Autor Tópico: [Dúvida]: Carro "novo"  (Lida 2210 vezes)

Virtua

• Encartado

• *
  • 146
    • http://www.tnttuningclub.com
[Dúvida]: Carro "novo"
« em: 27 de Abril, 2009, 15:59:20 »
Boas malta, como alguns de vocês sabem estou no mercado para um carro de 5 lugares e depois de uma longa busca, neste momento tenho 3 hipoteses "finais" em cima da mesa:

Fiat Stilo Sport 1.2 16v de 05/2003

Fiat Stilo Sport 1.6 16v de 02/2002

Fiat Punto mk2 Sport Rally de 03/2001

Todos têm cerca de 110.000km, todos têm uma mão de livrete, o Stilo 1.2 e o Rally fizeram sempre as revisões na fiat (carimbos no livrinho e facturas detalhadas a acompanhar), o 1.6 só fez na marca até aos 50.000km.
Os Stilos ficam-me em 4500€, o Rally fica em 3000€ (com retoma do meu Punto van TD70).

A minha preferencia vai para um dos Stilos, mas tenho duvidas quanto a qual será a motorização ideal para a minha vida. Agora apenas circulo ao fim de semana, cerca de 250km em cada fds, dos quais 70% em auto estrada/vias rapidas.

Agradeço o feedback que me possam dar destes modelos, principalmente em termos de problemas conhecidos por volta destas kilometragens, consumos e pontos positivos/negativos de cada um.

Em nenhum dos casos o carro será equipado com GPL, não é opção que me agrade, por isso não sugiram o 1600 "e depois meter a gpl", quero saber o que "vale" cada um com a "gasosa" tradicional.

Obrigado desde já pela vossa ajuda amigos fiatistas! ;)
Não sou um completo inútil, pelo menos sirvo de mau exemplo... ;)

Fiatboy

• Zagato

• *
  • 1241
    • http://
Re:[Dúvida]: Carro "novo"
« Responder #1 em: 27 de Abril, 2009, 18:13:27 »
Boas  -_-

Entre os 3 de que falaste, a minha escolha seria sem duvida o Stilo 1.6, anda e não gasta por aí além.

O Punto ficaria em 2º lugar vpara escolha. Tem um bom motor, e se tiver caixa de 6 é um espectáculo.

O Stilo 1.2 nunca faria parte do meu leque de escolhas... carro demasado pesado pa um motor tão pequeno, o que aumenta os consumos e o esforço do motor.

Espero ter ajudado  :rolleyes:
[size=8]Nelle situazione piú difficili mostra la FIAT che è in te![/size]

Fiat 128 1ª série

Fiat Punto HLX 16v

Bat_Cat

• Giannini

• *
  • 419
« Responder #2 em: 27 de Abril, 2009, 18:41:41 »
estas a ver virtua é igual ao que te falei no msn , carro pesado com motor pequeno acaba por gastar mais 
vai pelo 1.6 ou pelo punto

bolasMM_198

• Zagato

• *
  • 1818
« Responder #3 em: 27 de Abril, 2009, 19:02:56 »
Sem duvida nenhuma, Stilo 1.6, anda bem, e não gasta nada por ai alem, se optares pelo 1.2, é natural, que em cidade, te gaste menos, mas se puxares por ele, vai acabar a beber mais que o 1.6.
Já para não falar, no equipamento, 1.6 vs 1.2...

fica bem, aquele abraço. ;)

(clica na imagem, para lutares comigo)[/

vitamina_c

• Moretti

• *
  • 154
« Responder #4 em: 27 de Abril, 2009, 19:48:02 »
o punto rally tem as backets da abarth??

eu ia pelo punto...

a 90 no punto..consegues consumo de 5 litros

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
« Responder #5 em: 27 de Abril, 2009, 20:29:09 »
Bem, se estás a par do que já escrevi sobre este assunto no AH já sabes a minha opinião, no entanto aqui vai.

Sendo de carros usados que estamos a falar, o mais importante na opção entre 1 dos 3 modelos citados será o BOM estado de conservação em que se encontram.
Assim se 1 dos 3 estiver muito melhor do que os outros é escolher esse.

Agora partindo do princípio teórico que estão os 3 no mesmo estado e que não vão dar problemas a minha opinião é a seguinte:

1º Stilo 1600
2º Stilo 1250
3º Punto 1250

Claro que o Punto vai andar mais do que o Stilo, pois a mecânica é igual e o peso muito menor.
Mas a diferença de andamento, para mim não vale a diferença do que os 2 são como carro.
O Stilo é um carro muito maior, com um conforto incomparavelmente maior.
Para além disso os conceitos são muito mais muito mais modernos.

No que respeita ao Stilo 1600, este apesar de não ser um carro potente (103cv) tem um motor de tecnologia idêntica, usando DOHC e 4 válvulas por cilindro.
Em relação ao Stilo 1200, nas voltinhas da cidade não vais notar um andamento muito maior, mas indo para a estrada e principalmente em subidas, vais notar uma grande diferença.
Relativamente ao Punto, o Stilo 1600 em estradinhas muito sinuosas até pode não andar mais do que o Punto; não terá grande vantagem na rapidez.
Ai acima de 140 km/h é que vais notar uma grande diferença.

Consumos.
Se são importantes para ti, eu penso que em condução normal (o normal inclui um pouco de veneno que está no sangue dos amantes de Italianos); e como falas de fazeres 250 kms x 4 = 1000 kms

Vamos partir do principio que por mês fazes 1000 kms:
(penso que a coisa dá por mês)

Punto 1250 =  85€
Stilo 1250 = 95€
Stilo 1600 = 100€

Não acho significativo e que sejam estas diferenças que te levem a optar por um ou por outro.

Devo dizer que estou convencido que se fizeres viagens dentro da lei (difgamos a 140/150 de ponteiro),
O Stilo 1600 a essa velocidade gasta menos do que os outros dois.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

bolasMM_198

• Zagato

• *
  • 1818
« Responder #6 em: 27 de Abril, 2009, 20:58:22 »
Devo dizer que estou convencido que se fizeres viagens dentro da lei (digamos a 140/150 de ponteiro),
O Stilo 1600 a essa velocidade gasta menos do que os outros dois.

Grande Post, concordo com tudo o que escreveste, mas tenho de citar isto. ;)

Eu já tinha referido isto no meu post atrás.
Vou falar do meu caso.
Antes de ter o Bravo (1.4 T-Jet 150cv) tinha um Xsara (1.4i 75cv(?) )
Acontece que o bravo, tem o dobro da potencia do Xsara, e eu no meu estilo de condução (20% dentro das localidades, sempre a puxar, e bem, falamos de 2º e 3º até ao corte, arranques a fundo em semáforos, 90% em vias rápidas e autoestrada, a cima do 180 km's 10% passeio, troco as 2000RPM ) gasto menos 0.5L/1L 100Km's.
Ou seja no Bravo faço 9.5L 100km's, e no Xsara cheguei a fazer mais de 11L. (No Bravo também já fiz, mas isso é outra história :sasmokin:)
Isto porque eu queria fazer com o Xsara uma coisa que o carro não fazia, No Bravo, como tenho Potencia disponível, acabo por gastar ainda menos em combustível, pois o esforço do motor é menor.

Não me parece que haja grande ciência no meu post, mas apenas queria ajudar o Virtua, a escolher-se entre o 1.6 e o 1.2.
Presumo também que o conforto e equipamento seja mais abundante no 1.6.

Aquele Abraço. ;)

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #7 em: 27 de Abril, 2009, 21:31:00 »

Presumo também que o conforto e equipamento seja mais abundante no 1.6.

Aquele Abraço. ;)

Isso pode acontecer a nível de extras na altura escolhidos pelo dono.
Mas a versão Stilo Sport 1250 apareceu com o mesmo equipamento base do 1600.

Stilo Abarth

Punto GT3

Virtua

• Encartado

• *
  • 146
    • http://www.tnttuningclub.com
« Responder #8 em: 28 de Abril, 2009, 09:10:12 »
Ambos os carros têm o mesmo equipamento declarado, aparentemente a unica diferença é o 1600 ter o apoio de braço para o condutor. Segundo a "papelada" o que me inspira mais confiança é o 1.2 visto ter sido sempre assistido na marca, o 1.6 só o foi até aos 50.000km. Sabado tenho marcado um test drive a ambos os carros, preparei um percurso de cerca de 20km (+/-5 dentro de cidade para "aquecer", 10km de auto estrada - com uma subida acentuada incluida - para puxar por ele e +/- 5km de nacional na volta, para ver se não surge nada de anormal depois do "puxanço").
A que tipo de "ruidos" ou acontecimentos incomuns devo estar atento no trajecto para atestar o real estado de cada um deles?

Vitamina_c: o punto tem as baquets Sparco/Abarth e as saias da Abarth, identificações da versão Rally (Pilares B e tampa da mala com legenda "Rally" e a placa interior com o numero de identificação - 125/200) mas estava "falado" e ainda não recebi indicação do vendedor sobre uma eventual desistência ou avanço do negócio, por isso é uma hipotese praticamente posta de lado.  :angry:

Paulo: eu raramente circulo acima dos 1000/110 de ponteiro (mulher ao lado), normalmente só faço a primeira viagem do dia (30km) à velocidade que o carro der sem demasiado esforço. (160/170 no punto) :sgrin:

Bolas (isto assim soa tão mal :devil-naughty:): a comparação que fazes eu vejo por outra perspectiva: o bravo é mais potente mas para a diferença de consumo também conta (e muito) a diferença de idades na concepção dos motores e creio que o 1.4 do teu Xsara é, bem... mitológico (não confundir com Mitico). :sevil:
E o 1.2 (penso eu) é mais moderno que o 1.6, apesar de, mesmo assim, ter antecedentes já com alguma idade.

já agora, o 1.2 tem caixa de 6 e o 1.6 tem "apenas" 5, será também um motivo que possa fazer do 1.2 uma melhor opção para o uso que dou ao carro?

Muito obrigado a todos pelo contributo que têm dado para a minha escolha de nova "bella machinna"!  :lol:

Edit: Paulo, já agora onde é que está a conversa no AH? Aquilo é uma selva, não dou com nada e o Google também não ajudou hehe. :P

P.S: Não percebo os comentários acerca do 1200 não "andar" por o Stilo ser pesado, já andei com uma Marea Weekend 1200 e ela até é bem agradável de conduzir e deve pesar na cizinhança do Stilo, não será que o 1.2 é mas é "demais" para o Punto e vos habituou mal?  :lol: ;)
« Última modificação: 28 de Abril, 2009, 09:19:42 por Virtua »
Não sou um completo inútil, pelo menos sirvo de mau exemplo... ;)

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #9 em: 28 de Abril, 2009, 12:18:03 »
Stilo 1,6 se estiver bom

quanto mais cilindrada MELHOR !!!!!!!!

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
« Responder #10 em: 28 de Abril, 2009, 17:00:32 »

Stilo Abarth

Punto GT3

bolasMM_198

• Zagato

• *
  • 1818
« Responder #11 em: 28 de Abril, 2009, 19:36:08 »

Bolas (isto assim soa tão mal :devil-naughty:): a comparação que fazes eu vejo por outra perspectiva: o bravo é mais potente mas para a diferença de consumo também conta (e muito) a diferença de idades na concepção dos motores e creio que o 1.4 do teu Xsara é, bem... mitológico (não confundir com Mitico). :sevil:
E o 1.2 (penso eu) é mais moderno que o 1.6, apesar de, mesmo assim, ter antecedentes já com alguma idade.

Nada disso, antes de o meu Pai me dar o carro, ele fazia, 6L aos 100km's.
Comigo é que fazia 11L...
Mas também posso ser Eu, que não pescava nada daquilo. :D

Escolhas qual escolheres, ficarás bem servido de certeza. :)
Aquele abraço. ;)

Prescott

• Vignale

• *
  • 1150
« Responder #12 em: 30 de Abril, 2009, 19:06:15 »
Eu não sou nenhum expert mas era capaz de ir para o Stilo 1.6.
Acho que o estado dos carros aqui é muito importante, basta por um deles precisar de pneus e uma embraiagem a curto prazo e a coisa muda logo de figura, faz o test drive, checka a mecânica.