Amigo Bigluisão-- infelizmente muitas das pessoas que se encontram ao volante de um carro, não é porque gostam de carros mas sim porque precisam de andar neles e porque acima de tudo lhes dá status social, o que nesta sociedade de crise e consumismo e fachada que vivemos, cria bastantes invejas e arrogâncias mutuas e uma extrema falta de civismo, que se reprecute no comportamento em condução nas estradas.Extremamente perigosa e abusiva.
A minha filosofia é outra... Eu gosto realmente de carros. Olho para a máquina em si e para a engenharia por trás dele. tanto me fascina um Porsche como um Trabant.
Tenho um Golf VW, um Fiat 126 e um Seicento Sport que uso para fazer track day´s(pois gosto de acelerar mas não nas estradas, ao contrario do que muita gente faz)...espectaculo de máquinas, não os trocava por nada :love: :love: :love:.
Todos eles são bons á sua maneira
Quem sou eu para falar mal de VW ou Fiat´s... 
Estou plenamente de acordo contigo nesse aspecto caro amigo Fiat 126!!
Talvez eu tenha sido mal compreendido no que disse. É evidente que há as excepções e que nem toda a gente age da mesma forma perante uma mesma situação!
Durante muitos anos e por razões profissionais também tive que utilizar muitos carros dos quais nunca gostei, mas sempre considerei ridícula e extremamente infantil, a ideia de conduzir um determinado carro de uma determinada marca e modelo, só com o intuito de obter estatuto social!
Isso é quase a mesma coisa que alguns pobres atrasadinhos mentais fazem quando se colocam a falar ao telemóvel em frente das câmaras de televisão, no momento em que estão a gravar uma reportagem para o telejornal, por exemplo. É simplesmente puro exibicionismo, é ridículo!!!
Também não quis com isto dizer com as afirmações que fiz, que todos os possuidores e condutores de Vag's sejam maus elementos, longe disso, tenho inclusivamente pessoas na minha família que tem Vag's (e estão satisfeitos até ver).
Mas o que é verdade é que alguns o são de facto!
Por outro lado, eu também estou muito satisfeito com o carro que tenho e não preciso de nenhuma marca ou modelo em particular par me conferir estatuto social. Não necessito de isso para nada, como já referi acho isso ridículo, um disparate total!
E também sou um grande apreciador de automóveis desde muito novo, e fui vendedor dos mesmos durante 8 anos.Trabalhei em 4 marcas, uma Sueca duas Francesas e uma Japonesa. Conduzi literalmente de tudo e no que respeita aos VW, desde os "Carochas" aos Passat só gostei mesmo dos primeiros, os outros não correspondem aos elogios e expectativas que algumas pessoas criaram à volta deles! Os VW não são nenhuns carros excepcionais, são carros perfeitamente banais e em alguns aspectos até medíocres (refiro-me aos plásticos e ruídos parasitas).
Quando me tornei vendedor de automóveis deixei de ver os carros de uma forma tão apaixonada e poética e passei a encará-los mais como máquinas melhor ou pior adaptadas ou capacitadas, para desempenhar uma determinada função. Infelizmente isso também me tornou muito selectivo na escolha dos carros e os VW de hoje em dia a mim não me despertam interesse nenhum.
Descobri ainda que quase todas as marcas tem um ou outro modelo que não presta mesmo e outro que é mesmo muito bom ou razoável!
Isto é apenas a minha modesta opinião com base na minha experiência pessoal acumulada ao longo dos últimos 40 anos (comecei a conduzir aos 10 anos, sozinho!! ) apesar de não ser nenhum entendido em carros consegui aprender algumas coisas, apenas porque me interesso bastante!
P.S. Os Trabant também tinham engenharia?! (lol) (lol)
Cumps,
Luís