Autor Tópico: Engenharia  (Lida 6686 vezes)

fiat_126

• Vignale

• *
  • 796
Engenharia
« Responder #30 em: 05 de Dezembro, 2008, 22:20:59 »
Enquanto eu continuei os estudos... o meu melhor amigo ficou pela escolaridade obrigatória, sendo mecaníco de profissão.
Posso dizer que muito do que aprendi a nível de mecânica e continuo a aprender é graças a ele e ao pai dele.
O que me ajudou em muito no curso que estou a finalizar. Passo bastante tempo na oficina deles, onde sempre que é posso, sujo as mãos. Que para mim é outra forma de aprender.....porque da teoria á prática ainda vai uma distância.

Pintodealmeida

Além dessas ainda trabalhei com a lei de Ohm em Sistemas de Controlo Automático, na aplicação do análogo eléctrico, para modelar sistemas mecânicos, fluídicos e térmicos :t_up:

Abraço

Nuno075

• Piccolo

• *
  • 35
    • http://
Engenharia
« Responder #31 em: 06 de Dezembro, 2008, 00:48:42 »
Estou no último ano de Engenharia Mecânica na FEUP. Posso dizer-lhes que só depois de começar o curso é que descobri o que significava Mecânica. Aquilo que estamos habituados a chamar de mecânica, aqueles mecanismos que estão dentro dos carros, mais não são que a ponta do iceberg! Mecânica é tudo o que tenha a haver com forças, movimentos, tensões, pressões… Segundo uma frase que consta no site do meu curso: “tudo o que se move envolve engenharia mecânica”. Mesmo a motricidade humana é regida pelas leis da mecânica clássica! Fui para o curso ao engano, a pensar que ia andar a mexer em carros, motores… A única cadeira que tive em que se falou sobre carros, foi máquinas térmicas, em que falamos de motores e aprendi algumas coisas interessantes sobre o assunto. Mas não estou arrependido, finalmente no quinto ano, comecei a aprender algumas coisas interessantes sobre engenharia, finalmente nos prepararam para o mundo do trabalho, pelo menos no meu ramo assim é (gestão da produção).

No entanto, é verdade que ganhamos algumas bases que nos permitem perceber melhor alguns fenómenos. Fenómenos que muitas vezes pessoas que não têm um curso de engenharia não percebem, mas que poderão conseguir lidar com eles muito bem. Um piloto por exemplo não sabe que quando trava a inércia leva a que o peso tenha a sua influência maioritariamente sobre as rodas da frente, sendo que maior peso leva a uma reacção normal por parte do solo maior sobre o pneu e que aumentado a reacção normal, aumentará a força de atrito, ganhando o carro maior aderência na frente, acontecendo o inverso na traseira, logo, o carro, estando sujeito a uma menor força de atrito nas rodas traseiras foge de traseira. No entanto, o piloto não precisa de compreender o fenómeno para conseguir controlar uma sobre-viragem. Ele não sabe que quando acelera o peso passa exercer uma influência mais forte na traseira aumentando o atrito nas rodas traseiras, se calhar nem nunca ouviu falar em atrito, mas sabe o que deve fazer.

O piloto não precisa saber nada disto, o engenheiro que projecta o carro é obrigado a compreender todos estes fenómenos pormenorizadamente, tem que conhecer que força  actua em cada milímetro cúbico de aço do chassis e projectá-lo de forma a que consiga suportar as solicitações mais extremas!

fiat_126

• Vignale

• *
  • 796
Engenharia
« Responder #32 em: 06 de Dezembro, 2008, 09:40:31 »
Nuno075 :tasla: Método dos elementos finitos :t_up:  

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
Engenharia
« Responder #33 em: 06 de Dezembro, 2008, 21:36:40 »
Engenheiros, advogados, políticos, gestores todinhos dentro do barco do Marquês de Pombal que usou com os judeus e puxou o autoclismo...... blurpppp.....

acabava-se....

Nuno075

• Piccolo

• *
  • 35
Engenharia
« Responder #34 em: 06 de Dezembro, 2008, 22:08:42 »
Engenheiros, advogados, políticos, gestores todinhos dentro do barco do Marquês de Pombal que usou com os judeus e puxou o autoclismo...... blurpppp.....

acabava-se....
E precisavas dum engenheiro para te projectar o barco e o autoclismo, precisavas dum politico para convencer todos a entrar para dentro do barco, precisavas dum advogado para te livrar das acusações de genocídio, precisavas dum gestor para gerir os fundos e os recursos necessários para que tal obra fosse conseguida!

Além disso aconselhava-te um professor de história para te explicar que o barco é do Noé! Os Judeus são da 2ª grande guerra mundial e o Marquês de Pombal é o responsável pela reconstrução de Lisboa depois do terramoto de 1755! Aconselhava-te ainda um psiquiatra...  

