Autor Tópico: Problema em Punto TD70  (Lida 3843 vezes)

XZ_VcK

• Moretti

• *
  • 279

Masculino
    • PTC de Topo
Problema em Punto TD70
« em: 29 de Maio, 2009, 20:47:38 »
Boas pessoal
Então passou-se assim.

No outro dia fiz 40km de autoestrada sempre com médias de 130km/h e acabei por verificar que o turbo não funcionava.
Pensei eu que o mesmo já tinha berrado.
Entretanto fiz toda a viagem de regresso sem turbo e também com velocidades mais normais.
Quando cheguei a casa e abri o capot verifiquei que um tubo tinha rompido com a pressão dai o turbo deixar de funcionar.

No dia a seguir levei a carrinha a meter novo turbo quando cheguei da mecânica nesse mesmo dia verifiquei que o reservatório do liquido refrigerante estava a verter pela tampa.
Deixei a carrinha arrefecer um pouco e coloquei-a a trabalhar e a água comecou a entrar em ebulição.
Então deixei deitar para fora toda o liquido até que acabou por estabilizar.
Estava com medo que continuasse a borbulhar pois poderia ser a junta.
Desde então que a carrinha nunca mais verteu pela tampa(embora a carrinha tem aquecido bastante,também muito por causa dos dias quentes desta semana).

A minha questão é.

Será que aquele ar que tinha foi devido ao facto de andar com o tubo roto mais ou menos meio dia?
Os tubos do turbo têm alguma ligação com o sistema de refrigeração?
Será isto normal devido as altas temperaturas destes dias?

Gostaria de ouvir sugestões/opiniões.

Espero bem que não seja nada de grave :(

XZ_VcK

• Moretti

• *
  • 279

Masculino
    • PTC de Topo
Re:Problema em Punto TD70
« Responder #1 em: 30 de Maio, 2009, 14:35:25 »
Mais uma coisa.

Quando a carrinha veio para a minha mão, o turbo chegava a 1.5 bar de pressão, agora só vai ao 1bar de pressão mesmo esticando bem 3ª,4ª e 5ª  :unsure:

Alguém tem uma sugestão?

XZ_VcK

• Moretti

• *
  • 279

Masculino
    • PTC de Topo
« Responder #2 em: 03 de Junho, 2009, 21:12:12 »
Está dificil conseguir um comentário que seja neste tópico :(

Bigluisao

• Abarth

• *
  • 3087

Masculino
« Responder #3 em: 04 de Junho, 2009, 13:15:06 »
Boas,

Tanto quanto sei o sistema de alimentação (neste caso admissão) não se encontra interligado com o sistema de refrigeração.

O que quer dizer que em principio, o facto de teres um tubo de alimentação do turbo roto não deve interferir em nada com
o sistema de refrigeração. Isso provavelmente terá outras causas que convem investigar.

Quanto à pressão do turbo ser menor agora do que antes isso também pode dever-se a vaŕias causas, a mais provável será o calor dos últimos dias ou então fugas nos tubos (juntas, ligações, filtro de ar, inter-cooler, se o tiver).

Poderá também tratar-se de uma afinação a vários níveis, por isso convinha mandares ver isso numa oficina por pessoal habilitado!

Mas pelo que contas, não me parece que seja nada de grave!

De qualquer modo eu não sou um entendido no que respeita a turbos. Talvez alguém com carros turbo aqui no fórum, te possa informar melhor do que eu.

Cumps,
Luís

« Última modificação: 04 de Junho, 2009, 13:17:42 por Bigluisao »

XZ_VcK

• Moretti

• *
  • 279

Masculino
    • PTC de Topo
« Responder #4 em: 05 de Junho, 2009, 00:50:46 »
Boas.

Agradeço a tua resposta nem que seja para estar mais lucidado.

Em breve vou ter de mandar a carrinha para o estaleiro por outros motivos mas visto que vai ter de lá ficar uns dias talvez irei pedir para verificar estes problemas também mas tendo em conta o orçamento pois não está fácil :(

Mas por agora a carrinha tem se portado muito bem e super fiável como sempre,esta é a caracteristica que mais aprecio nela.

o problema do turbo, não sei porque mas suspeito das ligações e respectivas braçadeiras,vou pedir para analisar :)

Bigluisao

• Abarth

• *
  • 3087

Masculino
« Responder #5 em: 05 de Junho, 2009, 09:45:05 »
Não sei a que tipo de oficina costumas levar a carrinha, mas aconselho-te ir a uma oficina Bosch, são muito profissionais e muito bem equipados.

E quanto ao preço também não é caro, se não me falha a memória cobram a 26€ à hora, chega a ser muito mais barato do que nas oficinas da própria marca!

Cumps,
Luís

XZ_VcK

• Moretti

• *
  • 279

Masculino
    • PTC de Topo
« Responder #6 em: 05 de Junho, 2009, 14:05:29 »
Costumo levar a JCA Energy, são representantes de Lancia, Fiat e Alfa Romeo.
Trabalham muito bem e não existe o trabalho á hora, eles dizem logo o valor que fica já com a mão de obra e costuma ser acessivel também.
São muito honestos e profissionais e simpáticos  B)

XZ_VcK

• Moretti

• *
  • 279

Masculino
    • PTC de Topo
« Responder #7 em: 11 de Junho, 2009, 16:39:28 »
Bem vou aproveitar este tópico para esclarecer as dúvidas que a minha TD me suscitar  -_-

Reparei que há uns dias para cá, a carrinha começava a ter alguma dificuldade a pegar a frio, cada dia que passava notava que estava pior até que há dois dias atrás não queria mesmo pegar.
Depois de muito esforço lá pegou e levei-a a mecânica.

Meti 4 velas novas em Fevereiro, achava estranho elas já estarem queimadas mas de facto verificaram-me que já tinha 2 queimadas. Então meteu-se duas velas novas da Bosch(foram caras espero que durem agora)

Desde então que a carrinha já pega direito novamente mas tenho reparado que ainda se "engasga" um bocado.
Alguém me consegue dizer se existe algo que me está a falhar e que deveria verificar?
Reparo também que a correia faz um chiar quando está fria, não constante mas só de vez em quando, parece que é só quando determinada parte da correia passa em determinado sitio faz chiar.

Gostaria que me dessem umas opiniões e me ajudem na manutenção da minha grande Fiat pois este é o meu 2º carro e não tenho muita experiência no assunto  -_-

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #8 em: 11 de Junho, 2009, 16:58:57 »
essa cabeça de motor já deve estar nas couves....

eu ia com o carro a uma oficina para "ver" como está, sem falar muito e via o que eles diziam...

XZ_VcK

• Moretti

• *
  • 279

Masculino
    • PTC de Topo
« Responder #9 em: 12 de Junho, 2009, 19:43:29 »
essa cabeça de motor já deve estar nas couves....

eu ia com o carro a uma oficina para "ver" como está, sem falar muito e via o que eles diziam...

Humm ok vou mandar verificar obrigado pela sugestão.  <_<

Caso esteja mesmo estragado isso é caro? :(