Autor Tópico: Pintura a água....sim ou não  (Lida 3549 vezes)

fiat 600 1958

• Abarth

• *
  • 2779
    • http://
Re:Pintura a água....sim ou não
« Responder #15 em: 13 de Junho, 2009, 21:27:05 »
E será que só com uma demão ficará 100%, ou é como a tradicional, duas e ás vezes três... e a máquina de afinação de tintas, a mesma dá ou será preciso uma adequada!!!!!

LB

• Ferrari

• *
  • 16569
« Responder #16 em: 14 de Junho, 2009, 09:14:54 »
é a mesma coisa que a tinta anterior....

o artista nisso é que sabe...

fiat 600 1958

• Abarth

• *
  • 2779
« Responder #17 em: 14 de Junho, 2009, 09:31:15 »
Já agora lembrei-me de uma coisa...a água que se aplica nesta pintura, não vai atavés do tempo oxidar a chapa, sim no fundo é água e daí...

Bigluisao

• Abarth

• *
  • 3087

Masculino
« Responder #18 em: 14 de Junho, 2009, 13:09:57 »
Já agora lembrei-me de uma coisa...a água que se aplica nesta pintura, não vai atavés do tempo oxidar a chapa, sim no fundo é água e daí...

Pois a questão é pertinente, mas eu creio apenas a base da tinta é água e ao secar esta já não se encontra no estado liquido.

E convem não esquecer que a pintura nunca se aplica directamente na chapa, antes disso aplica-se um primário para preparar a superfície e isolar a chapa de qualquer agente corrosivo!

Mas sem conhecer mais pormenores deste sistema, arrisco-me a especular que a água contida na tinta, tem apenas o propósito de servir como agente de ligação para tornar a tinta liquida fluida e como tal aplicável. Estou certo de que a pintura ao secar, toda a água contida na mesma se evapora.

Posso estar a dizer os maiores disparates, mas acho que é assim que a coisa funciona, porque afinal a água só vem substituir o diluente, tudo o resto acontece do mesmo modo!

Cumps,
Luís

go-between

• Vignale

• *
  • 771

Masculino
  • Texto Pessoal
    Hélder Oliveira - Londres, Reino Unido
« Responder #19 em: 14 de Junho, 2009, 17:01:04 »
Além disso, a água utilizada nao tem ioes (desmineralizada e desionizada). Ou seja, ao evaporar nao se depositam ioes de ferro, ou outros metais oxidaveis... Nao há riscos de ferrugem.
"Some say that he's wanted by the CIA, others say that he sleeps upside down like a bat... All we know is that he's called go-between"

Tonécas

• Moretti

• *
  • 156

Masculino
« Responder #20 em: 14 de Junho, 2009, 17:25:38 »
Por min a tinta de agua ta mais que aprovada.

n0mad3

• Zagato

• *
  • 1321

Masculino
  • Texto Pessoal
    -- Tiago / Coimbra
    • 71460 Blog
« Responder #21 em: 14 de Junho, 2009, 20:16:45 »
Por min a tinta de agua ta mais que aprovada.

Já experimentaste? Conta a experiencia à malta :p
...por Coimbra sempre a speedar :P
FIAT Uno 45s Evolution 12/1991

Leao

• Vignale

• *
  • 822
« Responder #22 em: 14 de Junho, 2009, 23:37:02 »
E será que só com uma demão ficará 100%, ou é como a tradicional, duas e ás vezes três... e a máquina de afinação de tintas, a mesma dá ou será preciso uma adequada!!!!!

Segundo as fichas tecnicas e teoricamente as tintas de base aquosa tem mais capacidade de preenchimento, aconcelham 1,5 demãos quando nas tradicionais eram 2 demãos.

Quanto á maquina de afinação de cores, as tintas são uma mistura de vários componentes e aditivos, assim chegar a uma cor referente a um código é não mais nem menos do que medir/pesar cada componente individualmente, isto apoiado num software próprio de cada marca de tinta, o metodo mais normal é fazer-se isto com recurso a uma balança electronica ligada a um computador com o tal software e vai-se juntando as quantidade indicadas pelo computador de cada componente. Ou seja normalmente não há bem uma maquina para substituir.

fiat 600 1958

• Abarth

• *
  • 2779
« Responder #23 em: 15 de Junho, 2009, 16:28:48 »
Segundo as fichas tecnicas e teoricamente as tintas de base aquosa tem mais capacidade de preenchimento, aconcelham 1,5 demãos quando nas tradicionais eram 2 demãos.

Quanto á maquina de afinação de cores, as tintas são uma mistura de vários componentes e aditivos, assim chegar a uma cor referente a um código é não mais nem menos do que medir/pesar cada componente individualmente, isto apoiado num software próprio de cada marca de tinta, o metodo mais normal é fazer-se isto com recurso a uma balança electronica ligada a um computador com o tal software e vai-se juntando as quantidade indicadas pelo computador de cada componente. Ou seja normalmente não há bem uma maquina para substituir.

Bem, com disses-te, não vai fugir muito á tinta clássica, eu já vi a afinar e acertar uma cor e é mais ou menos como explicas-te, umas gramas de uma mais umas de outra e outra lá vai dar o pretendido, de início parece que vai sair dali outra coisa mas no final é mesmo aquilo que se queria, as máquinas não costumam enganar-se, só ás vezes...