Autor Tópico: Automobilistas poderão conduzir motociclos até 125 cc  (Lida 39628 vezes)

Punto GT

• Encartado

• *
  • 100

Masculino
Re:Automobilistas poderão conduzir motociclos até 125 cc
« Responder #15 em: 04 de Junho, 2009, 01:11:17 »
Bem, eu acho boa ideia, melhor que esses papa reformas que andam aí nas estradas a empatar o trânsito, não têm jeito nenhum e como tal só é preciso carta de condução de motorizada.

O outro dia vi uma escola de condução a dar aulas a um "Sénior" que ia dentro de um "Papa-Reformas", foi muito engraçado.

Acho que é uma forma de as escolas ganharem mais algum pois o instrutor ia com cara de frete.

No entanto é bom dar algumas aulas de condução a estas pessoas.

O outro dia deu uma reportagem sobre pessoas que conduzem estas viaturas e nem sabem de que lado da estrada se conduz, ainda esta semana mais uma pessoa em contra-mão na auto-estrada.

Será que não era mais fácil colocar uns sensores no pavimento em que quando uma viatura passasse desse um aviso...

Bizarro

• Maserati

• *
  • 6952
« Responder #16 em: 04 de Junho, 2009, 10:35:32 »
Bem, eu acho boa ideia, melhor que esses papa reformas que andam aí nas estradas a empatar o trânsito, não têm jeito nenhum e como tal só é preciso carta de condução de motorizada.

Não tem carta de condução..

Têm licenças de condução tiradas nas Câmaras Municipais há uns valentes anos quando, muitas vezes, nem os sinais lhes perguntavm..
small sports car...

Luke

• Administrador
  • Ferrari

• 45140

Masculino
  • Texto Pessoal
    In Racing we Trust!!!
    • Fiatistas.com
« Responder #17 em: 04 de Junho, 2009, 17:53:15 »
a minha licença de bicicleta foi dada por saber 2 sinais... (sim sou do tempo em que se tirava licença e as bicicletas tinham matricula) :P
Piccole: Uno -> 127 -> 127 -> 127 -> Ritmo -] X1/4 AB / X1/9 1500 / Uno GPL
Grandi: 125 -> Dedra -> Thema -> Tempra -> Prisma / Thema / Croma

Bigluisao

• Abarth

• *
  • 3087

Masculino
« Responder #18 em: 04 de Junho, 2009, 18:22:33 »
a minha licença de bicicleta foi dada por saber 2 sinais... (sim sou do tempo em que se tirava licença e as bicicletas tinham matricula) :P

Eu também sou desse tempo, tirei licença de condução de velocípedes com motor em 1979 e só em 2000 é tirei carta de moto.

Mas entretanto andei a conduzir motos de 250, 500, 600, 750, 1000, 1400cc, etc, só com licença de velocípedes! (mas tinha carta de ligeiros e pesados)

Agora andar a conduzir os "papa reformas", sem qualquer habilitação ou noção mínima do que é o código, os sinais, etc, acho das coisas mais insensatas
que se verificam no nosso País!!!

Admira-me muito, como é que os nossos governantes ainda não lançaram cá para fora uma lei, a regulamentar a condução desses veículos e a equipará-los no mínimo, aos motociclos!   

Essas pessoas põe diariamente em risco a vida delas, e a dos outros utentes das vias públicas. Alguns são um verdadeiro perigo!!

Cumps,
Luís

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
« Responder #19 em: 04 de Junho, 2009, 18:39:48 »

Tenho fotocópia desse decreto-lei, julgo estar ainda em vigor, só caiu em desuso. Estarei errado?

go-between

• Vignale

• *
  • 771

Masculino
  • Texto Pessoal
    Hélder Oliveira - Londres, Reino Unido
« Responder #20 em: 06 de Junho, 2009, 15:49:42 »
(sim sou do tempo em que se tirava licença e as bicicletas tinham matricula) :P

Estás bem conservado! :wacko:

E relaçao ao tema, eu acho bem que se possa conduzir motociclos até 125cc. Isso já acontece em muitos países do primeiro mundo e com excelentes resultados. Já era altura de em Portugal se implementarem as medidas que dao bons resultados lá fora... (ao invés de implementarem as medidas que deram maus resultados e, como se nao bastasse, com 30 anos de atraso)

