Autor Tópico: Novo Lancia Delta?  (Lida 9986 vezes)

Joao_Coelho

• Moretti

• *
  • 190
Novo Lancia Delta?
« em: 16 de Março, 2009, 13:57:05 »
Lancia Delta?

Sou novo nestas paragens, mas quero lançar aqui um tópico polémico.
Será que a Lancia devia ter chamado outro nome ao novo Lancia Delta?

Esta é a terceira geração “delta”. A primeira ficou muito célebre, a segunda nem por isso, e será que a terceira geração usa o nome correcto?

Bem, o primeiro Lancia delta foi lançado em 1979 e foi eleito carro do ano em 1980, mas não foi por isso que ficou célebre. O Lancia Delta S4, o primeiro carro com motor sobrealimentado por turbo mais compressor, técnica só agora adoptada pelo grupo VW, já por si foi um marco na indústria automóvel. O domínio total do campeonato de ralis entre 1987 e 1992, e nomeadamente as versões Evolution I e Evolution II, vulgarmente chamadas de “deltona” marcaram a história do automóvel e em particular a história da Lancia. Estes são os factos que nos vêm à memória quando falamos do Delta.

A Lancia quer agora transmitir uma imagem diferente, menos desportiva, mais clássica, mais requintada, mais virada para o conforto. Como penso que estes são sem dúvida argumentos que ninguém associa ao nome Delta, penso que a estratégia do mesmo nome está completamente errada. Que me desculpem os senhores do marketing.
Esta terceira geração, nada tem a ver com a primeira.
Não estou a dizer que o novo Lancia Delta não é um bom carro, mas não existe uma linha condutora com a primeira geração, e certamente que a Lancia também não quer que seja relacionado com a segunda geração…

Recentemente fiz um test drive à “nouva Delta”. Gostei, é espaçoso, confortável, tem uma boa gama de motores, mas o design interior e exterior não são do meu agrado. Em especial os interiores, que podiam ser mais sóbrios, para uma clientela que privilegia mais a discrição… é contudo apenas uma opinião pessoal.

A nova Lancia Delta está assim presa por um nome que nada tem a ver com o seu historial, tenta captar clientes que querem conforto e espaço mas que vêm no nome delta um carro desportivo, e os que querem um carro desportivo certamente não é isso que encontram no novo Delta…

Assim, fiquei ainda com mais vontade de comprar um Delta… da primeira geração, um Evolution!

João Coelho  :lancia:

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
Novo Lancia Delta?
« Responder #1 em: 16 de Março, 2009, 14:22:01 »
Boas.

O novo Delta tem esse nome para ir buscar os sonhos e as lembranças do Delta original, que era um nome  e ainda é muito forte.

Tirando isso acabou as semelhanças.

O actual Delta usa a plataforma do Fiat Bravo, mas mais esticada... os interiores são identicos, mas com uma maior requinte... bastante espaçoso e confortável... as sensações desportivas ficaram com o Bravo, o Delta com o requinte e sofisticação, é um excelente familiar, mesmo maior que carros do segmento acima.

O design da traseira é que pessoalmente não sei se gosto ou desgosto... mas se tivesse que comprar um carro maior que o bravo, optaria sim pelo Delta.

Fica bem e bons kms
Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)

RSAC

• Zagato

• *
  • 1323

Masculino
Novo Lancia Delta?
« Responder #2 em: 16 de Março, 2009, 14:56:11 »
Boas.

O novo Delta tem esse nome para ir buscar os sonhos e as lembranças do Delta original, que era um nome  e ainda é muito forte.

Tirando isso acabou as semelhanças.

O actual Delta usa a plataforma do Fiat Bravo, mas mais esticada... os interiores são identicos, mas com uma maior requinte... bastante espaçoso e confortável... as sensações desportivas ficaram com o Bravo, o Delta com o requinte e sofisticação, é um excelente familiar, mesmo maior que carros do segmento acima.

O design da traseira é que pessoalmente não sei se gosto ou desgosto... mas se tivesse que comprar um carro maior que o bravo, optaria sim pelo Delta.

Fica bem e bons kms
Eu não concordo quando dizes que a parte desportiva ficou para o Bravo, pois o Delta acabou de receber o novo motor 1.8 Di TurboJet com 200cv. Este motor a juntar à nova cor preta especial mais os escapes desportivos iguais aos do Bravo (pelo menos parecem ser os mesmos...), torna a desportividade do Delta acima da do Bravo.
Apesar desta versão desportiva, o novo Delta continua sem merecer este nome vindo de um grande campeão de rally's, pois tem mais versões "requintadas" do que desportivas.

Também se pensa que poderá existir uma versão Evoluzione, pois o presidente da Lancia disse que o Delta poderá ficar ainda mais desportivo, mas que por agora teremos de nos contentar com a versão de 200cv (isto foi dito muito antes do Salão de Genebra)

Pessoalmente eu não gosto muito do novo Delta (principalmente porque não é parecido ao carro que lhe deu o nome), mas se caso venha a existir uma versão Evoluzione, e que seja muito parecido às imagens de photoshop que eu pus em cima, passará a ser um dos meus compactos desportivos favorito (e será o meu favorito de todos se tiver um motor capaz de competir contra Focus RS's, Lancer Evo's e Subaru Impreza's)

:lancia:  

di nunes

• Abarth

• *
  • 2488
Novo Lancia Delta?
« Responder #3 em: 16 de Março, 2009, 15:11:20 »
A Fiat teve medo de os Bravos nao se venderem e para não ficarem com stock em parque, decidiram fazer um Delta...virado para o luxo e conforto...

di nunes

• Abarth

• *
  • 2488
Novo Lancia Delta?
« Responder #4 em: 16 de Março, 2009, 15:31:54 »
Esse Lancia Delta "evoluzione" tem muito bom aspecto, mas com as soluçoes que tem ao nivel de suspenção que limitam o desempenho dinamico...bom, se os 200 cvs do 1.8 Di Turbojet forem so para ingles ver e a estectica o mesmo,  o eixo rigido da traseira da bem para os gastos, ou seja, o carro fica com aquele comporamento saltitante que da algum entusiasmo e ate faz pareçer que é um desportivo nato...pior e quando chegam os buracos e curvas...mas isso e outra historia...o Alfa Mito Gta anda por aí não tarda...e um Lancia Delta tem de ser mais que um Mito ou não?

Joao_Coelho

• Moretti

• *
  • 190
Novo Lancia Delta?
« Responder #5 em: 16 de Março, 2009, 15:43:30 »
Penso que os excelentes motores do delta, não fazem só por si o carro desportivo, nem o nome Delta correcto para este modelo. O Delta de 2ª geração também tinha o motor 2.0 Turbo 16 com quase 200CV e não fez dele um grande desportivo ou um marco na história da Lancia.
Quanto a este Delta Evoluzione, não acredito que seja verdade. Poderia justificar mais o nome Delta, mas penso que isso não irá acontecer.
Talvez venha ai o Fulvia.... mais desportivo, para um nicho de mercado....

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
Novo Lancia Delta?
« Responder #6 em: 16 de Março, 2009, 17:13:55 »
Amigo, já defendo à muito tempo neste fórum que este carro se deveria chamar Beta e não Delta; pois a sua filosofia é exactamente a do Beta dos anos 70.
Mas penso que por motivos comerciais a Lancia quis usar um nome mítico.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

Joao_Coelho

• Moretti

• *
  • 190
Novo Lancia Delta?
« Responder #7 em: 16 de Março, 2009, 17:30:44 »
Concordo completamente. Beta era muito mais adequado!!

bolasMM_198

• Zagato

• *
  • 1818
Novo Lancia Delta?
« Responder #8 em: 16 de Março, 2009, 17:34:26 »
Será que a Lancia devia ter chamado outro nome ao novo Lancia Delta?

definitivamente... NÃO!!!

já me pronunciei, pessoalmente, varias vezes sobre este assunto, com outros membros...
se a lancia, queria ir buscar, um nome do passado, que fosse buscar Beta!

ate porque segundo o alfabeto grego, a 2º letra é beta, e segundo o alfabeto militar, a 2º letra é Bravo.

