Autor Tópico: Troféu Abarth 500 Europeu - 2009  (Lida 5966 vezes)

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
Troféu Abarth 500 Europeu - 2009
« em: 29 de Maio, 2009, 17:11:19 »
Jorge Rodrigues promove FIA ETCC no Troféu Abarth 500

O Clube Automóvel do Minho acaba de fazer um acordo com o piloto Jorge Rodrigues com vista a promover a prova FIA - ETC Cup (FIA European Touring Car Cup), agendada para os dias 24 e 25 de Outubro deste ano.

Jorge Rodrigues vai ser o único piloto português a disputar em 2009 o Troféu Abarth 500 Europeu, provas que acompanham o Campeonato do Mundo de Turismo (WTCC) e por isso será importante para o clube bracarense esta divulgação: “ O CAM na lógica de promover o evento mais importante que tem no seu calendário de 2009, tem definido uma série de acções no sentido de viabilizar esta promoção. Estando o piloto Jorge Rodrigues integrado num calendário desportivo internacional que corre em conjunto com os potenciais concorrentes ao FIA ETCC, decidiu usar este meio de promoção e em simultâneo apoiar este jovem talento bracarense”, esclareceu Barbosa Ferreira, presidente do Clube Automóvel do Minho.

Por seu turno, Jorge Rodrigues, que decidiu este ano por esta aposta internacional, não escondeu a responsabilidade de levar a mensagem da prova da sua cidade: “Espero estar à altura da exigências. Este será um ano de aprendizagem para mim, mas quero obter bons resultados, apesar de ser tudo novo para mim".

26/05/2009

Fonte: Tudo Sobre Rodas
« Última modificação: 29 de Maio, 2009, 17:18:16 por Tiffosi »

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
« Responder #1 em: 29 de Maio, 2009, 18:51:21 »
Jorge Rodrigues parte esperançado

Jorge Rodrigues alinha a partir do próximo fim-de-semana no Troféu Abarth 500 Europa que tem a sua primeira jornada no Circuito de Valência integrada no programa do WTCC.

O jovem piloto, que já passou pela velocidade e ralis em Portugal, decidiu este ano apostar nesta competição internacional: “Primeiro, porque em Portugal não existe nenhum troféu monomarca. Depois porque a competitividade é muito grande e o retorno também pois acompanha as provas do Campeonato do Mundo de Turismo (WTCC) na Europa”, começa por explicar, Jorge Rodrigues, que reforça ainda esta ideia: “Vou estar com pilotos de qualidade confirmada e com um nível de competitividade muito grande. O meu grande handicap é não conhecer os circuitos onde vou correr”.

Em termos de objectivos, estes ainda não estão definidos em termos de classificações, até porque o desconhecimento é total em relação ao que vai encontrar: “Quero tentar aprender o máximo e rodar o mais à frente possível. Embora seja complicado apontar objectivos pois não conheço os adversários que vou encontrar”.

Calendário do Troféu Abarth 500 Europa:

Valência - 30/31 de Maio
Brno - 20/21 de Junho
Boavista - 4/5 de Julho
Brands Hatch - 18/19 de Julho
Oschersleben - 5/6 de Setembro
Imola - 19/20 de Setembro

28/05/2009

Fonte: Motores  Magazine

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
« Responder #2 em: 29 de Maio, 2009, 19:23:04 »
Bernardo Arnaut na 'pole' no Troféu Abarth em Valência

O jovem piloto Barnardo Arnaut foi convidado pela Fiat para disputar a primeira jornada do Troféu Abarth que este fim-de-semana tem lugar em Valência. Com apenas 16 anos e sem qualquer conhecimento do carro ou do circuito, Arnaut 'arrumou' com a concorrência, toda ela experiente, ao garantir a 'pole position' para a primeira corrida, que se realiza amanhã.

Bernardo Arnaut disputa este ano a Fórmula Renault Italiana pelo que este fim-de-semana representava apenas uma experiência diferente em termos automobilísticos. A 'pole position' resulta depois de dois treinos livres de somente 30 minutos cada, sendo a satisfação do piloto total: "Confesso que não estava nada à espera. Nunca tinha conduzido um carro deste género, não conhecia a pista, por isso nunca pensei, que no meio de tantos pilotos experientes, conseguisse este resultado. O carro é muito diferente do Fórmula Renault que este ano guio, é muito instável mas adaptei-me bem", disse.

No primeiro treino livre registou o quinto tempo, no segundo o quarto para na qualificação conseguir, praticamente na sua última volta, conquistar a pole: "Tive parte do treino com o terceiro posto e quase o fim, fiz o melhor tempo do cronometrado. Nem me tinha apercebido do tempo, só quando cheguei às boxes é que fui informado. Foi uma satisfação óptima", continuou.

Apesar de largar da primeira posição da grelha, Bernardo sabe que vencer a corrida vai ser uma tarefa muito difícil: "Será uma luta desigual, porque os outros pilotos para além de conhecerem o carro, conhecem bem a pista. Já sem referir que o piloto no segundo posto faz o Campeonato Italiano da Abarth. Mas vou dar o meu melhor, vou lutar para vencer, essa é sempre a minha postura. Vamos esperar pelo resultado final", concluiu.

Fonte: Auto Sport

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
« Responder #3 em: 01 de Junho, 2009, 15:05:53 »
"Fiz uma corrida muito boa e considero que foi uma grande injustiça o que me fizeram"

Não correu como esperado a estreia de Jorge Rodrigues no Troféu Abarth 500 Europa que se disputou este fim-de- semana no Circuito de Valência, Espanha. O jovem piloto de Braga não conseguiu amealhar pontos nas duas corridas disputadas, embora por motivos diferentes.

Na prova disputada sábado, depois de ser o quinto mais rápido da sessão de qualificação, teve que abandonar a corrida: "Ainda fui a terceiro logo nos primeiros metros e consegui alguma distância para quem seguia atrás. Quando nada o fazia prever, o meu carro começou a perder rendimento a quatro voltas do final e tive que desistir. Mais tarde verificámos que foi o turbo partido", explicou Jorge Rodrigues.

Na segunda corrida, disputada hoje, e já com o problema do carro resolvido, foi obrigado a arrancar em
nono. A ideia era recuperar o máximo que pudesse: "Logo na terceira volta estava no terceiro lugar, embora um pouco longe dos dois primeiros. Decidi fazer a minha corrida e colocar-se a salvo dos adversários que seguiam atrás de mim. Consegui isso e terminei a corrida na terceira posição, o que era óptimo, pois os dois primeiros foram convidados e não entram nas contas do Troféu".

O pior veio depois: "Disseram-me que estava desclassificado pelo facto de na volta de aquecimento ter parado para treinar o arranque. Fiquei obviamente surpreso com isto, pois outros pilotos fizeram o mesmo e nem cheguei a parar", esclarecia, obviamente desiludido com este acontecimento: "Fiz uma corrida muito boa e considero que foi uma grande injustiça o que me fizeram, pois este facto, a ser verdade, não traria nenhuma vantagem para mim", concluiu Jorge Rodrigues, bastante triste pelo sucedido, mas esperançado na mesma para a seguinte prova a ter lugar no circuito de Brno, Republica Checa, no dias 20 e 21 de Junho.

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
« Responder #4 em: 01 de Junho, 2009, 15:56:31 »
Bernardo Arnaut forçado ao abandono

Apesar da sua prestação ao longo do fim-de-semana na jornada inaugural do Troféu Abarth em Valência ter tido um saldo extremamente positivo, Bernardo Arnaut foi obrigado a abandonar a segunda corrida disputada hoje depois de problemas com o turbo do seu carro.

Saiu da quarta posição da grelha manteve a posição mas pouco depois percebeu que o seu esforço seria inglório: "As primeiras três voltas correram bem, mas logo de seguida comecei a perder potência. Na recta todos os pilotos passavam por mim sem a menor dificuldade. O carro passou a não reagir. Decidi que era impossível continuar, pois o Abarth não tinha andamento", disse.

Apesar deste desfeito não ter sido o desejado para o jovem piloto que este ano disputa a sua primeira temporada na Fórmula Renault Italiana, o fim-de-semana acabou por comprovar as capacidades automobilísticas de Arnaut, que chegou a Valência sem conhecer o circuito ou o carro e de forma brilhante ter arrecadado a 'pole position' a pilotos bem mais experientes e para de seguida garantir o quarto lugar na primeira corrida depois de um problema de caixa o ter remetido para o último lugar da tabela.

Arnaut concentra-se agora na próxima ronda da Fórmula Renault Italiana em Hungaroring a 14 de Junho.

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
« Responder #5 em: 12 de Junho, 2009, 19:17:23 »
Jorge Rodrigues parte com o pódio com objectivo 

Troféu Abarth 500 Europa – Brno – República Checa

Depois da estreia em Valência no Troféu Abarth 500 Europa, Jorge Rodrigues parte agora para a segunda etapa da competição apontando o pódio como objectivo.

O jovem piloto bracarense deu não vistas na primeira prova disputada em Espanha, apesar de não conseguir recolher pontos, facto que agora o motiva ainda mais para a jornada disputada na República Checa nos dias 20 e 21 de Junho: “Não fiquei afectado pelo que me sucedeu em Espanha, onde continuo a pensar que fui desclassificado injustamente. Agora a vontade ainda é maior de conseguir um bom resultado que pode passar pelo pódio como podia já ter acontecido”, começa por adiantar Jorge Rodrigues, explicando ainda: “Sei de antemão que tenho o «handicap» grande de não conhecer a pista. Assim, vou aproveitar os treinos livres para rodar o máximo que puder para conhecer bem o traçado de Brno”.

Mas estes factores não o desviam nem um pouco os objectivos traçados e a esperança é muito grande em trazer para Portugal um bom resultado: “Acho que mostrei na última corrida que posso andar na frente, apesar do que aconteceu. Nesta altura, o conhecimento do carro também é grande e penso que vou quase ao seu máximo. Não é fácil de chegar aos limites, nomeadamente na travagem que varia de pista para pista, mas vamos trabalhar para retirar o máximo da pista da República Checa”.

chimino

• Encartado

• *
  • 139
    • http://www.clube-abarth.com
Re:Troféu Abarth 500 Europeu - 2009
« Responder #6 em: 14 de Junho, 2009, 14:25:27 »
se até um A500 com Assetto Corse (material de competição) parte assim tantas vezes o turbo, questiono-me sobre a fiabilidade do turbo num Abarth "normal"  :unsure:

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
« Responder #7 em: 15 de Junho, 2009, 13:43:29 »
Não tem comparação  :blink:

GT Abarth

• Moderação
  • Ferrari

• 27586

Masculino
  • Texto Pessoal
    La vita è troppo corta per non guidare Italiano
« Responder #8 em: 15 de Junho, 2009, 19:43:13 »
se até um A500 com Assetto Corse (material de competição) parte assim tantas vezes o turbo, questiono-me sobre a fiabilidade do turbo num Abarth "normal"  :unsure:

Amigo, competição é outra cantiga  <_<
Vetture Italiane: più di automobili, uno stile di vita!

Stilo Abarth
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=12637.0

Punto GT3
www.fiatistas.com/forum/index.php?topic=15451.0

sousart

• Abarth

• *
  • 2690

Masculino
  • Texto Pessoal
    Sousa, Águas Santas
    • Fiatistas
« Responder #9 em: 16 de Junho, 2009, 10:14:19 »

tens que te lembrar que o esforço a que o "bicho" é submetido não é do dia-a-dia por qualquer um de nós que tenha uma máquina destas, ou seja, em competição a rotação anda sempre no limite  :mellow:

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
« Responder #10 em: 22 de Junho, 2009, 20:13:51 »
Jorge Rodrigues consegue quinto lugar

A segunda jornada do Troféu Abarth 500 Europa, disputada este fim-de-semana no circuito checo de Brno não correu como Jorge Rodrigues esperava, pois o melhor resultado conseguido foi um quinto posto na segunda corrida.

Depois das sessões de treinos livres e cronometrados terem decorrido com chuva, a primeira corrida disputada no sábado já foi com a pista seca: “Na qualificação fui o terceiro mais rápido e tinha o carro acertado para pista molhada. Com a mudança das condições climatéricas, tive que aprender de novo a pista, pois foi a primeira vez que corri em Brno. Nesta primeira prova ainda consegui, logo nos primeiros metros, liderar, mas depois comecei a perder terreno e eficácia de volta para volta e terminei em quinto, apesar de rodar em tempos muito semelhantes. O pior foi que os meus adversários começaram a ser mais rápidos, inclusive dois que ficaram à minha frente que são checos e conhecem bem o traçado”, explicou o jovem piloto de Braga.

Para a segunda corrida, disputada no domingo, a motivação e esperança voltavam a estar em alta, mas no final Jorge Rodrigues não conseguiu melhor que a sétima posição: “Voltei a arrancar bem e cheguei a terceiro. O pior veio depois quando o carro começou a ter problemas no motor e não passava das 6 mil rotações. Ainda tentei o tudo por tudo, mas na recta via os meus adversários passarem por mim. Não sei bem o que se passou, mas penso que tem a ver com o turbo e assim apenas quis terminar a corrida e amealhar mais alguns pontos muito importantes”, explicou também Jorge Rodrigues no final desta jornada da República Checa.

Agora, dentro de 15 dias, o Troféu Abarth 500 Europa visita Portugal, quando estiver presente no Circuito da Boavista.

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
« Responder #11 em: 27 de Junho, 2009, 16:15:11 »
Jorge Rodrigues quer brilhar no Porto 

Depois da passagem pela República Checa, chega agora a vez do Troféu Abarth 500 Europa visitar pela única vez Portugal, com a terceira jornada marcada para o fim-de-semana de 4 e 5 de Julho no sempre espectacular circuito da Boavista.

Como único português a disputar toda a competição é natural que Jorge Rodrigues queira alcançar o melhor resultado possível nesta prova, sabendo de antemão as dificuldades que vai encontrar. Para além do mais, o jovem piloto de Braga ainda não teve muita sorte neste seu ano de estreia além fronteiras, pelo que agora é hora de voltar a apostar forte: “A motivação é grande e espero andar nos lugares da frente, desejando não sofrer os problemas mecânicos das provas anteriores”, começa por afirmar Jorge Rodrigues que depois de duas jornadas, tem agora um conhecimento maior dos adversários e do carro:

O Abarth 500 é muito giro de guiar e há muita competitividade no Troféu. Alguns carros têm dado problemas, como o meu ao nível do turbo e espero que a Abarth resolva o problema rapidamente para poder partir em condições de igualdade com os meus adversários”.

Em termos de expectativas para esta prova, o piloto bracarense não hesita em afirmar que: “Bom era a vitória, apesar de não conhecer o circuito. Como os outros também não conhecem, penso que está tudo em aberto. Acho que já mostrei que tenho andamento, pelo menos em treinos, pois os meus tempos têm sido ao nível dos melhores. Por isso estou esperançado que posso alcançar um bom lugar perante o público português”, concluiu.

Fonte: Velocidade Online

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
« Responder #12 em: 02 de Julho, 2009, 15:06:40 »
Veneno de escorpião na Boavista

Apresentado mundialmente em Julho de 2007, por ocasião do último Circuito da Boavista, o pequeno e rejuvenecido Fiat 500, aqui na sua versão mais musculada, o Asetto Corse 1.4 turbo de 190 cv, dá este ano corpo ao Troféu Abarth 500 Europe.

Acompanhando as etapas europeias do WTCC, a competição desenrola-se ao longo de seis jornadas duplas, com a visita ao Porto a constituir a terceira ronda do calendário, após Valência e Brno e antes de Brands Hatch, Oschersleben e Imola.

Com um pelotão de dezena e meia de carros, o Abarth 500 Europe tem como único aventureiro português o jovem (26 anos) Jorge Rodrigues, num Asetto Corte preparado pela Sports & You. Infeliz na prova de estreia - perdeu um terceiro lugar após polémica desclassificação em Valência -, o piloto de Braga foi depois a Brno conquistar um sétimo e quinto lugares, tentando agora na Boavista o ataque ao pódio: "Mesmo desconhecendo a pista, já mostrei ritmo para discutir os lugares cimeiros e acho que o pódio é um objectivo possível".

Apesar da lista definitiva de inscritos só ser divulgada esta quinta-feira, é provável que pelo menos mais um português venha a engrossar a grelha deste troféu.

Pilotos inscritos   

Nº  Piloto
  2  Jorge Rodrigues 
  3  Erika Monforte 
  4  Simone Monforte   
  7  Alex Campani   
  8  Benoit Perret   
  9  Bernardo Arnaut   
11  Lucas Guerrero   
12  Noel Jamal 
16  Javier Macias   
18  Jorge Clara   
19  Maria de Villota   
21  Petr Fulin 
23  Michael Vorba   
24  Manuel Villa   
25  Daniele Vernuccio 
27  Petr Valek 
28  Enrico Fulgenzi 
31  Matous Kubu 
33  Petr Vencalek

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
« Responder #13 em: 07 de Julho, 2009, 15:18:27 »
Troféu Abarth 500 Europa

Boavista

Jorge Rodrigues conseguiu no Circuito da Boavista, palco da terceira jornada do Troféu Abarth 500 Europa, a sua primeira presença no pódio com o segundo lugar na segunda corrida.

Foi o melhor resultado do jovem de Braga esta temporada, juntando ainda nesta jornada portuguesa a posição de melhor português nesta segunda prova, enquanto na primeira, disputada no sábado, foi quinto classificado.

Depois de ter sido o sexto na qualificação, Jorge Rodrigues tinha a missão de tentar recuperar o máximo que pudesse, mas apenas deu para subir uma posição na primeira corrida: “Fiz um mau arranque, mas depois consegui recuperar quando na segunda metade da corrida comecei a sentir falta de rendimento no motor. A partir daqui, vi que não havia mais nada a fazer a não ser tentar segurar a minha posição, pois perdi o contacto com os meus adversários”, esclareceu o piloto que ficou com o sabor a pouco: “A qualificação não correu bem, pois apenas fui sexto, mas nas primeiras voltas da corrida estava a andar bem e até fiz a volta mais rápida”.

Na segunda corrida, e fruto de ter sido autor da volta mais rápida na primeira, Jorge Rodrigues arrancou na primeira posição da grelha. Nos primeiros metros da prova ainda rodou na frente, mas depois baixou ao segundo posto, onde terminou a corrida: “Foi uma boa ultrapassagem do Moncini que chegou mais rápido à primeira curva e não valia a pena arriscar. De resto estou muito contente com este lugar, que é o melhor entre os portugueses numa corrida em que, finalmente não tive problemas, a não ser com a quarta velocidade na parte final”, disse o jovem piloto que saiu da Boavista com outra moral: “Sim, sem dúvida que sim, pois já precisava de um bom resultado depois de muitos azares”.

Tiffosi

• Moderação
  • Ferrari

• 17082

Masculino
« Responder #14 em: 13 de Julho, 2009, 19:43:26 »
Jorge Rodrigues muito motivado

Troféu Abarth 500 Europa – Brands Hatch – Reino Unido

Depois do bom resultado que conseguiu no Circuito da Boavista, Jorge Rodrigues não descansa e tem já no fimde- semana de 18 e 19 de Julho mais uma jornada do Troféu Abarth 500 Europa, desta vez no circuito britânico de Brands Hatch.

Na prova portuguesa do calendário, o jovem piloto de Braga conseguiu um segundo lugar numa das corridas e por isso é natural que a motivação esteja em alta para a quarta prova do ano, em mais uma pista que desconhece: “Naturalmente que vou procurar andar o mais à frente possível e isso passa por tentar vencer pela primeira vez este ano, pois assim podia subir mais na classificação geral”, adianta
Jorge Rodrigues, que está nesta altura no terceiro lugar a apenas um ponto do segundo: “Espero sair desta prova no segundo lugar, pelo menos”, refere ainda como objectivo.

Com um início da temporada muito atribulado, é agora altura de tentar amealhar o máximo de pontos com vista à classificação final: “Depois de muito azares já precisava de um bom resultado e ele surgiu em Portugal. Sei que vou ter mais dificuldades no Reino Unido, pois vou correr em mais uma pista que não conheço, mas parto esperançado e motivado”, diz ainda o Jorge Rodrigues que não esquece de agradecer: “À equipa Sports & You, bem como aos meus patrocinadores que me têm ajudado imenso, esperando dar-lhes mais alegrias”.