Autor Tópico: Alterações Ao Código Da Estrada  (Lida 3227 vezes)

arierbos

• Novato

• *
  • 12

Masculino
Alterações Ao Código Da Estrada
« em: 04 de Fevereiro, 2009, 20:20:48 »

:aviso:  :aviso:  :aviso:  :aviso:  :aviso:  :aviso:  :aviso:

( http://www.fastaccess.pt/cgi/cgi-bin/fa_codigo_testes.asp - )

TRANSFORMAÇÃO DE VEÍCULOS (TUNING)

É proibido o trânsito de veículos sem os sistemas, componentes ou acessórios com que foi aprovado, que utilize sistemas, componentes ou acessórios não aprovados, que tenha sido objecto de transformação não aprovada. As autoridades de fiscalização do trânsito, ou seus agentes, podem proceder à apreensão do veículo até que este seja aprovado em inspecção extraordinária, sendo o proprietário sancionado com coima de 250 a 1.250 euros.

( http://www.fastaccess.pt/cgi/cgi-bin/fa_codigo_testes.asp - )

Bigluisao

• Abarth

• *
  • 3087

Masculino
« Responder #1 em: 05 de Fevereiro, 2009, 10:41:08 »
Mais valia proibir de uma vez por todas a comercialização de acessórios não aprovados ou não homologados.

De outra forma vai ser uma autentica caça à multa, como aliás já se verifica!

A maioria dos automobilistas quando entra numa casa de acessórios auto, com o simples intuito de aprimorar o seu carrito, não sabe se está a comprar um acessório ou sistema que não foi aprovado, ou não se encontra homologado no nosso País! Uma vez que este se encontra à venda numa casa comercial parte-se do principio que tudo o lá se vende é legal!!

E isto acontece muito simplesmente porque ninguém é informado pelo comerciante, se o produto que está a comprar é ou não, permitido ou legal para instalação na sua viatura.

Os comerciantes tem os referidos sistemas e acessórios e querem é vende-los, por isso omitem deliberadamente esse tipo de informação, fingem que não sabem exactamente mas acham que sim, que não há problema e alguns chegam inclusive a mentir o que é mais grave!

Falo por experiência própria, quando à 2 anos atrás comprei um volante desportivo para o meu Ford Fiesta, foi-me dito pelo vendedor que: "..não há problema nenhum, é perfeitamente legal passa sem problemas no I.P.O.".

Pois, mas afinal não era bem assim e o referido volante não passava mesmo porque tinha um diâmetro inferior ao de origem de 30mm, e antes de levar o carro ao I.P.O. tive que mudar para o volante de origem!

Cump,s
Luís

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #2 em: 05 de Fevereiro, 2009, 11:26:22 »
essa do volante chumbar nunca me entrou na cabeça... especialmente num carro com direcção assistida!

eu nos 127 sempre fui ás inspecções com volantes pequeninos e nunca me disseram nada ...
« Última modificação: 05 de Fevereiro, 2009, 11:27:06 por Luke »
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #3 em: 05 de Fevereiro, 2009, 12:17:58 »
Mais valia proibir de uma vez por todas a comercialização de acessórios não aprovados ou não homologados.

De outra forma vai ser uma autentica caça à multa, como aliás já se verifica!

A maioria dos automobilistas quando entra numa casa de acessórios auto, com o simples intuito de aprimorar o seu carrito, não sabe se está a comprar um acessório ou sistema que não foi aprovado, ou não se encontra homologado no nosso País! Uma vez que este se encontra à venda numa casa comercial parte-se do principio que tudo o lá se vende é legal!!

E isto acontece muito simplesmente porque ninguém é informado pelo comerciante, se o produto que está a comprar é ou não, permitido ou legal para instalação na sua viatura.

Os comerciantes tem os referidos sistemas e acessórios e querem é vende-los, por isso omitem deliberadamente esse tipo de informação, fingem que não sabem exactamente mas acham que sim, que não há problema e alguns chegam inclusive a mentir o que é mais grave!

Falo por experiência própria, quando à 2 anos atrás comprei um volante desportivo para o meu Ford Fiesta, foi-me dito pelo vendedor que: "..não há problema nenhum, é perfeitamente legal passa sem problemas no I.P.O.".

Pois, mas afinal não era bem assim e o referido volante não passava mesmo porque tinha um diâmetro inferior ao de origem de 30mm, e antes de levar o carro ao I.P.O. tive que mudar para o volante de origem!

Cump,s
Luís

Vocês cada vez percebem menos disto...

quando um gajo vos impingir uma coisa a dizer que passa na IPO, perguntem-lhe onde está o "CE" e a homologação para aquele carro....

se por acaso o volante tiver "CE" e o mesmo diametro, passa logo e sobre a homologação for TUV nem liguem

agora se não reunir essas condições, é como comprar capacetes de mota sem homologação (há aí muitos à venda)  

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #4 em: 05 de Fevereiro, 2009, 12:29:57 »
mas porque que um volante tem de ter determinada circunferencia... não vai do gosto de cada um? deveria haver uma toleranica!

um carro com direcção assistida não fica a fazer assim tanto esforço extra, um carro devidamente alinhado e desde que a diferença n seja enorme tb n faz assim tanta força a mais

Panda4x4Girl

• Vignale

• *
  • 810
    • http://
« Responder #5 em: 05 de Fevereiro, 2009, 14:02:32 »
Quando à homologação, eu acho que era a melhor opção, por fornecedores e comerciantes a vender só o aprovado. Mas claro que isso ia mexer em muitas coisas, que se calhar nem interessam. Digo eu...

OFF-TOPIC (Sorry!) O problema dos IPO's é que : cada cabeça sua sentença, e se houver uns euros por trás então melhor  :d_umpf:
Só de pensar que uma vez com o meu panda o gajo implicou porque o fecho da mala não abria sem fazer um bocado de força.Dizia ele que o facto de ter a chamada "manha" para abrir não deveria existir. E depois no fim comenta:" Mas pronto eu até vou fazer de conta que não vi e vai assim sem anotações" Cheio de moral! LOL Enfim...é o país que temos!
Se os IPO's funcionassem a 80% (já nem digo a 100%) não se via os carros que se vêem nas estradas.

Panda 4x4 Sisley Power!!

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #6 em: 05 de Fevereiro, 2009, 14:56:13 »
ja para não falar nas ipo sem o carro sequer la ir

Bigluisao

• Abarth

• *
  • 3087

Masculino
« Responder #7 em: 05 de Fevereiro, 2009, 18:14:41 »

Vocês cada vez percebem menos disto...

quando um gajo vos impingir uma coisa a dizer que passa na IPO, perguntem-lhe onde está o "CE" e a homologação para aquele carro....

se por acaso o volante tiver "CE" e o mesmo diametro, passa logo e sobre a homologação for TUV nem liguem

agora se não reunir essas condições, é como comprar capacetes de mota sem homologação (há aí muitos à venda)
Pois é tens toda a razão!

Eu agora já abri os olhos, mas naquela altura confiei ingenuamente no individuo...

Mas é como diz a Panda4x4Girl, "acho que era a melhor opção, por fornecedores e comerciantes a vender só o aprovado."

Os nossos governantes em vez de promoverem a "caça às bruxas", deveriam era criar legislação adequada que impedisse os comerciantes de vender os referidos sistemas e acessórios, que depois ninguém pode usar legalmente!!

Nem toda a gente está ainda minimamente informada do que pode, ou não modificar e de que forma, por isso fazia todo o sentido tomar medidas de outra natureza, em vez de punir quem não tem culpa nenhuma!

Cump,s
Luís
« Última modificação: 05 de Fevereiro, 2009, 18:15:17 por Bigluisao »

Bigluisao

• Abarth

• *
  • 3087

Masculino
« Responder #8 em: 05 de Fevereiro, 2009, 18:22:19 »
mas porque que um volante tem de ter determinada circunferencia... não vai do gosto de cada um? deveria haver uma toleranica!

um carro com direcção assistida não fica a fazer assim tanto esforço extra, um carro devidamente alinhado e desde que a diferença n seja enorme tb n faz assim tanta força a mais
Uma pequena correcção amigo Luke, o meu Fiesta não tem direcção assistida.

É um Fiesta 1.1 MK3 de 1990 e este modelo ainda não vinha equipado de série com direcção assistida!

Cumps,
Luís

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #9 em: 05 de Fevereiro, 2009, 21:44:02 »
Há para aqui uma deturpação muito grande do que vai acontecer...

eles (a bófia..) não querem nada com vocês....

Eles querem é apanhar aquele pessoal que têm o carro artilhado e não faz nenhuma homologação...

isso das IPO´s é moutra história..

rviana

• Encartado

• *
  • 102
« Responder #10 em: 05 de Fevereiro, 2009, 23:30:14 »
Pois... e para já não falar que o estado considera ilegal alguns desses equipamentos mas cobra impostos sobre eles como o IVA e depois sobre o IRC da empresa que vende...

jcarneiro

• Piccolo

• *
  • 53
« Responder #11 em: 05 de Fevereiro, 2009, 23:47:16 »
Há para aqui uma deturpação muito grande do que vai acontecer...

eles (a bófia..) não querem nada com vocês....

Eles querem é apanhar aquele pessoal que têm o carro artilhado e não faz nenhuma homologação...

isso das IPO´s é moutra história..
então alguem me pode informar o que preciso para homolgar uma viatura alterada.
e se o policia quiser pode multar por qualquer coisa que nao seja de serie no carro.
dizem eles que é considerado alteração de caracteristicas do veiculo.
treta........
abraço a todos!!!!
viva aos FIAT

Fiat 600 71

• Ferrari

• *
  • 12363
« Responder #12 em: 05 de Fevereiro, 2009, 23:53:19 »
Acima de tudo... se forem agarrados não se armem em parvos... sabendo levar uma conversa com um policia (que seja dotado de um minimo de inteligência) a bom porto.. ele acaba por fechar os olhos. A mim NUNCA me disseram nada do panda e estava rebaixado, jantes etc.... e a unica vez que realmente fiz o que não devia (gozei literalmente com eles..), comi 120 euros de ter pneus fora da medida de livrete.

Se forem gajos de andar em locais onde há "picos" e picardias do xuning, esqueçam... assim como Lisboa aos fins-de-semana.... é certinho!
Joined 13 May, 2004

600->EB,LF,GA,EG,ID
PANDA-> FD, DU, UB, DO
UNO's-> CR,XN,SC,BI,GX,QC,AX,VL,AB,UC,XA,XL,VI->VC,
PUNTO->FP
[/color]CINQUECENTO-> GQ

carcount since 2003

Member nº 182

CarlosLucas

• Zagato

• *
  • 1683

Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
« Responder #13 em: 06 de Fevereiro, 2009, 01:47:46 »
Tou quase a desistir de colocar uma Philips BlueVision e vou voltar a colocar a antena de carrinho telecomandado que vinha no carro apesar de tar torta. E depois retiro o manómetro da temperatura, dado que são acessórios (antena e manómetro) não homolgados para o Seicento. Quanto ás luzes... ainda tou indeciso. É que o preço delas....
Carlos Miguel Lucas - Madeira
FIAT Seicento Sport 1.1 MPI 12/2004
Daihatsu Terios 1.3 DVVT 1/2001
Mitsubishi L200 2.5D 7/1987

User N.º 3792

CarlosLucas

• Zagato

• *
  • 1683

Masculino
  • Texto Pessoal
    Amarelo Vassoura
« Responder #14 em: 06 de Fevereiro, 2009, 01:56:31 »
Quando ás operações-stop e derivadas:
É preciso ser sempre bem educado com os polícias e ás vezes "fazer-se de burro" e dar-lhes a razão, mesmo que não a tenham.
O meu pai já se safou de algumas assim. Muita manteiga e acabou por passar sem nada. É que ás vezes pegam por tudo e por nada.
Há coisas que são abuso (das autoridades) e há coisas que são abuso (dos condutores).
Carlos Miguel Lucas - Madeira
FIAT Seicento Sport 1.1 MPI 12/2004
Daihatsu Terios 1.3 DVVT 1/2001
Mitsubishi L200 2.5D 7/1987

User N.º 3792