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Engenharia
« Responder #35 em: 06 de Dezembro, 2008, 23:18:32 »

acabava-se....
Luís:
Incomoda-me sobremaneira estar a escrever estas linhas, pois penso que era opinião generalizada entre os :fiatistas: de que és uma pessoa 5 estrelas, como se costuma dizer um gajo porreiro; e quero continuar a acreditar que sim; mas a verdade é que os teus comentários neste tópico têm sido manifestamente infelizes!
Se se trata de uma brincadeira, então ela está a ser de profundo mau gosto; ainda para mais porque sabes que estão a participar pessoas chegadas recentemente ao nosso fórum que por certo vão ficar desde já com uma péssima impressão tua (errada certamente), bem como dos :fiatistas: em geral.

Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

Bica

• Encartado

• *
  • 88
Engenharia
« Responder #36 em: 07 de Dezembro, 2008, 00:21:47 »
Eu sou inspector se automoveis nao estudei 5 anos de engenharia mas estudei para tirar o curso lidero com muitos ao longo do dia e de varias marcas, mas nao venho para o forum fazer um texto a dar uma data de burros ao pilotos de ralis por nao serem engºs .
Os e ngº percebem é no papel  :deal:  e na teorica a falar  :aviso:  porque na pratica nao sabem quase nada  :buaaa:  temos o ex. dum forista que so no 5 ano  (lol)  é que teve a noçao de mecanica ou talvez como se trabalha num carro  :palmas:
Estamos num forum que toda a gente mexe nos seus carros  :bompost:  

zulo_kiko

• Zagato

• *
  • 1797

Masculino
Engenharia
« Responder #37 em: 07 de Dezembro, 2008, 01:31:46 »
Luís:
Incomoda-me sobremaneira estar a escrever estas linhas, pois penso que era opinião generalizada entre os :fiatistas: de que és uma pessoa 5 estrelas, como se costuma dizer um gajo porreiro; e quero continuar a acreditar que sim; mas a verdade é que os teus comentários neste tópico têm sido manifestamente infelizes!
Se se trata de uma brincadeira, então ela está a ser de profundo mau gosto; ainda para mais porque sabes que estão a participar pessoas chegadas recentemente ao nosso fórum que por certo vão ficar desde já com uma péssima impressão tua (errada certamente), bem como dos :fiatistas: em geral.
Paulo, o Sr Luis Bar esta na brincadeira pa...nota-se logo :D
Tópico do Punto QS, visitem,participem.

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=34090.0

Nuno075

• Piccolo

• *
  • 35
Engenharia
« Responder #38 em: 07 de Dezembro, 2008, 01:38:49 »
Eu não chamei burro a ninguém. Simplesmente estou a dizer: "Cada macaco no seu galho!" Estou a dizer que um engenheiro tem que perceber os fenómenos, e projectar o que quer que seja de forma a que funcione. Outros como o caso dos pilotos, tem que tirar o melhor partido das soluções criadas pelos engenheiros!

É esta a principal guerra que se vive dentro duma empresa! As guerras entre os engenheiros e operários, ou mecanicos, ou inspectores, etc. Há a tendência para haver a desconfiança duma parte em relação à outra! É evidente que um individio que trabalha 8 horas por dia com uma máquina por exemplo, conhece muito melhor a máquina que o engenheiro, no entanto, se existe a necessidade de fazer um melhoramento na dita máquina quem o vai fazer é o engenheiro. A  melhor forma  de o fazer é claro que é com a ajuda do índividuo que melhor conhece a máquina. Tem é que haver respeito de ambas as partes e sobretudo em Portugal é preciso mudar as mentalidades. A mentalidade do operário que pensa: "Este gajo é um burro! Vem-me este engenheiro, um puto acabado de sair da faculdade ensinar-me a fazer aquilo que eu faço há anos e ele não percebe nada disto!" e a mentalidade do engenheiro que pensa: " este gajo é um burro! Está aqui a fazer que faz, passa o tempo todo sem fazer nada, só quando eu apareço é que ele finge que trabalha!"

O que eu quero dizer é que toda a gente é indispensável! Mesmo os políticos que são aqueles que por nós são mais críticados, são indispensáveis ao funcionamento dum país! Agora gente incompetente há em todo o lado, sobretudo na política, mas isto já é assunto para outro topic.

Nuno075

• Piccolo

• *
  • 35
Engenharia
« Responder #39 em: 07 de Dezembro, 2008, 02:05:30 »
Vou contar-vos uma história que um professor meu, Eng. Barros Basto nos contou numa aula.

Imaginem uma empresa que fabrica ferraduras, no inicio do século 20, estamos em 1900 e pouco. Essa empresa é a única que existe, por exemplo, no distrito do Porto, fornece ferraduras para todos os cavalos do distrito do Porto! Tem uma situação financeira óptima, o dono da empresa nada em dinheiro, uma empresa enorme com centenas de trabalhadores. O que acontece a seguir? A empresa vai à falência, porque as pessoas deixam de andar de cavalo e passam a andar de carro!

Agora imaginem que o dono da empresa tem um espirito mais empreendedor. Então apercebe-se que começam a surgir demasiados carros, e isso é o futuro, uma excelente oportunidade de negócio. Fala com o engenheiro para tentar descobrir o que podem fazer, não podem por ferraduras nos carros. Resolvem fabricar pneus. O engenheiro começa a desenvolver o produto. Explicam o processo aos operários, o ferreiro, descobre que pode utilizar o seu forno para trabalhar na galvanização do pneu e a empresa continua a ter sucesso por mais 100 ou 200 anos!

O importante é ter a mente aberta e toda a gente trabalhar em conjunto para um objectivo comum e sobretudo não estagnar!

Sem empresário não há pneu! Sem engenheiro não há pneu! Sem operário não há pneu!

zulo_kiko

• Zagato

• *
  • 1797

Masculino
Engenharia
« Responder #40 em: 07 de Dezembro, 2008, 02:07:59 »
Vou contar-vos uma história que um professor meu, Eng. Barros Basto nos contou numa aula.

Imaginem uma empresa que fabrica ferraduras, no inicio do século 20, estamos em 1900 e pouco. Essa empresa é a única que existe, por exemplo, no distrito do Porto, fornece ferraduras para todos os cavalos do distrito do Porto! Tem uma situação financeira óptima, o dono da empresa nada em dinheiro, uma empresa enorme com centenas de trabalhadores. O que acontece a seguir? A empresa vai à falência, porque as pessoas deixam de andar de cavalo e passam a andar de carro!

Agora imaginem que o dono da empresa tem um espirito mais empreendedor. Então apercebe-se que começam a surgir demasiados carros, e isso é o futuro, uma excelente oportunidade de negócio. Fala com o engenheiro para tentar descobrir o que podem fazer, não podem por ferraduras nos carros. Resolvem fabricar pneus. O engenheiro começa a desenvolver o produto. Explicam o processo aos operários, o ferreiro, descobre que pode utilizar o seu forno para trabalhar na galvanização do pneu e a empresa continua a ter sucesso por mais 100 ou 200 anos!

O importante é ter a mente aberta e toda a gente trabalhar em conjunto para um objectivo comum e sobretudo não estagnar!

Sem empresário não há pneu! Sem engenheiro não há pneu! Sem operário não há pneu!
SEM A MICHELLIN NAO HAVIA PNEU!!!

lol
Tópico do Punto QS, visitem,participem.

http://www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=34090.0

go-between

• Vignale

• *
  • 771

Masculino
  • Texto Pessoal
    Hélder Oliveira - Londres, Reino Unido
Engenharia
« Responder #41 em: 07 de Dezembro, 2008, 02:48:17 »
E precisavas dum engenheiro para te projectar o barco e o autoclismo, precisavas dum politico para convencer todos a entrar para dentro do barco, precisavas dum advogado para te livrar das acusações de genocídio, precisavas dum gestor para gerir os fundos e os recursos necessários para que tal obra fosse conseguida!

Além disso aconselhava-te um professor de história para te explicar que o barco é do Noé! Os Judeus são da 2ª grande guerra mundial e o Marquês de Pombal é o responsável pela reconstrução de Lisboa depois do terramoto de 1755! Aconselhava-te ainda um psiquiatra...
 :tasla:

Este post é uma verdadeira obra de engenharia!!
"Some say that he's wanted by the CIA, others say that he sleeps upside down like a bat... All we know is that he's called go-between"

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
Engenharia
« Responder #42 em: 07 de Dezembro, 2008, 08:20:36 »
SEM A MICHELLIN NAO HAVIA PNEU!!!

lol
Dunlop meu caro, Dunlop.

Stilo Abarth

Punto GT3

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
Engenharia
« Responder #43 em: 07 de Dezembro, 2008, 08:21:30 »
Paulo, o Sr Luis Bar esta na brincadeira pa...nota-se logo :D
Só pode não é?
Mas não está a ter piada!

Stilo Abarth

Punto GT3

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
Engenharia
« Responder #44 em: 07 de Dezembro, 2008, 08:26:20 »
Eu sou inspector se automoveis nao estudei 5 anos de engenharia mas estudei para tirar o curso lidero com muitos ao longo do dia e de varias marcas, mas nao venho para o forum fazer um texto a dar uma data de burros ao pilotos de ralis por nao serem engºs .
Os e ngº percebem é no papel  :deal:  e na teorica a falar  :aviso:  porque na pratica nao sabem quase nada  :buaaa:  temos o ex. dum forista que so no 5 ano  (lol)  é que teve a noçao de mecanica ou talvez como se trabalha num carro  :palmas:
Estamos num forum que toda a gente mexe nos seus carros  :bompost:
Não vejo onde se chamou burros aos Pilotos?
Nem todos os Engs percebem só no papel ou vice-versa.  (lol)

Já agora só por curiosidade, acho que já me inspeccionaste pelo menos dois carros, não trabalhas na CINOR - Amarante?

Stilo Abarth

Punto GT3