Autor Tópico: Bravo 198 (Meravigliosa Creatura)  (Lida 485917 vezes)

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
Impressões do carro por alguém que sabe
« Responder #75 em: 25 de Maio, 2009, 17:25:56 »
Por lmv em 20.03.2008

Representante da Italian Motor Village

As impressões do carro:
Sport 1.4 T-JET 150cv /155cv

Olá,

Vou deixar algumas impressões que tenho dos 4.500Km do Bravo T-Jet.

Consumos:

Entre os 6,5 e os 25 litros aos 100Km.

Depois da passagem de ano, regressei de Viseu pela IP3.
Dentro dos limites de velocidades, a 90, cheguei ao nó de Coimbra com a A2 com a média a 6,5 l/100.

Despois da fazer a auto-estrada, entre os 100 & 140, cheguei á porta da garagem de casa e o Trip Computer, marcava 7,1 l/100.

No dia a dia, cidade:

Condução agressiva : 11,5 l/100
Condução defensiva : 9,5 1/100

Há dois fim de semanas atrás, na A2 em direcção Lisboa/Grandola, parei para meter combustivel nas bombas ao pé . Fiz o reset ao Trip.

Como quando saí de casa os meus amigos, já tinham saido e levavam um bom avanço, carreguei no botão sport e saí das bombas prego a fundo.

Apesar de estar algum nevoeiro, fui a 230 Km/h. Cheguei á portagem de Grandola, depois de ter passado os meus amigos, mas com uma média de 25l/100Km.

Conclusão:

- Não há milagres, quem quiser consumos moderados, tem de andar devagar, quem quiser andar devagar, não é este o carro ideal, porque este é para quem gosta de emoções fortes e de uma condução desportiva.

-Não é o mesmo que conduzir, um 1.9 Multijet de 150 CV e envergonha mesmo em prazer de condução de 2.4 de 210 CV de um Brera.

Quanto as criticas que aqui li, acerca da suspenção do Fiat Bravo.

Até agora não tenho queixas a fazer da referida suspensão, reconheço que não é a mesma coisa, que fazer a CREL, num Alfa Romeo Brera 2.4, mas oferece uma suspensão equilibrada e segura.

Atenção, o Brera custa 53.000 € e o Bravo apenas 24.000 €, e ao passar de um Bravo T-Jet, para o Brera, senti-me desiludido com o motor do 2.4 de 210 CV, ao nível das expectativas.
Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
Críticas a ruídos na suspenção
« Responder #76 em: 25 de Maio, 2009, 17:52:09 »
Por di nunes em 25.03.2008

Críticas a ruídos na suspenção
Sport 1.4 T-JET 150cv /155cv (R18)

Bom dia!
Apesar de ao longo de tantas páginas se elogiar o BRAVO não quer dizer que esteja imune às criticas depreciadoras, pelos menos as minhas.
O que é bom é para se dizer mas o que está mal deve ser dito e escrito igualmente.

Bom não está em questão o carro ser bom ou não, porque é, agora pareçe-me que a FIAT é teimosa.Eu pergunto...será que gosta de ser teimosa e repetir os mesmos erros? erros este que poderiam ter levado a marca a falencia...acho um pouco imcompreensivel...como tal toma lá FIAT :red: ...
Porquê esta conversa toda...
O Fiat Stilo tinha um cancro...desgate prematuro de componentes da suspensão...casquilhos e sinoblocos, era comum ouvir um Fiat Stilo a "ranger" quando subia e descia passeios ou em desniveis do terreno. O remedio passava sempre pela lubrificação constante...ao fim de alguns kms voltava a fazer barulho e a ranger.Bom à 2 dias que me pareçeu ouvir um ranger no BRAVO...mas não consegui perceber bem e muito menos acreditar que me estava a voltar a aconteçer o mesmo mas num BRAVO...Meravigliosa Creatura, bem hoje de manha consegui detectar mesmo um ranger...a sair da garagem tem uma alturazita e ao descer rangeu...epá por amor de Deus FIAT será que nunca mais aprendes :d_umpf:
Agora pergunto eu...será que os sinoblocos do eixo traseiro vão aguentar ate aos 20 mil kms...só mais uma pergunta, no caso do BRAVO porque se encontram à venda os sinoblocos, quando na altura do Stilo era um martirio para os arranjar...sei que mais para o fim de vida deste também se disponibilizou e continuam a venda. Na altura em que precisei isto ao abrigo da garantia(estou a falar no Stilo) não se vendiam, mas vendia-se o eixo completo com os ditos sinoblocos...
Bom...continuo a gostar muito do carro e nao me arrependo de o ter comprado, agora tudo o que eu tinha receio...repetiu-se no BRAVO

