Há alguns tempos, na revista superinteressante li sobre o conflito no Darfur.
Desde ai que de vez em quando me tenho lembrado dessa situação, em diversas ocasiões do meu dia-dia.
O conflito no Darfur, já ceifou centenas de milhares de vidas, ora por combates, ou por fome ou por sede.
Para quem não sabe, uma das razões do conflito no Darfur não é a diferença religiosa, que muitas vezes a opinião publica aplica para justificar conflitos.
Vai muito para além disso!
Muitas pessoas no conforto de sua casa , pensam que há pessoas a morrer á sede, o que não sabem é que há guerras que têm como um dos seus pilares a água!
O que se passou/passa é o seguinte.
Um determinada tribo nómada tem fugido á seca e desertificação procurando água mais a sul, que é o território de outra etnia , etnia esta sedentária.
Que fizeram os sedentários? com a escassez de água começaram a isolar os seus terrenos, ou por e simplesmente a proibir a entrada dos nómadas nas suas terras, condenando os rebanhos dos nómadas á morte e com isso os nomadas também.
Como já se sabe existem abutres, abutres estes que ajudam na brincadeira.
O abutre neste caso chama-se China, que tem fornecido armas e lucrado com isso.
Sempre que se fazem Debates sobre este tema, A China tem se mostrado como obstáculo á intervenção exterior no pais.
Supostamente deveriam avançar para a zona do Darfur uns quantos homenzinhos da paz, mas parece que até agora nada está a ser feito.
Depois como já se sabe , há sempre rebeldes nestas zonas que lucram com tudo e mais alguma coisa.
Do que eu entendi uma das forças que se revoltou conta o governo foi porque o governo era pró-árabe.
Ora bem, Isto era como os Hindus a viver na Europa se rebelarem por o Governo ser Pró-Católico.
Quem está a sofrer com isto? A população.Segundo o que li cerca de 2 milhões e meio de pessoas já foram deslocadas.
Equivalente a 25 por cento da população portuguesa.
Agora expliquem-me, porque raio ninguém faz nada? Pois a explicação aprece-me ser meramente económica.
Darfur, e os seus diamantes de sangue e os seu ouro Negro parece ser mais importante que tudo o resto.