Autor Tópico: Bravo 198 (Meravigliosa Creatura)  (Lida 486206 vezes)

di nunes

• Abarth

• *
  • 2488
Re:Bravo 198 (Meravigliosa Creatura)
« Responder #360 em: 08 de Julho, 2009, 16:16:35 »
"Três semanas e 2000 km depois, posso fazer uma pequena análise do Bravo 1.9 M-Jet que há cá por casa.

Visto de fora
A estética do carro está, de facto, muito bem conseguida. Tem bastante estilo e destaca-se facilmente entre os carros do segmento. As jantes de dois tons, as pinças de travão em vermelho, o friso cromado a contornar as janelas, e a dupla saída de escape são alguns dos pormenores que contribuem para isto.

Lá dentro
O interior, apesar de ter um design melhor que a concorrência, acaba por desiludir neste campo. Ou seja, o exterior é bem mais vistoso. A consola central é um pouco amorfa, digamos. Valem as costuras vermelhas no volante, caixa e travão de mão e o design mais desportivo do painel de instrumentos.

A qualidade é um claro avanço face ao Stilo. Não é tão boa como a do Golf, mas é suficiente, quanto a mim. É certo que os plásticos inferiores são fraquitos, mas também não me chateiam nada. O carro poderia era apresentar uma melhor solidez, quando em mau piso. Cheira-me que os ruídos parasitas não vão tardar.

O bancos têm bom apoio, mas são demasiado duros e ainda têm o problema de haver uma saliência entre o assento e o encosto.

A posição de condução é boa e só peca pelo curso demasiado longo do pedal da embraiagem, que é compensado pela excelente pega do volante. A amplitude das regulações permite uma boa posição a pessoa de todas as estaturas, Os comandos estão todos bem localizados e são intuitivos. O AC podia estar colocado um pouco mais acima, mas também não é grave. A visibilidade é boa para todos os lados, excepto para trás, o que não é de estranhar.

O espaço é razoável, mas nada de impressionante. A mala, sim, é bastante boa para o segmento. Ah, já dá para abrir por fora, o que é uma inovação num Fiat.

Estando no interior, é impossível não referir o sistema Blue & Me. Emparelhar o telemóvel com o carro é a a coisa mais fácil do Mundo. Copia a agenda de forma rápida e, depois, ainda é possível chamar os contactos, por voz, sem sequer ser preciso memorizar nada. Ele, simplesmente, lê o que está escrito.
Além disso, é extremamente rápido a ler as músicas que estiverem na PEN.

O Blue & Me Nav também funciona bastante bem. Encontra quase tudo e leva-nos lá com precisão, além de ser rápido a recalcular a rota. Os 500 euros que custa é que são um pouco elevados.

Na estrada
Bem, acho que os maiores defeitos do Bravo residem, precisamente, na dinâmica. A suspensão Sport filtra muito as irregularidades, fazendo com que o carro se torne desconfortável. Nota: um Seat Leon é muito mais desconfortável e o Golf muito mais confortável.
Poderíamos pensar que isto traz um comportamento preciso e acutilante, o que não corresponde à verdade. Apesar da firmeza das suspensões, o Bravo adorne sempre em demasia e a frente está longe de ser precisa na inserção em curva. Para piorar, a direcção tem um feeling péssimo, nunca nos transmitido a informação correcta sobre onde andam as rodas.

A melhor forma de andar depressa com este carro é atirá-lo para dentro das curvas à bruta e confiar na elevada aderência nos Continental Sport Contact 3, na medida 225/45R17. Tenho quase a certeza que, com uma troca de amortecedores e molas, este carro ficaria a curvar muito melhor. Não o vou fazer, claro.

Antes que me esqueça, a iluminação é muito fraca, como é apanágio nos Fiat que usam lâmpadas H1. O kit xénon resolverá o problema.

Quanto ao motor é bom e mau, ao mesmo tempo.
Passo a explicar: respira muito bem em medios e altos regimes, o que lhe confere um enorme fulgor quando circulamos em auto-estrada. Faz com que o carro passe os 200 km/h com alguma facilidade. As recuperações são bastante boas, desde que usemos a caixa. Em AE, é um motor bastante capaz, daqueles que não seja queixa de levar passageiros, bagagem, ou das inclinações da estrada.