Não quero com este post gerar nenhuma polémica mas também não sou capaz de esconder o que está mal...o BRAVO tem muitas outras qualidades que me fazem esqueçer o que relatei...até porque sei muito bem como as resolver e são de fácil resolução e fica sempre novo, garanto...fossem estas as unicas avarias num automovel...em qualquer carro de qualquer marca peças de desgaste existem...agora numas duram mais noutras duram menos.
Quanto  isto são os chamados "ossos do oficio" dos automoveis :t_up:

Por Fiat-Matrix em 25.03.2008

A qualidade em algumas peças deixa a desejar, basicamente, e como essas peças são feitos por um qualquer fornecedor externo, seria bom que a FIAT tentasse fornecedores diferentes com qualidade diferente, pois não pode deixar que este tipo de situações prejudique a imagem do carro que até é positiva....

E antes que venham para aqui com os carros Alemães, descobri aqui noutro fórum uma situação idêntica que se aplica ao Stilo e ao Astra, basicamente terás de pedir que te resolvam isso, e deixem-se de lubrificações...

http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=11794

Por JLT-JET em 25.03.2008

Os alemães não são melhores, acontecem situações semelhantes em todas as marcas e algumas até são as chamadas premium.

No caso que realmente nos interessa que é o da Fiat, realmente apesar de o salto qualitativo ser grande em relação a modelos anteriores, ainda vão aparecendo aquelas merdices que vão irritando um gajo.

Por di nunes em 25.03.2008

:t_up: Em relação a peças com ou menos qualidade isto é como tudo...estamos a falar de negócios em grande escala.
Num projecto destes, vejamos todas as peças irão ser avaliadas, qualidade, preço...prazos de entrega, capacidade de resposta enfim um sem numero de avaliações, e claro no final a margem de lucro para o fabricante e etc...
Tudo isto se reflecte no preço final do produto, ou seja, o preço que nós pagamos por ele...novo.
Uma porcaria de 1 sinobloco que custe 5€ para eles(fabricante) a multiplicar por centenas ou milhares de carros, no fim é muito dinheiro e está claro que o lucro para o fabricante tem de existir...quem diz um sinobloco diz outra coisa qualquer.
Para tornar o carro vendável a preços acessiveis e ofereçer um nivel de qualidade bastante satisfatorio tem um risco...ou vende ou não vende.
Quem diz peças diz por exemplo a parte de engenharia envolvente no projecto...em que se dá prioridade a certo tipo de soluções viaveis...mas sempre com o preço final acessivel e barato em consideração...etc...
E o que penso e não devo estar assim tão longe da realidade...uma coisa é certa, fornecedor que se estica nos preços...dança logo...profissionalmente estou ligado não directamente mas como fornecedor a uma marca automóvel e vejo como se planeiam as coisas.

Existe um mercado alvo a atingir...portanto mediante esta razão à padroes que são seguidos a risca...numa marca premium...existe muito menos margem de erro...mas também estamos a falar de um preço final do produto muito mais elevado.

Voltando ao BRAVO e ao que descrevi no meu post...isto dos sinoblocos é uma coisa extremamente simples e fácil de resolver...
A meu ver não acho isto com gravidade suficiente para manchar a imagem do automóvel, volto a repetir...o BRAVO tem tantas qualidades que me fazem esqueçer o dito erro e que todos as avarias num automovel fossem estas

Em relação aos alemaes...citaste aí um modelo da Opel...mas não é só da Opel...e como tal lógicamente não é só na FIAT...agora se formos elevar o problema à escala dos premiuns alemaes...posso dizer-te que também existem merdiçes do genero e que ao fim de 10 mil kms simplesmente fazem desaparecer pneus...um erro do engenheiro...ao projectar uma suspensão...enfim...a questão agora está...ou a marca se responsabiliza ou não :t_up: 

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
Consumos em EN
« Responder #77 em: 25 de Maio, 2009, 17:55:11 »
Por di nunes em 27.03.2008

Consumos em EN

Fiz 130 kms seguidos, o inicio do percurso foi perto de Abrantes pela nacional 10 até Porto Alto/a1 e terminou na Expo ou perto.
Velocidade média entre os  80, 90, 100 kms/h e entre as 2200, 2500 RPM, com algumas ultrapassagens, reduzindo para 5ª ou 4ª sem grandes acelerações, a viagem foi feito sempre em 6ª, salvo as ditas ultrapassagens e paragens pelo meio por causa dos semáforos nas localidades o consumo foi excelente, 5,9 uns bons kms mas a maior parte sempre nos 6 litros aos 100 :palmas:
devo dizer que depois na hora de saida, no transito normal para sair de Lisboa ate casa, andando nas mesmas velocidades quer de caixa quer de conta kms a media ia nos 6,9, 7 e cheguei a casa com Cb a marcar 7,5 :uikabom:
São velocidades atingidas com a maior das facilidades e que se conseguem manter á vontade sem recorrer muito ou melhor quase sem carregar no pedal.