Assim ficava-mos, com um  Lancia Beta, e com um Fiat Bravo :lol:

Sou novo nestas paragens, mas quero lançar aqui um tópico polémico

queres lançar um tópico polémico, e isto é o melhor que sabes...
se querias lançar um tópico polémico, ias buscar, ou Futebol, ou Politica :t_up:  

(clica na imagem, para lutares comigo)[/

bolasMM_198

• Zagato

• *
  • 1818
Novo Lancia Delta?
« Responder #9 em: 16 de Março, 2009, 17:38:53 »
Eu não concordo quando dizes que a parte desportiva ficou para o Bravo, pois o Delta acabou de receber o novo motor 1.8 Di TurboJet com 200cv
esse motor, não é a Gásoleo ?!
« Última modificação: 16 de Março, 2009, 19:00:33 por bolasmm »

Bigluisao

• Abarth

• *
  • 3087

Masculino
Novo Lancia Delta?
« Responder #10 em: 16 de Março, 2009, 18:07:19 »
O novo Delta é um "Must", é lindérrimo!!!

Aqui perto do meu prédio (umas duas portas mais abaixo) mora um vendedor da Fiat que por vezes trás uns Bravos, uns 500, uns Linea e também já trouxe um Delta do novo modelo.

É fantástico   :love:

Cumpz,
Luís

RSAC

• Zagato

• *
  • 1323

Masculino
Novo Lancia Delta?
« Responder #11 em: 16 de Março, 2009, 19:49:57 »
esse motor, não é a Gásoleo ?!
Não. Este motor é uma versão "mais fraca" do 1.8 Turbo do MiTo GTA.
O Di vem de Direct Injection (Injecção Directa).
O motor a gasóleo do Delta é o TwinTurbo MultiJet 190cv.

Quanto à principal questão... é ver se o Delta começa a ganhar versões desportivas (se entrasse para o WRC e saisse para a estrada um Evoluzione ajudava imenso a merecer o nome de Delta...)

Mas isto vai ser complicado, pois temos 3 carros para três tipos diferentes de comércio: o Bravo, o Delta, e brevemente o 149 (ou Milano), sendo que o modelo da Alfa deverá ser o mais bonito, luxuoso e desportivo (li algures que os motores seriam entre os 120cv e 265cv)

Bizarro

• Maserati

• *
  • 6952
Novo Lancia Delta?
« Responder #12 em: 16 de Março, 2009, 22:55:50 »
E a lancia não fez, quase sempre, carros rápidos e luxuosos?

Já agora...

.. qual era o objectivo do Delta original?...

.. era suposto ser um desportivo?

Tivesse eu € e um Delta seria o meu carro do dia a dia... :)

small sports car...

bolasMM_198

• Zagato

• *
  • 1818
Novo Lancia Delta?
« Responder #13 em: 17 de Março, 2009, 00:14:02 »
O Delta I, é um carro desportivo... se a intenção dos engenheiros da Lancia, não era essa, saiu-lhes o tiro pela culatra.
 :t_up:

Bizarro

• Maserati

• *
  • 6952
Novo Lancia Delta?
« Responder #14 em: 17 de Março, 2009, 08:02:52 »
O Delta I, é um carro desportivo... se a intenção dos engenheiros da Lancia, não era essa, saiu-lhes o tiro pela culatra.

Quando foi lançado, em 79, apenas estava disponível o 1.3 e o 1.5.

O HF turbo surge 4 anos após o lançamento.

O GT i.e e o Integrale apenas surge em 86.

Vamos também esperar 7 anos para ver se sai algum Delta mais "elefante".

small sports car...