Autor Tópico: Problemas Num Bravo Novo  (Lida 1462 vezes)

SoundBoy

• Recem chegado

• *
  • 9
Problemas Num Bravo Novo
« em: 09 de Janeiro, 2009, 20:20:39 »
Pois é, no dia 12 de Dezembro de 2008, despedi-me do meu incansável companheiro de viagem por quatro anos, um Renault Megane dCi, e aventurei-me com um novo "parceiro": comprei um Fiat Bravo Sport 1.6MJet 120cv com alguns extras. E comecei desde logo a viver uma (triste, ou espero que não) aventura:

Logo no final do segundo dia com o carro começo a reparar num pequeno ruido que parece uma peça em esforço do lado do passageiro, junto à roda frontal, sempre que faço movimentar forças pelo carro (ou seja, acelero, tiro o pé, travo, arranco, qualquer movimento que faça o nosso corpo balançar para a frente ou para trás). Já foi diagnosticado pelos técnicos da Fiat: um dos apoios do motor tem uma das borrachas com um problema, o que origina o ruido. Já está pedido um apoio novo, mas ainda não chegou.

Por esta altura começo-me a aperceber de algo mais grave: mais ruidos, desta vez vindos da zona do tejadilho (tenho tecto panorâmico). Não são ruídos parasitas, são estalos, parece que algo está a esgaçar, talvez meio a partir, e fazem-se ouvir quase sempre que passo numa lomba, piso em paralelo, subo uma rampa... enfim, muitas das vezes que a carroçaria é sujeita a alguma torção. Isto sim, está-me a deixar triste e sem paciência para desfrutar o meu Bravo em condições.  :(

Estes ruidos no tejadilho também já foram ouvidos pelo Eng. da Fiat quando lá fui queixar-me do ruido no apoio, mas combinei com ele andar com o carro até Janeiro para ver se a coisa se mantinha, não fossem ser algumas peças que precisassem de acamar... não são, e estou ansioso por deixar o carro na Fiat e fazer figas para que me resolvam os problemas todos! Não são muitos, mas além destes que relatei, também já reparei que o vidro do passageiro da frente não fechava totalmente até ao fim (era um problema de afinação da calha, já resolvido), e a cosedura do meu volante descoseu num ponto ao fim de 3 dias (já está pedido um volante novo, ainda não chegou).

Por tudo isto, não consigo dizer que adoro o meu Bravo. Sou um apaixonado pela condução e pelo mundo automóvel em geral. Larguei, por motivos maioritáriamente económicos, o meu Renault Megane, que pouco me falhou em 4 anos de uso e abracei uma nova marca, acreditando que ela estava de novo a ganhar força (por ter comprado Fiat, já levei umas bocas de pessoal que ainda pensa que a Fiat é "como era dantes"... depois sentam-se dentro do Bravo e calam-se... é verídico, isto!) mas, o que é certo, é que o carro é lindo, confortável, o motor está-se a revelar muito divertido de conduzir (se bem que, para já, um bocado guloso!), muito bem equipado, só que com um mau começo nas minhas mãos!... Pode ser que seja só mesmo um mau começo...

Abraços e beijos, e desculpem-me pelo post tão extenso, mas eu fazia mesmo questão de partilhar isto com a malta Fiatista... :)

SoundBoy

spayz

• Maserati

• *
  • 7740
Problemas Num Bravo Novo
« Responder #1 em: 09 de Janeiro, 2009, 22:42:53 »
a sempre algumas viaturas no meio de centenas k trezem uns defeitos, calhou-te a ti, mas nao ha de ser nada vais ver k tudo se rezolve
Panda 750 Cl 75cv
Palio weekend Td70
Fiesta 1.8Td
Corsa C DTI
A4 Avant TDI

Recuperaçao do Bolide

ivan4an

• Zagato

• *
  • 2174

Masculino
    • http://www.espacofiat.com.br
Problemas Num Bravo Novo
« Responder #2 em: 10 de Janeiro, 2009, 00:53:22 »
Como alguém que está do outro lado (do lado da Assistência Técnica), espero que resolvam logo, na primeira vez, todos os problemas que teu Bravo apresentou. E que você esqueça dos mesmos e goze muito prazer ao pilotar esta máquina!

:yes:  :yes:

:fiatistas:  :fiat:  
Quem fala mal de FIAT nunca teve um.

FIAT Siena ELX 1.0 8v

PeteCunha

• Moderação
  • Ferrari

• Torres Novas
  • 10189

Masculino
    • http://centopt.forumeiros.com
Problemas Num Bravo Novo
« Responder #3 em: 10 de Janeiro, 2009, 01:13:27 »
é realmente um azar isso acontecer num carro novo... mas eu diria que o grande problema do bravo (assim como o dos "novos" carros) é serem demasiado insonorizados! qualquer ruído é "amplificado" e pode até vir a ser preocupante...

eu já andei em muitos carros e todos tinham os seus ruídos... mas o que mais me surpreendeu pela negativa foi o Laguna II (tipo carrinha), turbo diesel, que o meu irmão foi buscar novo ao stand Renault em Torres Novas em 2002... o carro era estupidamente confortável e aparentava uma boa qualidade de construção... mas sim... tinha ruídos parasitas, vindos de vários locais do carro mas isso nunca foi preocupante para o meu irmão, nunca foi um "problema" que lhe fizesse perder o gosto pelo carro... o mau mesmo foi o facto de aos 80.000 km o turbo rebentar a primeira vez... aos 150.000 outra vez, e aos 220.000 morreu o 3º, mas nessa altura a empresa onde trabalhava-mos morreu também e o carro ficou na oficina desde o principio de 2005 até aos dias de hoje... e curiosamente as outras 4 lagunas dessa geração compradas na altura para a frota da empresa, todas tiveram problemas de turbo antes de fazerem 100.000 km... o que para mim é grave... muito grave!