Por Fiat-Matrix em 27.03.2008

-Não consigo deixar de pensar neste post...
-Nunca consegui valores destes num carro a gasolina com veia desportiva...

Só queria dizer novamente 5 stars

Sem querer cair no ridiculo e mesmo correndo o risco acho que foi a media mais baixa que consegui num carro a gasolina...nem na anterior PHEDRA que tive 2200 JTD com 130 cvs conseguia

Por JLT-JET em 27.03.2008

Eu no meu anterior carro que era um BMW 318tds não fazia melhores consumos do que faço com o Bravo. :yes:

Então podemos dizer e concluir de vez que o T-JET é de facto um carro económico, tendo em conta a sua potência e suas prestações

Por JLT-JET em 27.03.2008

Acho que sim.

Os consumos só disparam em velocidades bem elevadas.

Por exemplo, o meu sogro têm uma astra 1.4 90cv e faz consumos superiores ao Bravo, mesmo sendo ele calmo a conduzir.

A gasolina é que está cara

A grande e assombrosa  realidade é essa...e com tendencia a piorar...por exemplo o STILO que tive era um 1200 gastava tanto em comparação com o BRAVO sem andar um terço do que o BRAVO tem para dar...na velocidade máxima do STILO ia a gastar tanto ou mais que o BRAVO e este dá essa velocidade com a maior das facilidades...digo o STILO como a LANCIA  PHEDRA
« Última modificação: 25 de Maio, 2009, 18:03:52 por BlueCat »

bude

• Zagato

• *
  • 1947

Masculino
  • Texto Pessoal
    Renato Sequeira - Lisboa
    • O registo da minha máquina
Re:Consumos em EN
« Responder #78 em: 25 de Maio, 2009, 19:59:43 »

Consumos em EN

A grande e assombrosa  realidade é essa...e com tendencia a piorar...por exemplo o STILO que tive era um 1200 gastava tanto em comparação com o BRAVO sem andar um terço do que o BRAVO tem para dar...na velocidade máxima do STILO ia a gastar tanto ou mais que o BRAVO e este dá essa velocidade com a maior das facilidades...digo o STILO como a LANCIA  PHEDRA
O Bravo T-Jet tinha que gastar menos que o Stilo 1.2 pois este estava a carregar demasiado peso para as suas possibilidades (pouco mais de metade da potência e metade do binário do Bravo para, sensivelmente, o mesmo peso).

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
Bravo Sport 1.4 T-JET em banco de potência
« Responder #79 em: 25 de Maio, 2009, 21:01:24 »
Bravo Sport 1.4 T-JET em banco de potência

by POWERTRAIN

Resultados Obtidos
Potência Máxima: 152cv às 5295rpm
Binário máximo:  245Nm às 2999rpm

Valores Oficiais
Potência Máxima: 150cv às 5500rpm
Binário máximo:  230Nm às 3000rpm   

Dados Gerais
Teste Oficial: STR-07111202
Ano do Modelo: 2007
Kms: 10202
Caixa de Velocidades: Manual de 6 velocidades, + MA
Tracção: Dianteira

Motor
Cilindros: 4
Válvulas: 4
Cilindrada:[/] 1368cc
Orientação Transversal
Compressão: 9.8:1

Rodas, Combustível e Pesos
Pneus: 225/45 R17
Combustível Usado: SC95
Peso do Veículo: 1377kg
Distribuição (Fr/Tr): 62% / 38%

Discrepância
Potência: +1.5%
Binário: +19%

di nunes

• Abarth

• *
  • 2488
Re:Bravo 198 (Meravigliosa Creatura)
« Responder #80 em: 26 de Maio, 2009, 10:59:08 »
Com estes numeros de "specs" fica bem agora um BRAVO em cima dos rolos  B)

Este reprogramou o T-Jet é ficou com 180 cavalos...

Vejam o que diz o dono:

"This is my Bravo on the dynamometer after I changed the filter, the exhaust and reprogrammed the ECU. 180 hp, 28kg torgue. Not bad!!!!!! "

Bravo 1st Stage - Dyno

e este não diz nada!

dyno www.racedata.gr

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
Um conselho a todos os Fiatistas
« Responder #81 em: 26 de Maio, 2009, 12:10:27 »
Deixo aqui um conselho a todos os Fiatistas e não só.

Para quem duvida da importância dos pernos de segurança, não veja este filme.

fiat bravo 2

Nenhum carro vem de fábrica com os pernos de segurança, mas é aconselhável a sua colocação, já que o seu custo é de cerca de 25€ na marca e poupa-nos muitos dissabores.
« Última modificação: 26 de Maio, 2009, 12:45:30 por Luke »

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
Pormenores Estéticos
« Responder #82 em: 26 de Maio, 2009, 13:35:20 »
Por Fiat-Matrix em 20.05.2008

Acerca de pormenores:
Sport 1.4 T-JET 150cv /155cv (R17)

Agora vou falar de pormenores que normalmente passam despercebidos no Fiat Bravo...

-Fiat Bravo Hill holder: basicamente trava o carro nas subidas e descidas de forma a que o condutor não o deixe descair ao arrancar.  :t_up:

-Luz de efeito: Basicamente existem 2 leds entre as luzes de presença com cor alaranjada que quando são accionados os minimos ou médios estes também ligam. O engraçado é que estes leds incidem sobre os cromados existentes no selector de volocidades dando um aspecto romantico e dócil, as vossas mulheres/namoradas/namorados vão adorar, é tipo amor à beira mar e uma cabana.  :t_up:

-Luzes que iluminam os puxadores das portes no interior, este é particularmente interessante na medida em que acabam-se as desculpas para os ceguetas que vão no Fiat Bravo e quando vão sair dão 3 ou 4 unhadas antes de darem com o puxador... agora com estes leds já não há desculpa e se cometerem o erro de o fazer levam uma palmada nas unhas.  :spank:

-Iluminação com temporizador a trás e à frente, assim vemo-nos muito melhor naqueles sítios mais escurinhos, naqueles sítios que ninguém desconfia, e se tiverem vidros fumados como o meu, auhhhhhh.  :t_up:

-Quando se ligam os médios ou mínimos, existe na consola um sensor de luminosidade que detecta se existe necessidade de acender ou não as luzes nos manómetros no interior.  :yes:

-A chave tem diversas funcionalidades, tais como a abertura/fecho na totalidade dos vidros e sistema de protecção mesmo sem alarme.  :d_naughty:

-Volante desportivo e bancos desportivos cozido a linha vermelha (espectacular), só a minha avozinha conseguiria melhores pontos.  :palmas:

-No banco de trás tem ao centro uma mesa para comermos os belos pratos servidos no restaurante do tio do JLT.  :uikabom:

-O fundo do motor é protegido com um protector especial. Sim este protector é especial, ou seja, se derem um mocada com o carro no protector, ele desaparece, acho que a marca e Protectores David Copperfield.  :yeah:

-Nos bancos da frente têm um apoio para o braço, e por baixo tem um arrumador de moedas docs, etc... ainda mais para baixo têm uma bolsa térmica que mantém a temperatura, por exemplo de uma garrafa de água fresca, mas também dá para coisas quentes o efeito é o mesmo. A "Maria" já não tem que levar o termo e a geleira cada vez que vamos para a praia.  :yes:

-Com mínimos ou médios lidados, nas curvas os faróis de berma acendem para o lado onde o condutor vai fazer a curva, e são direccionais.

-Piscas, os piscas podem ser activados com um leve toque, o pisca que funciona com 3 lampejos e desliga automaticamente, eu pessoalmente gosto muito deste.  :t_up:

-Follow-me, a função follow-me é programável em tempo.

-Reconhecimento de Voz e CB com sistema de protecção, ou seja, só estão disponíveis funções completas com o carro parado. O reconhecimento de voz não necessita de configurações, estando logo apto a efectuar reconhecimento de voz.  :t_up:
« Última modificação: 26 de Maio, 2009, 14:22:01 por BlueCat »

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
Como aprimorar a suspensão
« Responder #83 em: 26 de Maio, 2009, 14:20:02 »
Por di nunes em 30.05.2008

Como aprimorar a suspensão:

A Tecnologia Ligada à Competição

Bilstein B6 Sport

- Amortecedor de alta performance para condutores que optam por dispensar uma suspensão rebaixada. Há também uma variante especial para veículos todo o terreno.