Em cidade, as coisas são ligeiramente diferentes. Se não ligarmos o AC, o motor responde relativamente bem em todos os regimes, não sendo preciso andar sempre a recorrer à caixa. Se o AC tiver a bombar com força, o motor deixa de existir abaixo das 2000 rpm. Nessa altura, a frequente recorrência à caixa de velocidades chega a irritar. Ainda por cima, a caixa está longe de ser muito suave.

Os consumos não são brilhantes, mas isso também já sabia. Em Lisboa, é difícil andar abaixo dos 8L, mesmo sem grandes correrias.

Resumo
Apesar dos defeitos que lhe apontei, acho que continua a ser uma excelente escolha. Tirando o Leon, não há mais nenhum carro com o apelo estético deste. São todos muito banais. É um carro para o qual dá gosto olhar e entrar. Vem bem equipado, tem uma boa mala e anda bastante bem. Estes aspectos, para mim, são mesmo muito importantes. O resto são pormenores.

O preço também foi um motivo para a compra, já que por este preço só arranjava carros com motores de baixa cilindrada. Quer queiram quer não, isso nota-se bastante numa viagem.

A única coisa que me chateia mesmo é a relação conforto/comportamento. "

Que acham desta avaliação?

Para mim está bem realista   B)

Só acrescent uma coisa ao propriétario deste carro, para esses consumos, porque não um T-Jet? :wacko:

Fonte: http://forum.autohoje.com/diario-de-bordo/46092-fiat-bravo-51.html#post1062980736

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #361 em: 08 de Julho, 2009, 17:04:41 »
Boas.

Está realista mas talvez um pouco exagerado.

Os meus pontos onde discordo:

- Materiais fracos? Eh pah, não sei em que raio de carros esse user andou (estão ao  nível da melhor concorrência)
- Conforto? Bem é confortável em bom piso desconfortável em mau piso, mas sem ser uma tábua como parece nesse texto.
- Comportamento, pah não sei se perceberam mas estamos perante um carro "civil"... Eu acho o comportamento irrepreensivel, e gosto mesmo de apertar com ele nas curvas, mas não ando a puxar o travão de mão, nem a fazer gincanas pelo trânsito.

Outra coisa que acrescento... no Bravo todos os comandos estão no sítio certo, onde mesmo com os olhos fechados lá iríamos procurar... excepto a estupidez das luzes de nevoeiro... mais próximas do passageiro do que do condutor.

Eu sei que ele conduziu o M-JET (opção CITY), mas no caso do Sport T-JET a direcção é bastante directa, e sabemos sempre onde estão as rodas (pelo menos nos R18)

Outra coisa tem a ver com a caixa... no caso do T-JET é um dos maiores trunfos do carro, consegue-se o melhor de dois mundos, com calma, conduz-se como um diesel, podendo ser utilizado a baixa rotação, com mudanças de caixa às 2000rpm sem perder força e sem sentirmos lag como nos diesel... se quizermos sentir a força do motor, aí carregamos no pedal direito e conduz-se como qualquer gasolinas atmosférico, pois apesar de ter o binário máximo de 206Nm às 2250rpm, acima das 4000rpm algo se passa e tudo muda... o ronco, a velocidade de reacção, o feeling da direcção, e as trocas de caixa às 5000rpm/5500rpm são sempre acompanhadas por um ronco grave e uma força de impulsão contra ao banco. Isto, calro está com o modo SPORT off (206Nm às 2250rpm). Se quisermos mesmo sentir um fulgor extra e uma desportividade exemplar, basta ligar o modo SPORT, e aí além de passarmos o binário para 230Nm às 3000rpm, a direcção fica ainda mais directa e o acelarador responde muito mais rapidamente ao pé. Há ainda que salientar neste motor (1.4 T-JET) que consoante o combustível usado, a potência sofre alterações, sendo que com o uso de SC95 fica com 150cv e com o uso de SC98 fica com 155cv, e os cavalos extra notam-se em todas as situações.

Pode não ser o melhor carro do segmento, mas poucos conseguirão equiparar as sensações vividas a bordo pelo condutor de um Fiat Bravo 198.

A começar pela aproximação ao carro, onde se contempla o belíssimo design tanto na frente como atrás, os bellíssimos interiores e bons acabamentos, como a optima posição de condução, e a beleza do painel de instrumentos, que só peca pela falta de visibilidade aquando do sol de frente.

Eu já o tenho à um ano e 3 meses, já fiz mais de 32000km, mas ainda esboço um sorriso quando o conduzo, e lhe galo as formas quando me aproximo dele.

Então o SPORT R, com a cor Vermelho Maranello e as jantes de 18 polegadas, fazem um conjunto perfeito... as jantes de 17 polegadas bicolores podem ser mais originais... mas não ficam tão perfeitas nas cavas como as R18.

Sabe sempre bem ler um comentário de quem o tem ou o conduziu.

Se acham que é mau por ser um FIAT, eh pah... façam um Test Drive, a este e à concorrência e verão que vão mudar a forma de pensar sobre esta marca, ou este grupo.

Eu tive a felicidade, de uma semana depois de o adquirir, ter estado no Salão Automóvel de Lisboa, e entrei e adaptei todos os modelos da concorrência que lá estavam, verifiquei a qualidade e a beleza, o posto de condução e visibilidade, a instrumentação e os comandos, a envolvência dos bancos e no final sorri, porque tinha comprado (para mim, o mais bonito, em todos os aspectos, e com materiais ao nível dos melhores) a melhor escolha do mercado, a mais racional, que consegue colocar um preço/equipamento/conforto/qualidade/manutenção num patamar em que poucos modelos se orgulham de conseguir.

E mais não digo senão acabam os caracteres disponiveis... lol FIQUEM BEM

PS. Antes desse Salão, estava indeciso entre o Bravo e o Léon, carros que achava semelhantes e com parecenças, mas assim que entrei no Seat... mudei a minha opinião... fez-me lembrar o meu 45S, olhando para a frieza dos materiais e pobresa de interior!
« Última modificação: 08 de Julho, 2009, 17:17:35 por BlueCat »
Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)

LSD

• Encartado

• *
  • 135
« Responder #362 em: 08 de Julho, 2009, 23:25:08 »
Perdoem-me uma pergunta ridícula...

Os Bravos trazem kit de primeiros socorros e kit de luzes? O meu não tem mas eu ia jurar que já os vi no carro antes de este voltar a entrar na oficina...

Marshall76

• Moretti

• *
  • 197
« Responder #363 em: 08 de Julho, 2009, 23:33:29 »
Melhores interiores, só de for um A3 S-Line...de resto o Bravo T-Jet está a frente de qualquer um.
(Precisava o painel do H.Civic de dia, para dar mais clareza a leitura dos manómetros)

Por fora não tem nada apontar, a não ser os pára-choques um pouco frágeis. A frente de A3, Golf, Leon e outros

hasp

• Moretti

• *
  • 178
« Responder #364 em: 08 de Julho, 2009, 23:48:52 »
Gente do Norte, qual é a melhor oficina para a 1ª revisão?  :lol:
O que é feito além da mudança de óleo?

Ois!

Bem, eu ainda não fiz nenhuma revisão...mas infelizmente já precisei de alguns serviços de oficinas FIAT, e andei literalmente a saltar... a riscar:
- Caetano Squadra Maia
- MCoutinho Douro

A Caetano Squadra perto do norte shopping de serviço não sei, mas de simpatia para com o cliente ZERINHO. Nem carro de cortesia emprestam... (eu sei que não são obrigados, mas fica bem!!)

Onde parei, foi na MUNDAUTO de Sta Catarina, aliás é por onde me têm feito os serviços mais delicados, foi lá que me trocaram a caixa de velocidades (houve um problema de afinação, mas encaro como normal), e está agora a trocar os Orings todos do motor, por defeito de fabrico de um! (e estou a aguardar mais um bocado, porque me vão mudar todos e não só o com defeito, estão à espera do "jogo" completo de fábrica.

