 4.2/100.

Cumps

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
Problemas Multijet
« Responder #8 em: 13 de Novembro, 2008, 12:22:53 »
tira a centralina e vê se é nova.... se não for.............

Carkov

• Encartado

• *
  • 127
Problemas Multijet
« Responder #9 em: 13 de Novembro, 2008, 16:47:06 »
Bem o medido de massa de ar é novo... o anterior dizia bosch e este não diz nada... pelo menso que eu veja.

Fui á Fiat falar com chefe de oficina e meteu novamente na máquina e nada... não acusa nada mesmo!

Ele falou-me nos gasóleos de m**** que há por aí... poderá ser disso... tava lá uma Strada com 4 injectores na sucata por causa disso... :smash: e a garantia não cobre  :smasher:

Agora tá bom, não se tem queixado de nada e já fiz mais cento e tal km com o bicho...

Vamos a ver se daqui a uns dias não lhe dá uma brucelose qualquer!

Já agora... mecânicos que percebam de FIAT na zona de T. Vedras-Lourinhã?

Cumps

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
Problemas Multijet
« Responder #10 em: 13 de Novembro, 2008, 22:10:20 »
Tem calma que pode até ter sido injector meio entupido...

deixa-o andar mais Km´s e depois vês

zulo_kiko

• Zagato

• *
  • 1797

Masculino
Problemas Multijet
« Responder #11 em: 13 de Novembro, 2008, 22:43:13 »
hum...Essa historia das gasolinas....Ainda ando para perceber isso..
É verdade que nos carros mais antigos se nota a diferença de 95 para 98?
Eu sinceramente nao noto nada agora com o Tipo...Anda lento com a 95,e IGUALMENTE LENTO com 98.. lol

Mas com o meu AX notava por exemplo grandes diferenças,entre 95 normal e ultimate100(na altura dizia 100 e nao 98) o carro ficava mais solto... :/
Tópico do Punto QS, visitem,participem.

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=34090.0

Carkov

• Encartado

• *
  • 127
Problemas Multijet
« Responder #12 em: 15 de Novembro, 2008, 01:56:10 »
Boas!

Cá estou eu pa dar boas noticias...

Hoje fiz cerca de 500km em A.E, velocidade constante 130Km/h com algumas puxadelas até ao que o bicho consegue que são 185 lol

Epá aquilo devia realmente estar qualquer coisa entupida e não era de agora... porque nunca tive o carro a puxar como puxa...

Aquilo a esgostar 2ª,3ª e 4ª é um instante...

Não percebi até agora o que se passou, mas ficou bom de repente... vamos ver por quanto tempo!

Isso dos gásoleos é assim... eu uso quase sempre Ultimate da BP talvez por paranóia... a unica diferença que noto é que o carro faz um bocadinho menos de fumo quando se puxa porque de resto acho que anda o mesmo!

O gajo da FIAT quando me disse isso foi naquela de elertar que andam por aí gasoleos de m****... naquele caso da Strada foi o gasóleo que estava todo marado e meteu os 4 injectores na sucata!

E meter 4 injectores novos não deve ser muito barato...

Bem, o meu problema por agora parece estar resovido, vamos lá ver... já me disseram pa exprimentar meter aqueles produtos que há para limpeza de injectores mas não sei até que ponto aquilo é bom ou não!

Portanto parece que por agora tou safo... só continuam é a aparecer os "bugs" da centralina... tipo sinal sonoro dos cintos de segurança não funciona... luzes de avaria de ABS, motor, direcção e etc tudo aceso, conta-rotações não trabalha, conta km a mesma coisa... mas enfim para isto já sei a solução de cor... desligar, sair do carro, trancar as portas, entrar e ligar outra vez... e tá novo!

Dizem eles que é normal...  :fiat:

Cumprimentos

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
Problemas Multijet
« Responder #13 em: 15 de Novembro, 2008, 10:03:06 »
nunca se mete 4 injectores antes de os tirares e limpá-los...

se estiverem todos marados então aí leva novos... e isso aí dos gasóleos seram todos marados, aí calma....

se me disseres que vais a alguma que quando chove, entra água para o depósito aí tudo bem, porque água com gasóleo dentro das camaras de combustão não é lá grande coisa (MAS TRABALHA !!) e não é só água, é lama, é porcaria, etc. etc....

também já viste o filtro do gasóleo???

só que não dá saúde nenhuma...
« Última modificação: 15 de Novembro, 2008, 10:05:44 por luis bar »

Carkov

• Encartado

• *
  • 127
Problemas Multijet
« Responder #14 em: 15 de Novembro, 2008, 18:09:43 »
Bem o filtro do gasóleo não vi... nem me lembrei disso  :smasher:

Epá a cena do gasóleo e dos injectores foi o gajo da Fiat que me disse, eu até hoje nunca tive problemas com os combustiveis!

Epá e os tais produtos para limpar injectores? Aquilo vale a pena ou não?

Já vi várias discussões sobre isso e nunca cheguei a nenhuma conclusão!!!!

O que interessa é que a máquina agora tá a trabalhar bem... e espero que assim continue!

Cumps

:fiat: