Um Lancia Ypsilon é melhor carro que um Panda ou um Seicento. Nao é só status! é melhor!
Vamos com calma e esclarecer bem os modelos!
1980 FIAT Panda
1983 FIAT Uno
1992 FIAT Cinquecento/Seicento
1985 Lancia Y10
1994 FIAT Punto
1995 Lancia Y
2003 Lancia Y (Upsilon)
O Y10 nasceu como Autobianchi.
Base na estrutura do Panda e mecânica Uno.
Essencialmente muito bem equipado e com quadrantes com todos os ponteiros que havia.
Algumas versões com materias de luxo.
Acabamentos supostamente muito superiores ao Uno e ainda mais do que Pandas.
Na realidade muito menos robusto do que o Uno (também campeão de espaço)
Comportamento muito mais soft que o Uno... também para ter um set-up mais confortável como modelo muito urbano e virado para o público feminino.
Muita coisa eléctrica, logo mais probabilidade de avarias do que o primo Uno.
Em termos de Status se assim lhe quisermos chamar, realmente terá mais do que o Uno; pois enquanto o Uno é um carro que todos queriam comprar, o Y10 ou era procurado por raparigas, mais levadas pela apresentação do carro ou muitas vezes como segundo carro.
Seria típico as pessoas comprarem um Uno para servir de tudo: 1º carro, carro urbano, carro de família e muitas vezes pago ás letras.
O Y10 ou era comprado por uma menina rica, ou por pessoas abastadas como 2º ou 3º carro, por ser pequenino, bom para a cidade, vir bem equipado e com charme.
Mas em conclusão, apesar dos "Luxos" o Y10 é um carro abaixo do Uno, pois é baseado no Panda e apenas tem mecânicas do Uno.
O Y lançado em 1995 tem uma coisa que pouca gente sabe...
foi o 1º carro do mundo que pôde ser fabricado na mesma linha de produção do Punto apesar de serem carros diferentes.
O Y tem base e mecânica Punto.
Na verdade é exactamente um Punto com chapa diferente e com desenhos e materias interiores diferentes.
Nesta altura, não se verificavam diferenças significativas de equipamentos.
Nem em quadrantes e mesmo em interiores.
O Y tinha apenas as Versões LX, digamos com estofos de alcântara... nada mais que o faça diferir do Punto.
Mesmo o preço, é quase equivalente ao Punto (pouco mais caro para o mesmo motor)
Na base, o Y em comportamento e robustez é exactamente do mesmo nível do que o Punto.
Com motores 1250 16v e 86cv o set-up é manifestamente débil para tanta potência; que é resolvido na versão Elefantino Rosso, assim como no Punto é nas Sport.
A grande diferença está no Punto ser mas espaçoso e ser um carro de linhas simples, enquanto que o Y é um excelente exercício estilístico, com linhas muito bonitas e complexas.
Não tenho conhecimento de mais ou menos problemas ou qualidade entre os 2.
São de facto carros "irmãos", apenas com embalagens diferentes.
Status?
Neste modelo ficou menos evidente diferenças entre Y e Punto.
No entanto o Lancia continuou sempre a ter mais % de público feminino do que o FIAT e a ser ligeiramete mais caro.
Continuou a tendência (mas menos) de o Punto ser quase sempre o carro lá de casa e o Y ser quase sempre 2º ou 3º carro.
Considero o Y como o Lancia "mais FIAT" de sempre.
Opinião pessoal: tive um em casa e para o mesmo motor preferia o Lancia, apesar de ligeiramente mais caro.
Isto até ao Punto Sport, que já tinha mais argumentos.
Mas até aparecer o Elefantino Rosso, que esse sim já estará acima do Punto.
Claro, excluíndo o GT Turbo.
Nota: a versão Elefantino Rosso teve o "mérito" de agradar aos homens. A maior parte deles foi para homens. Eu próprio como já disse entre um Punto Sport e o Y ER preferia o Y.
Lancia Y (Upsilon)
Modelo actual com base Punto e mecânica Punto, ainda Punto e não Grande Punto.
Modelo de ruptura, este sim muito exclusivista e luxuoso.
Também muito mais caro.
Inspiração clara no modelo Appia.
Apesar de base Punto deixou de ter qualquer semelhança que não as teóricas.
Muito mais caro também.
Este sim vocacionado para um público com muito dinheiro.
Quase todos comprados por senhoras / meninas de posses.
Entretanto versão Momo especial com o único motor 1300 Multijet mais puxado a 105cv, apanhando algum público masculino.
Em Portugal, devido ao Elitismo do Modelo tem muito poucas vendas; até porque quase toda a gente que o comprou ou compra pode comprar um Mini... e é o que tem feito.
Quem compra um Upssilon está a borrifar-se no espaço, etc.
Se vendia pouco, com o aparecimento do FIAT 500 está condenado ao insucesso.
Defendo pois uma viragem do modelo que o substitua.
Acho que deve reencarnar o espírito A112; ou seja um modelo mais desportivo e pequeno.
Defendo igualmente que se passe a chamar
Para termos esta marca específica de carros citadinos rápidos e luxuosos.
Cinquecentos/Seicentos:
Não são do campeonato dos Y10 ou Y
Evidente que muitos que compraram um destes, podiam com algum dinheiro mais comprar um Lancia.
O Cinquecento Sport partilha mecânica com o Y 1.1
O Cinquecento é um carro bem melhor, apesar de mais pequeno, mas em termos práticos leva o mesmo.
Aliás, pouco fica a dever aos Y 1.2 LS e LX de 86cv a andar, apesar de 30 cv de diferença o seu handling é muito superior e a sua caixa e diferencial exploram o 1108 de forma excelente.
CONCLUSÃO:
Estes pequenos Lancias têm sempre mercado, principalmente no público feminino.
Neste momento com o fenómeno FIAT 500, não têm qualquer hipótese comercial, até porque agora também temos o MiTO.
(Ainda não vi um Upssilón com matricula deste ano... e acho que 2008 também não).
Os pequenos Lancia sempre foram piores escolhas racionais em relação aos FIAT de que derivam. Apenas eram uma questão de escolha pelo gosto pessoal em ralação ao estilo do carro.
Abro a excepção do Y ER que será muito aproximado do Punto Sport em tudo.
Mas já agora vou "defender" todos estes modelos pequenos Lancia numa coisa, se é que isso é importante para alguém.
Um FIAT, infelizmente pode parar nas mãos de qualquer parolo/saloio/azeiteiro/mitra/Zé do Boné
Eu próprio tenho um Punto GT que como sabemos é um carro que este pessoal gosta!
Verdade seja dita, que qualquer modelo pequeno Lancia não tem esses clientes.
Pronto, não sei se consideram isto Status ou não???
A mim também não me interessa. Eu tenho os carros que posso e gosto e não me incomoda que pessoas foleiras possam ter um igual.
Tanto me aquece como arrefece, pois tanto estaciono um Uno a desfazer-se como um Ferrari à porta de um sítio qualquer... para mim é indiferente.
Isto porque tenho uma filosofia diferente da maioria de estar na vida:
Sou eu que posso valorizar determinado carro e não o carro que me pode valorizar a mim.
Eu sou EU, carros tive vários e continuo a ser EU.
Creio que terei sempre carros Italianos, mas por uma questão de gosto pessoal pelas características próprias deles.

:maserati: