Autor Tópico: Bravo 198 (Meravigliosa Creatura)  (Lida 485862 vezes)

RS

• Moretti

• *
  • 176

Masculino
Re: Bravo 198 (Meravigliosa Creatura)
« Responder #1575 em: 01 de Janeiro, 2012, 19:51:30 »
Primeiro que tudo bom ano a todos!
Depois vinha aqui perguntar qual é a quilometragem/anos que se deve mudar a correia de distribuição num bravo 1.9mjet de 2008.

ivor

• Giannini

• *
  • 305

Masculino
« Responder #1576 em: 01 de Janeiro, 2012, 22:07:59 »
Primeiro que tudo bom ano a todos!
Depois vinha aqui perguntar qual é a quilometragem/anos que se deve mudar a correia de distribuição num bravo 1.9mjet de 2008.

Bom Ano!

Pelo Manual (não sei se já conferiste, mas tens de confirmar a tua motorização e eu posso tirar as duvidas pelo Elearn), tens a seguinte info:

Substituição da correia dentada do comando da distribuição
(versões 1.9 Multijet 8V) (*) - 120.000Km
Substituição da correia dentada do comando da distribuição
(versões 1.9 Multijet 16V) (*) - 150.000Km

(*) Independentemente da quilometragem, a correia do comando da distribuição deve ser substituída a cada 4 anos para utilizações severas (climas frios, utilização em cidade,
longos períodos ao ralenti) ou a cada 5 anos.

Mas haverá mais gente que te poderá esclarecer  :t_up:

RS

• Moretti

• *
  • 176

Masculino
« Responder #1577 em: 02 de Janeiro, 2012, 03:41:42 »
Muito obrigado  :t_up:
Já tinha visto no manual 150mil km, mas como achava muito kilometro para mudar a correia de distribuição, daí vir aqui esclarecer.
O meu é o 1.9mjet 16v 150cv. Sendo assim sempre se confirma 150mil km ou 5 anos.
Ainda tenho muito para andar  8)

ivor

• Giannini

• *
  • 305

Masculino
« Responder #1578 em: 02 de Janeiro, 2012, 22:59:43 »
Muito obrigado  :t_up:
Já tinha visto no manual 150mil km, mas como achava muito kilometro para mudar a correia de distribuição, daí vir aqui esclarecer.
O meu é o 1.9mjet 16v 150cv. Sendo assim sempre se confirma 150mil km ou 5 anos.
Ainda tenho muito para andar  8)

sim, se fizeres o que diz no manual, não haverá stress. (apesar de muita gente não ligar aos anos, mas sim a quilometragem.)

RS

• Moretti

• *
  • 176

Masculino
« Responder #1579 em: 03 de Janeiro, 2012, 04:31:57 »
sim, se fizeres o que diz no manual, não haverá stress. (apesar de muita gente não ligar aos anos, mas sim a quilometragem.)

Comigo é tudo seguido á risca. Não facilito nessa matéria. Sendo assim só para o ano que vem é que mudo a correia.
Obrigado ivor.

Ricardo87

• Moretti

• *
  • 161

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bravo T JET SPORT
« Responder #1580 em: 03 de Janeiro, 2012, 12:16:04 »
A do meu T-JET está a morrer. 45.500km e 3 anos e meio.

Mas está a dar sinais. Desde que começaram os dias mais frios de manhã, o carro só pega à segunda. Durante o resto do dia não volto a ter problemas.

Ontem, acendeu-me o simbolo da bateria no canto inferior esquerdo do CB durante um ou 2 minutos, ao arrancar ao fim da tarde pra voltar a casa do trabalho (de salientar que faço um percurso de 2 km ida e volta à hora do almoço e aí nada aconteceu...) e senti ficar sem direcção assistido durante uma fracção de segundos.

Já começo a preparar os tais 88€...  O carro está neste momento na Fiat a substituir a transmissão direita. Quero ver se eles dizem algo sobre a bateria.

Foi assim que a centralina da coluna da direção do meu foi à vida...acabou a beteria e queimou a central....LEvou Bateria + coluna de direção nova....

Ricardo87

• Moretti

• *
  • 161

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bravo T JET SPORT
« Responder #1581 em: 03 de Janeiro, 2012, 12:18:19 »
O meu tem 56 mil kms e 3 anos e ainda não notei nada de especial quanto à bateria.
Faço uma pergunta à malta que já mudou as transmissões, qual é o ano de produção do vosso bravo e sabem se houve algum upgrade nesse componente nas versões mais recentes. Pergunto isto pq  muitas das pessoas que tenho visto mudarem transmissões têm bravos da 1º série (os tais com os mostradores em branco).

O meu Bravo é dos primeiros 12 de 2007 e ainda não deu problemas na transmissão foi só a bateria k terminou e levou a coluna de direção com ela e 1 radio novo.....56000 kms...

Já agr quais sao os sintomas de 1 transmissao avariada???

Marshall76

• Moretti

• *
  • 197
« Responder #1582 em: 03 de Janeiro, 2012, 13:14:59 »
Onde posso comprar 2 latas(4L) de óleo Selénia K 5w40, zona do Porto/Gaia? Bom preço.
Ou quanto custa na Fiat(preço recente)?
Obrigado.

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #1583 em: 03 de Janeiro, 2012, 14:34:59 »

Os principais sintomas são um trepidar do carro em aceleração, como se sofresse de parkinson.

Inicialmente poderá ser apenas um pouco ou em determinadas velocidades... o meu era entre os 70 e os 80 que aquilo abanava por todos os lados. É um sintoma parecido a ter uma roda descalibrada... mas se depois de calibrado continuar... são uma ou as duas transmissões com folgas...
Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)

Ricardo87

• Moretti

• *
  • 161

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bravo T JET SPORT
« Responder #1584 em: 04 de Janeiro, 2012, 09:34:15 »
Os principais sintomas são um trepidar do carro em aceleração, como se sofresse de parkinson.

Inicialmente poderá ser apenas um pouco ou em determinadas velocidades... o meu era entre os 70 e os 80 que aquilo abanava por todos os lados. É um sintoma parecido a ter uma roda descalibrada... mas se depois de calibrado continuar... são uma ou as duas transmissões com folgas...

Hmm o meu vibra 1 pouco apenas o volante em velocidades entre os 80 e os 120 e alinhei e calibrei à menos de 2 semanas...Essa trepidação sente-se ao nivel do volante ou noutro lado??

As extensões de garantia estão a cobrir estas situações??

Porque é k estas transmissões dão o berro tao cedo??

Ricardo87

• Moretti

• *
  • 161

Masculino
  • Texto Pessoal
    Bravo T JET SPORT
« Responder #1585 em: 04 de Janeiro, 2012, 09:44:50 »
Mal apertadas / falta de massa.

Nesse caso um pouco de massa e um aperto e fica td bem??OU tem k s trocar msm?Axo k vou andar mais atendo pk a mnha extensao termina est ano

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #1586 em: 04 de Janeiro, 2012, 10:34:51 »
Hmm o meu vibra 1 pouco apenas o volante em velocidades entre os 80 e os 120 e alinhei e calibrei à menos de 2 semanas...Essa trepidação sente-se ao nivel do volante ou noutro lado??

As extensões de garantia estão a cobrir estas situações??

Porque é k estas transmissões dão o berro tao cedo??

No meu caso era no volante, mas também mais para o fim tremia tudo, qualquer pessoa notava.

Inicialmente pensava que era o asfalto rugoso.

Aconselho-te a ver isso na extensão de garantia.... são cerca de 400€ cada transmissão.
Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)

Morzaca

• Banido
  • Novato

• *
  • 10
« Responder #1587 em: 04 de Janeiro, 2012, 18:57:27 »
O meu Bravo é dos primeiros 12 de 2007 e ainda não deu problemas na transmissão foi só a bateria k terminou e levou a coluna de direção com ela e 1 radio novo.....56000 kms...

A nível de habitáculo sente-se bastante. O meu também era entre os 70 e 90 km/h em aceleração que o carro tremia todo, como a perna direita encosta na consola, foi a partir daí que suspeitei... acho o exemplo do pavimento enrugado, o melhor exemplo para definir os sintomas ;)

Já agora o Bravo Multijet de 105 cv quando muda a correia?

Obrigado

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
« Responder #1588 em: 05 de Janeiro, 2012, 02:58:30 »
Nesse caso um pouco de massa e um aperto e fica td bem??OU tem k s trocar msm?Axo k vou andar mais atendo pk a mnha extensao termina est ano

É assim: acho que as pessoas deviam verificar o aperto das transmissões bem como se têm massa suficiente.
Assim sendo a probabilidade de se estragarem é menor.

As que estão a berrar talvez andassem assim.
E as que estiverem com pouca massa / mal apertadas; provavelmente não vão durar o que deviam.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

Stainless

• Giannini

• *
  • 405
« Responder #1589 em: 05 de Janeiro, 2012, 15:11:07 »
É assim: acho que as pessoas deviam verificar o aperto das transmissões bem como se têm massa suficiente.
Assim sendo a probabilidade de se estragarem é menor.

As que estão a berrar talvez andassem assim.
E as que estiverem com pouca massa / mal apertadas; provavelmente não vão durar o que deviam.

Agora pergunto (mecânica não é o meu forte), é uma operação relativamente fácil/ simples/barata confirmar estes itens?