Boas curvas

PS: nao esquecer que isso já foi possivel em Portugal...
"Some say that he's wanted by the CIA, others say that he sleeps upside down like a bat... All we know is that he's called go-between"

marky

• Zagato

• *
  • 2096

Masculino
« Responder #21 em: 10 de Junho, 2009, 04:43:43 »
Maravilha..já vou poder comprar uma mota, ehehe
2012 Alfa Romeo Giulietta 1.6Mjet
2017 Audi A4 avant 40Tdi

Ex:
2000 Fiat Palio TD70
2000 Fiat Bravo GT Jtd105
2009 Fiat Bravo 1.6 Mjet Emotion

Bizarro

• Maserati

• *
  • 6952
« Responder #22 em: 04 de Julho, 2009, 23:57:19 »
Aprovado pela especialidade e no Parlamento. Falta ser assinada pelo Sr. Presidente.

Vão juntando uns trocos..

Mais uma sugestão:

Aprilia SPORTCITY

small sports car...

BlueCat

• Abarth

• *
  • 4031

Masculino
  • Texto Pessoal
    Pedro Escudeiro
« Responder #23 em: 05 de Julho, 2009, 08:46:58 »
É sempre bem vindo estas notícias.

Até é uma bou oportunidade de reduzir o trafego nos grandes centros urbanos.

Antes, só se podia conduzir destas:

Equiparadas a triciclos e bastando carta de ligeiros, tem motor de 250cc e de 400cc. Já agora este modelo é a Piaggio MP3.
Pedro Escudeiro (Queluz), powered by

FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel (GPL)
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * BRC Sequencial * 12,1s * 166km/h)

Bizarro

• Maserati

• *
  • 6952
« Responder #24 em: 05 de Julho, 2009, 09:36:30 »
É sempre bem vindo estas notícias.

Até é uma bou oportunidade de reduzir o trafego nos grandes centros urbanos.

Antes, só se podia conduzir destas:

Equiparadas a triciclos e bastando carta de ligeiros, tem motor de 250cc e de 400cc. Já agora este modelo é a Piaggio MP3.

Outro dia vi uma destas a curvar e até me assustei... aquelas duas rodas à frente são uma bela obra de engenharia!

Pena o preço..
small sports car...

Bizarro

• Maserati

• *
  • 6952
« Responder #25 em: 05 de Julho, 2009, 09:43:54 »
Novidades...

04-07-2009 11:15

Caros amigos e companheiros:

Alguns esclarecimentos para ajudar.

1. O Projecto de Lei foi aprovado por unanimidade. Isto significa que se converte em Decreto da Assembleia e segue para o Presidente da República. O PR tem de promulgar o decreto para que este se converta em lei. Isso deve suceder dentro do próximo mês. Talvez mesmo antes do final de Agosto.

2. Enquanto a lei não for publicada em Diário da República, não estará em vigor e, como tal, será sempre arriscado, conduzir sem carta A1 até lá.

3. A carta B dos maiores de 25 anos dá direito a conduzir A1 sem necessidade de proceder ao averbamento no IMTT (caso contrário, nunca mais! ehehe)

4. A carta B dos menores de 25 anos que sejam também titulares de licença de ciclomotor tb dá direito a conduzir A1, sem necessidade de averbamento específico.

5. A carta B dos menores de 25 anos sem licença de ciclomotor NÃO DÁ essa habilitação. Esses devem tirar a licença de ciclomotor ou fazer o exame de condução de 125 no IMTT.

6. MUITO IMPORTANTE:á carta B dá habilitação para a condução de motociclos até 125cc e até 15cv!

7. A partir da data da publicação da lei, podem começar a conduzir 125cc. estejam atentos ao diário da república.

Abraço a todos
Visitante
Denunciar

Miguel Tiago
small sports car...

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
Automobilistas poderão conduzir motociclos até 125 cc
« Responder #26 em: 09 de Julho, 2009, 16:42:41 »
Às duas por quatro

Com uma simples prova de perícia, os automobilistas encartados poderão, em breve, averbar ao documento a licença de condução de motociclos até 125 cc. O projecto-lei do PCP quer melhorar o trânsito e o estacionamento urbanos, mas já despertou ódios

Carta de condução

Os indivíduos habilitados a conduzir veículos ligeiros (categoria B ) vão poder averbar a licença para motociclos com cilindrada inferior a 125 cc ou de potência abaixo de 11 kw (categoria A1). Para ao documento das quatro rodas se juntar o das duas, basta efectuar um pequeno exame de perícia no Instituto da Mobilidade e Transportes Terrestres (IMTT) – uma prova semelhante à que se praticava há vários anos, com os candidatos a darem uma volta ao edifício da junta de freguesia local – dispensando, desta forma, “um demorado processo nas escolas de condução, com os gastos de tempo e dinheiro que isso significa”, adiantou o deputado do PCP, Miguel Tiago, mentor da proposta, entretanto já aprovada na generalidade por todas as bancadas parlamentares e que aguarda agora apenas as pequenas alterações a discutir na especialidade.

Escolas contra

Na sua génese, o projecto apresentado pelo partido comunista pretende fomentar uma maior fluidez de trânsito nos espaços urbanos e, sobretudo, beneficiar o estacionamento caótico que impera nas grandes cidades. Mas, para já, apenas conseguiu gerar vários ódios de estimação da parte dos representantes das escolas de condução nacionais, que vêem aqui um perigo para a vida dos motociclistas mal formados... e para o seu próprio negócio, acusando o PCP de “estar ao serviço dos construtores de motociclos”. Uma crítica que não será alheia ao facto de o mercado de motociclos acompanhar o dos automóveis nas constantes e acentuadas quebras de vendas.

Em comunicado, o presidente da Associação Nacional de Industriais do Ensino de Condução (ANIETA), Eduardo Vieira Dias, rotula esta iniciativa de “ridícula” e adverte que a mesma poderá colocar seriamente em causa a segurança rodoviária, uma vez que, sem aulas, faltará a estas pessoas formação em matérias fundamentais como, por exemplo, sobre a forma de lidar com “ventos laterais”.

E, ao contrário do que se possa pensar, sustenta, este risco será ainda maior para “os motociclos de 125 cc, por serem mais instáveis”. Além do mais, para o responsável da ANIETA, o Plano Nacional de Segurança Rodoviária deveria estar mais centralizado em reduzir o número de vítimas provenientes de acidentes com duas rodas, “algo que ainda não conseguiu fazer”...

Fonte: Auto Motor

bude

• Zagato

• *
  • 1947

Masculino
  • Texto Pessoal
    Renato Sequeira - Lisboa
    • O registo da minha máquina
« Responder #27 em: 09 de Julho, 2009, 20:06:39 »
Eu também sou do tempo de tirar a licença de condução de velocípedes. O meu exame práctico foi fazer dois "8" e virar à esquerda fazendo o respectivo sinal com o braço. Sobre código tive que saber ou seis ou oito sinais de transito.
Tenho licença e a minha bicicleta tem matrícula. Se isto ainda está em vigor, não sei, eu continuo a usar.
Uma curiosidade; Há alguns anos atrás, numa aldeia, junto a Braga, vinha no regresso do meu passeio ciclístico diário e fui mandado parar pela GNR. O guarda convencido que eu não tinha documentos, disse: "E agora os documentos?" Se vissem a cara dele quando eu apresentei tudo em ordem. Ele disse-me que eu era, em 15 ciclistas que tinham mandado para, o único que estava legal. Deu-me os parabens e desejou-me um bom resto de viagem. Claro que fiquei todo contente e ainda me ri mais porque o tal resto de viagem eram apenas 150 metros.

Discordo da lei.
Numa altura em que se restringe tudo aos automobilistas com a falsa razão da segurança, facilita-se a insegurança em duas rodas que já de si é área de grnade sinistralidade. Eu sou o primeiro a dizer que não me considero apto, mesmo passando o tal exame.

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
« Responder #28 em: 09 de Julho, 2009, 20:50:40 »
E antes até, a carta de velocípedes dava para as chamadas motorizadas até 50cc.
E chegou a haver dessas a darem 140 Km/h.

Mas 100, davam quase todas Famel Zundapp, SIS Sachs, etc... e durate muitos anos em Portugal morriam 10 vezes mais pessoas de motorizada do que de carro.
Hoje estão quase extintas.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
« Responder #29 em: 09 de Julho, 2009, 20:51:56 »
Outra coisa "engraçada" é que se uma pessoa perder a carta por alcóol por exemplo, pode andar na mesma numa motorizada se a tiver.
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0