E gosto lá do serviço, porque são simpáticos, acessiveis, e tem em conta o cliente! Tive sempre carro de cortesia, mesmo eles tendo dificuldades em arranjar, lá se desenrascaram e me deram antes do tempo que por norma seria suposto.
No final desta intervenção posso ficar com mais dados... a ver... espero que positivos!

Resta ainda referir a oficina FIAT em Paços de Ferreira do JCA, consta que é bom o serviço, só não fui lá por uma questão de acessibilidade, mas o dono é um aficcionado FIAT, por isso...

Abraço!

« Última modificação: 08 de Julho, 2009, 23:51:40 por hasp »

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #365 em: 09 de Julho, 2009, 10:22:07 »
Perdoem-me uma pergunta ridícula...

Os Bravos trazem kit de primeiros socorros e kit de luzes? O meu não tem mas eu ia jurar que já os vi no carro antes de este voltar a entrar na oficina...

Não é uma pergunta ridicula...

NÃO! Não trás nem kit de primeiros socorros nem kit de luzes...

O que trás é:

- uma bolsa que contém o colete reflector, o triângulo, e um par de luvas.
- um kit de ferramentas simples para te desenrrascares caso fures ou outra coisa, por cima da roda suplente, e que contém:
      - macaco, e respectiva manivela
      - chave de fendas tipo "estrela"
      - espigão para facilitar a entrada da roda no sítio
      - e no meu caso, adaptador para retirar as tampas do perno de segurança

JGTB

• Piccolo

• *
  • 23

Masculino
« Responder #366 em: 09 de Julho, 2009, 11:09:16 »
Bem, vamos por partes:

Os consumos do motor andam por volta dos 8 litros porque a utilização é exclusivamente citadina e não anda propriamente a pastelar. Além disso, o AC tem andado sempre ligado. Já andei várias vezes com o TJET e, nas mesmas condições, gastaria uns 10L. Tendo em conta que o carro faz dois mil e tal km por mês, isso representa 100 euros a mais, sensivelmente.

Quanto à qualidade dos interiores, está muito melhor que a generalidade dos Fiat. No entanto, conheço todos os carros do segmento e posso dizer que o Mégane e o Golf são um bocadinho melhores.

A direcção, mesmo com o botão Sport - no TJET - tem sempre muito feeling. Ou seja, não é suficientemente directa.

Quanto ao comportamento, eu sei que se trata de um familiar. Mas a partir do momento em que falamos de uma versão Sport, supostamente com melhor comportamento, poderia esperar qualquer coisa de emocionante, o que não é o caso.

No entanto, chega bem para 99% das pessoas que compram este carro. Para mim, preferia que fosse melhor.
Vendo Fiat Barchetta Naxos

Nonnu

• Moretti

• *
  • 234

Masculino
« Responder #367 em: 09 de Julho, 2009, 11:28:17 »
olá JGTB

""-Quanto ao comportamento, eu sei que se trata de um familiar. Mas a partir do momento em que falamos de uma versão Sport, supostamente com melhor comportamento, poderia esperar qualquer coisa de emocionante, o que não é o caso. ""

Pois, se fosse mesmo Sport e fizesse juz ao nome, 99% das pessoas que o compram agora, não o compravam...
Para mim bastava ter a suspenção rijaaaaaaaaaaaaaaaa que eu desistia da ideia.
È um optimo carro para o dia a dia, e que por sua vez, quando nos apetece, danos algum prazer (desportivo)
Mas um desportivo, desportivo, desportivo, desportivo, para o dia a dia, esquece lá isso...!!
Só como segundo carro e para eu andar sozinho... Subaru, M. evolution, e por ai fora...

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #368 em: 09 de Julho, 2009, 11:38:00 »
Boas, JGTB.

De facto tocaste no cerne da questão.

O Bravo Sport é uma versão desportiva mas, não é um desportivo.

Será como o Civic Sport, e o Civic Type R.

Esse 1% que falas será as pessoas que adoram o carro mas esperam por uma versão Abarth por exemplo.

És o primeiro user com o motor 1.9 no Bravo, só tinhamos 1.6 e um 2.0, é sempre bom termos várias motorizações para podermos debater os problemas e virtudes.... só falta o 1.4 90cv aparecer por aí!

Fica bem.
PS. Já agora, para servir para base de dados... letra de matricula e localidade sff.

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #369 em: 09 de Julho, 2009, 11:56:10 »
Quanto a esse motor, o 1.9 M-JET de 150cv e 305Nm...

Bem, o meu anterior carro tinha esse bloco, mas era Unijet e tinha apenas 115cv e 255Nm, e conduzi esse mesmo bloco que equipa o Bravo, num Opel Astra e num Alfa Romeo GT.

Em baixas, antes das 1800/2000rpm, tanto o Unijet como o Multijet, sofriam do mesmo, pastelões até entrar o turbo e só depois acordava cheio de força para a vida. Em altas, o Unijet não era tão protegido e dava para esmifrar, enquanto o Multijet chega a uma dada rotação e simplesmente pára!

Em velocidades de ponta, posso dizer que o Unijet chegou aos 225, e o Multijet (no GT) estrangulou aos 230, e um familiar num Astra, disse exactamente o mesmo, aos 230, fecha a loja, mesmo ainda tendo espaço para mais rotações, a electronica protege o motor.

Essa motorização tem sempre vantagem em relação às mais pequenas pelo facto de ter mais binário, é um motor mais redondo, mas claro está consome mais, mas deve dar um gozo maior conduzir um 1.9 com 150cv do que um 1.6 com 120cv.

No Alfa GT, esse gozo era imenso, pois o carro além de ser um coupé, o escape tinha um trabalhar diferente da maioria dos fumarolas, o que lhe dava um ronco mais engraçado.

É um motor que está mais que comprovado pela sua utilização, mesmo em termos de fiabilidade, enquanto os 1.6 e o 2.0 ainda têm que provar isso.

o 1.9 equipa várias marcas, com várias potências e vários turbos...sendo um motor que começou com 85cv e chega aos 190cv.

1910cc Common-Rail by Fiat Group

085cv (Unijet)
100cv (Unijet)
105cv (Unijet)
115cv (Unijet)
120cv (Multijet)
140cv (Multijet)
150cv (Multijet)
170cv (Multijet)
180cv (Multijet Twin Turbo)
190cv (Multijet Twin Turbo)

Fiquem bem

JGTB

• Piccolo

• *
  • 23

Masculino
« Responder #370 em: 09 de Julho, 2009, 12:45:22 »
Eu não queria que o carro fosse desportivo, longe disso. No entanto, acho que podia, e devia,fazer melhor e, principalmente, ter uma melhor relação comportamento/conforto.

O motor é amorfo abaixo das 2000 rpm, principalmente com o AC ligado. Pode parecer estranho, mas a diferença nota-se bastante.  De resto, é um motor com um desempenho interessante. As viagens em AE são feitas sem grande esforço o que, para mim, é bastante importante.

Os consumos não são baixos, mas isso eu também já sabia. Quanto à matrícula, prefiro não fornecer.
Vendo Fiat Barchetta Naxos

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #371 em: 09 de Julho, 2009, 12:55:47 »
Eu não queria que o carro fosse desportivo, longe disso. No entanto, acho que podia, e devia,fazer melhor e, principalmente, ter uma melhor relação comportamento/conforto.

O motor é amorfo abaixo das 2000 rpm, principalmente com o AC ligado. Pode parecer estranho, mas a diferença nota-se bastante.  De resto, é um motor com um desempenho interessante. As viagens em AE são feitas sem grande esforço o que, para mim, é bastante importante.

Os consumos não são baixos, mas isso eu também já sabia. Quanto à matrícula, prefiro não fornecer.

Sim, o motor é honesto acima das 2000rpm, bom para viagens.

Quanto à matrícula, referia-me às letras do meio, apenas... mas vou colocar-te na lista sem letra e sem localidade, mesmo assim.