"Há aqueles que gostam de mostrar o que têm, para outros é suficiente saberem o que têm.  Estamos a falar da linha Sport, para aqueles que gostam de passar despercebidos. Mesmo sem suspensão rebaixada o lobo disfarçado de ovelha mostra os dentes se necessário. Óptimo comportamento, estabilidade melhorada e excelente amortecimento e é também a primeira escolha em segurança."

E agora a minha escolha e sugestão no que toca aos amorteçedores já testada em outros automóveis, como tal, aconselho vivamente :t_up:

BILSTEIN - B8 SPRINT

Estes são igualmente da mesma linha desportiva, só que o veio do amorteçedor é mais curto ou seja são para usar com molas de rebaixamento  :t_up:

- Amortecedor mais curto de alta performance para veículos rebaixados.

"Rebaixado não é necessariamente melhor. Não é o "look" que determina a qualidade do chassis, mas sim o equilíbrio óptimo entre a mola e o amortecedor. Por esta razão a Bilstein desenvolveu o B8 Sprint especialmente para veículos com molas de rabaixamento. Este amortecedor mais curto de alta performance é o melhor equilíbrio para a optimização do chassis para quase todos os tipos de mola. Grande capacidade de resposta e absorção eficiente das pancadas, o B8 não o faz apenas sentir bem, dá-lhe também melhor condução."

E agora faltam as molas...eu casaria estes B8 SPRINT com estas molas que rebaixam o carro em entre 35 a 40 mm, são estas:

Eibach Pro-Kit

O PRO-KIT da Eibach é um kit de molas que pode ser usado com os amortecedores originais ou com amortecedores melhorados de outras marcas. Este kit melhora o comportamento em curva, em mudanças rápidas de direcção e em curvas a alta velocidade, sem comprometer o conforto.

Baseado nos desenvolvimentos no mundo do desporto motorizado, os Pro-Kits são desenhados de acordo com as últimas inovações da dinâmica. Além disso mantêm uma relação equilibrada entre "look" desportivo, segurança e maiores performances, enquanto que oferecem maior prazer na condução.

Propriedades do PRO-KIT:

-Rebaixamento do veículo até 40mm (dependendo do modelo)

-Molas progressivas

-Confortáveis em condução normal, combinando melhores prestações em condições mais desportivas

-Menor adornamento da carroçaria em curva

-Pintura de Alta qualidade Anti-Corrosão

-Qualidade TUV, produzidas em conformidade com ISO / TS16949

A minha opinião sincera sobre este upgrade à suspensão...a publicidade e a elucidação que os fabricantes dão sobre estes produtos coincidem unica e exclusivamente à verdade.
No que toca a este conjunto mola/amortecedor que já testei em 2 automóveis que tive, digo que transfigura por completo o comportamento do carro, muita aderência, permite andar mais depressa, o carro flui nas curvas com muito mais facilidade e normalidade e permite muita mais diversão sem andar aos abanoes dentro do carro devido ao adornamento, nas travagens o carro fica extremamente estável não "afoçinha"...resumindo, esta opção é a opção racional, para tirar mais partido de um carro sem aqueles rebaixamentos excessivos, não rebaixa muito o carro, quase que não se nota, melhora em muito o comportamento do carro, tornando-o mais divertido e apetecivel de conduzir e agora por mim falo, o melhor e realmente não sacrificar o conforto...nota-se que fica um pouco mais duro, apenas, e até acaba por ficar mais confortável em certas situações, como estradas sinuosas devido ao poder de absorção do BILSTEIN...posso dar assim um exemplo...faz uma estrada de calçada pareçer asfalto... :t_up:
Bem não faço mais descrições, porque já não estou a resumir nada :d_grin:  só se experimentando é que se tem a verdadeira noção, no entanto como disse lá para trás, aconselho vivamente este conjunto...relação conforto/desportividade 5 estrelas :t_up:

Para terminar a minha sugestão faltam as barras anti-aproximação para meter no BRAVO, ainda não tenho conhecimento que existam, já procurei no site da SPARCO e OMP e não há nada.
Eu quero também comtemplar o T-JET com estas barras, para dar o toque final no upgrade ao BRAVO :t_up:

No que toca a mais potência, admito que era bem vinda, mas só perante estduos cientificos sobre fiabilidade e garantias me venha a meter nisso...quanto aos body kits...para mim o BRAVO cumpre na perfeição o meu gosto :t_up:
Só lhe mexia se fosse para meter aquele kit que está nessa foto do pseudo ABARTH com motor Ferrari...esse sim é bonito :love:

Sendo assim termino aqui o meu contributo :t_up:

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
Um ensaio imparcial
« Responder #84 em: 26 de Maio, 2009, 15:08:21 »
Um ensaio imparcial ao Bravo Sport 1.4 T-JET

Para ampliar clicar aqui!

Acho bastante piada à lista de concorrentes, Audi A3 e Volkswagen Golf... e eu que pensava que o Bravo nem mordia aos calcanhares aos Supra Sumos. :rolleyes:
« Última modificação: 26 de Maio, 2009, 15:10:31 por BlueCat »

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
Qual A Melhor Solução Para Um Diesel
« Responder #85 em: 26 de Maio, 2009, 16:35:03 »
Qual A Melhor Solução Para Um Diesel Barato?

Após pesquisa surgiram 20 modelos à venda em Portugal.

Bem, sem mais instruções eis a pesquisa:

Preços de carros novos do segmento C, versão de acesso Diesel, com 5 portas,
à venda em Portugal, segundo o site da AutoHoje em 26.05.2009.

Preços do mais barato para o mais caro:

01 - (19750€)   90cv/235Nm (4.7L) - Hyundai i30 Classic 1.6 CRDi
02 - (20140€)   90cv/190Nm (5.0L) - Toyota Auris 1.4 D-4D 
03 - (21740€)   90cv/235Nm (4.5L) - Kia Cee'd EX 1.6 CRDi
04 - (22320€)   90cv/215Nm (4.5L) - Ford Focus Trend 1.6 TDCi
05 - (22450€)   85cv/200Nm (4.5L) - Renault Mégane ECO2 Confort 1.5 dCi
06 - (22461€) 109cv/240Nm (4.5L) - Mazda 3HB Confort 1.6 MZ-CD
07 - (22680€)   90cv/215Nm (4.7L) - Peugeot 308 Premium 1.6 HDi
08 - (22825€) 105cv/240Nm (5.2L) - Nissan Tiida Visia AC 1.5 dCi
09 - (23370€)   90cv/200Nm (5.1L) - Opel Astra Enjoy ecoFlex 1.3 CDTI
10 - (23395€)   92cv/215Nm (4.5L) - Citroën C4 Airdream 1.6 HDI   
11 - (23800€) 105cv/290Nm (4.9L) - Fiat Bravo Dynamic ECO 1.6 Multijet
12 - (23924€)   90cv/210Nm (5.0L) - Seat Leon Reference 1.9 TDI 
13 - (23950€) 121cv/280Nm (5.7L) - Chevrolet Lacetti CDX 2.0 TCDi
14 - (24954€) 110cv/250Nm (4.5L) - Volkwagen Golf Trendline 2.0 TDI
15 - (27550€) 120cv/300Nm (4.9L) - Lancia Delta Argento 1.6 Multijet
16 - (28700€) 105cv/250Nm (4.5L) - Audi A3 Sportback eFPD Attraction 1.9 TDI
17 - (29058€) 120cv/280Nm (5.8L) - Alfa Romeo 147 Progression 1.9 JTDm
18 - (29950€) 115cv/260Nm (4.4L) - BMW Série 1 (116d) 2.0d
19 - (31970€) 140cv/340Nm (5.3L) - Honda Civic Sport 2.2 i-CTDi
20 - (34586€) 109cv/250Nm (5.6L) - Mercedes Classe B (B180) 2.0 CDI

Preço médio neste comparativo: 24979€
Potência média neste comparativo: 103cv
Binário médio neste comparativo: 245Nm
Consumo médio neste comparativo: 4.9L

Adivinha do dia!

Qual é o modelo, que consegue juntar a melhor relação de potência/binário/preço e com um consumo comedido?

Será o Mercedes Classe B?

R. É o Fiat Bravo Dynamic ECO 1.6 Multijet!
Os números dizem tudo, preço abaixo da média, potência e binário acima da média e com consumo médio!

Os meus parabéns à FIAT por conseguir-se destacar da maralhada que é o segmento C, e o meu puxar de orelhas à ALFA ROMEO que tem no motor 1.9JTDm um consumo excessivo para a potência que aufere. Está na hora de fazerem como a LANCIA e usar o 1.6 16v MJET de 120cv em vez do 1.9 8v MJET de 120cv.

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
Para lhe tirarem as medidas
« Responder #86 em: 26 de Maio, 2009, 17:02:22 »

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
Ponto de situação
« Responder #87 em: 26 de Maio, 2009, 17:55:28 »
Por BlueCat em 15.10.2008

As primeiras avarias do carro:

Bem defeitos que o meu tem/teve.

1 - As "bestas" da IMV quando me estavam a preparar o carro para o entregar, deixaram-me cair a chave dentro de água! Estive o primeiro mês com a chave mecÂnica pois o Bravo só trás uma chave com telecomando.  :red:

2 - Passado dois meses, reparei que uma patilha do ventilador central estava partida, na IMV trataram-me do assunto, com brio.

3 - O pedal da embraiagem rangia um pouco, foi lubrificado.

4 - A Chapeleira em mau piso ou lombas, tem tendencia a saltar e fazer alguns barulhos parasitas. :red:

5 - Notei um ranger na direcção em manobras de extremos.... estilo estacionar... vou na 2ª lá deixá-lo para resolverem isso, disseram-me que é rápido!

E são estes os defeitos que o meu Bravo tem em 17550km de puro prazer!   :yes:

Será que na concorrencia serão melhores? Duvido!

PS. Ah é verdade... não gastei um único centimo sem ser em gasolina no Bravo nestes kms! :palmas:

Quanto a crónico... só se for a chapeleira que é apenas apoiada e não encaixada.

PARABÉNS FIAT! (como tantos ouvem... "Isto nem parece um FIAT!")

Por di nunes em 15.10.2008

Começando...em Novembro de 2007 terminou a longa espera, quase um ano a leêr sobre o novo FIAT BRAVO, era na net, era em revistas...depois de ter tido um Stilo, que gostei muito por sinal, mas teve de levar uns "pozinhos" para eu gostar mesmo...e depois de ter andado um ano com um monovolume Lancia Phedra...uma palavra para caracterizar "fabulosa".
Bem, eu ansiava por um compacto desportivo da Fiat, de nome BRAVO, acreditei em tudo o que a FIAT prometia, como sempre.
Ora como disse em cima, em Novembro de 2007 terminou a espera, levantei o T-JET novinho, brilhante, uma calorosa recepção do Concessionario, mais pareçia uma estrela de cinema...o BRAVO não eu  (lol)  (lol)  (lol)
Bem...lembro-me da ultima palavra que ouvi do vendedor naquele fim de tarde..."bons kms e poucos furos, ouviste pah..." :d_grin:

Bem...arranquei, sempre devagar, carro novo...se estivesse uma moeda de 2 centimos no chao eu parava para pisa-la devagar para não estragar o T-JET...o que mais me deslumbrou nos primeiros kms, foi a capacidade de resposta do motor ao acelerador, cada mudança que metia acima, cada vez que carregava no pedal pareçia que ia em segunda :uikabom: , tal era a resposta e prontidão do motor...tenho de ir à auto-estrada amanha dizia eu para mim, e fui, o T-JET estava então no seu territorio, meti sexta, e quando carregava no acelerador, sentia-me inundado em satisfação, não importava em que mudança fosse, o T-JET responde e anda, não faz so barulho...depois apanhei as primeiras subidas e novamente me enchi de satisfação, pois o T-JET a subir pareçe que ia a descer :uikabom:
A parte menos boa mas também a mais emocionante, foi que me entusiasmei e vi o ponteiro do T-JET nos 250 kms/h embalado e a descer :omg:  :pimba:

Bem, agora as "desiluzões", não gostei da suspensão...pensei que fosse mais "filtrante" mas desportiva ao mesmo tempo, achei o carro rijo, mas quando apanhei as primeiras tampas de sargeta, pensei que os amortcedores tivessem em melhor plano.
Para mim falta-lhe "aquele bocadinho" mas falo por mim e pareçe que mais ninguem se queixa como eu...enfim...de facto haviam mais outras situaçoes que eu tive no Stilo e tinha medo que se repetisse no BRAVO...e repetiu-se...bem o BM tem uns barulhos estranhos na traseira, muito misterioso e tive de intervir por minha conta...com o tempo habituei-me, já chego ao ponto de não gostar de carros sem barulhos  (lol)

A insonorização podia estar um pouco melhor, não ao nivel do motor, porque para mim esta bom, gosto de ouvi-lo, refiro-me ao barulho do vento...mas ok...nao esta tao mal...esta bom, ah, levou uma coluna de direcção nova.
Bem, agora a parte pior...gasta muito pneu, gasta e estraga discos que é uma coisa parva, e no meio de tanta coisa má, tem uma caracteristica que lhe é muito favorável, a relação prestações/consumos é muito boa, embora seja um dilema  :d_evil:

Bem, esqueçi-me de dar a pontuação...para desfazer as dúvidas, depois de falar bem e mal nos valores de 0 a 10, o BRAVO T-JET consegue a pontuação de 9 pontos, só não lhe dou 10 porque existem coisas que não gosto, de resto por 4 mil cts é uma maravilha  :uikabom:

Por BlueCat em 15.10.2008

Os defeitos estão todos enunciados... apesar de a condução de cada um influenciar o desgaste do carro.

Os meus pneus (Continental ContiSportContact 3) são iguais aos do di nunes, e com 17500km estão como novos assim como os discos que ainda não têm desgaste.

A suspenção para mim é um mimo em estabilidade em curva, apesar de em mau piso ser seca, mas isso é o que faz a suspenção desportiva aliada aos R18.

Quanto a barulhos, são os que enunciei em cima, e barulhos do vento... pah acho até bem insonorizado! Numa Alfa Romeo GT a 170km/h parece que vamos de janela aberta.

Prestações... Temos o melhor de dois mundos... a explosão de um Gasolinas e a força do binário dum Fumarolas... tal a força com que o T-JET trepa subidas!

Se querem curtir o T-JET esmagem o acelarador em subida e vão ver... ao som daquele ronco delicioso!

:hail: Obrigado, Bravo Sport T-JET, pelos momentos que passamos juntos! :hail:

Já agora a minha pontuação de 0 a 10.

9.5

Não leva 10 porque comprei o meu de serviço, e não trás alguns extras que lhe dariam os 0.5 que lhe faltam...

A/C Automático Bi-zona
Cruise Control
Sensor de Chuva e Luminosidade

Mas tem 5 anos de garantia ou 1000000km!  :palmas:

Qual a concorrência que o oferece?

Por di nunes em 15.10.2008

O BRAVO T-JET como dizes e bem Bluecat, é um automovel de "baixa cilindrada" capaz de ofereçer prestações de cilindradas bem superiores e tem o melhor dos 2 mundos, as prestaçoes que são exuberantes para um pequeno bloco 1.4 que recorre a um pequenino turbo-compressor e voilá, 150 cavalos, 230 nm, 8,2 s 0/100 e que chega a marcar no velocimetro 212 de velocidade máxima...normalmente passa bem acima disso...
No comportamento o T-JET SPORT, consegue e apesar de usar rodas grandes, jante 18, com um pneu de baixo perfil, ofereçer altos niveis de aderençia o "Grip" no que toca a agilidade do chassis o BRAVO não desilude, mas chega a surpreender dada a maneira em como as curvas vão passando, mesmo sem ser nenhuma referençia neste aspecto como eu disse impressiona pela velocidade e desnvoltura em como deixa as curvas para trás, mas e também em estradas mais torcidas o BRAVO acusa um pouco de dose de conforto a mais na altura em que não o devia ser...mas de origem está muito bom e recomenda-se, eu como sou esquisito, já arranjei onde gastar dinheiro extra no BM, mas mesmo assim gosto muito do comportamento "stock", o carro tem reacções espectaculares quando se conduz como um "SPORT", a traseira do BM consegue por vezes simular um rwd e mais giro ainda são os saltos muito  controlados e excitantes que a suspensão reserva para os momentos de adrenalina...bem isto sem ligar o "SPORT" já convençe, quando se liga o SPORT todo o carro fica mais "trancado e sensivel a qualquer provocação do dono   :d_naughty:

Prazer de condução...sou muio sincero, o BRAVO dá prazer de conduzir, a direcção é muito directa, tem um tacto robusto, os bancos sem serem muito confortaveis, são o suficiente confortaveis para não se querer sair do volante e desejar que chegue o fim do dia de trabalho para se voltar ao cockpit do BM :uikabom:
O ambiente a bordo é muito bom e porque? O design interior os materiais, o sistema de audio, e aquele tablier de frente para o condutor são um dos argumentos mais validos para derreter quem anda num BRAVO pela 1ª vez :uikabom:

Marshall76

• Moretti

• *
  • 197
« Responder #88 em: 29 de Maio, 2009, 20:31:44 »
Meu Bravo tem 1 ano 2 meses e 8700 km. Vejo-me obrigado a fazer uma 1ª revisão apesar de faltar 20 mil km para os 30 mil km. Dizem os da Fiat.

165 € para mudar o óleo não é um bocado caro....

Pedem 28€ por uns pernos anti-roubo, para as jantes.
Vou por uns por 15€ equivalentes ou melhores, onde costumo trocar pneus. Mão obra incluída  ^_^

Marshall76

• Moretti

• *
  • 197
« Responder #89 em: 29 de Maio, 2009, 20:34:48 »
Vi na Fiat Gaia um Bravo com jantes 18"... o positivo é a facilidade em lavar as jantes e mostrar mais o vermelho dos travões. Gosto bem das minhas 17"...dá é mais trabalho lava-las.