Autor Tópico: Shell Eco Marathon  (Lida 912 vezes)

kimnando

• Piccolo

• *
  • 64
    • http://
Shell Eco Marathon
« em: 28 de Fevereiro, 2009, 23:12:50 »
Bem, resolvi agora falar sobre um carro que eu e o resto da equipa, alguns alunos da minha escola e um professor, construímos de raíz, o carro destinou-se a participar numa prova internacional, shell eco marathon, e foi realizada em frança, mais propriamente em Nogaro.

O carro é um conceito Urbano, mas não precisa de qualquer combustivel focil para funcionar, anda somente a energia solar.

Para o carro ter menos peso e evitar perdas de energia em curva, resolvemos faze-lo com tracção a uma só roda, com um motor de 750w da bosh e com uma transmição de pinhões e cremalheiras, tipo bicicleta, a alimentar o motor colocamos 2 baterias ácidas de 45 Ah ligadas em serie, fornecendo assim 24 volts.

Para a alimentar as baterias colocamos um painel mono cristalino de 190 w, k ocupou o tejadilho todo do carro.

O chassi tambem foi feito por nos, como todas as outras peças, foi todo feito de aluminio, como podem ver nas fotos abaixo postadas.

A carroçaria do carro foi toda ela feita a partir de placas de poli-uretano e fibra de vidro.

Por fim falta dizer que não nos conseguimos qualificar na prova, mas como premio de consulação nenhum dos outros carro que participaram como conceitos urbanos solar, conseguiram, pois por culpa da organização, na altura da corrida, não havia sol... :pimba:

Abaixo deixo as fotos do carro, espero que gostem e qualquer duvida, perguntem, que eu respondo.

Se gostaram e quiserem mais fotos é so dizerem...
« Última modificação: 28 de Fevereiro, 2009, 23:14:03 por kimnando »

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
Shell Eco Marathon
« Responder #1 em: 28 de Fevereiro, 2009, 23:30:37 »
bota aí mais fotos e mostar também o regulamento, também tenho curiosidade

kimnando

• Piccolo

• *
  • 64
Shell Eco Marathon
« Responder #2 em: 01 de Março, 2009, 00:14:18 »
bota aí mais fotos e mostar também o regulamento, também tenho curiosidade

Bem, quanto a regulamentos não me lembro muito bem, mas ca vai o que me lembro:

-o carro tinha que pesar menos de 160 Kg
-tinha que ter um sinto de 5 pontos capaz de suportar o peso todo do carro (por encrivel que pareça usamos um cinto de uma cadeira de bebé, mas ei, suportou o peso  :yes: )
-os travoes tinham que sopurtar o carro travado numa rampa (não me lembro da inclinação)
-a velocidade media de corrida teria de ser superior a 60 km/h

O resto não me lembro, mas acreditem que eram muitas, é claro que exitiam normas para largura, comprimento, altura, etc.

Mais tarde irei falar de outro projecto, que é a construção de uma réplica do Lotus Seven para rally, mas para ja não passa de um projecto, se passar vou postar aqui fotos.

E aqui tem mais fotos do Conceito Urbano Solar e tambem coloquei algumas da pista.

Convem dizer que na proxima foto, estavamos a aplicar a pelicula no policarbonato ("vidros") e eram umas 6 horas da manha e eu adormeci sentado dentro do carro...:D

No casso de terem mais duvidas é so perguntar...

NetEnforcer

• Moderação
  • Abarth

• 2720
Shell Eco Marathon
« Responder #3 em: 01 de Março, 2009, 05:46:47 »
Parece uma fusão entre um Fiat Multipla com o UMM Alter II :D  (lol)

Excelente iniciativa e boa construção! Pena a organização da "baba do boi" mas pronto...valeu pela experiência toda e quem sabe se vocês não entram noutras provas!
Alfa Romeo 146 1.4 Twin Spark Lusso 1999 <-- Adeus bom amigo!
Lancia Dedra 2.0 Turbo 1991 <-- Roubado :(
Fiat Punto 1.3jtd Sound 2005 <-- Au revoir!
Fiat Tipo 1.4 DGT 1990 <-- Panzer
Lancia Y10 1.1 Elite 1994 <-- Fun fun fun!
Lancia Dedra 2.0 ie 1990 <-- A relíquia!

kimnando

• Piccolo

• *
  • 64
Shell Eco Marathon
« Responder #4 em: 01 de Março, 2009, 15:56:05 »
Excelente iniciativa e boa construção! Pena a organização da "baba do boi" mas pronto...valeu pela experiência toda e quem sabe se vocês não entram noutras provas!

Valeu mesmo, e vamos, mas desta vez não vai ser com um carro não muito bom para o ambiente, vai ser uma replica do Lotus 7, com um motor longitudinal V6 2.0 a Gasolina.

PeteCunha

• Moderação
  • Ferrari

• Torres Novas
  • 10189

Masculino
    • http://centopt.forumeiros.com
Shell Eco Marathon
« Responder #5 em: 01 de Março, 2009, 16:28:56 »
Excelente reportagem... De um excelente projecto! Força nisso!

Parabéns!