Fica bem e bons kms.

PS. Essa lista está no primeiro post deste tópico! É para isso que te tinha pedido esses dados.

Stainless

• Giannini

• *
  • 405
« Responder #372 em: 09 de Julho, 2009, 15:27:04 »
Já conduzi dois carros com esse 1.9 de 150 cv, foi num bravo e num 147 TI. Gostei do motor, sofre de anemia abaixo das 2mil RPM´s mas mesmo assim o 1.3 mjet la de casa consegue ser pior.

Na minha opinião e comparativamente ao meu Tjet, com esse motor é mais fácil mantermos velocidades de cruzeiro do que no tjet, é um excelente estradita mas o tjet ganha no gozo que dá em puxar rotações ou não fosse gasolina.

di nunes

• Abarth

• *
  • 2488
« Responder #373 em: 09 de Julho, 2009, 16:25:38 »
Eu vou ser sincero, esperava mais do Bravo no que toca ao comportamento, façe ao Stilo nota-se e bem essa diferença, o "chassis" tem uma desenvoltura muito mais progressiva e uma condução menos "agitada" o adornar da carroçeria diminuiu muito e os movimentos desta igualmente e isto traduz-se em mais conforto e prazer de utilização, uma vez que o nosso corpo não é forçado a sair do banco constantemente nas curvas...isto não é pelo maior apoio lateral dos bancos. No que toca ao desconforto, não o atribuo à rigidez da suspensão mas sim aos vários movimentos da carroçeria que a suspensão não consegue "parar" e isto numa condução mais desportiva em certos "traçados" acaba por ser cansativo e desconfortavel, tirando esta parte para mim o carro é sempre confortável.
Atenção que só conheço 2 Bravos o meu T-Jet com jante 18" e um igual mas com jante 17" , notei diferenças na resposta da direção e suspensão. Um é mais confortável aqui refiro-me a jante 17" , pareçeu-me mais sensivel ao "adornamento" e com uma direção menos "directa".
Ao entrar no meu notei um pisar mais firme mas com uma resposta mais brusca e dura da suspensão, mas não notei tanto o "afundar" da frente ao entrar nas curvas como no outro.

Quanto aos interiores para mim são espectaculares os materiais estão muito bons podiam ser melhores,  podiam ser mais aborrachados e tal digo os inferiores, gosto muito do revistimento dos forros das portas, o material do tablier... não fossem alguns ruidos existentes na traseira que só se fazem ouvir em estradas muito ruins tipo a calçada da rua de minha casa...e uma insonorização um nada mais eficaz e estava mesmo no "ponto".

No que toca ao "resumo" estou de acordo...o que me chateia mesmo é a suspensão não "trabalhar" mais a favor do comportamento dinamico.

O meu já conta com 62 mil e como é óbvio piorou neste aspecto e no do conforto...o carro "abana" mais e não está com aquela eficaçia.

A suspensão vai ser alterada agora em Agosto mais coisa menos coisa e vai levar alguns componentes novos além de amorteçedores e molas.

No que toca a travões também tem de ser trocados discos e pastilhas  :rolleyes:

Bom, agora finalmente a conclusão final  :lol:

Este carro está muito bom e apesar de não ser o "melhor" e ter este "handicap" da suspensão não deixa de transmitir emoçoes fortes e prazer e gozo em conduzi-lo, não estou a falar só do 1.4 T-Jet...de futuro espero que a Fiat melhore o aspecto da suspensão e que oiça mais os amantes e clientes da marca e o que  eles gostavam de ter num FIAT, mas está no caminho certo  :ph34r:

di nunes

• Abarth

• *
  • 2488
« Responder #374 em: 09 de Julho, 2009, 16:34:20 »
Só mais uma coisa...pode-se atirar o Bravo a bruta para a curva, mas não são os pneus os unicos responsáveis por se conseguir fazer a curva e sair dela, o chassis tem bastante "grip" mesmo, falta-lhe é aquele bocadinho de "handling"...era muito bem vindo  :wacko: