Autor Tópico: fiat multipla, problemas manhas e misterios  (Lida 5007 vezes)

demarco

• Novato

• *
  • 17
    • http://
fiat multipla, problemas manhas e misterios
« em: 24 de Abril, 2009, 10:52:24 »
adquiri a multipla recentemente e aos poucos vou-lhe descobrindo as manhas, falhas e misterios por resolver
ja sabia que ia contar com alguns problemas, algumas coisas que teriam que ser reparadas/substituidas, uma delas a chave, pois so me entregaram uma azul (népia de chave nº 2 nem code card) e esse seria o segundo problema a resolver, o primeiro foi a troca de 2 pneus pois um deles estava armado em coelho da pascoa
na fiat fiz o pedido de uma nova chave, e terá que vir com o cartão, pagamento efectuado de 50%, em principio nao deverá haver problemas de maior, mas ainda estou a aguardar que chegue, total do estrago, +- 200 aerios
3º problema, a revisão, oleo do motor, filtros do oleo, diesel e ar, material ja comprado, falta efectuar a mudança que será caseira como tem sido em todos os carros la de casa
so 2 situações que ainda nao percebi mto bem o porque e como resolver e por esse facto venho ver se por aqui alguem me sabe dizer algo sobre elas
a primeira é que o velocimetro passa-se dos carretos por volta dos 80-100 kmh, começa a dar a travadinha no ponteiro e depois passa a reconhecer os 100 kmh como 0 kms hora, ou seja, tenho andado ultimamente a velocidades em torno dos 170 a 195 kms hora num percurso semiurbano (e nos semafros á estonteante velocidade de 100 kmh, mesmo parado), o ponteiro so volta ao zero depois de desligada a ignição, estou com algum receio de me meter na autoestrada e por-me a andar feito maluco a 220 ou 230 kms hora, ainda sou preso  ;D.
alguem sabe o que poderá ser? o vendedor depois de eu ter dito que no"test drive" o velocimetro parecia nao funcionar correctamente disse que o ia trocar o sensor, palpita-me que foi uma troca meramente virtual ::).
a 2ª situação é mais um misterio, juntamente com a unica chave de ignição vinha uma chavinha que não sabia para que servia, ontem um colega meu disse-me que era da central do alarme, para desligar caso haja problema, fomos ver no compartimento do motor e encontramos a caixa da sirene do alarme, por baixo da caixa dos relés, mas nada de orificio para enfiar a chave ???. como não tenho o manual de bordo, e na net so consegui a do modelo mais recente não consigo saber onde fica o dito cujo buraco para enfiar a chave. alguem sabe onde fica o dito cujo? o modelo é um multipla jtd de 99, com alarme e fecho centralizado que julgo ser de origem
peço desculpa pelo testamento, mas hoje o trabalho está calmo e não tenho mto que fazer ;).
um abraço tricolor

Marco Marques

Dark_Scorpion

• Vignale

• *
  • 730

Masculino
    • http://carmaniacs.forumeiros.com
Re:fiat multipla, problemas manhas e misterios
« Responder #1 em: 25 de Abril, 2009, 15:48:35 »
adquiri a multipla recentemente e aos poucos vou-lhe descobrindo as manhas, falhas e misterios por resolver
ja sabia que ia contar com alguns problemas, algumas coisas que teriam que ser reparadas/substituidas, uma delas a chave, pois so me entregaram uma azul (népia de chave nº 2 nem code card) e esse seria o segundo problema a resolver, o primeiro foi a troca de 2 pneus pois um deles estava armado em coelho da pascoa
na fiat fiz o pedido de uma nova chave, e terá que vir com o cartão, pagamento efectuado de 50%, em principio nao deverá haver problemas de maior, mas ainda estou a aguardar que chegue, total do estrago, +- 200 aerios
3º problema, a revisão, oleo do motor, filtros do oleo, diesel e ar, material ja comprado, falta efectuar a mudança que será caseira como tem sido em todos os carros la de casa
so 2 situações que ainda nao percebi mto bem o porque e como resolver e por esse facto venho ver se por aqui alguem me sabe dizer algo sobre elas
a primeira é que o velocimetro passa-se dos carretos por volta dos 80-100 kmh, começa a dar a travadinha no ponteiro e depois passa a reconhecer os 100 kmh como 0 kms hora, ou seja, tenho andado ultimamente a velocidades em torno dos 170 a 195 kms hora num percurso semiurbano (e nos semafros á estonteante velocidade de 100 kmh, mesmo parado), o ponteiro so volta ao zero depois de desligada a ignição, estou com algum receio de me meter na autoestrada e por-me a andar feito maluco a 220 ou 230 kms hora, ainda sou preso  ;D.
alguem sabe o que poderá ser? o vendedor depois de eu ter dito que no"test drive" o velocimetro parecia nao funcionar correctamente disse que o ia trocar o sensor, palpita-me que foi uma troca meramente virtual ::).
a 2ª situação é mais um misterio, juntamente com a unica chave de ignição vinha uma chavinha que não sabia para que servia, ontem um colega meu disse-me que era da central do alarme, para desligar caso haja problema, fomos ver no compartimento do motor e encontramos a caixa da sirene do alarme, por baixo da caixa dos relés, mas nada de orificio para enfiar a chave ???. como não tenho o manual de bordo, e na net so consegui a do modelo mais recente não consigo saber onde fica o dito cujo buraco para enfiar a chave. alguem sabe onde fica o dito cujo? o modelo é um multipla jtd de 99, com alarme e fecho centralizado que julgo ser de origem
peço desculpa pelo testamento, mas hoje o trabalho está calmo e não tenho mto que fazer ;).
um abraço tricolor

Marco Marques

boas
como deves ter percebido pelo user sou possuidor da multipla bordaux.....
li o teu desabafo e vo tentar ajudar-te, eu trabalho numa concessão fiat e o manual de instruções custa 16.20€...
em relação ao problema que tens no conta km o problema é do sem fim plastico que está dentro da caixa que fica preso e dá informação errada ao sensor do conta km....
tenta mudar-lhe a valvulina da caixa e se possivel aplicar-lhe um aditivo á base de grafite...
Em relação ao comando electronico do alarme vo-te tentarmandar uma imagem do livro de manutenção para ver se lá chegas em relação á chave mais pequena que tens...
A 2ª chave tem que se pedir a italia pelo numero de chassi dado que é codigo 2 e depois tem que ser codificada numa concessão....
Vo tentar ir ao proximo encontro (Belem) para conversarmos mais um bocadinho ..
se por ventura precisares de alguma coisa dado que não sei de onde é que és estou ao teu dispor na rodosul de Vila Franca de Xira
Cump's
By multiplek

« Última modificação: 25 de Abril, 2009, 16:57:11 por Dark_Scorpion »

demarco

• Novato

• *
  • 17
« Responder #2 em: 26 de Abril, 2009, 13:09:58 »
obrigado pela ajuda, e peço desculpa pelo atraso na resposta
ontem o multipla leveou a revisão caseira efectuado pelo meu mecanico de serviço, o meu pai
levou o oleo e filtros do oleo e diesel, falta o do ar que não consegui comprar pois a norauto nao tinha e as outras lojas ja tinham fechado, ela ja passou a barreira dos 180 mil, mas parece estar ainda disposta para mais algumas curvas
a valvulina da caixa será a prox, vamos ver se o velocimetro deixa de se passar dos carretos
o esquema do alarme deve ajudar, mas ainda nao tive oportunidade de ir ver onde fica o local de ligar e desligar com a chavinha, ele deverá estar algures, acho, a menos que aquela chave nao pertença ao carro, segundo as minhas ultimas suspeitas e atravez de um esquema do eper, pode ser que fique no portaluvas, na zona dos fusiveis, depois de almoço vou a garagem ver se tá lá o bemdito buraco da chave
o esquema que me mostrou nao parece mostrar essa chave, mas posso estar a ver mal
a 2ª chave de ignição ja está encomendada e possivelmente ja estará na loja da fiat de setubal, vamos ver se a consigo ir buscar esta semana, mas duvido, com uma auditoria na empresa o ppl anda todo doido, não sobra tempo para nada, vai ser uma semana de subir pelas paredes
quero ver se compro o manual, consegui aqui pela net o da mk2, mas o ideal é ter mesmo o da minha
tenho tambem varias peças no carro que quero ver se troco, mas como o dinheiro nao estica vai ter que ser aos poucos
a maior parte dessas trocas são de peças plasticas do revestimento interno e do paindel de instrumentos
a multipla tem um posto de condução espetacular, uma boa visibilidade exterior, o que se paga com o calor no interior, e devido a isso e em conjunto com plasticos de menor qualidade e possivelmente o mau uso que lhe deram anteriormente alguns dos revestimentos estão meio degradados, queria ver se dava para os substituir
o plastico do painel de bordo onde tem os botoes revestidos a borracha idem, tal como o cinzeiro que possivelmente será substituido por miniconsola para o gps ou por algo que faz falta em todos os carros, um recipiente fechado para o lixo (o fumo a bordo é proibido)
vou tentar dar mais noticias e assim que for possivel saco umas fotos da menina
ja agora, a minha é azul escura com os estofos avermelhados, algo que chamou a atenção para a compra e ao contrario que parecia acontecer agrada á maior parte das pessoas que a vê
ainda não tive nenhuma reação negativa quanto ao estilo e cada vez gostamos mais dela
se tudo correr bem la para agosto/setembro embarcará rumo á madeira, para visita á familia, viagem que vai começar a ser preparada com a compra das dificeis de encontrar barras de tejadilho, que em principio serão da fiat para nao estragar ainda mais a pintura

um abraço

Marco Marques

« Última modificação: 26 de Abril, 2009, 13:39:04 por demarco »

demarco

• Novato

• *
  • 17
« Responder #3 em: 26 de Abril, 2009, 15:37:34 »
como suspeitava o raio do buraquinho misterioso está no portaluvas dos fusiveis, o azar é que a chave não entra, parece que está algo deformada de tanto andar em bolsos misturada com chaves e moedas, vai ter que levar um tratamento de desempeno
tambem acabei por me lembrar agora que fui ver o prob da chave de uma manha "arranjada" pelo anterior proprietario na altura da venda
quando experimentei o carro a buzina nao estava a funcionar, e o vendedor disse que ia reparar isso, achando estranho no entanto o facto visto o carro ter feito a inspeção á poucos dias
quando o carro me é entregue após o negocio consumado verifico que a busina ja tocava, mas não com o accionamento normal mas sim com um pequeno interruptor colocado estrategicamente perto da ignição.
quase qu tive para voltar com o negocio atraz, mas como queria mto o carro e consegui alguma redução no preço (por outros motivos é certo) tive que o aceitar assim e engolir a explicação do vendedor que teve medo de estar a mexer no volante, pois podia arranjar algum problema com o airbag.
aquilo funciona, mas parece uma anedota, ora as vezes toca a buzina quando não queremos (ligar a ignição por exemplo ) , ou quando precisamos de dar uma buzinadela levamos tanto tempo á procura do parvo do botão que quando o achamos ja passou o motivo para tocar nele, por isso vou ter que resolver essa manha tb, e não sei porquê, mas acho que na proxima inspeção os tipos não vão achar grande graça á anedota da buzina.
tenho que ver como é o esquema de montagem do air bag e do volante para ver se posso mexer naquilo sem ficar com o balão rebentado

um abraço
Marco Marques

ivan4an

• Zagato

• *
  • 2174

Masculino
    • http://www.espacofiat.com.br
« Responder #4 em: 26 de Abril, 2009, 18:54:03 »
Marco, se precisares tirar o airbag, desligue a bateria uns 20 minutos antes. Para remover, é só desligar o conector atrás do módulo e retirá-lo com cuidado.   -_-
Quem fala mal de FIAT nunca teve um.

FIAT Siena ELX 1.0 8v

Multiplek

• Encartado

• *
  • 148
« Responder #5 em: 26 de Abril, 2009, 20:41:33 »
BOAS
Lamento que estejas a ter esses problemas
Regra geral sao provenientes de ma utilizaçao
Em relacao ao airbag nao lhe mechas sem ser numa oficina que tenha maq para depois apagares a luz
Manda me por pm o chassi ZFA185000.......para eu tirar a ficha tecnica para chegares a conclusao do equipamento que lhe e devido por versao
pode nao ter alarme eletronico de fabrica mas ter alarme de origem montado a posteriore a qual corresponde esta chave

Cumps

ivan4an

• Zagato

• *
  • 2174

Masculino
    • http://www.espacofiat.com.br
« Responder #6 em: 26 de Abril, 2009, 22:18:49 »
Em relacao ao airbag nao lhe mechas sem ser numa oficina que tenha maq para depois apagares a luz
Sorry... me havia esquecido deste detalhe. Se a chave for ligada com o sistema desmontado, a central vai gravar o erro, e só estará ok se este erro for apagado com aparelhagem específica. Melhor deixar mesmo para uma oficina...  B)
Quem fala mal de FIAT nunca teve um.

FIAT Siena ELX 1.0 8v

Multiplek

• Encartado

• *
  • 148
« Responder #7 em: 28 de Abril, 2009, 19:59:40 »
Boas
Recebi a tua pm e vou ver se tenho acesso a ficha tecnica
Em relacao as barras de origen as minhas nao tem chave mas sao tao maradas de montar que se as quiserem roubar desistem a primeira
Podes preparar 300milenas que foi quanto dei por elas
No encontro vou levalas para ficares com uma ideia como acentao e depois fazes as contas
Estas sao em aço anodizado e costumo e levar uma sidbaig de 250l em cima e dado a largura da passarinha nem se nota seja qual avelocidade
Cumps

demarco

• Novato

• *
  • 17
« Responder #8 em: 29 de Abril, 2009, 09:31:10 »
pois, ja tinha lido algures na net sobre pessoal que comprou essas barras (mais concretamente no reino unido) e arrependeram-se logo na primeira montagem
na fiat aqui de setubal dizem que custa 203€+iva, as da thulee (material que costuma ser de qualidade, mas tem o inconveniente da fixação) as de ferro saem por 140 e tal + iva e as de aluminio 190+iva, vou ter que avaliar bem e ver exactamente como é o encaixe da thule, pois tb não vou andar eternamente com as barras no teto, é para usar nas melhores das hipoteses 1 a 2 vezes por ano
o outro acessorio que estará na lista de compras, mas que pelo jeito vai demorar, embora com possibilidade de utilização mais regular que as barras de teto, será o suporte de bicicletas para a bola de reboque, pois se num ibiza mk1 o suporte de bicicleta no teto nunca funcionou bem nao vai ser na multipla que é bem mais alta e larga que vai funcionar
a multipla acho que tem largura suficiente para levar as bicicletas atras sem tirar as rodas, o suporte da thule é o melhor (luzes e matricula e abertura da mala) mas é bastante caro, existem uma outra marca similar a preço identico e existem as da norauto, que pelo que vi numa imagem o preço bem mais baixo reflete a qualidade, resta ver ao vivo e a cores, mas nao é facil pois raramente nas lojas o tem disponivel
como pensei esta semana é impossivel ir buscar a chave de ignição, amanha aqui é o dia dos aflitos e vai haver pessoal de calças na mão, devo só poder ir na na prox segunda e ai vou perguntar pelo preço do modulo da chavinha do alarme, e possivelmente encomendar, pois a chave que me resta na melhor das hipoteses serve para abrir caricas das bjecas e pouco mais
um abraço

Marco Marques

Multiplek

• Encartado

• *
  • 148
« Responder #9 em: 29 de Abril, 2009, 22:37:07 »
Boas
Nao te precepites ve primeiro as minhas espirementamos na tua e depois tiras conclusoes sao super elegantes
As paralelas sao um bocado matacao e vaiste passar com a chinfreneira que fazem ai por volta dos 90 100
Tenta comprar usadas esgravata na net
Cumps

demarco

• Novato

• *
  • 17
« Responder #10 em: 04 de Maio, 2009, 14:20:03 »
ponto da situação
misterio da chave do alarme resolvido, o accionador é mesmo aquele que está por baixo do portaluvas, perto dos fusiveis, a chave é que está marada mas levou um tratamento de choque e quando ja ninguem dava nada por ela pois ja lhe faltavam bocadinhos ela deu em funcionar e liga e desliga o alarme, no entanto o estado de saude da mesma é reservado
ja tenho a 2ª chave, fui busca-la hoje á fiat, depois tive que passar pela oficina para a codificarem, no entanto falta activar o controlo remoto pois a net estava embaixo e não deu para fazerem isso, na prox sexta a multipla faz nova visita á oficina para acabar o assunto da chave e ver a treta do accionamento da buzina
este sabado em visita á norauto adquiri uma cortina de 90cm de enrolar (basicamente para assassinar) para ver se a conseguia adaptar para as portas de tras da multipla, pois com a catraia e uns janeloes daqueles tenho o prob do calor provocado pelo sol que massacra bastante
as medidas disponiveis de parasois (ja comprei 2 conj e são ridiculamente pequenos para a multipla) e cortinas são feitas apentas a pensar em carros mais pequenos, dai que a solução passava por encurtar uma cortina e o enrolador de 90 para cerca de 70 cms, teste feito, prototipo aprovado, falta comprar e encurtar mais uma.
para a jenela do portamalas 90cms é curto, a opção poderá passar por 2 de 50cms, quando tiver instalado vou ver se arranjo foto
barras de tejadilho, como disse antes serão usadas no max 1 a 2 vezes por ano, e por mto pouco tempo, dai os ruidos aerodinamicos não chatearem mto, e para ajudar na festa da escolha descobri outra marca a um preço mais interessante na norauto, resta ver é a qualidade para depois poder fazer um comparativo final, se tiver que torrar dinheiro em algo mais caro será no porta bicicletas para a bola de reboque, que será usada mais vezes.
ida ao prox encontro (pelo que me apercebi costuma ser nos 2º domingos do mes) não deve ser facil, mesmo que so de passagem, pois com os pressings no trabalho os domingos transformaram-se em dia de semana, talvez no prox mes
de qualquer forma vou tentar ir dando noticias
ja não sei é se este assunto se deva manter na area de manuntenção, se estiver mal colocado ou incorrecto peço que quem de direito o ponha na ordem..certa
um abraço
Marco marques

Multiplek

• Encartado

• *
  • 148
« Responder #11 em: 04 de Maio, 2009, 17:08:38 »
Boas
Considera esta opcao
Eu levava a pequena no banco do meio todo corrido atras
Ia mais a  geito a maria era so virar se ligeiramente para traz e ela estava logo a jeito e na minha opiniao ia mais protejida do que junto a porta
Na situaçao em que vamos so um  nao e tao perigoso quando lhe precisamos de chegar alguma
coisa
Nao te esqueças de levar as duas chaves para ficarem com o mesmo codigo
Cumps

demarco

• Novato

• *
  • 17
« Responder #12 em: 16 de Maio, 2009, 13:04:46 »
cá estou eu de volta
ja tenho a 2ª chave codificada, no total la foram 190 euros para a chave e code card e mais 23 para a codificação que acabou por ser feita em 2 dias, pois no primeiro a net não colaborou
acabei por deixar la o carro o dia todo para ver se resolviam a anedota do botão da buzina, mas não deu para resolver, segundo eles será necessario trocar um modulo qualquer no volante, esse modulo custa mais de 400 euros e tenho que contar com a montagem que segundo eles deve ficar por uns 200 e tal, por esse valor o botãozito deixou de ser anedota e o problema esquecido por uns tempos, a sorte é que acabaram por não me cobrar nada, o que deixa duvidas se terão sequer desmontado o volante para ver que problema seria, cá para mim foi na bese do palpite, mas enfim, não custou nada
o filtro do ar ja foi trocado, prox passo a valvulina da caixa para ver se o tique do contaquilometros passa.
tive pena de não ter podido dar uma saltada ao encontro de belem, mas ando com os dias do calandario trocados e trabalha-se no fim de semana e não se descansa durante a mesma, alem disso o tempo tb nao ajudou muito
ao ver as fotos do encontro e ao saber do trabalho que tem para tapar as matriculas digitalmente lembrei-me se não era uma opção criarem uns "tapamatriculas" so para quando os carros estão estacionados com o simbolo do forum (tb não sei se a polis não irá chatear, mesmo que estejam só estacionados)
acho k uma folha A4 imprimida e um bocado de plastico autocolante transparente resolveriam a questão, alem da pub ao forum tb se evitava o trabalho informatico
só uma ideia

um abraço
Marco Marques

Multiplek

• Encartado

• *
  • 148
« Responder #13 em: 18 de Maio, 2009, 19:42:37 »
Boas
Marco tira o resguardo inferior da coluna da direçao e ve se os fios do botao  nao vao  dar a uma cassete que esta logo por debaixo do volante
Se por acaso for essa a cituaçao estas agarrado
Existe um modulo espeçie de cassete que tem duas meias fitas que acompanhao o rodar do volante para manter sempre o contacto da buzina activo
Pode ter aconteçido que tenha partido
Acontece muito nos Puntos 188
Ai foi mesmo a cao fios directos e siga
So consegues resolver o problema substituindo o dito modulo
Vou tentar saber se existe recondicionado 
Cumps