surpreendeu-me mais porque como carros de trabalho já tivemos uma Ford Transit (a estrear, e na qual o meu irmão também andou muito, pois na altura era um carro apenas para ele e para o meu pai, eu ainda nem trabalhava, nem a carta tinha sequer) que andou nas nossas mãos mais de 500.000km (de 91 até 98)... seguida de uma Ford Galaxy de 99 que deixou de andar em trabalho em 2005 passando para a mão do meu pai e já conta com 550.000 km (a apontar apenas a quebra de uma ponteira de transmissão e a substituição de dois sensores de massa de ar ou lá o que é, dentro da garantia) e neste momento andamos com uma Mitsubishi SpaceStar de 2004 que já leva 350.000 km (apenas levou um alternador à 3 meses)... entretanto quando o meu pai recebeu a Galaxy para andar,  o meu irmão recebeu um Laguna I a gasolina (visto que tinham obras diferentes para fazer) com o qual fez mais de 100.000 antes de comprar a Laguna II, sem problemas de maior...

ah... em todos eles existem ruídos... possivelmente fruto de muitos quilómetros... mas isso é um mal menor para mim... o que interessa mesmo é que o carro não dê problemas mecânicos... digo eu, né? :)

muitos e bons quilómetros com o teu bravo é aquilo que eu desejo! quem me dera a mim poder comprar um! :P

(fonix, escrevi que me fartei! :P )
« Última modificação: 10 de Janeiro, 2009, 01:31:07 por PeteCunha »

fiat_126

• Vignale

• *
  • 796
Problemas Num Bravo Novo
« Responder #4 em: 10 de Janeiro, 2009, 11:10:40 »
Espero que tudo se resolva pelo melhor :t_up:

É por essas e por outras que eu adoro o meu Golf :love:
Fez no dia 01/01/2009 26 anos :palmas: ..ruidos parasitas....tem muitos, o estranho é quando ele os deixa de fazer (lol). E conta com 360.000Km :smasher:

O meu pai tem um Passat com 4 anos e ja ficamos parados na autoestrada :yes:
carro novo e caro é pior que um barato e velho. Cada vez mais gosto dos carros antigos principalmente aqueles que ja deram provas de que duram. Fiabilidade acima de tudo. Comodidades e extras nunca me fizeram falta.

Abraço

SoundBoy

• Recem chegado

• *
  • 9
Problemas Num Bravo Novo
« Responder #5 em: 10 de Janeiro, 2009, 13:08:43 »
PeteCunha, percebo o que queres dizer quando dizes que a insonorização do Bravo está tão cuidada que qualquer ruido dentro do habitáculo se faz notar com mais intensidade e concordo plenamente contigo! Mas neste caso não se trata de simples ruidos parasitas. Desses, já notei 2 ou 3 mas não me preocupo com eles, não são nada de grave. Os ruidos de que falo, talvez devesse chamar-lhe "barulhos", pois soam mesmo alto e são preocupantes, principalmente porque o carro ainda nem um mês tem... E uma coisa que aumenta o meu desalento é que viajo com alguma regularidade num Fiat GrandPunto que também tem tecto panoramico e já conta com um ano de utilização e barulhos destes, nada!... O Bravo, sendo um carro de gama superior, não lhe devia ficar atrás...  :huh:

ivan4an, não sei em que departamento da Assistência Técnica trabalhas, mas se souberes diz-me: é normal a Fiat demorar 3 semanas a entregar peças novas para reparação numa oficina de um concessionário?...

fiat126, de facto concordo contigo numa coisa, os carros antigamente eram construidos para durar muitos mais anos do que os actuais! Por isso é que ainda se vê muita "máquina de guerra" a rolar nas estradas sem problemas de maior! Mas eu, confesso, gosto muito de carros cheios de tecnologia e gadjets   :cool:  

ivan4an

• Zagato

• *
  • 2174

Masculino
    • http://www.espacofiat.com.br
Problemas Num Bravo Novo
« Responder #6 em: 10 de Janeiro, 2009, 20:22:11 »
ivan4an, não sei em que departamento da Assistência Técnica trabalhas, mas se souberes diz-me: é normal a Fiat demorar 3 semanas a entregar peças novas para reparação numa oficina de um concessionário?...

Desculpe-me.. trabalho no Brasil, e posso te dizer que aqui, a demora normal para entrega de peças que tenham de ser pedidas de fábrica é de 4 dias úteis. Às vezes ocorre de estarem em falta na própria fábrica, o que atrasa um pouco a entrega, para pouco mais de uma semana.

Em Portugal, não sei se há algum galpão de estoque ou se as peças precisam vir da Itália. Mas, creio que não deveria demorar assim não. Imagina uma peça vital para o motor, como um sensor ou uma centralina? Você não poderia ficar com o carro três semanas parado na concessionária, não é mesmo?  :smasher:

Será que há alguém no fórum que trabalhe em um concessionário de Portugal que possa nos sanar esta dúvida?

Bom final-de-semana!

:fiat:  
Quem fala mal de FIAT nunca teve um.

FIAT Siena ELX 1.0 8v

SoundBoy

• Recem chegado

• *
  • 9
Problemas Num Bravo Novo
« Responder #7 em: 11 de Janeiro, 2009, 00:53:46 »
Obrigado na mesma, ivan4an! Relmente já pensei nisso, se eu precisasse de uma peça vital para o funcionamento do carro, como era?

Enfim, dou o benefício da dúvida por termos passado pela época natalícia e de passagem de ano e muita gente ter aproveitado para gozar férias (nomeadamente o Eng. que me diagnosticou os problemas no Bravo, se bem que isso por si só não justifica esta demora...)